Hélio Schwartsman > Deus e a Covid Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para mim, toda essa discussão resume-se só aos atributos de Deus, onipotente,onisciente, e benevolente, levantada por Helio, porque a sua existência já foi provada:"quem vê o Filho, vê o Pai", segundo Jesus. E Ele provou que vem de Deus, ressuscitando mortos, curando os cegos, leprosos e paralÃticos. Seus atributos Ele usa quando quer. A natureza tem suas próprias leis e o homem seu livre arbÃtrio, de onde poderá vir o mal.
Pena que o Hélio esqueceu (propositalmente??) alguns detalhes: a atuação/ surgimento do Mal; o evolucionismo precisa do deus Tempo para tentar fechar seus furos conceituais. Em ambos os casos precisa-se de fé! Sugiro a leitura do livro “A lógica da Fé” de Rodrigo Silva.
Quanta diarreia mental! Deus tá vendo.
Pra quem diz que o universo não pode surgir do nada, ou seja, isso seria prova da existência de um criador, eu pergunto: E de onde, raios, surgiu esse criador?! Outra: o tempo-espaço, duo indissociável, teve origem em algum momento, numa das teorias chamado Big Bang, e nesse momento, matéria e energia, que também são manifestações diversas do mesmo ente fÃsico, surge. De lá pra cá, o improvável aconteceu, e somos capazes, se não de responder tudo, questionar mais do que vemos. Deus é preguiça!
Quem te disse que a Teoria do Big Bang está certa?
"Na natureza...nada poderia ser o que é exceto enquanto ingrediente da natureza que está. O todo presente para discriminação é apresentado na apreensão sensÃvel como necessário para as parte discriminadas" (Conceito de Natureza. Congruência.Whitehead). Esse todo ele vai desenvolver como Deus e no Processo, em outras obras. Esse Processo se me assemelha ao processo hegeliano, o Absoluto está em processo. Tem-se a doença para que haja busca da cura, em vista a eternizar-se em perfeição.
Na Faculdade de Filosofia que estudei, meu professor de Teologia Natural não utilizava os argumentos tradicionais para argumentar a existência ou a inexistência de Deus. Numa das primeiras aulas, trouxe uma charge do Le Monde, em cima do triângulo isósceles, havia um cientista e um curandeiro, se indagando pela origem do sofrimento no Mundo, Depois, ele nos deu um livro "Deus nos romances de Érico VerÃssimo". Aprendi que eu posso evitar causar dor nos outros.
Imagino que a resultante da soma de todas as coisas seja nula. Quando morrer, a decomposição acelerada, se cremado for, levará ,de qualquer forma, os átomos que me constituÃam para inúmeras possibilidade de reaproveitamento. Assim, a vida permanece eterna. A natureza vive disso, construir, destruir, reciclar. Com ou sem virus.
Minha mulher conta de um padre em Minas que nos sermões dominicais punha a culpa das secas nos pecados da coletividade. Não bastava os caras estarem sofrendo. Ainda eram culpados por seu sofrimento. É verdade que hoje, vemos também gente que sem ter nÃvel para ler um artigo cientÃfico, fala que as desgraças climáticas ou viróticas são de algum modo culpa da humanidade.
Comparação infeliz. O primeiro caso invoca um princÃpio teológico. No segundo caso, mudanças climáticas, temos uma quantidade significativa de evidências que a humanidade está interferindo no clima. Em tempo, eu leio artigos cientificos há três décadas e tentar diminuir a capacidade do outro só fala sobre suas limitações.
A natureza segue seu curso. Nem sempre há culpados pelo que acontece.
Se não é culpa da humanidade e nem de Deus, de quem é a culpa?
'Chega de palhaçada', de tolerância, de mandar recados. O mandatário do governo federal pintou e bordou e o fará ainda com mais desrespeito para com a Constituição, pelo fato da mesma assegurar a 'blindagem aos cargos' polÃticos, uma aberração contra o Estado de Direito e a Democracia. Se o Judiciário é o guardião da Constituição, não poderia ter permitido que PR cometesse tantas agressões e ofensas à Nação Brasileira!!!
Stephen Hawking diz que cada um é livre para acreditar no que quiser; mas na opinião dele o universo foi criado do nada segundo as leis da ciência. Essas leis podem ou não ter sido determinadas por um deus, mas ele não pode intervir para infrigi-las, pois então elas não seriam leis. Assim deus não teria liberdade alguma. Para Hawking antes do Big Bang não havia tempo e isso significa que não existe a possibilidade de um criador, pois não existia o tempo para que nele houvesse um criador.
Isso é uma questão de fé atéia. Ao nosso redor tudo vem de algo de uma Força, Energia que impulsiona a existência. É a questão da possibilidade congruente de Whitehead. Pela congruência não há possibilidade de algo surgir do nada.
E quem disse que há necessidade de tempo, espaço ou espaço-tempo para que haja um criador?
Discussão pertinente! Mas o problema do mal no mundo não é uma discussão nova, pois há séculos e séculos de pensamento cristão sobre o assunto. Você tem um oceano para desbravar!
Que baita artigo! Além de muito bem escrito, suscitou um debate de alto nÃvel. Eu, muito menos sabido que os colegas, cá fico apreciando os argumentos. Parabéns, Folha! Parabéns, Hélio! Parabéns, Ronaldo! E parabéns, Wellington!
Se quiserem colocar Deus num microscópio ou analisá-lo a partir de leis empÃricas ou especulativas racionais do homem, não vão encontrá-lo, porque deixaria de ser Deus. A doença como outras catástrofes são desafios para buscar uma adequação a uma Ordem Maior que é Deus e só são superados por causa dessa perspectiva. No mais, como dizem São Paulo e Hegel, só no final vamos entender, quando o veremos face a face. Estamos em processo.
Nunca me imaginei em companhia tão nobre como a desses dois: no fim das contas, a gente vai tirar a dúvida - aliás, quem tem esta dúvida. Mas não tenho pressa.
Trata-se de ajuste de contas, para diminuir o número de imbecilóides, ou fazê-los pensar melhor.
Que alÃvio quando Belodi explica as coisas. Não há dúvidas, só certezas; não há lacunas nem vácuos, só a clareza do saber compacto e preenchedor. Que maravilha! Nem o Oráculo de Delfos! Perto de Belodi, o cego Tirézias é um nada, um Carluxo ignóbil.
Ahn... Chamo apenas sua atenção para a estatÃstica de internações e mortes: são os anti-vac a absoluta maioria...
Deus criou. É de livre arbÃtrio o vÃrus viralizar ou não. É livre arbÃtrio o infectado morrer ou não. Mas uma coisa tenho certeza, Deus não é brasileiro ou ele é militar ou sindicalista. Ou polÃtico da pior qualidade, aliás, normal. Amem-se, amém.
Um tema poêmico. Sugiro os ensinamentos do Rabino Manis Friedman no Youtube.
Eu rezo para o Deus que habita em mim, que ele seja superior ao demônio que também habita em mim. Deus e o diabo num corpo só...
Paul Muadib, releia o que escrevi. Quem crê não precisa provar. Só não entendo a revolta dos que não creem.
São Tim Maia já cantou: "leia o livro Universo em Desencanto, leia e vai saber o que é encanto..." Pelo menos enquanto não se arrependeu de ter cantado, a capella, "Manuel, o maior homem do mundo, homem sábio e profundo..." Santo homem sem pecado, o Sebastião Maia: não bebeu , não fumou e não cheirou; apenas mentiu um pouquinho.
Xiiiiiii, carÃssimo, Deus tá financiando o foguetinho do tio da Tela e vai vazar pra Marte, vermelho e limpo. Ou já foi por conta, porque no Brasil já não está - suspeito que jogou fora o passaporte Brazuca e arrumou um finlandês. Deus é disléxico, escreve certo por linhas tortas, escreve Bozo quando queria dizer Gozo, militar quando devia ser "me amar". Depois que deixei de ligar pra sua existência, foi um sossego: todo mundo que posso culpar está à mão, até eu. Comprei um bom espelho e segui.
Hahahahah, que bom, Silvia! Tem hora que nem eu me güento, quanto mais colega leitora. Mas vou aprendendo.
Caro Marcos, já estou me acostumando a isso: seus comentários valem tanto quanto o texto do autor. Vida longa com humor e julgamento afiado! Obrigada pela reflexão (quase) sempre divertida.
Eita, descorretor ortofônico! "Tio da Tesla", o *É Tão Must*.
Depois de ler o artigo e alguns comentários de pessoas sábias que parecem ter lido muito sobre o tema, recolho-me a minha insignificância. A única coisa que penso é que Deus (ou deus para os mais afoitos) é só uma questão de fé. Para quem não a tem restam duas possibilidades: esquecê-Lo ou provar que Ele não existe. Não vale a pena ficar lembrando de uma coisa que não existe, muito menos ficar afirmando uma coisa que não se pode provar, não é assim com a ciência, por exemplo.
Não se prova fato negativo, Abreu.
Quem tem que provar é quem afirma, portanto os adoradores de lenda é que provem o seu deus fantasia.
Eu vou na primeira opção. Pra que ficar caraminholando? De todo modo, saberemos, cedo ou tarde, se ele tá por aà ou não... De boa.
Há quem diga que o mundo é complexo demais pra não ser obra de um criador. Pois então, se for assim, esse criador deve ser um tanto mais complexo que nós, daà não o compreendermos... Porém, como teria surgido esse ser tão complexo? Do nada?! Ah, então voltamos ao inÃcio! Penso que o complexo provem do mais simples, tal qual a vida surgiu de moléculas orgânicas e essas de elementos primordiais, cada matéria mais simples que a outra. A origem da matéria?! O Big-bang pode ganhar musculatura.
Stanley Miller, acreditando que a Terra primitiva era composta de amônia, metano, hidrogênio e vapor de água, criou em 1 9 5 2, um dispositivo no qual tais compostos eram aquecidos e resfriados, além de submetidos a descargas elétricas. Com esse experimento, após uma semana, conseguiu-se produzir aminoácidos e bases nitrogenadas. Tal resultado, abriu portas para a tese de que a matéria precursora da vida poderia ter se formado espontaneamente a partir destas substâncias.
Como assim? Você encontra fóssil formado sem ancestralidade, em várias épocas. Não há nenhuma prova empÃrica da macro evolução. Nenhuma.
Como assim "fósseis não serem encontrados em formas intermediárias"? Não só se encontram fases intermediárias de ramos da humanidade, como de diversos outros animais precursores dos atuais. Agora, querer explicar a existência deus por probabilidade e estatÃstica, é no mÃnimo um contrassenso. Se a magia da criação pode existir, por que não a improvável, porém incremental, formação da vida como a conhecemos?!
Caro Martins. Você tem razão em sua dúvida porque não há solução para todas as indagações. O que se busca, na verdade, é tentar achar uma tampa que se encaixa melhor na panela formada pelo conhecimento que se tem, usando a lógica, a história, a ciência, as observações. Não é tarefa fácil, convenhamos. Mas considere o seguinte: habitamos um planeta que gira a mais de 100.000 km/h em torno do sol. Se esse mundo fÃsico e paupavel é difÃcil capturar, o que dirá o meta fÃsico?
O complexo originado do simples não se sustenta como explicação cientÃfica para a evolução. Não existe prova empÃrica nenhuma da macro evolução, apenas micro. É um dilema irreversÃvel os fósseis não serem encontrados nas formas intermediárias. A probabilidade de um ser vivo, simples que seja, originar-se pelo acaso é virtualmente zero. É como se uma pessoa de olhos vendados fosse colocada no deserto do Saara e identificasse por 3 vezes seguidas um grão de areia previamente marcado.
Foi Deus o responsável pelo surgimento do vÃrus?
Cada religioso acusa o deus das outas religiões de serem falsos e o ateu concorda com todos eles.
E ao mesmo tempo discorda de cada um deles. A propósito, o monoteÃsmo é um ateÃsmo que faz excessão, por preguiça ou medo. Só acredito em religiosidade genuÃna se for absoluta, assim como o ateÃsmo.
O teÃsmo é uma concepção filosófica. Chega-se a ele pelo uso da razão, não revelação pela dividandi. Sua última expressão do feita por Kant na Critica da Razão Pura, são as provas cosmologia e fÃsica da existência do Deus Jeová. Ali foram refutadas por Kant. Deus morreu, dirá depois Nietzsche!
Cite alguns desses filósofos e suas obras, Wellington!
Preso a bobagens, né Marcos? Não consegue debater o argumento!
Perdão pelo trocadalho, prezado Ronaldo, mas "dividandi" é aquele ex-marido da Luma de Oliveira, um dândi cheio de dividas. Ou o Chiquinho Scarpa, nosso protótipo nobilialárquico... Hahaha!
Essa não é a realidade entre os filósofos desde a virada do milênio. Contrário senso, nunca se viu tantos doutores em filosofia crentes e com tantas obras com firme fundamentação em defesa do cristianismo e de Deus.
A julgar pelo entendimento dos evangélicos Deus não passa de ser superior que não gosta de ser contrariado. Quem não paga o dizimo vai para o inferno. Mesmo destino dos que ousam criticar seus "ungidos", tipos como Malafaia e Valdemiro Santiago, por exemplo
Virgem Santa, o que dizer do velho testamento, então? Cabra furioso, sô! Inda têm os greco-romanos, irascÃveis, orgulhosos, luxuriosos, fornicando com humanas e botando uns Hércules no mundo. Aliás, podia um deles vir limpar as cavalariças do Palácio do Planalto: Ãugias é pouco pra quantidade de estrume lá acumulado!
Caro Elizeu, não sei de onde você tirou isso. Concordo plenamente que há muitas pessoas que se dizem evangélicas mas passam bem longe dos ensinamentos de Cristo. Isso existe em todas as instituições humanas.
"Se deus existe, tudo depende dele e nós nada podemos contra a sua vontade. Se não existe, tudo depende de nós". Albert Camus, em O Mito de SÃsifo.
Cara Eleide. Como você sabe o que é o 'nosso melhor"?
Claro, Ronaldo, concordo! Sendo assim, somente nós mesmos somos responsáveis por nossos atos, e devemos, por isso, procurar realizar nosso melhor no mundo. Não temos nenhuma divindade que "passe o pano" em nossas ações!
Deus não existe, é apenas a projeção do desejo de assaninato do pai na primeira infância. A culpa por esse desejo. Freud.
Só sentimos esse vÃrus enquanto encarnados, mas quando saÃmos da matéria damos entrada no mundo invisÃvel e, aà sim , retornamos a nossa verdadeira origem, ou seja, celestial e eterna.
Encontre e leia o codificador; toda a obra ditada para o nosso esclarecimento pelos irmãos do mundo invisÃvel. Uma luz que muda toda nossa existência e cura os nossos receios.
Viagem na maionese....
Fale mais sobre esse mundo invisÃvel, Antonio.
Creio que devemos considerar que religião é uma questão de Fé, e quem a possui não preconiza a razão. Eu, como Cristão, acredito que estamos de passagem nesta terra e a graça de Deus que propicia a salvação de nossas almas, nos basta. Resumo: Ele continua sendo bom!
Ronaldo, o deus folclórico da bÃblia é quem criou o mal.
Passagem pela terra, que comentario paupérrimo. Frase de senso comum
Apenas a crença, a fé, não basta. Santo Agostinho teve que enfrentar o dilema da origem do mal, que não poderia ser uma coisa ativa, pois senão seria obra do próprio Jeová. Ela então definiu o mal negativamente, como corrupção do Bem. Sem falar a origem dessa corrupção.
Penso que Deus, se existe, é um sujeito muito ocupado para ficar se preocupando com os nossos problemas porque o universo é suficiente para deixá-lo atarefado. Então, Deus é completamente indiferente a nossa existência e aos nossos problemas.
Opa, julgou de novo. Depois somos nós os que cremos que nos julgamos melhores. Tudo então é uma questão de artimanhas do pensamento? Mas você não respondeu minha pergunta sobre saber o que é melhor.
Artimanhas cristãs ou do inconsciente não enganam ninguém Soares. Não preciso comhece-lo, basta avaliar esse sentimento de se julgar como espécie uma condição singular no universo.
Prezado Ronaldo. Você parece ser onipotente e onipresente mesmo, hein? Consegue me julgar e definir de uma simples frase. Estou pasmo. Mas me diga lá como você distingue alguém melhor, já que é tão sabichão?
Se um universo é o suficiente para deixá-lo atarefado, então não é um deus...conta outra agora.
Welington, que deus fraco esse o seu, hein....
Modesta opinião, Soares? Balela! Es muito orgulhoso e cheio de soberba, acha que você é uma pessoa melhor que os outros inúmeros seres vivos por ser cristão. Se esconde atrás de um ser imaginário para poder dar esse sentido de onipotência a sua vida!
Prezado Lourival. Sua dúvida faz sentido. Mas, na minha modesta opinião e tendo como base a minha experiência e de outros amigos cristãos, só entenderemos e experimentaremos a bondade de Deus se tivermos uma experiência de relacionamento com Ele, o que implica um passo em direção à fé. Mas o teÃsmo não é somente fé. Há razões que sobejam para explicar a cosmovisão cristã.
Jeová? Muleta para os fracos. Para aqueles que não conseguem criar sentido por si próprio para sua vida!
Deus ou Jeová? Um dos inúmeros deuses que o homem criou como projeção da autoridade paterna!
Prezado Helio, Nossa evolução em grande parte foi feita pelos virus. Possivelmente a vida chegou a terra na forma de virus. Virus são criaturas que nos mostram que a natureza não suporta exageros como é o caso da população de humanos. Assim Deus nos deu os cientistas e as vacinas. Também nos deu alguns jornalistas que fazem perguntas pouco uteis.
VÃrus chegaram a terra? Grande fisicobiologo, demonstre com provas.
Não se trata de buscar bode expiatório, é tentar ter alguma luz diante de tantas perguntas que nos fazemos e para as quais faltam-nos maior compreensão. Não deverÃamos, contudo: habitamos sobre uma semi bola, que tem 2/3 de água em sua superfÃcie e que gira a mais de 100.000 km/h em volta do sol. Se para o que vemos e tocamos, no plano fÃsico, não conseguimos capturar, não é de se espantar termos dúvidas sobre o que não vemos, no plano metafÃsico.
Esse sim é um argumento negacionista: "Onde estava o Deus dos Judeus durante Holocausto?"
Boa pergunta!
Prezado Ronaldo. Certamente Deus achou atroz.
Jeová achou o que, Soares?
Prezado Shemarlison. Você acha o holocausto odiento, atroz?
Quem disse que ele não foi criado no laboratória de Wuhan nÃvel 4 de ameaças biológicas?
Há quem creia em duende, há quem creia na loira do banheiro; por que não em teorias como esta? Vai que vai.
Você está dizendo. Prove!
Quando a coisa é boa, Deus é sempre bom, quando é ruim, Ele sabe o que faz. Que xarope!
Prezado Jarbas. Como você sabe que uma coisa é boa?
Se vai de Goiânia para São Paulo e nada acontece, graças a Deus. Se vai, tem um acidente e ninguém morre, foi graças a Deus. Se foi, teve acidente e morreu foi porque Deus quis. Deus acerta sempre. Assim até eu consigo ser deus.
Qual Deus? O polinésio do Porta dos Fundos?
Aquele que adora Hebe ?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Mas se Deus não tivesse criado os vÃrus em seu pacote de construção do universo, isso não seria problema.
Comentário tosco, sinofóbico, misógino é que mostra que também não entendeu a teoria dos hospedeiros intermediários do SARS-CoV 2 e dos spillages entre espécies
O Universo é claramente teÃsta e a ciência, ela mesma, a cada dia nos traz evidências disso. Podemos citar a finitude do universo, ou seja, a certeza que houve um inÃcio, e a probabilidade cientÃfica virtualmente zero de que um ser vivo, mesmo o mais simples, surja por uma combinação aleatória de diversos acontecimentos improváveis, se deixados ao acaso. Quanto ao vÃrus, é mais uma manifestação do desequilÃbrio que o homem impôs ao planeta. A vida sem Deus é um absurdo e um completo vazio.
Prezado André. Completando minha resposta, não é que alguém me disse que a vida deve ter sentido. É que parece muito vago tanta coisa linda ao nosso redor, um planeta diferente de tudo, seres pensantes e sentimentais, o amor, a saudade, a poesia, a inteligência, para simplesmente não haver amanhã. A vida pede um sentido e só em Deus eu consigo encontrá-lo.
André. O problema de se construir a moral pela vivência, é que cada lugar, cada povo pode achar diferente, por exemplo, o sacrifÃcio de pessoas. O fato de podermos estar aqui conversando e pensando nos faz sim diferentes. Mesmo que a infinitude do Universo nós imprense como formigas, ainda assim temos consciência disso e esse fato nos distingue.
A vida com esse deus é que é um absurdo por ter que acreditar numa fantasia e completamente vazia por não querer conhecer o resto do mundo e do universo.
Wellington, quem disse q a vida tem q ter sentido? E, Wellington, a moral vem da vida em sociedade, como melhor construção possÃvel para um não matar o outro. E quem disse que tem q ter justiça? E se as formigas conclamarem uma reclamação geral dizendo q ma ta mos elas todos dias qdo andamos por aÃ? Tudo no artigo e nos comentários remetem a uma diferenciação do homo-sapiens perante outros seres vivos Que superioridade é essa? E quem disse q há alguma diferença? Só pq estamos aqui batendo papo?
Minha vida apateÃsta é plena! Sou - e só eu sou, sem nenhum ser superior que passe o pano - totalmente responsável por meus atos. Por isso mesmo, procuro realizar o meu melhor no mundo.
Concordo integralmente que muitos, ao longo da história da humanidade, têm usado Deus para justificar atrocidades. Concordo também que a motivação pode ser pessoal, mas aà temos que admitir que o subjetivismo é a causa maior de todas as atrocidades: se não há Deus, cada um faz o que quer uma vez que não há absoluto moral objetivo.
Não sou apenas eu que afirmo isso. Filósofos ateus o dizem. Um deles, não me recordo o nome, chegou a sugerir em uma palestra, que inventassemos uma Mentira Nobre para nós mesmos para dar sentido. Sem Deus, o que motivaria uma vida melhor se não temos amanhã? Que sentido teria um universo sem vida e que caminha para o nada frio e vazio?
Eita nós! Se não é a velha soberba tentando-nos a entender o que nossa reles natureza humana jamais alcançará. Desejo-lhe, carÃssimo Hélio, que por Graça venha a conhecê-Lo e então compreenderás o que é necessário.
Não é evolução darwiniana, Hélio. Tem tudo a ver com a seleção natural de Darwin, pois se trata da adaptação do ser humano ao ambiente, matéria básica do ensino fundamental. Se você botar covid na ilha dos Galápagos, precisa botar os negacionistas juntamente com as tartarugas e outros animais.
Reduzir o número de seres humanos neste mundo não deixa de ser um ato de benevolência com o próprio mundo.
Ôôô, mas podia promover um infarto coletivo, hein, Celso? Precisava de toda essa lenga-lenga sofrida do vÃrus? Pô, porque não o Dia do Grande Infarto de Viagra? Muito melhor do que Sodoma e Gomorra! Hahaha!
Aà fazemos o que com o "crescei e multiplicai-vos"? Deleta da bÃblia e imprime uma edição nova e revisada?
Sua tese estaria correta se somente pessoas ruins morressem com o vÃrus
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Deus e a Covid Voltar
Comente este texto