Elio Gaspari > O compromisso com o erro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Silva Barbosa

    A pergunta que se faz Será que chegaremos a outubro com eleições livres e democráticas ?

    Responda
  2. Roberto Rangel

    Difícil é achar um touro de verdade no meio do gado.

    Responda
  3. LUTHERO MAYNARD

    Análise perfeita. Elio Gaspari é um maiores jornalistas da história de nossa imprensa.

    Responda
  4. Rubens Vinicius Rocha

    Ler as colunas do Elio Gaspari é sempre um prazer: inteligência, bom senso e muita sagacidade que os anos de jornalismo aprimoraram. Com certeza, Bolsonaro não tem o menor cacoete de governante e será apenas mais um touro a conhecer o solo da arena. Já não é sem tempo, ninguém aguenta mais tanta incompetência.

    Responda
  5. Rogério Eder Andrade Pinto

    A Espanha é a terra das touradas... o Brasil inovou com as porcarias... Piaras que roncam, fuçam e chafurdam no dinheiro público!

    Responda
  6. Rogério Eder Andrade Pinto

    Lula não é flor que se cheire... O Brasil apostou no extremo oposto, caiu na fogueira pra sair da caldeira! Na caldeira pelo menos tinha água! Agora, por falta de competência dessa classe de sanguessugas, não temos 3via viável, e a saída é voltar pra caldeira, porque na brasa não dá mais!.... Tomara que o Ali Babá, agora, calejado por algum tempo no xilindró, tenha criado algum juízo e tente governar ao invés de repetir o mal feito anterior....

    Responda
    1. Nestor Bercovich

      É isso aí, gostando ou não do Lula, Bozo nunca mais!

  7. Tania Maria de Moura Pereira

    ótimo texto, sagaz ao comparar o atual presidente a um touro, coerente com a condição córnea que ele orgulhosamente assumiu no passado e ao desembesto brutal do presente. A situação nunca esteve tão favorável ao toureiro.

    Responda
  8. Rogério Eder Andrade Pinto

    Elio Gaspari magnífico como sempre! Quanto aos seus detratores... enquanto os cães ladram... Elio Gaspari continua magnânimo !!!

    Responda
  9. Luiz Fernando Plens de Quevedo

    Mais um grande texto do Gaspari. Entristece-me, apenas, a fúria dos detratores que, sem nada conhecer do articulista, insistem em colocá-lo como caneta de aluguel. Mal sabem que acabaram de ler mais um texto de um dos maiores jornalistas vivos da história brasileira. Por tal razão, escrevo apenas para elogiá-lo, e não deixá-lo sozinho neste mar de desilusão que se transformou a guia de comentários da Folha. Parabéns, Gaspari.

    Responda
    1. VICENTE ANTUNES

      Concordo plenamente Luiz Fernando na totalidade de teus comentários. Encontro os textos de Elio Gaspari um grande alento pela erudição e independência.

  10. Edvanio Ceccon

    A metáfora é interessante, mas deduzir que Lula não tem compromisso com o erro porque afastou Guido Mantega é precipitado. Ou porque Lula se aproxima dos governadores do MDB. Foi isso que fez nos seus dois mandatos e gerou aquela corrupção toda. Se Lula quiser provar sua mudança, terá que fazer mais. Quanto ao Bolsonaro, nada a acrescentar: não sabe fazer política que não seja pelo ataque insano e violento. É da sua natureza, não mudará nunca.

    Responda
  11. Evandro Luiz de Carvalho

    Infeliz comparação com touradas, para dizer o mínimo. Gaspari, garantindo sua boquinha e seu espaço na mídia liberalóide. Bem, tô aqui também garantindo o meu, kkkk. Ninguém presta mesmo nos trópicos....

    Responda
  12. Frederico Firmo

    Gaspari mais uma vez mostra que seu ramo é o da manipulação e não da análise. Discordar de propostas economicas, necessita argumentação mas Gaspari prefere comparar Weintraub, e Araujo a Guido Mantega. Gaspari sabe bem que isto não é verdade, que isto não resiste a uma análise, mas é cada vez mais uma caneta de aluguel trabalhando no ramo de formador de opinião. No caso apenas reforça aos raciocínios simplistas e propaga as mentiras que já se tornaram históricas.

    Responda
  13. Neli de Faria

    Ele disse em entrevista que a Dilma era , é, técnica e não política. Então, por que a ungiu para um cargo político e não técnico? Se tivesse ungido um político: Marta, Tarso, Benedita da Silva, Vianna, Olívio que foram governadores de estado(Marta prefeita de cidade maior do que Estado!) , hoje o Brasil estaria em melhor situação. Pensou em si, e em seu projeto de Poder e não no Brasil e ajudou, indiretamente, a jogar o país nesse Hades que se encontra.

    Responda
  14. Wil Prado

    Grande análise, Gaspari. Só um comentário: ele não escolheu o papel de touro. Foram outros que botaram coisas na cabeça dele.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Chifre????

    2. Fernando Minto

      Algo a ver com a first lady?

  15. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Será novidade no mundo das toreadas: um porco no lugar do toro.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Touro e touradas fica melhor.

  16. Edailson Monteiro Rodrigues

    O homem tá que um touro então, só guam.pa e sa.co

    Responda
  17. Paulo Gilberto Gouvea da Costa

    O problema é que nem Lula nem PT assumiram a responsabilidade (que é deles) pelas duas maiores roubalheiras (em sequencia) de dinheiro público da história do Brasil Quem não quer Bolsonaro que ajude então a fortalecer alguma das alternativas da terceira via. Sergio Moro, talvez. Mas, não aqueles que se recusam a assumir compromisso com a verdade e com a honestidade.

    Responda
    1. José Antônio

      Terceira via é o plano B do Patão Amarelo e de seus seguidores os camisas amarelas. Dê um Google e leia: Kakay: 'Achá bão é crime?' - Jornal do Brasil e outros.

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Insistir na tal maior roubalheira da história é puro fanatismo. Nem se fale em Maluf, gravações de Aécio etc etc Todos soltos e felizes. Para continuar com a cantilena, tente provar. O juge voleur não conseguiu, embora tenha colaborado ativamente com os promotores encarregados da acusação.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sérgio Moro, verdade e honestidade são coisas opostas.

  18. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Delicia para os olhos. Analogia, perfeita e inteligente, digna de um grande articulista que faz da dificil arte de escrever a leitura prazerosa. delicia

    Responda
  19. Ronaldo Pereira

    Mas é isso mesmo, boçalnário não tem estilo e nem inteligência para ser toureiro, então que vá de touro...!

    Responda
  20. Guilherme Torres Godoy

    Fazer uma analise de todo o que está acontecendo em nosso país, enchentes, violencia, atentados contra a democracia, levanos a pensar: Onde foi que erramos? Será que o poder onipotente do criador, está de mal con nós? Estamos perto de 650 mil obitos pela pandemia, desemprego, fome, inflação de volta, o pior o assassinato de aquele moço, mostra que o odio esta tomando conta do povo, vamos parar e pensar, ta na hora de refletir, algo está errado né.

    Responda
  21. Marcelo Rod

    O mito ainda estava sentado na porta do botequim em Xiririca, vendo os carros e caminhoes passando na BR 116 e o Lula ja subia em palanque, discursando pra trabalhador e tomando borrachada da ditadura. Vê se tem comparaçao...

    Responda
  22. Antonio Catigero Oliveira

    Quando a imprensa e o deus Mercado calaram-se diante da tragédia anunciada na eleição de 2018, com o lema da 'escolha difícil', também agiram como o touro, ou como uma hiena?

    Responda
  23. José Cardoso

    Que texto bem escrito. A comparação do touro e do toureiro é um achado. A frase do Juscelino é também estimulante, se bem que ele não a tenha seguido. Brasília foi um erro.

    Responda
  24. Gustavo von Krüger

    Elio Gaspari tem tentado a tática. Só leu o que interessou. Todos os dias, petistas de 4 costados falam aos ventos o que farão, e que resgatarão as políticas do PT com Lula e Dilma. Como no embate toureiro x touro, temos 1700 artigos e declarações afirmando que a agenda do PT é a de sempre, contra 52 para alguns canais, que afirma que fará diferente. Acredita quem quer

    Responda
  25. Eladio Gomes

    O incapaz que chegou ao poder graças ao ódio da mídia brasileira e manobras de certos membros do poder judiciário perderia até para um poste em outubro. Lula é só o nome mais viável para este poste, já que o eleitor brasileiro é chegado num voto útil.

    Responda
  26. Daniel Choma

    Este touro está mais para porco selvagem.

    Responda
  27. Hildebrando dos Anjos

    O nosso país tem compromisso com o erro. Um gigante como o Brasil estar entre Lula e Bolsonaro é de uma pobreza que não inventaram nome.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Hilde não é pobreza de nome não, apenas a bu rrice de um povo que não vê política e não sabe votar

    2. ANA MARIA FALCAO DE ARAGAO

      A pobreza intelectual e criativa da direita brasileira , somada ao golpe que elegeu Bolsonaro explicam isso. A direita precisa abandonar essa ideia de e Estado Mínimo, pois não há pais desenvolvido no ocidente que tenha feito isso. Nós EUA o estado não é menor do que no Brasil. Com as ideias que pratica, a direita republicana é muito parecida com o Bolsonarismo.

  28. Jove Bernardes

    Texto excelente, que metáfora..!

    Responda
  29. SILVIA M MACHADO TAHAMTANI

    Ótimo texto! É bem verdade... Lula entra como toureiro e o Bozo segue com a mesma fúria de outrora! Quem viver, verá!

    Responda
  30. José Fernando Ziliotti

    Touro, simples assim.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Apesar de terem focinho, rabo e 4 patas, não confunda porco com touro.

  31. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Dizer que melhor que um zero a esquerda como Bolsonaro ,não é grande coisa. "Lula não tem compromisso com o erro ",Lula é o próprio erro !!!!

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Perfeito, Gil! Vivemos o famoso dia da marmota: repetindo os erros de sempre.

    2. ANA MARIA FALCAO DE ARAGAO

      Os comentários da direita e dos bolsonaristas são muito parecidos.

  32. CLAUDIA ROVERI

    Se Deus quiser voltaremos à ver política sendo feita. Bolsonaro surfou na onda antipolitica e na comoção que a facada causou. Vamos ver se sobrevive sem a aura de mito, com verdadeiros debatedores e mais de 620.000 mortos na conta.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      E vc acha que ele vai?, tá de brincadeira né

  33. ingrid muller xavier

    Escrevo em defesa dos touros. Comparar o energúmeno a um touro é uma tremenda deslealde, inominável... Animal de grande força e valor muito mais capaz que o Excrementíssimo, cuja única semelhança com o bovino é prover imensa quantidade de esterco.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cara Ingrid, tens razão, mardade com os touros. Até na semelhança, diferem: o estrume do touro segue as leis da natureza, sai do fiofó e cai na terra. O do Bozo, ruma sempre em direção ao ventilador; deve ser fruto do porcino espírito de explodir adutoras...

  34. Max Morel

    Excelente artigo. Deixa as coisas às claras. Fosse Bolsonaro outro e ele até poderia aproveitar as sugestões, mas qual o quê, ele seguirá como um touro na arena e vai para o matadouro inexoravelmente.

    Responda
  35. Anderson de Souza

    O excelentíssimo Sr. Presidente Jair Bolsonaro já tem seu nome gravado na história. Ele é disparado o pior Presidente do Brasil.

    Responda
    1. R Alvim

      Dilma não foi pior nem que Sarney e Collor. Mas Bolsonaro conseguiu deixar eles na poeira.

    2. Gustavo von Krüger

      Calma, otimista! Ainda ninguém superou a Dra Dilma!

    3. Mauro Guedes

      Será conhecido como Sua Excrescência ao invés de Sua Excelência.

  36. Carlos Pinheiro

    Um dos pilares decisivos para a derrota petista na última eleição presidencial foi o impedimento da candidatura do ex-presidente, condenado por um juiz parcial. Este terminou por ser ministro do candidato vitorioso da extrema-direita. Acrescente-se a ameaça de um general que intimidou o STF.

    Responda
  37. Antônio Carlos de Paula

    O Bolsonaro é tão ruim que será derrotado até pelo Tiririca! Em outubro o povo pobre que está comendo osso voltará a sorrir.

    Responda
  38. OTACILIO BATISTA SOUSA NETTO

    Apenas dois ministros desastrosos? Quanta bondade Elio

    Responda
  39. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, sêo Elio, mai o Bozo gosta de incarnar bubalino, né? É questão de talento. Fiquei feliz de saber que a mãezinha velhinha do Bozo estava trelelé: não teve que ter contato com a barbárie promovida pelo filhote. Falando em Espanha, o Bozo é daquela turma que joga tomate e se refestela na lambança; ou, ainda, da corrida de touros na rua, com aqueles manezões correndo que nem malucos e o touro doido atrás. O Bozo não aprecia a ordem, somente "dar ordens": no caos, a burrrice passa batido.

    Responda
  40. RODRIGO DORNELLES

    Concordo plenamente, Elio. Mas essas estratégias de Lula só são possíveis porque ele tem uma margem folgada ante Bolsonaro. Diria até que Bolsonaro possibilita seja um melhor candidato. Não fosse Bolsonaro, Lula e o PT ainda estariam jogando o mesmo jogo de 2018. Com Bolsonaro e suas insanidades, é possível fazer esse jogo ao centro e à conciliação.

    Responda
  41. Paulo Sales

    Fora Bolsonaro Fora Lula!

    Responda
  42. Joao Dored

    Bolsonaro jamais será reeleito, à nada. De modo que, mesmo muito bem escrito, a artigo torna-se inútil. Touro nunca será toureiro...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, João, eu não contaria com isso... Se mantiver a metade da freguesia que lhe é fiel, deputa fácil. E o Bozo, sabe como é, combina com trocadalho grosseiro.

  43. Flávio Taylor

    Gaspari sempre incrível.

    Responda
  44. Alberto A Neto

    “No lombo da burrice ele espetava suas bandarilhas coloridas, seus epigramas pontudos, suas palavras incisivas, suas frases marcantes, sua inteligência afiada, esquivando-se dos chifres da besta”. Eis ai uma perfeita e acabada descrição sintética do genial Millôr Fernandes feita pelo não menos erudito Veríssimo; não o Justo, personagem de Chico Anísio, mas o descendente direto do Érico, autor de "O Senhor Embaixador". Alguém já disse que 'chifres', no caso de Jair, não são de natureza taurina.

    Responda
  45. Robson Simões

    Só o Elio Gaspari para escrever essas bobagens. Paulo Henrique Amorim tinha razão: nem historiador nem jornalista .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Leão, parcialmente off-topic: sabe que o Paulo Henrique Amorim me deu a impressão de um certo "retorno às origens" depois que saiu da TV e foi para internet? Aquele período da Record foi entristecedor; mas rapá, vi uma entrevista do ex-presidente do ipea, Jessé de Souza, que foi sensacional, lembrou-me o "velho Amorim". Não sei se a retomada persiste, mas me deu esperança: o cara é inteligente.

    2. Leão Machado Neto

      Como PHA era sabidamente ve nal, fico com Gaspari.

    3. Flávio Taylor

      Ahhhhh...os discípulos da seita da Silva não conseguem sequer ler com os miolos equilibrados qualquer antigo que sequer qüestiona seu Deus supremo. Vocês lulistad, Bolsonaristas, patetiquistas...me dão pena. Vai gado, marca o nome Lula no seu lobo é siga em frente...até cair. Parabéns Gaspari, sempre incrível.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.