Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Hahahahah, Ricardopata, pândego! essa discussão já deu. Justa que Latiu, tô de saco cheio do narloch e do risério, negada chata que transformou em pauta sua própria chatice e desconforto existencial. Vão fão!

    Responda
  2. Maria Alice Costalonga

    Valeu, não compactuo com as feministas em nada! E cancelamento então, autoritário e burro. Escuto "Com açúcar e com afeto" do Chico, e "Vale tudo", do Tim Maia no Spotify. Abaixo a censura às Artes

    Responda
  3. Nilton Silva

    Torcer pra que o chico leia a coluna. Genial argumentação.

    Responda
  4. Helio Cardoso

    Pera aí, e aquele funk que diz "tô ficando atoladinha...", de extremo mau gosto, des-respeitoso e abusivo, ninguém vai falar nada?

    Responda
  5. Raymundo de Lima Lima

    Ricardo. Seu texto me lembra os tempos que eu tinha facebook: um inteligentinho politicamente correto xingava o Chico Buarque por ter feito uma letra infame que estimulava "jogar pedra na Geni", ou seja, o inteligentinho achava que Chico era machista, misógino, ou coisa pior. Vivemos tempos sombrios. Afinal, por onde anda "Amélia, que era mulher de verdade, não tinha menor vaidade...???

    Responda
  6. Helio Cardoso

    Tudo é o momento, quando o momento exige muda-se o texto. O bom senso cabe em qualquer lugar. Não é o caso.

    Responda
  7. João Carlos Sampaio

    Por letras assim e outras mais, Chico ganhou o Prêmio Camões de 2019.

    Responda
  8. márcia corrêa

    Uma pena o Chico ter entrado nessa. Nooossa, essas patrulhas estão radicais e carecendo de reflexão! De nada adiantará descontextualizar e apagar o passado (nem tão passado assim, por vezes). Mais vale cantar, ser ouvido/a e trazer o tema às conversas. Não é jogando para baixo do tapete ou para os porões da história que vamos mudar o presente e o futuro!

    Responda
  9. José Cardoso

    O pior é o incentivo ao consumo de açúcar. Seria no fundo uma vingança para que o boêmio adoecesse com diabetes?

    Responda
  10. Carla C Oliveira

    Perfeita ironia! O grande Chico era o responsável pelo machismo. Agora que se arrependeu, está tudo resolvido. Acredito que nem teremos mais feminicídio.

    Responda
  11. Maria Lopes

    Defendo os direitos das mulheres à equidade desde sempre. Pratiquei e pratico. Esse patrulhamento é uma grande asneira. Nara Leão, que encomendou a canção, era autenticamente livre e feminista e nunca perderia seu tempo com essas besteiras. Estão confundindo tudo e isso só ajuda as e os cavernícolas.

    Responda
  12. Marcos Benedetti

    Na verdade bem oculta dessa discussão, o que as feministas queriam é dizer que o Chico canta muito mal, e foi assim que o levaram a se mancar. Deixa pros cantores/as melhores fazerem isso. Suas músicas merecem melhor interpretação, não é mesmo? E sobre poesia versus feministas, bem.... Esta não é a praia delas.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Quem gravou foi a Nara e se a Nara, defensora do universo feminino, não chiou... o contexto está bem assim!

  13. Alberto A Neto

    Agora a fila anda. Caetano Veloso pedirá à Betânia não mais cantar "Esse Cara". Vai faltar pedra para tanto contexto!

    Responda
  14. Gildázio Garcia

    Se as patrulhas continuarem nesta toada, os machistas terão que pedir ao Chico para não cantar, também, "Olho nos olhos". Mas prefiro com a Bethânia

    Responda
  15. Marcos Valério Rocha

    Conheço várias mulheres casadas, que não são feministas de levantar bandeiras, cozinham bem, mas que gostam de reunir as amigas, expulsam os maridos de casa, bebem, jogam conversa fora, riem, falam bobagens, fofocam. Chico poderia fazer uma outra Feijoada Completa nesse ambiente. Reúnem, também, em festas próprias em bares , churrascarias e os maridos é que se virem com filhos e comidas.

    Responda
  16. José Eduardo de Oliveira

    Ou, esqueceu de citar Dona Valerie Solanas e o seu Manifesto, que é um primor. Joga pedra no Xico, ele canta pra qualquer uma....

    Responda
  17. Alexandre Pereira

    Bem vindos, mais uma vez, à assepsia social ( onde tudo será cheiroso, bonito e harmonioso), patrocinada exatamente por quem esperávamos ser a fonte de contestação, a um passo de Handmaid’s Tale. Como dizem, a estrada para o inferno é pavimentada com boas intenções.

    Responda
  18. Marcos Valério Rocha

    A letra é machista mesmo. Deve ter muito machista defendendo a música, e falando para a sua mulher, tá vendo como você é doida. A mulher feminina tem que ser sensível como a de Com Açúcar e Com Afeto, ela suportar o marido mostra dignidade. Quanto à Geni, ao final ela salva o planeta, apesar de todo escárnio da população. Chico poderia cantar em resposta "Pode Esperar " que Alcione canta ou "Bebaça" de Marília Mendonça, mulheres com atitudes.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Sr. Marcos, a Geni do Chico é, na verdade, o Genivaldo, homossexual, que ninguém aceita/quer/respeita/ama/admira ... , mas que salva o Planeta dos alienígenas. Bolsominions?! Talvez!

  19. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Desde o início deste patrulhamento tenho ouvido a Nara cantando a música do Chico, com o autor participando ao lado, inúmeras vezes depois de décadas no esquecimento . Estão muito inspirados e felizes. A vítima era provavelmente uma dona de casa, dependente do esposo, situação corriqueira na época. Aparentemente o boêmio nem amante tinha, o que também era usual. Nem filhos o que era estranho. Sei lá o que…penso que esse pequeno drama era de fácil solução.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      Pois é né, o cara nem amante tinha... e a mulher lá 'sem nada a fazer' bancada pelo boêmio, que vidona boa... ( ironia viu gente)

  20. RODRIGO DORNELLES

    E se for tudo jogada de marketing de Chico? Quantas pessoas que nunca tinha escutado a canção foram procurá-la e escutaram em alguma plataforma de streaming? E se Chico estiver querendo atualizar seu público? Quantas são as mulheres jovens que não tinham por hábito escutar e admirar Chico passaram a fazer depois desse reboliço todo? Deixem Chico cantar o que quiser e deixar de cantar o que não mais lhe aprouver. Que gente xarope.

    Responda
  21. Daverson Furlan

    O que faremos com as letras de funk então? A maioria esmagadora em nada eleva a dignidade feminina, mas porque a patrulha ideológica não fala nada sobre isso? Será porque a fala do Chico da mais ibope?

    Responda
    1. MARCIA DA CRUZ

      Perfeito o seu comentário!!!!

  22. Gildázio Garcia

    Esta canção é linda, com uma letra tão verdadeira para muitos casais do séc. XXI. Além disso, segundo o Chico, ela foi feita sob encomenda para a Nara Leão. Por essas e por outras, é que a MPB não consegue atingir nem a classe média "alfabetizada". Infelizmente!

    Responda
  23. Adriana Mara de Moura e Souza

    O que eu adoro é que a hipocrisia da esquerda sempre chicoteia sua cara!!

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Muito bom! Parabéns! Esta chicotada doeu mais do que na cara. Foi na alma, que não é pequena, mas nem tudo vale a pena.

  24. DIVINO RICARDO CAVALCANTE

    Como sempre perspicaz e brilhante. As feministas razoáveis que me perdoem.

    Responda
  25. Júlio Pedrosa

    O problema não está, de modo nenhum, em Chico Buarque deixar de cantar ou continuar cantando essa ou outra canção. Ele canta o que quiser. É decisão dele. O problema é a falta de capacidade de interpretar uma canção, de contextualizá-la, de identificar seu eu lírico. Hoje em dia nada pode ser indireto, metafórico, figurativo ou irônico: tudo deve ser interpretável literalmente. Para essas pessoas, "Ronda" de Paulo Vanzolini é apologia do assassinato... Que pobreza intelectual!

    Responda
  26. SUELI Iossi

    Então vamos cancelar todos os funks, sofrências, sambas e por aí vai, os livros, as músicas, filmes, enfim a história existe para refletirmos sobre ontem, e como queremos o amanhã, se apagarmos a história, qual a nossa referência?

    Responda
  27. Maria Estela Heider Cavalheiro

    Achei brilhante. Por acaso, cancelar a música resolve alguma coisa?

    Responda
  28. edgard reymann

    Eu cancelei Ronda. A mulher deveria consultar um advogado, e não planejar uma vingança sanguinolenta

    Responda
  29. Fatima Marinho

    Cante a vontade a música, ninguém está proibindo. Se o autor não quer mais cantar eh um direito dele. Texto bem ruim, tenta fazer uma tempestade com um copo d’água. Criar uma falsa polêmica.

    Responda
  30. Joana C

    Estou um bocadinho cansada disto... devia ser evidente que o Chico Buarque ou qualquer cantor deveriam poder cantar sobre o que bem quisessem. Mas a Geni, o João, o Wilson ou a Joaquina também deveriam poder fazer o que bem lhes apetecesse sem ninguém ter nada a ver com isso

    Responda
    1. Renata Moro

      De fato qualquer um pode cantar sobre o que quiser. Baden Powell e Baby Consuelo deixaram de cantar suas músicas falando de santos e orixás quando viraram crentes. A questão é a real motivação por trás da atitude de Chico Buarque. Se ele é sincero na razão que dá para as feministas, deveria então parar de cantar quase tudo o que compôs. Eu o critico por isso, não por escolher deixar de cantar essa ou aquela música. Para mim, o que ele quer é ficar bem na foto com a patrulha.

    2. Joana C

      Desculpem o desabafo. Não tenho nada contra a canção, é uma canção. Mas na vida real.. uma mulher que esteja nessa situação.. Não me parece que haja o que quer que seja de bom nisso. Parece-me a mim, que se fôssemos todos livres de fazer o que nos apetecesse, isso não acontecia

  31. Carlos Roberto Rios da Silva

    Imagine, então, o Paulinho Nogueira quando fez " Menina".

    Responda
    1. Renata Moro

      E quantos outros mais em toda a música brasileira! Está cheio de machismo, racismo, homofobia, islamofobia, pedofilia.