Opinião > Direita popular Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antônio João

    Não vejo continuidade coerente, bols onaro é muito mais um aci dente, decorrente da reação contra a política profissional brasileira, começada em junho de 2013, continuou com a rea ção ao Petro lão e os frac assos do governo Dilma. Isso não se repete. Bols onaro ao se unir ao Cen trão (o grupo central contra qual foi a manif estação de junho de 2013) não conseguirá manter essa base, a menos que surja alguém que venha a preencher esse espaço em franco esvaziamento.

    Responda
  2. Miro Costa

    "Em comum, esses dois campos observavam com respeito as chamadas regras do jogo —as mediações institucionais que legitimam, num Estado de Direito, os resultados da disputa política." Bolsonaro é talvez o pior presidente de sempre. Mas ele foi eleito pela maioria, e o fato indesmentível é que sua vitória jamais foi aceita pelos perdedores. E essa constatação nada tem a ver com preferências: só a leitura desapaixonada dos fatos.

    Responda
  3. Tadêu Santos

    Gostei da leitura do cenário geopolítico anterior ao boZonaZi, formado por esquerda social democrata que lutava contra as desigualdades sociais (e direitos humanos) e uma direita liberal que defendia o fortalecimento econômico do país. De repente surge um pífio dep. que virá mito por agredir uma deputada e elogiar um torturador e o sistema o coloca na cadeira do planalto totalmente despreparado para o cargo da presidência da República!!!

    Responda
  4. Felipe José

    Não acho que a extrema direita vai crescer no Congresso. Pelo contrário, acho que ela vai diminuir. Quem controla o Parlamento e dá sustentação a todos os governos desde a redemocratização são os partidos do Centrão. Esse cenário não vai mudar após as eleições deste ano.

    Responda
  5. José Cardoso

    Numa analogia com a ciência e a fé, a primeira enfatiza as relações entre os entes. Para a segunda, as relações de cada ente com Deus. Na política é semelhante: existe o modelo da relação de cada um com o todo, (representado pelo líder), presente na direita e na esquerda. E o modelo da relação entre as pessoas, do sistema de livre mercado econômico e político.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O livre mercado é uma quimera com cabeça de touro, corpo de burro e o nosso rabo.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Livre mercado eh uma quimera

  6. josé SOARES

    E a Folha de que lado está e estará?

    Responda
  7. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Essa direita arruaceira eh uma variante mais virulenta da direita da qual o dono do jornal faz parte. Olavo , Weintraub, o boliviano e outros são citados em livro de Antônio Paim , o intelectual do liberalismo no Br. Sempre, em grau maior ou menor, acreditaram que comunista comia criancinha e se locupletavam , e alguns enriqueceram no poder.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Respondendo ao seu comentário: você realmente acha que por cotas "sociais" e raciais entram pobres? Cara, as pessoas realmente pobres, o dito povão mesmo, paga faculdade particular barata ou nem termina o ensino médio. Está cheio de cotista de iPhone. Gente que passa com 20 pontos a menos mas pertence a classe A. Olha a estatística da USP de 2021: só entram alunos de Etec e colégio federal. As cotas são usadas por gente rica. O pobre mesmo, o morador de favela, jamais é contemplado por ela!

  8. Paulo Silva Barbosa

    A verdade é que grande parte da nossos eleitores ainda não caíram na real, e não perceberam que não existe salvador da pátria, quer da direita ou esquerda. Faz um longo tempo que o regime republicano brasileiro passa por uma grande crise existencial e não percebem ou não querem ver, talvez nossa salvação seria adotar o parlamentarismo , tipo ocidental europeu .

    Responda
    1. Franco Oliveira

      Nunca vamos abandonar o sonho do Salvador da Pátria. Isso parece estar em nosso inconsciente coletivo. O que de mais urgente precisamos fazer é afastar os Destruidores da Pátria. Nosso foco deve ser impedir a eleição dos mesmos ou limitar o alcance de seus representantes nas câmaras municipais, estaduais e no congresso.

  9. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Quanto ao último parágrafo do editorial, o perigo só existe se reelegerem Bolsonaro ou elegerem Moro.

    Responda
  10. ricardo fernandes

    fascismo, nazismo, salazarismo, franquismo e as ditaduras militares da america latina passaram, com exceção do brasil, onde os criminosos não foram levados a julgamento. o resultado é isso aí: a milicia de volta ao poder, uma exceção na américa latina. a milicia na venezuela é exceção, porque o país sempre foi governado por civis.tanto lá como cá estamos contemplando o resultado de colocar militares no poder.

    Responda
  11. jose carlos toledo junior

    "Direita que priorizava liberdade empresarial e crescimento econômico ". Nunca entrega. O Brasil nunca teve governo genuíno de esquerda; Nenhuma reforma progressista; apenas políticas distributivas populistas que não resistiram a primeira crise, mas que ainda assim produziram crescimento. E o que trouxe o fascismo do submundo foi o golpismo da suposta direita democrática, que agora não tem voto. Esse editorial não poderia ser mais clichê e não poderia estar mais errado.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Perfeito, José Carlos.

  12. José Eduardo de Oliveira

    Isso sempre foi assim, é o velho Discurso da servidão voluntária...alguns homens não encontram aquela maioridade kantiana nunca!

    Responda
  13. José Eduardo de Oliveira

    A adesão cega e quase religiosa ao chefe carismático, algo que não prevalecia na política ocidental desde a derrota dos fas-cismos em meados do século 20,- Realmente, em compensação, a adesão cega e quase religiosa ao chefe carismático e dita-toriais em todo o Mundo, nunca saiu de cena e em alguns lugares sempre retorna...

    Responda
  14. Gildázio Garcia

    Acredito que até a eleição do Collor tínhamos, no Brasil, uma Direita, a do Merquior, Delfim Neto, Simonsen, Bulhões etc., inteligente e culta. Hoje temos "as direitas", uma delas é raivosa, ressentida, ignorante ao quadrado (falta de conhecimento e grosseira) e extremamente religiosa. Muitos são meus colegas professores, inclusive das Ciências Humanas.

    Responda
  15. Felipe Araújo Braga

    O problema também é que não se trata apenas da direita, mas a esquerda é e sempre foi extremada. Vá discordar (com argumentos) de pautas esquerdistas como cotas raciais, defesa dos privilégios do funcionalismo público, etc. É linchamento e cancelamento na hora, isso não é democrático: ao invés do convencimento pela argumentação somos obrigados a concordar sob pena de...?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Isso eh história que enfiaram na cabeça do povo. As elites financeiras no Br suportam crimes hediondos , até da direita arruaceira. Mas não aceitam pautas , que jamais foram extremadas , da centro esquerda(esquerda mesmo jamais governou). Por ex. A direita Br repete como papagaio a meritocracia(por isso fala em privilégios) , mas só na hora que arrisca dividir vagas em universidades, mas eh só interesse e preconceito.

  16. Gildázio Garcia

    Excelente! Parabéns!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.