Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Alexandre Fecchi

    As crianças também terão que chegar até a quarta dose ou mais?

    Responda
  2. Roger Z Moire

    Congratulações aos caminhoneiros do "Comboio da Liberdade" no Canadá.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Três mil e oitocentos mortos por dia nos EUA, noventa porcento não vacinado. Parabéns mesmo

  3. Ieda nascimento de oliveira

    Parabéns !!! Nossos filhos tem que ser protegidos pois desde o nascimento nos cuidamos deles e uma das formas é a vacinação. Desejamos nao expo-los a Covid e tudo que for feito neste sentido merece apoio.

    Responda
  4. mario josé corrêa de paula

    Vou contar uma anedota: Os pais queriam se livrar do pequeno Joãozinho. Viram uma boa oportunidade com a pandemia. Mas, infelizmente não será dessa vez, porque o ECA garante a proteção integral às crianças, e ele receberá a vacina. Vão ter que ficar com o Joãozinho.

    Responda
  5. Paulao Henrique de Mello

    Parabéns a Secretaria de Saúde. O Estatuto da Criança e do Adolescente, no art. 14, estabelece que a vacinação aprovada por vigilância sanitária, caso da Anvisa, é obrigatória. Que sejam res ponsabilizados os pais o missos.

    Responda
  6. Olavo Cardoso Jr

    Nossa, mas a Suécia agora é genocida e negacionista? Quaquaquaqua. Tbm é miliciana, fascista, racista (lá todo mundo é louro e de olhos azuis, kkkk), e detesta índio (não tem índio lá, sabiam, kkkkkk). Melhor a esquerdada não viajar mais pra Suécia, kakakaka.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Os testes poderiam ser feitos pelos governos estaduais. O STF deu carta branca. Pq Rui Costa, Flavio Dino e Fatima Bezerra não fizeram?

    2. Paulao Henrique de Mello

      A Suécia tem percentual de vacinacao maior que o do Brasil. E principalmente, testa mais a população: foram 1,6 milhões de testes realizados por milhão de habitantes. Já no Brasil o desgoverno nunca teve uma política oficial de testes, foram apenas 296 mil testes por milhão de habitantes. Aqui o desgoverno sempre foi amigo do vírus.

    3. Daniel Alvares

      Suécia é negacionista sim senhor. O pior desempenho nos países nórdicos, e um dos piores da Europa

    4. Larissa Bertani

      A Suécia foi aquele país que lidou super mal com a pandemia. Lembra ? A Suécia foi um dos poucos países do mundo a não fazer nenhum tipo de lockdown para combater a pandemia do coronavírus. A 'arriscada' aposta da Suécia de combater o coronavírus protegendo economia e liberdades individuais Mas o aumento exponencial no número de casos fez com que o governo sueco mudasse sua estratégia em novembro, introduzindo restrições mais duras às interações sociais.

  7. Olavo Cardoso Jr

    Suécia aprova, mas não recomenda, vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos Agência reguladora defende que benefício é pequeno e que imunização do grupo não deve impactar tanto propagação do vírus.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Vai pra Suécia, olavito. Tá esperando o que?

    2. Larissa Bertani

      País impôs poucas restrições e deixou cidadãos assumirem a responsabilidade por si mesmos, mas estratégia teve consequências fatais.

  8. Olavo Cardoso Jr

    Contas do governo registram em 2021 déficit de R$ 35 bilhões, menor rombo desde 2014

    Responda
  9. Olavo Cardoso Jr

    Maduro mantém execuções extrajudiciais para conter protestos na Venezuela Só na primeira quinzena de janeiro foram registrados 27 assassinatos de civis por forças do regime

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Qd o crime contra a humanidade é perpetrado por regime de esquerda, lacrador não da um piu, rsss.

    2. Daniel Alvares

      Sonhou com Maduro e veio escrever, né? Foi wet dream, aposto

  10. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    A norma deveria exigir ou vacina ou teste semanal para COVID. DURA LEX, SED LEX. Negacionistas são criminosos, gente torpe que relega a Ciência e desafia o vírus com se esse fosse um inimigo visível que lhe chamasse para um duelo, A lei é para todos e deve ser cumprida, senão vMos cair na delinquência moral, política e intelectual.

    Responda
  11. luiz jose almeida fayad

    Não é possível separar colegas-amigos pelo certificado de vacinas.A criançada vai sofrer.

    Responda
    1. Larissa Bertani

      Pela matéria as crianças irão às aulas, mas os pais serão denunciados ao Conselho Tutelar, já que descumprem a previsão legal do Estatuto da criança e do adolescente.

  12. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O mundo não eh um lugar cem por cento seguro. Temos que aprender a conviver com uma fração mínima de ignorância negacionista. Mas vamos controlar essa fração doente para que ela não vire outra pandemia, a de ignorância.

    Responda
  13. GERALDO GALVAO FILHO

    Que todas as crianças possam frequentar a escola, mas as não vacinadas devem estar em salas separadas das que estão vacinadas, e incorporadas às vacinadas assim que receberem a vacina.

    Responda
    1. luiz jose almeida fayad

      Geraldo,vai parecer um apartheid,apesar de eu concordar contigo.

    2. luiz jose almeida fayad

      Geraldo,concordo contigo.Mas vai ser difícil,pois vai haver uma separação de colegas -amigos vacinados dos não-vacinados.Sabe co- mo é criança,vão sofrer com isso e é capaz de deixar de frequentarem á escola por este motivo.

  14. Lineu Saboia

    As crianças tem direito a escola independente de Vacina. Fora com os vendedores de vacinas, que usam as crianças para ganhar dinheiro. Vergonha para São Paulo. Aliás, São Paulo tem envergonhado o Brasil, com Doria gritando "fique em casa" e o Alckmin vendendo a alma ao Lula. Quer mais mais baixaria que isto?? Ainda bem que ambos serão derrotados pelos democratas paulistas e paulistanos que não aceitam tanta vulgaridade.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Lineu! Tá vivo! Cuidado com excesso de ozônio, o buraco deve estar gigante

    2. Larissa Bertani

      Dória é aquele que trouxe a vacina ao Brasil ? Ahh tá

    3. Joabe Pires

      Mais baixaria que isto é trabalhar, durante a pandemia, para a morte, fazendo aglomerações desnecessárias, boicotando vacinas e mascaras e vendendo vermífugo e antiparasitário como remédio antiviral. O desdém da morte de centenas de milhares de pessoas é pior do que qualquer coisa que outros políticos já fizeram é a treva.

    4. Vitoria Machado

      São Paulo não se deita como o bozo e depois fica com cara de Madalena arrependida por ajudarem a matar setecentos mil pacientes de Covid e ajudar o bozo a comprar as mansões e a carteira de imóveis que vai sustentar as próximas três gerações de descendentes com gordos benefícios. O vulgar cabe aos bolsonaristas de plantão e ao Olavo de Carvalho que está estrebuchando raivosamente nas superfícies áridas e tórridas do chão do inferno.

  15. ISAIAS DA SILVA

    "Jamais impediremos a criança... a criança não tem culpa". Que bom ouvir um funcionário público falando coisas sensatas. Parece estranho, mas que falta isso nos faz. Parabéns governo de SP.

    Responda
    1. Larissa Bertani

      Os pais deveriam se ajoelhar e agradecer pela existência de uma vacina ! A vacinação deve ocorrer de forma serena e absoluta sem qualquer margem para questionamentos. E a Lei é clara: vacinas aprovadas pela Anvisa são obrigatórias para crianças e adolescentes. Nenhum pai zeloso e consciente aceitará o convívio com crianças não vacinadas com um risco maior de contaminação. Quem não vacina não viajará, não irá ao cinema, os pais enfrentarão o conselho tutelar e por aí vai … e é o correto !

  16. MADALENA SOUZA REIS

    É muito importante a conscientização e entendermos que vivemos em sociedade. As dúvidas, diante do atual momento, são grandes. Exigir a vacinação é uma proteção individual e coletiva, ao mesmo. Mas NÃO ENTENDO, exigir a vacinação e formar SALAS DE AULA COM 43/45/48 ALUNOS (não me lembro de termos salas de aula com estrutura e tamanho das salas dos cursinhos) INADMISSÍVEL E LAMENTÁVEL!!!... Ontem, à noite (um dos dias de "planejamento"), saí perplexa da escola.

    Responda
  17. Larissa Bertani

    Atitute absolutamente correta !

    Responda
  18. Gustavo Felício Moraes

    Uma decisão que está a favor da Ciência, atitude correta do governo de SP.

    Responda
  19. João Batista de Junior

    Corretíssimo.

    Responda
  20. Rafael Alencar

    O que dizer então das crianças que tomaram a vacina e logo em seguida apresentaram parada cardíaca. Vacina que o próprio fabricante se exime de qualquer responsabilidade? Jamais. Meus filhos tomarão algo mais seguro e com mais estudo.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Mostra para nós qual criança teve uma parada cardíaca proveniente da vacina, então...

    2. GERALDO GALVAO FILHO

      Quantos filhos você está disposto a perder para provar que tem amor por eles?

    3. Gustavo Felício Moraes

      Sr Rafael, creio que não passou por um processo civilizatório completo. Estamos em 2022, já passamos da Idade Média (das trevas). Interrompa a sua desonestidade intelectual ou ao seu desconhecimento dogmático e proteja seus filhos. A decisão do governo de SP está de acordo com a Ciência e com os fatos estatísticos. Olhe pra cima.

    4. Daniel Alvares

      Por essas e outras que deveriam exigir no mínimo um doutorado em medicina para postar sobre saúde. Para começar, não foi parada cardíaca, foi taquiarritmia. E foi decorrente de uma doença congênita chamada Wolff-Parkinson-White. E o tempo entre vacina e a instalação da arritmia foi de 12 h. Não daria tempo para nenhuma miocardite ter se instalado, o que foi observado em raríssimos casos demora semanas. Seu comentário, para quem entende de ciência, é terraplanista.

  21. RICARDO JOSE PICCOLO

    Se eu tivesse filhos na escola, gostaria de saber quem está vacinado ou não na escola, para que o filhote ficasse longe desses alunos. Se os antivacina, bolsomínions e evangélicos pregam a intolerância e o separatismo, eu tenho esse direito para cuidar da saúde de minha família.

    Responda
    1. Larissa Bertani

      Eu também !

  22. Edson Maluf Da Costa

    A medida em São Paulo está corretissima. Neste caso específico a criança não pode ser punida e quem deve sofrer as sanções são os pais, via conselho tutelar.

    Responda
  23. FABIO ZACCARIA

    O STF analisou essa questão em 2020, em julgamentos sobre a recusa à imunização por convicções filosóficas ou religiosas, e não deixou margem a qualquer outro tipo de interpretação. Pela decisão do Supremo, os pais que recusam a vacinar seus filhos contra a Covid-19 podem sofrer medidas restritivas, como o pagamento de multa e o impedimento de frequentar determinados lugares e de fazer matrícula em escola, por exemplo.

    Responda
  24. FABIO ZACCARIA

    “O ECA estabelece que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Assim, em relação à Covid-19, a questão tem previsão legal e já foi inclusive enfrentada pelo Supremo Tribunal Federal, no ano passado. Na ocasião, a Corte decidiu que os pais não podem recusar a vacinação de seus filhos.

    Responda
    1. Larissa Bertani

      Exatamente

  25. Daniel Alvares

    Deveriam multar os pais das crianças não vacinadas. Essa gente só responde pelo bolso.

    Responda
  26. irzair correa

    Passaporte de vacina, por favor;- Ok, está aqui, senhor.- Entre por favor. Próximo.- Mostra o passaporte de vacina.- Não tenho, senhor.- Ok, pode entrar. Próximo. Que ótimo, o passaporte de vacina é um item "com a qual e sem qual a escola permanece tal e qual". Estão tentando saltar a própria sombra.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Entendo seu ponto, mas a criança não tem culpa de ter pais burrhos, correto?

  27. Daniel Poço

    Portaria ilegal recheada de argumentos para um bom Mandado de Segurança! Esse assunto certamente vai parar no Judiciário!

    Responda
    1. Larissa Bertani

      Está equivocado. A obrigatoriedade tem previsão legal. No ECA :)

    2. FABIO ZACCARIA

      “O ECA estabelece que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Assim, em relação à Covid-19, a questão tem previsão legal e já foi inclusive enfrentada pelo Supremo Tribunal Federal, no ano passado. Na ocasião, a Corte decidiu que os pais não podem recusar a vacinação de seus filhos.

    3. Daniel Alvares

      Fundo do poço, você por aqui? Pensei que já tinha seguido os passos daquele astrólogo que foi levado pelo vírus que não existia e agora quem não existe mais é ele mesmo

  28. Cristiane de Castro Maggio

    Acho ótimo que exijam comprovante de vacinação nas escolas. Os protocolos de segurança também são adequados e necessários. Só não é perfeito pois faltam testes e os hospitais estão superlotados, o que nos faz pensar que, ficando quatro ou cinco horas na espera para um atendimento, se não estivermos infectados provavelmente ficaremos. Se a população de São Paulo não estivesse amplamente vacinada, com essa nova onda, muitos mais teriam morrido. Vacinas salvam vidas, simples assim.

    Responda
    1. Paulo Pacheco

      Ótimo seria que as crianças não vacinadas ficassem no ensino remoto até mudarem de ideia. Desde 1970 algumas vacinas são obrigatórias e pais que não imunizam seus filhos estão sujeitos á multa de 3 a 30 salários mínimos (Art. 249 do ECA). Exigir passaporte de vacina e permitir as que não se vacinaram frequente as aulas presenciais é um gigantesco contrassenso.

  29. Hugo Sotero

    Quer dizer que se um pai não se sentir seguro em aplicar a vacina, será cunhado com essa nova palavra da moda ?? “Negacionista”, né isso Secretário ?? Que maravilha esse mundo das verdades absolutas, coação travestida de cuidados com a “saúde pública”… posições e declarações de dar inveja a qualquer facista de verdade …

    Responda
    1. Larissa Bertani

      E a insegurança dos pais em mandar os filhos às salas de aula com crianças não vacinadas ?

    2. Daniel Alvares

      Jô, para dar os números exatos: Pfizer, 8,7 milhões de vacinas entre 5 e 11 anos. 11 casos de miocardite, não severos, em recuperação. 2 mortes de crianças com graves problemas de saúde, que foram considerados eventos não relacionados à vacina. Dados do CDC americano, abertos para quem quiser e souber ler

    3. Jô Maria Souza

      Hugo, você é pai? Proteja-o! Por que a insegurança? Quantas vacinas ele já tomou desde que nasceu? A vacina contra o corona já foi aplicada em milhões de crianças pelo mundo e não existe notícia de reação digna de nota. O covid sim, ele mata e pode deixar sequelas. E outra coisa, qual o interesse das autoridades em prejudicar nossas crianças através da vacina?

    4. Daniel Alvares

      Um pai que não vacina um filho, além de negacionista, não o ama.

    5. Ricardo Corbett

      é assim que funciona, o gado tem quer ser tocado

    6. Ricardo Corbett

      mooooo

    7. Lucio Braz

      Sim, é isso mesmo e Qual o problema? Ver teu filho espalhando doença para os outros pode?

    8. josé lima

      Não se sentir seguro poderia ser lido com negar as evidências/comprovações cientificas. Daí a alcunha de negacionista. Não é o mundo das verdades absolutas, mas o mundo das pós verdades