Mônica Bergamo > 'Motivo real' de impeachment de Dilma foi falta de apoio, não pedaladas, afirma Barroso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Falta de apoio pois não se vendeu ao centrão como o atual mandatário do cargo. Resta saber como foram comprados os deputados. Mas que foi golpe, foi.
IncrÃvel, "ironia da história pelo que se sucedeu depois". O que diria da "perna de sustentação", as pedaladas?
Pois é... Agora é tarde!
Ou seja, fica explÃcito que ela pagou pelos erros da gestão anterior. Os desmandos do 2do mandato anterior que explodiu em seu colo. Ñ compactuou com os desvios, deixou as investigações da PF seguir o curso. E toda a sujeira apareceu. Ai os senhores feudais do CN chutaram ela. Fabricaram o fantoche que temos hoje, e com as bênçãos do judiciário, anistiados todos estão voltando, aliado a nossa imprensa. Pobre Brasil varonil.
Concordo com vc, mas não é possÃvel se esquecer do estado de indigência em ela deixou o paÃs. Empresas fechando, empregos faltando, etc.
Esse ministro é candidato a algum cargo polÃtico por eleição? Vive fazendo discursos e dando entrevistas. Ele disse que, no impeachment da Dilma, cumpriu-se a Constituição, mas só em parte, pois o STF na figura de Lewandowiski, junto com a figura execrável de Renan Calheiros, rasgaram a Constituição ao manter a elegibilidade dela. Em tempo: foi comprovada a pedalada, sim!
Decidiu perder seu tempo, Ricardo?
Bolsonaro pedalando e nada aconteceu.
Agora o ministro do STF confessa que foi Golpe , conforme anunciado pelo Juncá "Com o Supremo, com tudo"! Vergonhoso ter um STF acovardado diante do Golpe!
Golpe? Impeachment é processo polÃtico. Golpe foi em sessenta e quatro. Apoio polÃtico? Claro! O capitão hoje, porque tem apoio polÃtico... e o silêncio da voz das ruas. O Pt pediu impeachment de fhc, collor, Itamar, e agora nesse silêncio obsequioso.
Para gregos e troianos segue meu comentário: Não foi nada de golpe, foi a má administração desse desgoverno de mais de 13 anos, c om várias mazelas. Quanto ao Impeachment informo que na Constituição não existe Impeachment fatiado?!! Absurdo! Impeachment tem suas penalidades como: Inelegibilidade, cassação de mandato e outras mais. Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Viva a Democracia aqui no Brasil! O Brasil é democrático e sempre será democrático!
Claro. A prova também fica por conta de tantos crimes de responsabilidade e "pedaladas" do governo Bolsonaro e não há impeachment. Deputados, senadores, governadores e muitos do judiciário também foram cúmplices do golpe. E agora também são pelo não impeachment. OU eu estou doido?
Resumo: A Constituição foi rasgada com o aval do STF.
O "ExcelentÃssimo" Ministro, se essa opinião for verdadeira, acaba de adotar o PrincÃpio da Presidenta Dilma, ou seja, "Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta." A Corrupção é a Paz do Brasil.
Erro de significado das palavras não impedem seu entendimento... Ela quis dizer que ao se alcançar o objetivo, refaz-se esse objetivo para continuar avançando. Simples pra quem quer entender , um pingo é uma letra.
Essa reportagem vem mesmo a calhar! E que a prezada senhora Neli de Faria e outros tantos se convençam de vez que a presidente Dilma Rousseff foi vÃtima de um golpe descarado. As tais pedaladas foram apenas um pretexto dessa cambuia que assola o paÃs desde Cabral. Que vão pro quinto dos infernos!
Quem não sabe fundamentar, apela. Impeachment é processo polÃtico que existe no Brasil desde a lei mil e setenta e nove de cinquenta. Talvez o Ministro Barroso tenha faltado nessa aula.
Tivemos um golpe parlamentar, diferente de golpe militar, porém, um descarado golpe do congresso, apoiado pela midia.
Esqueceu de dizer que o motivo real do impeachment da Dilmafoi a roubalheira generalizada instalalada no seu governo em absurdos 39 MInistérios ,todas as Estatais e Fundos de Pensão que indignou e colocou o povo de bem nas ruas na maior manifestação da história do Brasil desbancando as" Diretas Já." Qualquer outra versão é panfletagem do "gorpe" e conversa para boi dormir.
E o prezado acordou só para fazer um comentário? Melhor continuasse dormindo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Impeachment é constitucional, portanto não é golpe. Hoje rejeitada pelo lulopetismo, Dilma, do alto de sua ignorante e indiscutÃvel soberba, nunca soube ou quis governar com o congresso. Não é um animal polÃtico, como o astuto chefe. Pedalou sim. Como sustenta Barroso, todavia, o contexto parlamentar desfavorável determinou seu impeachment.
José Paulo, colocou muito bem as coisas nos lugares.
Impeachment sem crime de responsabilidade viola a Constituição. Portanto, É GOLPE!
Enquanto Dilma "pedalou", o atual PR dá umas bandas de moto turbinada nas contas do erário. Até o presente momento, não se invocou a Constituição para responsabilizá-lo. PolÃtico honesto neste paÃs é defeito.
Os eleitores de Dilma não tiveram o mesmo respeito ao voto do que os eleitores de Bolsonaro, não é? Afinal, estamos suportando este desgoverno há quase 4 anos. Isso é a democracia brasileira?
A agenda liberal defendida por Temer e que não sofreu crÃticas de Barroso (sendo o real motivo do golpe de 2016) é a agenda do "privatizem os lucros e socializem os prejuÃzos" e da "meritocracia picareta" . Certamente tal agenda passa longe do judiciário que mantém seus ganhos estratosféricos, auxÃlio financeiros de toda ordem e privilégios comparáveis à corte pré-revolução francesa. O judiciário está longe da precarização das condições de trabalho impostas pela agenda liberal.
Resumindo: Foi golpe!
Impeachment do Collor não foi por corrupção: tanto que ele foi absolvido pelo stf. O Ministro barroso deveria saber que impeachment é processo polÃtico e não técnico. Não é ação penal que deve ficar comprovado.
Um pouco tarde para esses rompantes legalistas da Suprema Corte, tão leniente que foi com o golpe (sim, foi golpe, diga o Ministro o que quiser). Dilma cometeu muitos erros, economicamente e politicamente falando, mas um dos seus maiores méritos foi não ter se curvado ao status quo, embora isso tenha sepultado seu governo. Infelizmente na nossa lamentável Republica, saber lidar com o status quo e ter habilidade polÃtica é imprescindÃvel. Dilma não era polÃtica, era técnica. O maior erro de Lula.
Cara Neli, o impeachment do Collor foi por corrupção. Você se lembra do PC Farias, assassinado para queima de arquivo? Entendo o seu ódio pelo PT, resultado de uma massificação organizada que tratou a corrupção como exclusividade desse partido, mas, por favor, não distorça os fatos.
Resumindo, cara Neli, foi golpe! E tenho certeza de que você sabe muito bem disso.
O impeachment do Collor também foi Golpe? Nem para ser original o Marqueteiro do pt é. Impeachment é processo polÃtico que existe no Brasil desde cinquenta. Golpe foi a queda do Jango. Collor também aludiu ter sido Golpe seu impeachment: pesquise na Folha de novembro de noventa e dois.
Custa crer que um ministro do STF diga que a ausência de uma motivação expressamente prevista na Constituição como razão de ser do impeachment não vicie todo o procedimento. Se a perda de sustentação polÃtica não é causa de impeachment, como dizer que este se justifica juridicamente? Inacreditável! Acho que o ministro quer justificar a pusilanimidade. PS: não votei na Dilma.
Collor também foi golpeado?
Ainda bem que não foi por roubar o Brasil e dar aos paÃs da esquerda.
Também acho que a Dilma foi tirada de cena injustamente tendo Temer e Aécio por trás, mas isso não me impede de dizer Dilma nunca mais.
o ministro do stf admite que foi um golpe parlamentar, aliás começado pelo aquele irresponsável deputado do RJ, com pautas bombas etc. Com os cortes fiscais promovidos pela Dilma, numa atitude de desespero, os parasitas polÃticos, sem dinheiro para as festas, tiraram o chão e os deputados ameaçados pela lavajato viram uma oportunidade. A consequencia: bolsonaro, mais de 600 mil perdidos por falta de gestão da crise sanitária, economia em frangalhos muito pior do que na época da Dilma.
Golpe foi em sessenta e quatro.
Neli, não houve crime de responsabilidade, diferente do Collor. Foi golpe sim, um golpe pasteurizado, mas ainda assim um golpe
Impeachment é processo polÃtico que existe no Brasil desde mil novecentos e cinquenta. Golpe foi o que os milicos fizeram com Jango. Nem para ser original o marqueteiro do PT foi: collor também disse que foi golpe.
Isso é confissão de crime. Em que outro paÃs do mundo um ministro da Suprema Corte admitiria que uma presidente, democraticamente eleita, foi apeada do poder por "falta de sustentação polÃtica", admitindo que as pedaladas foram apenas uma "justificativa formal"?
Dilma não cometeu crime, a pseudo irregularidade deu ensejo aos adversários para uma ação polÃtica, que, em última instância foi absorvida pela população brasileira. Mas há consequência, a tese do ministro explicita algo que estava implÃcito e até se torna "jurisprudência": o presidente que perder apoio polÃtico pode ser impitimado e por fundamento jurÃdico qualquer coisa serve.
Barroso chovendo no molhado!
Os golpistas arrependidos querendo se justificar. Agora é tarde, o Brasil e os brasileiros estão destruÃdos. Ainda tem este ano em que o atual governo, assim que tiver certeza que vai ser derrotado nas eleições, vai surrupiar o que resta, destruir documentos comprometedores e bagunçar ministérios e secretarias. Lula vai começar do zero, tendo de apresentar resultados positivos a curto prazo, senão os golpistas, inclusive os atualmente arrependidos, armarão outro golpe .
Disse tudo.
A falta de apoio foi resultado das atitudes de Aécio Neves e da elite que votou nele e que não aceitou a derrota. Aà veio o golpe.
SÃntese perfeita. À época, chamaram esse movimento de Aécio e seus cupinchas de terceiro turno (devidamente apoiados pela banca de SP). O coronelzinho de Minas nunca havia perdido uma eleição. Em sua visão torpe, não podia deixar barato. O paÃs que se explodisse.
Até o mais idiota dos mortais sabe que Dilma não cometeu crime de responsabilidade, foi por isto que o Senado aliviou ao nao decretar impedimento polÃtico da Presidente por 8 anos.
Assombroso o que o ministro da suprema corte escreve e afirma. Mais assustador é que a mais alta corte do paÃs simplesmente lavou as mãos e deixou o circo pegar fogo quando deveria ter cumprido seu papel institucional. Hoje são poucos os homens que horam os juramentos que fazem, quando assumem cargos de uma das instituições mais importantes do paÃs. Lamentável!
Se Barroso acredita q não houve crime de responsabilidade, a única conclusão coerente é de q teria havido um golpe, pois a Constituição não permite impeachment por perda de apoio polÃtico.
Impeachment é processo polÃtico que existe no Brasil desde mil novecentos e cinquenta. Collor também aludiu ter sido Golpe.Consulte a Folha de nove de novembro de mil novecentos e noventa e dois. Ah, Collor, pelo mesmo fato, foi absolvido pelo STF.
Ora, ora, temos um xeroque romes aqui.
Novidade... Até as emas do Palácio da Alvorada sabiam disso! A diferença delas (emas), para as antas que andam pelos demais palácios de BrasÃlia, é que elas chamam isso de GOLPE, enquanto que as antas arrumam outros termos.
Apenas disse o que até a torre de televisão de BrasÃlia já sabia. Algumas verdades sobre manobras polÃticas brasileiras aparecem apenas após quatro, por vezes 100 anos.
Além do conhecimento desse fato pela torre de televisão e pelos postes da cidade, poderia se acrescentar o seu " entorno ", que desde o dia da sua posse, estava de olho na sua cadeira a de uma oportunidade.
Primeiro a Miriam Leitão e agora o Barroso. Golpistas arrependidos.
O bicho tava pegando para o PMDB, PP, PL, PSD, etc. Se lembram quando um dos chefes do centrão disse: "a gente tem que se unir e parar com tudo isso, se unir até com o STF". Resumindo, o STF apoiou o golpe, fez polÃtica, e não justiça. Então melhor fechar, mandar todos os milicianos de toga pra casa e convocar novos ministros para o STF
Ou seja, golpe
O spoiler deveria colocar o ministro na antessala do impeachment.
O ministro Barroso está equivocado, pois o que houve com a presidente Dilma foi golpe, liderado pela mÃdia, judiciário e por palarmentares e as consequências são sentidas até hoje. E sobre a falta de apoio do congresso o ministro só não disse que isso ocorreu pq Dilma era honesta e não se vendeu ao presidente da Câmara da época, Eduardo Cunha, para fazer as maracutaias. Se não fosse honesta fazia igual o bozo e comprava o apoio do centrão.
Isso todos já sabiam. Bolsonaro vive cometendo crimes de responsabilidade e deu uma pedalada de 50 bilhões no final de 2021 e nada acontece. Mas ela não deu todos os bilhões que Bolsonaro está dando no orçamento secreto. Foram 16,8 bilhões em 2021 e mais 16,4 bilhões em 2022 e mais os de 2020. Além faltar com a verdade compulsivamente e não governar, mas sabe gastar o dinheiro do povo, 29 milhões em cartão corporativo e ainda falta 2022 inteiro.
Para mim é tão simples de se ver. A lava-jato estava começando, até que bem. Aà o PT decidiu, continue, mesmo que venha a doer na nossa própria carne, não votando para blindar os lad rões do centrão e outros partidos, a começar por cunha. Então o centrão, câncer do Brasil, se uniu a partidos oportunistas, PSDB e alguns outros, e o final da história nós sabemos. Os lad Uões ficaram tomando conta de tudo. O povão, enganado pela mÃdia e alguns milianos de toga, ficou com o desemprego, a miséria, fo
Omissão sos bons , golpe dos maus! Essa foi a realidade com Coração valente! lulavaivoltar! Foragenocida!
Golpe. Golpe sa-fa-do. Golpe sem-vergonha. GolpÃssimo. Eis aà o resultado!
Traição.
Concordo com o ministro Barroso. Mas não se tratou apenas de apoio polÃtico. O que foi decisivo foi a perda do apoio popular, pois Dilma fez uma campanha mentirosa, vendendo um realidade paralela. Depois de re-eleita, a casa caiu em cima dela.
Se a Dilma não caÃsse o paÃs afundaria em seu lugar. Pedaladas fiscais foi apenas o nome dado à incompetência e arrogância da presidente cassada, que também pode ser chamada de o maior erro cometido por Lula.
mas o Brasil efetivamente afundou em seu lugar. alguma dúvida disso?
Com ou sem Dilma o Brasil afundou do mesmo jeito. Isso é desculpa esfarrapada. Ninguém, entre os responsáveis pelo impeachment, estava se preocupando com o futuro do Brasil. Preocupavam-se somente com seu próprio futuro, e de preferência longe da cadeia. O PP foi o partido com o maior número de congressistas envolvidos na Lava Jato. Pq ninguém o demoniza? Acreditar que o Mensalão começou com o PT é o mesmo que acreditar em Papai Noel. Isso é crônico e se bobear, deve existir desde os militares.
Meu caro, o paÃs só afundou com o golpe em Dilma.
O barroso é mais um golpista arrependido. É que ele nao sabia que era golpe...Ate o golpista que assumiu, ja disse que foi. So a turma do pato ainda nega...Nega de vergonha né, bicho...Combater a corrupçao ao lado do romero juca e paulo skaf, é a eutanasia mental plena...Viva a carreta furacao!!
O que você escreveu em meu comentário complementa o que disse. De qualquer maneira, o rompimento da Dilma com o Centrão, o fato dela não fazer nada para impedir a Lava Jato contribuiu para o impechment a.k.a. golpe.
Ministro Barroso deve explicar como se cumpriu a Constituição se não houve crime de responsabilidade.
Ele tem que apontar na CF, onde esta escrito que falta de apoio é motivo de impeachment...
Sr. Óbvio. Dilma estava rompida com o Centrão. A Lava Jato estava no auge e a mulher não fazia nada para impedir. PL, PP e os outros partidos do Centrão já estavam até o pescoço envolvidos e alguma coisa precisava ser feita. Deu-se o impeachment, a demonização do PT e da esquerda, como se fossem os únicos envolvidos na corrupção e por fim a cereja do bolo: a eleição de Bolsonaro, para o deleite do Centrão.
Discordo. O mpeachment foi pautado, qdo Dilma nao livrou a cara do cunha nos trambiques dele, e nao pagou as verbas do centrao, essa mesma que manteve o mito. Ela tentou quebrar o status quo da corrupissaum e caiu acusada de cor r upta...Afinal, estamos no BR...
O grande acordo; com o Supremo, com tudo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > 'Motivo real' de impeachment de Dilma foi falta de apoio, não pedaladas, afirma Barroso Voltar
Comente este texto