Mônica Bergamo > Cármen Lúcia deixa casa de Marta Suplicy após discordância sobre aborto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Sou de esquerda e aborto é assassinato.
Programas de planejamento familiar são importantes e deveriam ser trabalhados durante fase escolar a fim de mitigar casos de gravidez indesejável. Pais geralmente são incompetentes para discutir a vida sexual de seus filhos. Por fim, aborto é uma questão de saúde, deve ser uma decisão da mulher, regulado, reduziria casos de morte entre mulheres e consequentemente crianças desassistidas. O assunto é complexo em questões morais ou religiosas (apaixonadas), mas simples quando tratadas com ciência.
Marta Suplicy oportunista como sempre! A postura da sra. Carmem Lucia foi exemplar, como membro do Judiciário, ao se recolher diante dessa atitude politico-partidária, mal disfarçada. O que ainda esperar da ex-prefeita de São Paulo? Na politica, é um vale tudo!
titia Damaris foi convidada ?
Nossa! É mesmo. Deveria ter um lugar de honra.
Espero que a digna Ministra do STF tenha vindo a São Paulo para algum compromisso de trabalho e aproveitou para visitar a Marta. Caso ela tenha vindo exclusivamente para tal visita, ela deveria restituir o erário público toda a despesa de transporte e hospedagem por gastar dinheiro do contribuinte em evento fora de sua área de atuação.
Estou muito curioso para saber o que a Tati Bernardi vai publicar na sua próxima coluna.
Sou a favor da vida de quem já está vivo, e de quem não tem ainda como dizer que gostaria de ter o direito de viver.
Ela, a Ministra! ,nem deveria ter aceitado o Convite.O membro do Poder Judiciário têm bônus e um dos ônus é não se envolver em nenhuma discussão, porque poderá, no futuro, ter quebrada a imparcialidade. E se homem engravidasse, o aborto seria livre até na quadragésima semana. Por que o homem faz tanto se xo por a� Basta não fazer, aà não jogará criança no mundo. Quem não tem responsabilidade para ser pai ou mãe, não tenha.
Já te contaram que os métodos contraceptivos são falhos ? Que não existe nenhum cem por cento eficaz ?
Não ao aborto!!
Sim à descriminalização do aborto!
Aborto é questão de saúde pública. Existe, é feito, continuará existindo, continuará sendo feito.
630 mil brasileiros mortos e essa gente pensando em posta de sangue.
Vivo numa cultura em que as clÃnicas fazem uma vez por mês um enterro coletivo dos fetos perdidos por aborto expontâneo no inÃcio da gravidez. Com grande aprovação da sociedade. E para alÃvio psicológico dos genitores. De bebês perdidos em gravidez mais avançada, os próprios pais se encarregam do enterro. Sou feminista, agnóstica e de esquerda. Aborto induzido ainda não me convence. Acho que cada um/uma deve fazer o que quizer. Nem condeno. Mas sem meu apoio.
Neli, só sangue? O que você acha que está no meio dele? Além disso, um feto de 14 meses é bem visÃvel. Nunca chegou a ver uma fotografia? Se o método não for tirá-lo aos pedaços, com 14 meses um aborto ibduzido é um pequeno parto.
EloÃsa: no ventre ?E se sair , antes do Termo, sairá como? Ãgua? Vinho? Leite ? Ou sangue?
A criança que eu gerei não é uma posta de sangue. Prova isto, tá bom?
Cala a boca já morreu, mas ressuscitou...
Como juiza ela se retirou sem falar nada, nem contra e nem a favor. OPreservando assim sua isenção e independencia. Pode julgar caso a caso conforme a sua consciência. Como uma boa juiza.
esse mulher deveria sofrer impÃtima por ter ido nessa reunião, uma assunto tão sério e necessário para as pessoas com útero e convidam uma ministra do STF q não tem nada a ver com a história pra participar, ao invés de convidar essa sujeita deveriam ter convidado mulheres trans, travestis e homens trans para o debate, afinal feminismo é sobre isso e o tema aborto é caro à eles tb.
Como juiza ela se retirou sem falar nada, nem contrave nem a favor. Preservando assim sua isenção e independencia. Pode julgar caso a caso conforme a sua consciência. Como uma boa juiza.
O aborto é previsto desde 1940 no código penal para situações especÃficas no Brasil. Passou-se da hora de abordar o tema como questão de saúde pública. Temos de deixar de ser hipócritas, sabendo que as classes mais abastadas tem acesso ao procedimento em clÃnicas particulares. É um fato. Portanto se não temos capacidade como sociedade de resolver a questão por interesses eleitorais, precisamos tratar o assunto como em outros paÃses e entendendo como direito da mulher. O tema adentra a questão
A sociedade é incapaz de trabalhar o tema sem envolver questões morais ou religiosas, permanecem cegas e apaixonadas. Simplificam o tema sem analisar estatÃsticas e estudos aprofundados de profissionais em saúde e de ciências sociais. Sexo antes do casamento é proibido em religiões cristãs, mas mesmo assim as pessoas o fazem. Quando o assunto é aborto elas condenam usando esse discurso, e são ambÃguos o tempo todo. O aborto tratado com hipocrisia e mediocridade, não avançaremos como sociedade.
Perfeito. Só mulher de classe paupérrima é prejudicada .
Pela ética e pelo exercÃcio do cargo, amanhã esse tema chegando em suas mãos , qual a independência Sua Excelência teria para julgar esse tema ?
Que tal deixar com elas a prioridade nestas discussões ? Quem se sentir incomodado ou incomodada que se posicione de forma educada e construtiva. O paÃs só vai acrescer através de troca de idéias e de liberdade para debatê-las com responsabilidade e conhecimento histórico e humano. Avancemos com elas e a favor delas.
É uma pena que um evento tão importante, com a participação de uma pluralidade polÃtica e ideológica de mulheres, e um programa de discussão tão amplo e relevante, tenha sido reduzido pela manchete e pelo detalhes mal descritos pela reporter, a uma fofoca de mulheres.
A ministra é muito engraçada e inoportuna. Não deveria estar presente nessa reunião.
Não acredito que exista alguém a favor do aborto, mesmo as mulheres que se vê diante dessa questão sofrem com isso . Sou totalmente contra o aborto mas não acho que uma mulher que interrompa uma gravidez mereça ir pra cadeia por isso .
Nós não somos a favor do aborto. Somos a favor da descriminalização do aborto
Camila Falcão, quem perdeu as pernas não pode opinar sobre o direito dos ciclistas?
vc tem útero? se não, sua opinião é irrelevante.
"se entrar na minha propriedade eu mato.", "esquerdista/bandido bom é esquerdista/bandido morto", "o erro da ditadura foi tortutar e não matar", "a ditadura matou pouco", "precisa matar uns 30 mil na guerra civil". São algumas das frases dos que se dizem pró vida e querem manter a proibição do aborto.
Ô Rafael, vc não leu direito o que disse. São os pro vida que querem manter a proibição do aborto sob tal alegação em que pese proferirem essas e outras frases que citei. E pela legislação pátria, não sou eu quem acha que feto não é pessoa. É o codigo civil, no art. 2°. Pessoa é quem nasce com vida. ECA protege crianças e adolescentes e não fetos. Isso sem contar o próprio STF. Então, sugiro prestar + atenção nos comentários e reler a legislação pátria antes de querer dominar a internacional.
Nunca proferi nenhuma dessas barbaridades e não sou contra o aborto, sou a favor da vida. É só ler o artigo 4 da Declaração de DD.HH, reconhecido no Brasil como emenda constitucional (§3.art.5 CF). Agora se o senhor considera que o feto não é um ser humano (pessoa na acepção jurÃdica) e protegido pelo ECA, respeito sua opinião sem concordar com ela.
É impressionante a hipocrisia da sociedade brasileira, mulheres, desde sempre, fizeram e continuarão fazendo aborto em todas as classes sociais no Brasil. A diferença é que as pobres morrem em clÃnicas fajutas. Moralismo barato, classe média rodrigueana.
Interessante como a esquerda só defende o que não presta!!
Minha Nossa Senhora, protegei-nos de todo mal. Há brasileiros e brasileiras que são contra e considerem que não presta a defesa do emprego e salário de trabalhadores, de ameaçados pela covid, de educação para todos, de ciência para o desenvolvimento social e econômico do paÃs, dos valores de solidariedade social, de defesa de perseguidos e injustiçados pelo preconceito, de crianças mal alimentadas e sem teto, de perseguição religiosa ou por preconceito regional, e tanto mais!
Elcio, engravida involuntariamente? Não existe camisinha e pilula? Alem disso, do jeito que vc fala, parece que as mulheres da direita nunca fazem aborto. É um tema polemico mesmo.
Pois é, bom mesmo é a vista-grossa que a direita faz das clÃnicas de aborto açougueiras à s quais meninas pobres procuram quando engravidam involuntariamente, afinal, a direita não tá nem aà pra pobre. Já a menina rica quando quer fazer aborto procura uma clÃnica clandestina de bacana onde não correrá riscos. Então, é fácil pra direita ser contra a legalização do aborto.
Aborto é um tema polêmico, tem que ser debatido e decidido em plebiscito.
Plebiscito igual a eleição de 2018.
Independente do tema debatido, aquela era uma reunião polÃtica, o que é bom. Estranho é um membro do judiciário participar desse tipo de reunião. Tempos bons aqueles em que juÃzes só se manifestavam nos autos. É a República morro abaixo.
Que tempo foi esse? Longe de mim acusar inocência sua, mas juÃzes *sempre* participaram da esfera pública. A eles é vedado já há algumas constituições se filiarem a partidos polÃticos e o Conselho Nacional de Justiça os proÃbe de participarem de debates polÃtico-partidários, mas debates de outra natureza? JuÃzes jamais se furtaram, por dever de ofÃcio ou por lei, a tais debates. Gilmar, Toffoli, o ex-marreco Sergio "Moura", Fux etc., todos já participaram de debates Brasil e mundo afora.
Esse jornal está se tornado bolsonarista? Primeiro, o artigo sobre racismo reverso - uma vergonha - e agora, denomina Marta Suplicy como ex-petista para tratar do assunto sobre aborto. O último partido da Marta foi o Solidariedade... mas, antes passou pelo MDB. Desonestidade jornalÃstica ou mera manipulação para demonizar a esquerda e o PT mais uma vez? Mais uma dessas e cancelo minha assinatura...
AÃ, Foice!! Vcs se acostumaram a ser tão parciais em favor da esquerda que agora recebem este tipos reclamação!! Já podem oficializar o nome Foice de São Paulo!
Chegou o avião, aquele que anuncia antes de partir. Ela não é ex-petista? Como essa associação, que é um fato, pode tornar a coisa uma manipulação? Escolha editorial, escolha estilÃstica, escolha polÃtica, tudo bem, questionável, criticável inclusive. Mas "manipulação"? Não atoa todo mundo que "não é como eu penso" é bolsonarista pra alguns esquerdistas.
A minimização do sofrimento deve ser critério de civilização. Se a gestante está sofrendo por não querer ser mãe, deve ter todo o direito de abortar, até a 14ª semana de gestação, pois até essa fase o feto não é um ser humano, pois não tem alma, não tem sensibilidade. A alma só é formada a partir das sinapses entre neurônios, com a sensibilidade, depois da 14ª semana. Mas os crentes adoram o sofrimento, desde que seja dos outros.
Caro, da união de dois seres humanos pode sair um ser de outra raça????? antes da 14ª semana de gestação pode ser considerado que? já que o sr. diz que não é um ser humano. Alma?, nem vou comentar porque religião é muito pessoal. meu comentário é estritamente legal. Pesquise no ECA qual a definição de criança. Que entende o Sr. de pessoa?
Alma?
Acho que o aborto deve ser muito bem pensado. Sou a favor sempre da vida.
vc é a favor a vida de quem, Jailson?
Opinião correta.
Eu também. Por isso sou a favor da liberação do aborto, limitado a 14 semanas.
Eu também. Por isso sou a favor da vacina, e contra a liberação de armas.
Não deveria nem ter ido, nem essa, nem em qualquer outra reunião polÃtica.
Assim como está faz a Ministra Cármen Lúcia parecer intolerante e que sua retirada tenha sido resultado de grave discordância. O que depreendo da leitura dessa reportagem aqui e que me parece muito mais razoável concluir é que sua saÃda tenha sido estratégica. Muito do tema ali em discussão é, ou será, objeto de judicialização, em especial no STF, qualquer manifestação sua poderia configurar tendência de voto. Prestigiou evento, ótimo e só isso.
O Estado, via legislação, não pode de forma alguma interferir, definir ou escolher o que uma mulher pode ou não fazer com o seu corpo. O que o Estado tem a obrigação de fazer é ter uma polÃtica pública que possa contemplar tanto as mulheres que desejam seguir com uma gravidez , como acolher as que, por qualquer razão, desejem interromper uma gravidez.
É por isso que existe pÃlula e camisinha. A legislação atual para o aborto é suficiente. Além disso, a mulher não faz filho sozinha.
A mulher tem o direito de decidir sobre seu corpo. O aborto é uma questão de saúde pública. Se não houver o devido debate a respeito da legalização continuaremos a ver mulheres procurando clÃnicas clandestinas, ou recorrendo a métodos caseiros, e as que mais sofrem com as consequências são as de baixa renda.
Parabéns pela iniciativa dos debates! Às mulheres dominarão o mundo!#ForaBozo
Encontro em apartamento por si só já começa desagradável....rs
Impressionante a quantidade de homens comentando aqui contra o aborto! Como se essa questão dissesse respeito à vida e aos corpos deles. Não diz, senhores. Como o Congresso ainda tem maioria conservadora e de homens, nunca foi tão importante elegermos mulheres. Vamos, Brasil.
Santa paciência!
S Martins, quem prova que até 14 semanas um feto é apenas um amontoado de células. Desejo uma explicação cientÃfica bem fundamentada. Vão ter que me convencer disso. Não desejo somente uma definição.
Calma, Eloisa. Só é prole depois de nascido... Até 14 semanas não passa de um amontoado de células.
Os homens não reconhecem a prole e as mulheres arrancam a mesma da barriga. Caramba!!!!!
Eloisa, óbvio que para gerar uma criança é necessário a parte genética masculina. Contudo, homens abortam todos os dias, basta não reconhecer a prole. Sim, há leis para atenuar a questão, mas não resolvem. O aborto é uma decisão que, apesar de dever ser dividida pelo casal, pous é delicada, diz respeito ao corpo da mulher e só ela pode consentir nisso. Os homens devem apenas apoiar. Do contrário, melhor ficarmos quietos mesmo. Todo apoio à liberação!
A questão do aborto não diz respeito à vida e ao corpo dos homens? Afinal o feto é parte de um homem, ou não? E o nascimento de uma criança tem sim que ver com a vida dele. No mÃnimo do ponto de vista moral. A questão do aborto diz respeito aos geradores do feto. E a geração de um feto se dá, normalmente, por mútuo consentimento. Ou a maioria das relações sexuais não se dão sem coerção?
Ser contra o aborto é a cara de um pós que segue primitivo, com costumes da Idade Media, como crer que não prosperou por inveja alheia, terceirizar o sucesso a Deus e as desgraças ao diabo. É importante sim a eleição de mulheres, mas desde que sejam preparadas. Se forem despreparadas, as menos piores, ou seja, só pq são mulheres, então só vai piorar o preconceito.
A questão diz respeito à vida!
VC tem razão Beatriz. Mas há também por aqui homens que apoiam essas causas tão caras às mulheres. Afinal, temos filhas, noras e esposas.
Beatriz, somos corresponsáveis ! Ao longo de mais de 5 décadas, infelizmente, vimos muitas moças recorrerem ao método em questão, por falta de responsabilidade/compromisso/suporte do pai do bebê e/ou do meio social-cultural em que viveram/vivem ! Então, todos temos nossa parcela de responsabilidade nesse mister ! Penso assim e respeito que pensa diferente !
Sob qualquer aspecto aborto é assassinato, pode haver excludente e até necessário, mas continua um assassinato.
Camila, não considero a opinião do Antônio irrelevante. Por que deveria ser? Enquanto não provarem para mim que um feto de 14 semanas não é vida, não esperem a minha aprovação. Sou feminista, agnóstica e de esquerda. Isto para deixar bem claro. Não aprovo arrancar feto da barriga de ninguém enquanto não estiver convencida que não está sendo interrompida a vida de ninguém.
ainda bem q sua opinião é irrelevante Antônio.
O que vc sugere fazer com milhares de homens que abandonam suas companheiras antes mesmo desses fetos virem ao mundo? Vai sugerir que elas busquem o judiciário né? São incontáveis os pais que preferem ser presos a pagar pensão alimentÃcia. Onde está o Estado que não impõe vasectomia para esses casos ? Pobres mulheres.
comentario masculino nao conta. Peça a opiniao das mulheres do seu entorno, taokey
Pra você, o melhor é ter um filho indesejado, né?
Em que século vc vive?
Sua opinião. Todavia, assim como eu, vc é um homem (ao que se refere seu nome). Para esse tema, nossa opinião, meu caro, é igual a nada. Quem tem que debater, como tem mulheres que seguem sua opinião, são as mulheres. Ao não ser que vc ache que chegou a hora das mulheres falarem sobre a exposição de mamilos masculinos nas ruas... Qual é sua visão sobre isso?
ImprescindÃvel que reuniões como essa aconteçam. É como sentir uma brisa de esperança em meio ao circo de horrores que tomou o PaÃs de assalto.
Independente do tema, não é admissÃvel que uma ministra da suprema corte vá debater qualquer assunto em casa de politico da direita ou da esquerda. Isso em qualquer paÃs serio.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Você sabe que nos EUA os ministros da suprema corte são conhecidos por suas posições polÃticas, né? Agora, vc acompanha o cenário jurÃdicos intencional para afirmar o que afirmou acima? Eu tenho fontes e matérias sobre a inclinação polÃtica dos do Brasil e EUA, é possÃvel achar de outros, mas sua visão que juiz mora na caverna polÃtica é nova para mim.
Sugiro nova redação ao item seis: “Implementação de uma polÃtica de renda básica universal capaz de mitigar a pobreza e a fome de populações em situação de maior vulnerabilidade social, e por isso mais vulneráveis a violências;” Desta forma, elimina qualquer dubiedade a respeito de a pobreza ou a fome levarem à violência; na verdade, pessoas nessa situação estão mais sujeitas a violências (da polÃcia, do crime organizado etc.).
Reinaldo, a reunião tinha por objetivo elaborar a Carta, que está disponÃvel em outra reportagem da mesma colunista. Li a Carta, pois achei inaudita e importante a iniciativa da anfitriã.
Acho que o assunto da reunião era a interrupção da gestação como direito da mulher.
Sugiro nova redação para o item um: "Não aceitar qualquer retrocesso nas leis que garantam os direitos das mulheres. Sancionar avanços oriundos do Congresso Nacional aos direitos das mulheres, de acordo com as leis orçamentárias;" Desta forma, o item fica relacionado com o 4, de forma a respeitar as leis orçamentárias que já foram elaboradas com a inclusão de polÃticas para as mulheres. Como o Executivo possui a iniciativa das leis orçamentárias, um/a presidente sensÃvel à causa é o ideal.
comentario de homem nao conta irmão, taokey Aborde e questione a opinião de mulheres do seu entorno, se é que você tem alguma a sua volta.
Reunião da Casa dos Horrores ! O pequeno e inofensivo Shuck q se cuide !
Essa M.S. devia ficar calada como estava até agora.
Só mesmo no Brasil para chamar um integrante do Supremo Tribunal para uma reunião e querer forçar um compromisso que irá afetar a isenção e imparcialidade do voto num eventual julgamento futuro sobre o tema. E a Ministra comparece, mesmo ciente do risco. Fugiu a tempo, mas se fragilizou. Esperança de que um dia os magistrados, sem se fechar num mundo paralelo, considerem preservar a si mesmos e ao Poder que integram.
Acho que o amigo Reinaldo precisa se conter um pouco, ter mais polidez, estudar Direito Constitucional, que não encontrará no tal Telegram que parece frequentar. O Supremo poderá, sim, julgar a constitucionalidade de uma eventual alteração do Código Penal, no que concerne ao aborto. Já ocorreu, no caso do aborto dos anencéfalos, em função do PrincÃpio da Dignidade m. IncrÃvel como se agride fácil, neste ambiente, superficial e litigioso. E que mania de finalizar debatesÂ…
Esse é um bom argumento. Ela nem deveria ter ido. Fugir é que não foi esperto, escancarou a inconveniência. No entanto, acabou despertando as demais para a inadequação de ir logo chutando a porta, como elas mesmas reconheceram. Os juÃzes deste paÃs precisam aprender a serem mais reservados e discretos.
Idêntico ao "Acabou a entrevista", do outro retrógrado que deve ter pago uns 4 abortos com auxÃlio moradia, mas que posa de moralista para evangélicos do século passado...
Agora de apoio. Deixa de dar valor a essas vaga bundices.
Os "defensores" do feto os defende só na barriga da mãe porque depois que nasce, viram-lhe as costas e deixa que se lasque.
Parabéns, Paul, pela clareza de ideias. Você denuncia a hipocrisia religiosa a serviço de panfletagem polÃtica de grupos conservadores! Há muita discussão a ser feita, quando se trata de defesa da vida.
Pior que lhes virarem as costas, depois defendem a pena de morte!
Não entendi o comentário do Rafael. O que está dentro da barriga da mãe é de responsabilidade de quem?! Ah, entendi, a mulher não tem direito sobre seu próprio corpo... Bizarro!
porque deixaram de ser fetos, agora são reponsabilidade dos genitores e do Estado.
Perfeito! Esses bravos defensores de fetos pouco se lixam com as milhares de crianças pobres, pretas, famintas, mal nutridas e abandonadas pela sociedade.
Assassinato significa tirar a vida. Se considerarmos que a vida termina pela cessão das ondas mentais então nada mais justo que considerar que a vida começa com esse mesmo quesito. E o feto só tem atividade cerebral a partir de 12 semanas, aproximadamente. Então antes disso é apenas um punhado de células e sim, a mãe deveria ter a opção de fazer o aborto até essa época.
Sim Paulo Costa e a mãe do geno cida também não usou e agora está esse desgoverno de maldades.
e antes das 12 semanas que o feito é uma coisa?, é um ser humano?, qual seria sua definição?, o feto seria igual que uma unha, cabelo? A bioetica determina que o ser humano inicia essa condição no 15 dia, antes disso, é só uma celular humana.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Cármen Lúcia deixa casa de Marta Suplicy após discordância sobre aborto Voltar
Comente este texto