Joel Pinheiro da Fonseca > A quem interessa a liberdade de expressão irrestrita? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
O autor equipara fake news com “opiniões contrárias à dele” para justificar a censura dos que pensam diferente. Brilhante contorcionismo lógico para defender a censura.
Calma, gente. Quem já leu outros artigos do colunista sabe que este é um texto irônico.
Sobre liberdade de expressão o Joel diz: 1- é preciso impor limites. 2- evidente que deve ser tolhida. 3- permitir que seja lido/ouvido, criminoso. 4- seguir apenas intelectuais embasados 5- comitê de notáveis para julgar previamente. 6- apenas o que defende...deve ter espaço. Convenhamos, ele bem descreve um manual de censura.
O Joel tá sendo irônico nessa coluna... ou então alguém do clube do monopólio da virtude e da pureza se passou por ele...
Ok desespero por não ter razão ou nuances fascistas da Stasi ou da Gestapo? Lamentável, em especial a sugestão de um concÃlio de Trento. Sugiro que assista ao documentário Mighty Ira, sobre um expoente da American Civil Liberties Union. Talvez, com muito esforço, entenda o que é democracia. E depois troque as fraldas
A lei impõe limites à liberdade de expressão, quando essa interfere nas liberdades e direitos de outras pessoas, podendo ser responsabilizada civil e penalmente!
O cara não entende nada: gritar fogo no cinema não expressa a opinião de ninguém. Estelionato é justamente disfarçar e esconder o seu pensamento. Se há limite no que você pode pensar e sentir publicamente, não há liberdade de expressão. Quem defende a censura da opinião alheia não é democrata, mas sim fascista/stalinista. Todos podem dizer o que pensam sem sofrer qualquer punição do Estado, essa é a base da democracia.
O cara gritar fogo no cinema é acidente inevitável e não direito de expressão, direito de expressão é seu disser que o presidente não foi bem pq não soube governar, ponto, agora se eu disser que ele não foi bom pq roubou?, aà está o limite.
Acho que nos EUA funciona assim.
É fogo é gol! Fiori Gigliotti.
Esse texto me motivou a fazer um comentário pela 1ª vez no jornal. Discordo profundamente. E desconfio profundamente dos que tem certeza absoluta em discernir o mal do bem. “Comissão de notáveis” soa tão facista quanto ingênuo, mas jamais será inocente: Quem escolhe os notáveis arautos da verdade? Advogar o monopólio das virtudes é a logica de opressores. Para um tema complexo não existe resposta simples. Espero que o colunista esfrie seu ódio. Não será com ele que venceremos o terror.
O texto é uma sátira. Leia de novo com isso em mente. O Joel não defenderia um "comitê de notáveis", e ainda bem.
Pena que só agora vc comentou, parabéns, concordo com tudo
Que bom achar mais um defensor da censura e do cancelamento. Patético.
Quando vejo alguém como Jordan Peterson ou a feminista old school Camile Paglia questionando, polidamente, o direito de mulheres trans a serem tratadas como mulheres não vejo discurso de ódio, vejo argumentos racionais e boas intenções. Como você pode escrever uma frase daquela. E que comitê de notáveis é esse? Recomendo ao menos ler o voto do Ministro Fachin em que cita a teoria de Norberto Bobbio sobre os limites do tolerável em liberdade de expressão. Há muitos notáveis que o subscrevem.
Você advoga misoginia camarada?
Concordo plenamente com o autor, a liberdade de expressão deve ser livre e irrestrita, desde que não propague o ódio, preconceitos e mentiras.
Grande Joel.
Muito lúcido! O fascismo moderno ao invés de proibir a informação, ele a deturpa e falseia usando-a para estuprar a consciência coletiva, provocando de imediato uma letal esquizofrenia que faz por exemplo, as pessoas não se protegerem com as abençoadas e eficazes vacinas, observarem o distanciamento, uso de máscaras.
Adenor nunca foi dito que a vacina acaba com a doença, se vc se vacinar que acho que vc não foi, apenas vc terá mais chances de não morrer, quer um desenho?, então o direito de expressão é isso aÃ, mas tem de falar a verdade e não ser negacionista
A abençoada vacina - ciência e não terraplanismo - fez despencar o número de óbitos, em média diária, desde o inicio da pandemia, de 3.000 para menos de 200! Ou será que foi por obra e graça do Divino Espirito Santo?? A covid não vai ser extinta, vai se tornar endêmica como outros coronavÃrus que circulam por aÃ, e vamos ter que nos vacinar, por causa das variantes, todos os anos!
Abençoada vacina que em um ano ainda não foi capaz de debelar a pandemia? Hoje conheço inúmeras pessoas com duas doses de vacina, infectadas pelo vÃrus de novo e gente até internada! Para quem chamava bolsonaristas de gado, à esquerda está mugindo....
Folha publicou vários textos que relativizam o Racismo, com a desculpa da liberdade de opinião, artigos defendidos na coluna passada, agora vem atacar a liberdade de opinião irrestrita. Liberdade de opinião aos amigos então.
Sim concordo mas qual o quais publicações, se não parece que vc está perdendo o seu direito de expressão
não defendo a liberdade de opinião irrestrita, apenas aponto da contradição do colunista.
Joel, para que tá feio! Vc não engana ninguém com este seu ativismo canhoto. Qualquer cidadão não alienado pela velha imprensa sabe que Fake News é todo assunto que não agrada a patota. A imprensa mente e distorce tudo a todo momento de acordo com seus interesses. Interditou-se o debate. Galileu está se remoendo no túmulo ao ver que a ciência que ele criou foi subvertida. Uma vez que seu princÃpio básico de duvidar e exigir provas virou crime! Liberdade virou negacionismo!
Adriana, pelo fato de vc escrever ativismo canhoto vc já se rotula como negacionista, fake é fake e não narrativa que agrada pq a mentira se comprova
Adriana, você é cientista? Então publique artigos cientÃficos em revistas especializadas contestando resultados e expondo suas dúvidas e hipóteses. Gabarite-se para o embate. Ou cale-se.
Falou tudo que eu gostaria de falar!
"Quando uma opinião coloca em risco outros direitos, é evidente que ela deve ser tolhida" Concordo, a opinião daqueles que querem acabar com a liberdade de expressão tem que ser tolhida.
A liberdade de expressão interessa a todos. Porém, na realidade, esta liberdade é privilégio dos grandes jornais e Tvs, todos monopólios de poder econômico, utilizados para alienar politicamente os eleitores e eleger polÃticos da direita.
Que a imprensa sempre foi de dire ita concordo, mas daà alie nar não, pq veja as pesquisas de agora, veja a votação do PT em 2018.
Assino embaixo.
Aplausos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A quem interessa a liberdade de expressão irrestrita? Voltar
Comente este texto