Opinião > Curso de graduação em psicanálise: a falácia autorizada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jose BOMBONATTI

    Tem muito coach picareta praticando psicologia-nas-coxas. Zero qualidade, o que é perigoso.

    Responda
  2. Jorge Luiz Bernardi

    Prof. Luciano Elia, como o senhor argumenta contra o Bacharelado em Psicanalise se o senhor e professor de Psicanalise do Mestrado Profissional em Psicanalise da UERJ. Como o senhor vive esta contradição. O Bacharelado não deveria anteceder o mestrado? Explique, não entendi sua critica.

    Responda
  3. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Sabe qual é o problema de verdade? É que psicanálise é atendimento clínico e só deveria ser permitido (só é, na verdade) para psicólogos(as) e psiquiatras. A graduação supramencionada surge em cima dessa brecha que os próprios psicanalistas criaram para atender pacientes sem formação para tanto. Agora, aguenta o tranco.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      Mais não é só isso. Além da formação acima mencionada o psicanalista deve ter sido analisado por um período de aproximadamente 12 anos.

  4. EDUARDO TALANS

    Debater sempre importante mas não vejo razões para não ter um curso de formação na Universidade, qual o problema? Tudo vai depender do curso , do conteúdo, dos professores, do método, da prática. Se isso do ok, qual a grande questão?

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Já que existem graduados em educação física e contabilidade que fizeram curso de psicanálise e hoje atendem pacientes com os mais variadas problemas, inclusive depressão e ansiedade crônica (a maioria, aliás), não tem mesmo problema algum.

  5. Carlos Navas

    Mais um excelente artigo. Há muita confusão entre psicanálise, psiquiatria e psicologia. Comecei recentemente minha formação no NPP, em São Paulo. Nada pode acontecer sem debate. São tempos escuros, mas que findarão em breve ! Que se faça a LUZ !

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Mas eu não sou médica nem psicóloga, então, vocês que se resolvam. Só noto o absurdo que é esse papo de psicanalista, que não fez um curso sobre a estrutura das doenças mentais e acha que o cérebro funciona como dizia o Freud antes da invenção da ressonância, só porque fez um curso que mais lembra filosofia. É uma vergonha.

    2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Não, não há confusão alguma. A psicanálise é uma invenção de um neurologista que virou psicólogo. É uma das modalidades clínicas de atendimento. Atender paciente com condições mentais sem CRM ou CRP é crime. A origem dessa graduação está aí: um monte de gente sem formação brincando de mexer com o que passa na mente/cérebro do sujeito (vulgo paciente).

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.