Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emilio Salmo de Oliveira

    Sim, graças a sociedade de mercado caminhamos para o nada. Mas enquanto caminhamos todo de barriga cheia, lendo uns artigos aqui, vendo uns filmes acolá, há uma multidão muito maior se engalfinhando para erguer o pescoço e respirar.

    Responda
  2. Marcos Valério Rocha

    É aqui um dos fatores de crescimento da nova direita. O sentimento religioso é importante para grande parte da população. A esquerda, os cientistas e os liberais radicais desprezam esse sentimento como crendice, e tratam as pessoas com desdém e deboche, estas ficam ressentidas e vão engrossar a nova direita. Eu proponho que se estude Hegel, apesar da resistência geral a ele, inclusive na folha que na sua coleção de obras filosóficas não incluiu Hegel, nem a Fenomenologia, que é fundamental.

    Responda
  3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Ai Meu Deus...muito niilismo para meu gosto. A nova desordem humana criando o vazio no drama contemporâneo universal. Drama interminável, domínio do imperfeito e a misteriosa dor do mundo. (Claudia F.)

    Responda
  4. Raymundo de Lima Lima

    Como seria interessante termos o nosso Michel Houellebecq, para retratar o Brasil, brasileiros e governo negacionistas e necropoliticos, como o atual. Cheio de cúmplices das mortes de Covid-19, ou de mais Moises(congolês). Pelos menos destruiriamos de vez o narcisismo patrota: "Deus é brasileiro" ou "brasileiro é cordial", "bonzinho". E negros e mestiços que se acham brancos, saem enrolados na bandeira sequestrada do Brasil para marcar a psicose coletiva ou histérica que tomou conta do Brasil.

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    Mais um texto de Ponde cheio de citações, para parecer erudito, mas completamente desconexo. Não sou vegetariano, mas recomendo ler o texto de Ponde na Folha com título Quem crê em conspirações acha que é Einstein, mas não come ninguém. Depois de ler este texto, dá para entender o que o ex bolsonarista Ponde tem a capacidade de produzir, um absurdo de texto.

    Responda
  6. José Cardoso

    É o clima dos pensamentos de Pascal. Diante da perspectiva da salvação (ou danação) eterna, tudo perde a importância. Não deixa de lembrar a perspectiva de um viciado em crack. E o que para Pascal era a fé católica, pode ser substituído por outras drogas, aliás outras utopias.

    Responda
  7. Nilton Silva

    Como é bom viver no ocidente e poder questionar seu capitalismo decadente sem sofrer retaliação alguma. Vai fazer isso na maioria dos países orientais pra ver o que acontece.

    Responda
  8. João Garcia

    O século XX foi agitado, mas terrível. Prefiro os tempos atuais, além do mais vivo no Brasil, não tenho a vida ganha como este francês, na minha vida não há espaço para esta crise existencial.

    Responda
  9. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Ponde, leia o M Sergio Conti. Sobre o mesmo livro/autor. Veja se aprende algo.

    Responda
  10. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Zzzzzzzz....

    Responda
  11. adenor Dias

    Viemos do nada e pro nada voltaremos!

    Responda
  12. José Antônio

    '', da "marketização" absoluta da política'' Como em 2016. É só erguer um Patão Amarelo inflável em uma Av. famosa, uniformizar o pessoal de amarelo e cunhar uma frase como a ´´Não vou bancar o pato.``

    Responda
  13. Ana de Alexandria

    Por muito tempo acompanho o Pondé, o estilo dele com ar de dono da realidade já foi atrativo, hoje me parece chato e inteligentinho. Se o Pondé acha tudo isso que diz nos textos (o que dúvido, talvez Nelson Rodrigues tenha ensinado muito a ele de como ter a atenção do público jogando na cara dos seres miseráveis, assim como ele se diz ser, todo o "papel da verdade") deve ser a base de muito remédio que ele levanta da cama. Conta pra gente Pondé, o "marketing" que vc ingere todo dia de manhã KKK

    Responda
  14. Ana de Alexandria

    Por muito tempo acompanho o Pondé, o estilo dele com ar de dono da realidade já foi atrativo, hoje me parece chato e inteligentinho. Se o Pondé acha tudo isso que diz nos textos (o que dúvido, talvez Nelson Rodrigues tenha ensinado muito a ele de como ter a atenção do público jogando na cara dos seres miseráveis, assim como ele se diz ser, todo o "papel da verdade") deve ser a base de muito remédio que ele levanta da cama. Conta pra gente Pondé, o "marketing" que vc ingere todo dia de mmanhã KKK

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Anna é um dos pseudônimos do Ponde, como saberia que Ponde de fato não lê?

    2. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

      Ana 2. Ctza que ele não lê? Hehehehehehe

    3. Anna Flavia Ribeiro

      Querida, o Ponde nunca lê comentários das colunas que escreve - no que faz muuuuito bem. Então e exceto se sua intenção for catar likes nem perca seu tempo aqui

  15. Dartagnan Santos

    Um mundo em que seres como Trump e Bolsonaro são eleitos só pode mesmo être le néant.

    Responda
  16. Marlon Marcos Vieira Passos

    O senhor seria um piloto-mor nessa derrocada. Mas,lhe falta brilhantismo e expressão até pra isso.

    Responda
  17. gustavo alves de oliveira

    Eita! Ditos progressistas mentem mais que os conservadores. Isso tem como? Ou como assim? Mentem igualmente, Pondé. Mas concordo um pouco contigo.

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      No negacionismo da vacina, a mentira está toda com os conservadores ao redor do globo, que aliás para alguns deles é a "terra-plana".

  18. E Mathias

    Viva o século XXI, dos "indivíduos cada vez mais isolados numa sociedade à deriva, ainda que tomada pela expectativa do amor como possibilidade". Qual mundo seremos após o fim do humanismo? Talvez a França de Macron seja uma das respostas possíveis.

    Responda