Maria Herminia Tavares > Populismo em baixa no mundo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Interessante o Centro para o Futuro da Democracia, da Universidade de Cambridge. O Brasil poderia formar vários desses centros em nossas universidades; para evitar que a "vontade popular", possa ser interpretada a seu bel prazer por tiranos. A "vontade popular" é um conceito obscuro, pode ter mais de mil interpretações.
Veremos. Biden está em desgraça nos EUA, e Trump, em alta. Na França, Éric Zemour, da ultra-direita, é forte candidato a derrotar o baba Macron. Na Alemanha, a AfD é cada vez mais forte. Até em Portugal, o Chega, que aqui eles chamam de fascista, virou a terceira força na Assembleia da República. E quem disse que Orban e Bolsonaro têm a cabeça a prêmio? Espere um pouco, dona Herminia. Dont´t count your chickens before they are hatched.
Os populismos não deixam de ter um lado de capricho, do cara que apesar de ignorante, não vê diferença entre as próprias opiniões e as de qualquer outro. Como aquela garota numa aula de filosofia contestando a professora: o Nietzsche tem as opiniões dele e eu as minhas! O medo da morte e o aparecimento das vacinas fizeram muitos descerem do pedestal narcÃsico.
Enquanto gente democrática continuar chamando fascismo de populismo estamos sob risco. São fenômenos distintos. É de fascismo que se trata, autoritarismo puro. A pregação de sociedades militarizadas baseadas na violência.
Imaginei que, com a pandemia, se Bolsonaro não tivesse ganhado em 2018, ganharia em 2022. Esse estudo me abre outras opções de multiverso. Refúgio é sonhar com o que poderia ter sido, quando fica difÃcil encarar o que está sendo.
Dona HermÃnia querida, as constatações desse estudo, alvissareiras, devem ser sopesadas em contraste com o custo da peste que exorcizou esses maus espÃritos: morte, sofrimento, fome, sequelas. Eu dou graças a Zeus, mas me confranjo. Alegra-me que a incompetência e presunção desses facÃnoras tenha levado ao seu desmascaramento e apeamento dos tronos, mas diferencio o alÃvio imediato da tranquilidade duradoura: a burrice não passa fácil...
Não podemos esquecer do Moro, a variante "Conge" do populismo da direita oportunista e demagoga!
Hahahahah! Olha, Sérgio, a esperança é a de que a cafonice, limitação intelectual e o mau desempenho cênico cuidem, como conjunto, de deixar o marreco de escanteio...
Que esse cansaço da polarização polÃtica nos traga de volta à razão. A pandemia contribuiu, mas Bolsonaro já era infectado pelo vÃrus da ruindade mesmo. Ia ser um governo medÃocre de qualquer jeito. E nessa foto aÃ, ele tá a cara do Bugaloo Da-Da.
Hahahahah, essa Ãgora é uma fonte inesgotável de Cultura! Que perversa lembrança musical, meu caro Batista: aproveita o sobrenome e já batiza o justiceiro, uai: é o marreco bugalú! Hahahahah!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Populismo em baixa no mundo Voltar
Comente este texto