-
Vito Algirdas Sukys
Quais fatores impediram o Brasil de fazer parte da cadeia global de suprimentos a partir dos anos 1980s? A Coreia do Sul tinha um PIB per capita parecido com o do Brasil, investiu em educação e tecnologia. Criou a Hyundai enquanto o Brasil não conseguiu criar uma montadora nacional que poderia agora fabricar o carro elétrico. A nossa elite não quer mesmo perder os privilégios.
-
José Cardoso
O PIB per capita é o melhor indicador para medir a evolução do padrão de vida. Ainda assim, quando se comparam longos períodos de tempo, a evolução tecnológica tende a subestimar essa evolução. Há vinte anos atrás eu estaria lendo um jornal em papel com assinatura mais cara, e não poderia comentar essa coluna por exemplo. Minha despesa real de consumo caiu, mas o valor de uso aumentou.
-
Claudio Belodi
Porque não fazes uma comparação a partir de 19 64 e não adotando o ano de 1900. Naqueles tempos o Brasil era essencialmente agrícolas e a partir de 64 passamos a ter maior industrialização.
-
Marcelo Magalhães
Não dá, a ideologia sempre aparece e a culpa vai para quem ganha um salário mínimo.
-
eli moura
Esquece cara ninguém vai te perguntar nada, não vai passar de mero colunista.
-
Robson Simões
O Bozo pode e eu não...é por aí?
-
Robson Simões
Não cito nomes e muito menos palavras que o tenente reformado usa ...não entendi.
-
Robson Simões
O que tem o meu comentário para ter que passar pela censura da Folha?
-
Robson Simões
Quem era mesmo a presidente do Brasil em 2013 ? Desculpem-me , já me lembrei. Ninguém aguenta mais o Bozo.
-
E Mathias
Então caro Samuel, precisa citar a teoria da CEPAL com o importante conceito de "substituição de importações". E depois, explicar porque a preços constantes de 2010 foi feito essa indexação na série histórica. E porque não avaliar a Paridade do Poder de Compra nessa mesma série? Alguns elementos técnicos de economia que mudam muito a leitura dos dados, que nunca são neutros.
-
E Mathias
Caro colega, dei "uma viajada" na serie histórica que o prezado Samuel Pessoa nos apresentou, sugerindo alguns elementos no itinerário apresentado para um período tao longo sob analise. Essa "viagem" já possui muitas analises, com muita gente boa no assunto que já viajou antes nesses dados. Talvez seja a ocasião de "viajar" com a ajuda deles. Em ano eleitoral, todas as viagens ficam suspeitas de uma certa parcialidade. Abraços.
-
Robson Simões
Caro E Mathias, deste uma viajada legal... ninguém entendeu nada.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.