Vera Iaconelli > A psicanálise em questão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Todo corporativismo é suspeito. No paÃs das milÃcias, que se tornou o Brasil, fica a suspeita de que em cada oficio encontraremos os tais "milicianos" a nos proteger deles mesmos. Até quando iremos nos manter nesse obscurantismo, eis a questão. Poder. Trata-se de um jogo de poder. No caso, poder cobrar valores extorsivos dos pacientes em analise.
Adolf Grünbaum em "Foundations of Psychoanalysis" faz uma crÃtica filosófica à obra de Freud e diz que a validação das hipóteses de Freud deve vir principalmente de estudos extra-clÃnicos. Ele diz que a análise psicanalÃtica da homossexualidade está equivocada.
"Um analista amigo meu Me disse:- Desse jeito não vou viver satisfeito" Amigo, faça uma caridade a mim Por favor me coma
Concordo. Num dos diálogos de Platão, acho que o Menon, se discute as coisas que podem e as que não podem ser aprendidas. A conclusão é que só o que chamamos de ciência pode ser aprendido (e portanto ensinado). Para mim a psicanálise não se encaixa nesse campo. Portanto uma formação escolar é inútil. O que não quer dizer que não existam pessoas com sensibilidade e inteligência suficientes para ajudar outras com problemas mentais. O discurso e a teoria freudiana são secundárias.
"Porque tanta gente inventou de se formar psicanalista?"" Para bisbilhotar a vida alheia.
A Psicanalise é o mesmo problema do jornalismo; Não há regulamentação para a função. Se eu quiser simplesmente SER jornalista, serei, poderei me intitular ao menos. Se eu quiser ser psicanalista idem, talvez um curso aqui outro acola já esta ok também
Dois obstáculos se colocam frente a psicanálise: pastores e padres, e coach, deveriam ser processados pelo exercÃcio ilegal da profissão!
Quem de fato usurpa é quem atende pacientes sofrendo de condicionamento mentais, sem ter cursado medicina ou psicologia. Esse papo de professora de educação fÃsica psicanalista existe para alimentar uma espécie esquema de pirâmide (associação brasileira de psicanalista e outras), burlando a lei que diz que o atendimento clÃnico precisa ser feito por profissionais qualificados para tanto. Em nÃvel de graduação e residência. Essa jabuticaba em foco só surgiu por causa dessa outra falcatrua.
Esse diagnóstico de "condicionamento mental" foi você que deu? E a indicação profissional de atendimento a quem sofre de "condicionamento mental", é sua, você que deu? E essa condição essencial para ser psicanalista - curso prévio de Medicina ou Psicologia - você que estabeleceu ou está em alguma lei brasileira?
Aconselho uma boa análise pra resolver isso aÃ. Uma reflexão sem pé nem cabeça.
Excelente artigo. Acabo de iniciar minha formação em psicanálise no NPP, Núcleo de Pesquisas Psicanaliticas, em SP . Serão três anos. Fazer de um curso tão singular de formação e escuta um caça niqueis é realmente lamentável !
Ótimo artigo.
Uma grande picaretagem mercantilista
Não, Vera, vc está equivocada, a psicanalização "atual" das coisas é um reflexo tardio de movimentos antigos em outros centros. Repetimos, apenas, o pensamento de fora, de forma tacanha, com décadas de atraso. "Hoje" (há mais de 20 anos) aliás, fora daqui, a psicanálise já passou.
No setting analÃtico, Freud se faz presente a cada ato falho dos analisantes ou quando escuto "sonhei que matei meu pai!" Rs. Se a psicanálise passou, as manifestações do inconsciente com certeza não passaram.
Psicanálise é uma pirâmide para fazer gente formada em educação fÃsica e contabilidade se reposicionar profissionalmente atendendo pacientes, como se estivéssemos no Século XIX.
Excelente reflexão - como assinalou muito bem Março Antônio C Jorge, um curso acadêmico q habilite alguém a ser analista é uma aberração.
E o psicanalista que sequer tem graduação em medicina ou psicologia? Como chamar isso? Crime?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vera Iaconelli > A psicanálise em questão Voltar
Comente este texto