Colunistas - Tony Goes > 'Com Açúcar, com Afeto' é mesmo machista, mas merece ser cancelada? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Neli de Faria

    Será que esse senhor imagina o estrago que fez com a Geni? À época o homossexual do bairro era chamado de Geni! Penso que foi por isso que fui perdendo a admiração que tinha por ele.

    Responda
    1. Marcelo Pacheco

      Mas Geni é uma personagem que, injustiçada, serve precisamente para denunciar a hipocrisia e a violência do mundo. Se fizeram mau uso, a culpa não é da música, é dos criminosos que preferiram assumir os papéis dos vilões da narrativa e não se alinhar à figura que é claramente a sua protagonista e heroína.

  2. Alberto Soares Soares

    Gostei, muito bem esclarecido, cada música tem o seu contexto histórico e cultural, é retrato de uma época, não necessariamente reflete o posicionamento político do autor sobre o tema. Parabéns!

    Responda
  3. Flávio Taylor

    O que deve ser cancelado é essa doença do politicamente correto. Onde já se viu "cancelar" uma obra historica do repertório de Chico buarque de 40 anos atrás, que à época era a realidade. E a historia da humanidade, será cancelada também. V S F

    Responda
  4. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Quanta bobagem. Discussão inútil.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Não é inútil no sentido de nos alertar que esse "progressismo" do politicamente correto nada mais é que o sonho da esquerda de controlar seus cidadãos com o que podem ou não falar e pensar. Temos que dizer não de uma vez por todas aos exageros.

  5. João Melo

    Chico talvez não avaliou que essa sua obra reflita uma época, além da persona feminina submissa. Por outro lado, entendo ser direito dele não querer mais cantar a música, mas um equívoco impedir que outros a interprete. Ao contrário do articulista, gosto muito da melodia e a prosódia perfeita.

    Responda
  6. Miro Costa

    Fato é: Chico Buarque e outros só produziram algo notável quando tinham que enfrentar a ditadura. Nada mais depois. Eles devem sentir uma saudade... Donde se conclui que a arte só floresce na repressão.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Concordo com o senhor, apesar de entender que ele lançou coisas boas até início dos 2000. O álbum "Pará todos", de 1994, é uma obra prima, e olha que não gosto muito de Chico: achonsua voz insuportável, ainda mais num país onde tivemos Gil, Djavan e Milton, que no seu auge foram gênios incontestáveis e cantores tremendo. Chico é gênio também, mas sua música ficou velha. Djavam pode ser regravado daqui a 100 anos que vai ser moderno.

  7. Roberto Gomes

    Tem uma música da MPB que é um verdadeiro horror. Chega a ser criminosa, de tão horrorosamente machista. Mas não vou dizer o nome da música nem do compositor, que é um gênio (pelo restante de sua obra), de outra forma ele será cancelado, execrado e excomungado da história da cultura brasileira.

    Responda
  8. Rondon De Castro

    Há pessoas cujos ouvidos e olhos não estão conectados ao cérebro.

    Responda
  9. Alexandre Pereira

    Nada mais misógino do que achar que mulheres não entendem o contexto. Depois de tanta luta, cá estamos nós no woke-fascsimo. Que a pequenez jamais prevaleça.

    Responda
  10. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Cantar, compor e interpretar - sendo redundante - são formas de interpretação. Se não for visto desta forma, vão acabar dando razão àquelas pessoas q cercavam e questionavam artistas q interpretavam papéis cruéis em novelas ou filmes. Figuras de ficção ou personagens não podem ser confundidos com o artista ou o q ele pensa ou pratica na real. Tem muita música, filme, teatro q a gente curte, e nem por isso saímos por aí reproduzindo. Acho q o Chico quis foi encerrar o assunto. Ele está certo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.