Vinícius Torres Freire > O que o fim da epidemia na Dinamarca diz sobre o Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adalberto Otaviano Luciano

    Não há como comparar Dinamarca com o Brasil. Pesquisem: IDH; PISA; QI; Corrupção.... Enfim, o articulista quer nos confundir ao tentar misturar "alhos com bugalhos".

    Responda
  2. jose M Salvador

    Vacina se transformou numa forma de protesto no Brasil, nos EUA ou na Rússia. Nos EUA os contras são republicanos, no Brasil os Bozos protestam (?) e não vacinam por causa do chefe louco, na Rússia eles não confiam das coisas que vem governo e protestam não vacinando.

    Responda
  3. Ricardo Villas

    Sr. Vinícius Torres, o que a Dinamarca fez foi exatamente o que o Bolsonaro tem defendido... o nível de vacinação, contágio e falecimentos é similar nos dois países. No entanto, você admira a Dinamarca e tripudia o Bolsonaro. Isso é muito esclarecedor. Sua lógica, assim como do seu jornal, é criticar o atual presidente, custe o que custar, esteja ele certo ou errado. Você não é jornalista. É um sectário político!

    Responda
    1. Anísio de Souza Chaves

      O Bolsonaro tá certo no quê?

    2. Guilherme Zambrana Toledo

      Ricardo, creio que sua informação não esteja correta. No Brasil morreram 2.941 pessoas para cada 1 milhão de habitantes, enquanto na Dinamarca foram somente 671 mortes para cada 1 milhão de habitantes.

  4. adenor Dias

    SR Marcio Carneiro, há gente vacinada morrendo em UTIs, e não vacinado que nunca foram aos hospitais.. O que que o senhor me diz sobre isso?

    Responda
  5. CESAR PAES

    Comparado com a Dinamarca ou com qualquer outro, este país, por sua tradição em campanhas de imunização, considerada a melhor do mundo na era pré bozo, já teria superado a covid há muito tempo. No entanto foi transformado numa casa de tolerância por malucos no poder e outros, que os apoiam, tão desequilibrados quanto. Sem atrasos, piadinhas, materiais perdidos, falta de apoio ao SUS, cloroquinas, e campanhas negacionistas, mal passaríamos de 200 mil óbitos sem a atuação nefasta desses jerdas.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ???

  6. José Roberto de Amorim Amorim

    Impossível pescar uma ideia central nesse artigo. Trata-se de uma verdadeira liquidificação estatístico-político-cultural. Sociologia do crioulo-doido.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ahn?

  7. José Bueno

    Qual a melhor política de saúde pública para o enfrentamento da pandemia, num país com uma população 40 vezes maior que a da Dinamarca, com metade dessa população vivendo entre a pobreza e a miséria? Este desafio nossos competentes profissionais estão enfrentando bravamente, apesar do boicote do Geno cida e cúmplices. Vou continuar seguindo e apoiando nossos cientistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais comprometidos com a nossa Saúde Pública.

    Responda
  8. José Cardoso

    Acho que não diz muita coisa. Como diz o próprio colunista são países muito diferentes. Nossos 'pares' em renda por habitante e grandes populações são México, Colômbia, Argentina, Turquia, Irã, Indonésia...

    Responda
  9. Nilton Silva

    Concordo com alguns comentários. No afã de criticar o farofeiro (eu adoro farofa e o duvivier também), o colunista se perdeu na tentativa de comparar um país rico com o nosso país em frangalhos.

    Responda
  10. Nelson Vidal Gomes

    O Brasil é ,sobretudo, miserável porque elegeu por 4 vezes o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), culminando com a consequente eleição de Bolsonaro. Isso é o que nos faz verdadeiramente miseráveis como nação. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      De fato, antes do PT, viviamos tempos melhores, era massa Brou.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      É verdade. Antes dos governos do PT, o Brasil era praticamente uma Suíça.

  11. Mario Kurtz Filho

    Antes de escrever, melhor fazer a lição de casa... já foi superior, está devendo ao leitor.

    Responda
  12. RICARDO Guimarães

    A questão da Covid no Brasil, desde o início, é um vírus politizado. De um lado um imbe cil no comando do país que tardou para agir. De outro, a oposição ao seu governo, que só faltou dizer que quem criou o vírus foi o Bozo. Nesta guerra política de ignorância e de vaidades quem perde é o povo. Sou de esquerda e não sigo boiada nem de direita e nem de esquerda: tenho capacidade de ler, adquirir conhecimento, analisar e formar minha opinião, o que falta hoje em dia no Brasil.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Sua última frase é um achado, adoto-a: onde assino?

    2. Pedro Cardoso da Costa

      Eu ia escrever, mas peço permissão para transcrever esse final do seu comentário. Fala por mim: "não sigo boiada nem de direita e nem de esquerda: tenho capacidade de ler, adquirir conhecimento, analisar e formar minha opinião, o que falta hoje em dia no Brasil."

  13. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Engraçado, conheço varias cidades nordestinas pobres com indice vacinal semelhante aos da dinamarca. Porque será? talvez porque a sabedoria ancestral nordestina, construída na lida da roça e dos bichos, se sobrepõe a burrice de seguir um abestalhado.

    Responda
  14. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Por nossa história, no Brasil, parte da população vive sob uma espécie de desumanidade forçada; a outra parte, menor, vive em uma bolha inculta, boçal e vazia. Para uns, resta buscar sobreviver na selva das necessidades primarias, para outros, o gozar de seus privilegios imediatos e a preocupação por mantê-los; eis que estamos todos presos ao imediatismo das coisas pequenas, uns em busca de comida, outros em busca de privilegios. Em um lugar assim, a vida vale pouco, taí o resultado.

    Responda
  15. romulo paiva

    Pois é: Se a imprensa não agisse como partido político de oposição, poderíamos ter melhores análises e soluções para a Pandemia.

    Responda
  16. luiz matta

    Você já foi melhor. Que horror de repotagem. Está manequeista

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, no é repotagem, é poponião! Manéqueista!

  17. luiz matta

    Você já foi melhor. Que horror de repotagem. Está manequeista

    Responda
  18. Claudio Belodi

    Confirmado que o isolamento social era coisa de terro ristas, pois quem não fez tantas restrições absurdas apresenta os mesmos índices.

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      UTI em 100% de ocupação no auge da pandemia, cadaveres se espalhando no chão e o camarada queria que tivesse jogo no maracanã? a essa altura brou?

    2. Marcos Benassi

      Belóide, tá lôko, mano? Cê acredita *mêmo* nessa bobagem, jura?

  19. RICARDO BATISTA

    Garota, eu vou pra Copenhague, viver a vida sobre a neve. Vou ir de bike pro trabalho, o meu destino é ser um nórdico.

    Responda
  20. adenor Dias

    Sem ter os argumentos científicos, eu disse desde o começo da pandemia que não há como nos livrar do vírus mortífero! Reconheço que as queixas dos hospitais faz sentido, pois estes não estavam preparados para atender massas de doentes, mas não concordo com os métodos para evitar a contaminação! Eu conheço casos de pessoas contaminadas que não participa de aglomerações usam mascaras e inclusive já tomou duas doses de vacina! Com certeza o psicológico de muita gente será afetado...

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Marcio, eles não vão entender nunca. Por isso votam em quem votam.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Vocês são cansativos, né?

    3. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Adenor, o fato de se tomar vacina não impede a pessoa de se contaminar, torna provavel que ela não adoeça gravemente; pelo amor de Deus! é dificil entender isto?

  21. Marcos Benassi

    Vêtêfê, meu caro, nem deveríamos discutir aqui o "dia da liberação", e não só pelos argumentos que você listou. Lembra-se daquele seriadinho "Família Dinossauro", uma comédia de costumes jurássica? Devíamos falar do "Dia do Arremesso", data ansiadíssima pelo Dino, no qual ele jogaria a sogra, velha e insuportável, no abismo. Identicamente, eu quero "Arremesso", muito mais relevante do que "liberação". Sonho com arremessar o Bozo no abismo da Terra Plana: o espetáculo do espatifamento seria lindo

    Responda
    1. RICARDO BATISTA

      Lembro desse episódio. Foi no dia que ela faria setenta anos. Acho que faltam três ou quatro para o nosso mala.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Kkkkk. Eu gostava da sogra..

    3. Jove Bernardes

      Estou ensaiando há semanas com sacos de cimento.

    4. Alá de LiBu

      Risos, risos e mais risos, Dia do Arremesso foi espetacular! Te agradeço,

  22. Guilherme Zambrana Toledo

    Há algo de podre no reino da Dinamarca.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ô lugar pra brotar chorume do chão, não? Cacilda.

  23. Pedro Alexandre Fecchi

    Aproveitem.

    Responda
  24. Roberto Jorge Chaves Araujo

    O Brasil não é miserável. Uma parte população está na miséria. Talvez a riqueza da Dinamarca esteja relacionada à nossa miséria já que, a dolarização e a inflação presentes desde o golpe de estado de 2016 através agenda liberal e antes a Lava Jato (menos 4,4 milhões de empregos e e menos 172 bilhões de reais em investimentos), estão relacionados a contextos internacionais.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ???

  25. Paulao Henrique de Mello

    A Dinamarca testa 10 vezes mais que o Brasil e tem 10 vezes menos mortes por milhão. Ebó principal pra isso, tem governo.

    Responda
  26. COLOMBO MELO

    A Dinamarca é muito diferente. Lá, corruptos condenados são presos e jamais seriam favoritos em uma disputa eleitoral. É um povo muito diferente de nós.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A terra da Dinamarca não dá Bozo, Calombo. Nem marreco. Da uns ttttaarados armamentistas, isso dá. Mas vai em cana.

    2. Henrique Fonseca

      Na Dinamarca só prende com provas.

    3. José Antônio

      ''A Dinamarca é muito diferente.'' Sim. Lá não essa de general tuítar para influenciar na votação do Supremo. Tenho certeza absoluta de que eles sabem muito bem interpretar o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Mas aqui, infelizmente, a ''dificílima hermenêutica'' do texto do artigo confunde certas pessoas. Não é mesmo?

    4. Luiz Quevedo

      gado...

    5. Hernandez Piras Batista

      E jamais elegeriam como chefe de governo um militar vulgar e boca-suja, que planejou atentado contra adutoras de água para pressionar por aumento de soldo.

    6. Antenor Magno

      O judiciário também funciona e segue as leis. Não condena candidato favorito pra depois Ser ministro e fazer consultoria suspeita.

    7. CARLOS HENRIQUE MINEIRO

      E têm também Juízes sérios,honestos e imparciais que não interferem nas investigações e aceitam indicação para ministério do candidato que ajudou a eleger!

  27. Eduardo Giuliani

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      vai nessa irmão! vai profundo, vai intenso; só vai...

    2. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      vai nessa irmão! vai profundo! vai intenso; só vaí.

    3. Marcos Benassi

      Ah, tá. Seu leito tá reservado, torça pra nenhuma criança ocupá-lo.

    4. Wagner Santos

      Não cria imunidade, é ruim para isso . Nem para a variante nova muito similar a ela e a nenhuma variante anterior a ela. A letalidade da ômicron ainda é 3x maior que a da gripe e com vacina. Sem vacina é um massacre. E se uma variante similar a Delta retornar, não haverá imunidade que não seja a por vacinas mesmo. A ômicron não é uma cepa vacinal.

    5. Bruno Martins da Costa Silva

      Não existe imunidade de rebanho para esse tipo de doença. Há gente pegando omicron pela segunda vez porque as variações da própria omicron já são suficientes para driblar a imunidade adquirida. Em algum momento vai deixar de ser pandemia, mas não vai parar de matar e não sabemos quando a fase pandêmica acabará... na gripe espanhola foram 3 anos... não fossem as vacinas, já teríamos superado os 50 milhões de mortes da gripe espanhola...

  28. Claudio Carvalho

    Texto claro e cristalino como nossa barbárie tropical. Barbárie solar e quentinha como o inferno do capitão. As razões para a abertura no país cinzento e frio serão importadas pelo nosso iluminismo às avessas. Para nosso desespero, a luminosa estupidez não se limita ao Messias-miliciano, é solar (talvez radioativa), espalhou geral. Amo os textos do Vinícius Torres Freire (Amo até os que discordo - o que não é o caso desse).

    Responda
  29. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    O texto é explicativo e o segundo parágrafo, após, a foto da Primeira Ministra, é perfeito.

    Responda
    1. Rafael Calegari

      No Brasil, há uma regra perversa de que a autoridade deve ser servida ao invés de servir.

  30. E Mathias

    Não somos uma "Dinamarca, mas um Estados Unidos miserável". Há (poucos) lugares no Brasil que são enclaves de prosperidade, como uma Dinamarca. Há (muitos) lugares no Brasil que são uma Etiópia, um Afeganistão. Na média, somos um Estados Unidos miserável. O Brasil são vários países num mesmo lugar. Tem que sair de casa, ir além do bairro, e conhecer melhor.

    Responda
  31. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Pesquisem última morte violenta em Copenhage e Rio de Janeiro. Entenderão imediatamente

    Responda
  32. Franco Oliveira

    Vinicius existe um Brasil que já liberou geral onde pessoas também morrem e a vida segue. Os motivos não são nada parecidos com os da Dinamarca. Aqui a miséria campeia e se o cara não se mexer ele e família morrem de fome. Acho que os governadores mais conscientes estão tentando manter restrições para atender a esse público miserável o qual muitos de nós e nosso governo virou as costas faz tempo.

    Responda
  33. Bruno Naves

    Vinicius, eu vou parar de ler sua coluna, eu sempre percebo algumas partes um tanto quanto dúvidosas nos seus textos que me deixam incomodado com sua perspectiva do mundo, por exemplo, "pais civilizado", existem países menos ou mais civilizados? O que é ser civilizado? Qual seu conceito de civilização? O Brasil não faz parte de uma civilização?

    Responda
    1. Bruno Naves

      Eis o cerce da minha critica, nao existe povo menos civilizado, nessa perspectiva seria os povos indígenas menos civilizados que os europeus, por pussuirem indicadores sócio econômicos inferiores aos europeus? Todo ser humano atual é civilizado, porque percente a uma civilização, com características próprias, gostemos delas ou não!

    2. Jair Bezerra de Menezes Junior

      Não é. Simples assim.

    3. Maria Lopes

      Compartilho seu incômodo mas não sua dúvida. O Brasil é um país onde reina a violência, a injustiça e a miséria. Um dos países mais desiguais do mundo, disputando as últimas posições da desigualdade. Não, este não é um país civilizado. Fosse, nunca teria eleito um bolsonaro.

    4. Vinicius Torres Freire

      Boa tarde. Obrigado por ler a Folha e a coluna. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo (em termos de renda), dos dez mais; está nas alturas dos rankings de taxa de homicídio e mortes no trânsito; é dos países com a maior taxa de morte por Covid no mundo. Etc. Isso não me parece civilizado. Abraço e saúde.

    5. Vinicius Torres Freire

      Boa tarde. Obrigado por ler a Folha e a coluna. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo (em termos de renda), dos dez mais; está nas alturas dos rankings de taxa de homicídio e mortes no trânsito; é dos países com a maior taxa de morte por Covid no mundo. Etc. Isso não me parece civilizado. Abraço e saúde.

    6. Vinicius Torres Freire

      Boa tarde. Obrigado por ler a Folha e a coluna. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo (em termos de renda), dos dez mais; está nas alturas dos rankings de taxa de homicídio e mortes no trânsito; é dos países com a maior taxa de morte por Covid no mundo. Etc. Isso não me parece civilizado. Abraço e saúde.

  34. marcos fernando dauner

    Dinamarca é apêndice da Alemanha , com forte influência sueca . .

    Responda
    1. Maria Lopes

      Discordo totalmente. Basta se informar sobre o comportamento dos dinamarqueses durante a segunda guerra na questão judaica.

  35. Shemarlison Junior

    Nada que uma sexta dose não resolva, depois da quinta...

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Se eu tivesse o nome Shemarlison, também colocaria este nome no meu filho.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      A irmã do He-man não quer se vacinar

    3. Joaquim Rocha

      Estou esperando a quarta, quinta, sexta e quantas mais houver. Tomo a da gripe todos os anos. Qual o problema de tomar também a da covid, se for necessário?

    4. DIMITRI OLIVEIRA

      A Covid-19 está fazendo a limpa nos negacionistas antivacina.

    5. Daniel Alvares

      Não toma não, Shema. Hoje estamos com mil mortes por dia, noventa porcento de não vacinados. Pega esse bonde aí!

    6. Carlos Fernando de Souza Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. Roger Z Moire

    Aguardem, dentro de instantes a esquerda caviar vai tachar o governo da Dinamarca como misógino, homofóbico, nazista, racista, negacionista, terraplanista e vai protocolar um pedido de impeachment do Bolsonaro por isso.

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Sou da esquerda caviar e adoro o governo da Dinamarca.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      E a direita picanha de R$ 1.800? E a direita cartão corporativo estourado?

    3. Marcos Benassi

      Ah, que linda a direita Muár...

    4. Joaquim Rocha

      O monstro Bolsonaro tem centenas de motivos para impeachment. Voce tentar defender esse ser desprezível mostra que tem a mesma índole maligna dele.

    5. Marcelo Santana

      Não sabe ler não Roger? Só faltou o Vinícius desenhar as razões pela qual a dinamarca tomou essa decisão.

    6. Jorge Peregrino Braga

      Vamos ver se é somente a “esquerda caviar” que pensa assim na próxima eleição.

    7. marcos fernando dauner

      robo bolsomita detectado .

  37. Marcelo Lucena Diniz

    A pandemia deixou claro que a Europa não é "melhor" que ninguém. É só mais rica por razões histórica. Suécia, Holanda, Dinamarca, esses "modelos" só fizeram m* na gestão da pandemia.

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Eu queria o governo da Suécia, Holanda e Dinamarca aqui.

    2. RICARDO Guimarães

      Quanta desinformação, meu Deus!! Cada sociedade tem suas políticas públicas em saúde. Julgar o país X ou Y, principalmente da Europa, é um estelionato !!!

    3. Maria Lopes

      Bem mal informado né mesmo? A princípio, não se sabia bem como lidar. Mas olhe o número de óbitos por milhão e o número de vacinados e lustre um pouquinho as ideias. Sem contar que nenhum dos países que vc menciona tem um b…sta o desgovernando. Melhor olhar-se no espelho antes de falar dos outros países.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.