Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    Obrigado por mais este texto primoroso, professor Conrado ! Parabéns pelo desassombro e pela lucidez com que aborda questões tão relevantes no país ! Atuações, na imprensa, como a sua, são importantíssimas nestes tristes tempos pelos quais passa o Brasil ! Força e coragem, professor ! Seus leitores agradecem !

    Responda
  2. CARLOS BECKER

    Aras, o desprezível, é cúmplice.

    Responda
  3. JAYME KOPELMAN

    Continuo a insistir na minha pergunta: o chefe da PGR, senhor Aras, está vivo? JK

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    Tá faltando em sua análise a 22 Técnica cara, a Técnica da Corrupção, enfim, deixa pra lá, afinal "A Corrupção é a Paz do Brasil"

    Responda
  5. Raymundo de Lima Lima

    Apenas não entendo, por quê com tantos atos homicidas de governo, ninguém é condenado e preso? Também por quê a população não protestas nas ruas? A população -ou parte dela- é cúmplice da necropolitica ou democidio?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E pensar que em 2013 o povo tomou as ruas pelo pais afora. E olha que a situação do pais naquele ano estava a anos luz da desgraça atual, mortandade, destruição, violência, desemprego, fome e tudo o mais. Comparado com hoje vivíamos no paraíso. E depois, em 2015, por pior que estivesse a economia , tínhamos um governo civilizado, democrata e que não cometia crimes. Ainda assim, o povo viu motivos para uma indignação quase sem precedentes. Agora parecem achar que não é para tanto!

  6. marcia aparecida oliveira figueiroa

    Caro Conrado, eu incluiria outras técnicas ao democida, principalmente em relação aos indígenas, que estão sendo dizimados pelas políticas do Bozo.

    Responda
  7. Henrique Marinho

    Bom artigo. Seria interessante também uma análise democida da corrupção (intencional e vantajosa) do PT, que destruiu a economia brasileira. Quantas famílias estão morrendo de fome nas ruas em função dos 10 milhões de empregos perdidos, como ação da quadr ilha público-privada existente à época? Com a palavra, o colunista.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bem, o golpe foi há quase 6 anos e a situação só piorou. Acha mesmo que essa desgraceira se deve ao PT? Não seria mais lógico acusar quem promoveu a maior demonização da politica já vista no país e que levou não só a eleição do genocida como também a de inúmeros outros "*novos politicos*" a reboque?

    2. Rodrigo Gerolin Santana

      Caramba, esses 10 milhões já vem sempre aumentando desde a saída da Dilma e a culpa ainda é "du Bt"? Se fosse mesmo, não era pra ter melhorado depois de 5 anos?

  8. José Bernardo

    Bravo, bravíssimo, Conrado! Artigo histórico.

    Responda
  9. Carla C Oliveira

    Corretíssimo.

    Responda
  10. Fabiana Menezes

    Maravilhoso, tomara que inspire a pauta de propagandas eleitorais em formatos dos mais variados. Arrisco um 22: reiterado comportamento de desrespeito aos poderes constitucionalmente constituídos, construindo a narrativa de estar acima da lei. Democida.

    Responda
  11. Carlos Pinheiro

    A estratégia final é a morte da Democracia.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Conrado, caríssimo e admirável, obrigado pelo Sumário da Barbárie Bozofrênica, revisto, atualizado e incompleto. Conquanto utilíssima, entretanto, não foi a listagem nua e crua que mais me moveu, senão o último parágrafo e a frase "Dispensam investigações preliminares ou equipamento intelectual acima da média". Há velh@s e nov@s aqui na Ágora a defender Bozofrenices em bom português, o que sugere não ser problema cognitivo. Não mais defendo sua Humanidade, Ética ou Concidadania: são torpes.

    Responda
    1. Vince Gom

      Concordo. São torpes acima de tudo. O problema cognitivo é o duplipensamento, que serve para se convencerem de que não são o lixo que são, depois de terem aderido de corpo e alma ao fascismo. E ficam se enganando, a si mesmos e entre si, em novilíngua.

    2. Maria Pirlin

      Endosso.

  13. MAURO JOSE CAVALETTI

    Artigo cirúrgico, extremamente claro, objetivo e verdadeiro! Meus parabéns.

    Responda
  14. Rodrigo Ricoy Dias

    Texto primoroso.

    Responda
  15. Marcelo Magalhães

    É um texto histórico e deverá ser usado no futuro para revermos como podemos retroceder se não ficarmos atentos. Tenho um filho de 14 anos e vou ler com ele refletindo vagarosamente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sorte do teu petiz!

  16. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Um texto que expressa a verdade. Ninguém aguenta mais esses matadores.

    Responda
  17. rubens gonçalves

    O silêncio dos inocentes e os alarido dos culpados.

    Responda
  18. José Bueno

    A aceitação de práticas de Necropolítica, de Demonicidio, e de Técnicas de matar já está naturalizada no seio da familia ou de grupos de amigos " brasileiros do bem". Felizmente não são maioria e muitos já não estão se deixando enganar mais. Graças a Deus!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Zé, passo no momento uns dias em Londrina, em casa da velha mãe. Cidade francamente Bozofrênica - quando da vitória do sestroso, houve clima de copa do mundo, um despautério - percebo, embora de leve, pelo recolhimento omicrônico, uma mudança de ventos políticos. É a crise e a fome evidente, não um esclarecimento coletivo, aposto: o Paraná é reconhecidamente conservador. Mas a Barbárie é tamanha que causou espécie. Espécie humana, que fique claro.

  19. José Marques Mendes

    Excelente. Esclarecedor é angustiante.

    Responda
  20. Carlos Fernando de Souza Braga

    Sensacional. Como de hábito

    Responda
  21. Carlos Gueller

    Perfeito, Conrado!

    Responda
  22. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Tudo isso poderia ter uma solução antes de outubro/22, se fossem apreciados os mais de 100 pedidos de impeachment. Maia e Lira não moveram uma palha, assim se habilitaram a cúmplices do desgoverno, ou seja, esqueceram de seus eleitores em prol de si mesmos

    Responda
  23. Ricardo dos Reis Silveira

    Poxa, muito bom, gratificante a leitura; o Aras tb tem q ser responsabilizado - arquiteto fdp- foi replicar a coluna, parabéns.

    Responda
  24. RICARDO BATISTA

    E essa lista sua aí dá pra duplicar, triplicar ou até mais.

    Responda
  25. Maria jose dos santos

    O brasileiro e corajoso nao foge a luta.Só ele e capaz de retirar e por no poder pelo aquilo que é so seu o voto..Erramos ao votar em Bolssonaro assim eramos ao votar no Lula embora menos traumático. Esta chegando a hora de nos imunizamos desse desgovetno Ja é fevereiro...Nós aquetaremos respeitando a Ciência e as medisas senitarias pedindo a deus que proteja nossos profissionais da saúde..

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Maria José, prezada, não creio ser momento para relativizar o Bozo comparando-o ao Luís Inácio. Extirpemos o tumor. E, quanto ao "erramos", inclua-me fora desta, por gentileza.

  26. Edailson Monteiro Rodrigues

    Depois dessa, só estou aguardando a boiada entrar em polvorosa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não será qualquer Bozofrênico menor que virá encarar um texto dessa clareza e articulação, caro Edailson. Tem que ser um melhorzinho e munido de ingenuidade, destemor ou franco mau-caratismo. A conferir com a luz do dia: nessa hora tão precoce, só vêm cá aqueles cujo fígado, revirado e retorcido pela barbárie, os retira da cama a pontapés.

  27. Andréia Chaieb

    Ótima síntese! O desgoverno é o império da morte em todos os sentidos. Diante da paralisação e dos conchavos das ditas "instituições" e da incapacidade na imposição de limites, resta ao povo tomar as ruas! Somente a cidadania pode nos salvar.

    Responda
    1. Maria jose dos santos

      Pior nunca tivemos ele se compara a pandemia as mortes a dor dos enlutados ao choro das crianças órfãos