Opinião > Por um setor público mais moderno Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mais do mesmo. Criam siglas que não quebram o core do sistema que é o lucro a qualquer custo, a ganância por acumular o que não consegue gastar. Destruindo um servidor público de alta categoria sobra dinheiro para pagar a agiotagem, que é o que se tem feito com qualquer sobra. Falta juÃzo no missivista que escreve um artigo sob encomenda dos endinheirados golpistas. Bolsonarista com certeza!
O fato é que o serviço público foi sindicalizado, destruÃram a hierarquia e o chefe virou presidente eleito, cuja missão era assaltar o Tesouro com super salários imorais e inconstitucionais. Esse modelo precisa ser destruÃdo e substituÃdo por um estado informatizado e baseado na tecnologia da informação, com uso da IA. É preciso coragem para tirar os sanguessugas das tetas do Tesouro. Dinheiro público é para cuidar da famÃlia e do paÃs.
Como sempre, a remuneração dos servidores sempre vem a tona quando se fala em reforma administrativa. Comparar o gasto da folha de pessoal com prêmios da megasena é uma argumentação rudimentar que visa a disseminar à população uma inverdade que não corresponde à realidade do setor público que está há anos sem reajuste salarial. Lamentável.
Se está tão ruim vá pra iniciativa privada!
A arrecadação do governo federal aumentou 17,36% em 2021, foi a maior desde 2000. A prestação de serviços, por outro lado, continua precária. Há recursos no orçamento, mas falta gestão da coisa pública. Falar em sustentabilidade no serviço público compreende serviços de qualidade, que depende de condições de trabalho e segurança jurÃdica para os servidores que assinaram pacto com o Estado por ocasião do concurso público.
Os que se servem do erário público têm excelentes condições. Falta cobrança e vontade de trabalhar. Estão insatisfeitos? Que vão trabalhar na iniciativa privada então!
É claro que o serviço público precisa de ajustes e que a carreira dos servidores também deve ser objeto de debate, até porque cerca de 80% da população depende basicamente do serviço público no que se refere à saúde, educação e lazer. Mas em nÃvel municipal a média salarial dos servidores concursados fica na casa dos R$ 1.800,00. Em relação aos chamados cargos de confiança, nomeados polÃticos apinham o serviço público e acumulam os mais elevados salários. [queira mais espaço]
Blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá, Filipe, chatinho, hein?
Estão insatisfeitos? Mudem para a iniciativa privada ora!
O texto traz a tona tudo que existe de senso comum sobre o FC publico. A falta de investimento, o desmonte, a falta de pessoal esses sim sao os motivos de reclamação da população.
O equÃvoco é considerar “os servidores” como categoria hegemônica. A reforma adm proposta não mexe com juÃzes, promotores, militares, parlamentares e outras categorias, os grandes salários estão nas duas primeiras. O olhar parcial aos dados da OCDE, não observar que o Brasil tem uma proporção de servidores e gastos do PIB, na média da OCDE. Sem orçamento é difÃcil dispor bons serviço, especialmente educação e segurança. Ref trabalhista prometeu empregos, outro blá blá ... canto da sereia!
O regime jurÃdico que está aà já permite muito bem o controle da qualidade dos serviços públicos prestados por meio dos agentes públicos. Os salários são decentes. Baixos são os da iniciativa privada. Os servidores estão há anos sem reajustes, suportando o efeito corrosivo inflacionário.
Não existe avaliando setor público. Os "servidores" (ou melhor, os servidos) públicos não fazem nada!
Essa reforma poderia comecar pelas forcas armadas e altos cargos do judiciario. Mas isso nem foi citado. Quando um texto compara valores com a mega sena meu sensor de reacionarismo dispara. Vale lembrar que o servico publico ê pra gerar bem estar nao lucro. E nao adianta dizer que no Brasil temos muitos funcionarios publicos sem fazer uma comparacao honesta com paises que atendem bem a populacao. Certeza que qq um prefere o SUS à saude privada norte americana. Investimento ja! Essa é a saida
Escravo de vocês né? É o povo que paga seu salário sua parasita!
Querida, quem são meus algozes? Você xinga e diz um monte de impropérios, mas nem sei ao quê você se refere. Sou raso, pobre de direita e o que mais? Só por que discordo da sua opinião?
Exatamente, achei no começo que seria um bom texto, vi logo nesta parte que o cara não quer melhoria de serviços públicos, só cortar gastos do funcionário médio , sem mexer nos grandes salários. Sem falar que os 2,5 bilhões que ele fala como se fosse muito dinheiro, nada é perto do total arrecadado de impostos, é menos que o fundo partidário, etc etc Enfim, o cara é enrustido de direita
Investimento já? Claro, mais dinheiro e dinheiro, sem a mÃnima responsabilidade com os recursos do contribuinte. Um aluno de escola pública custa mais caro que um aluno de colégio privado popular. Para onde vai todo esse dinheiro? "Não é pra gerar lucro, é pra gerar bem estar", querida, qualquer organização precisa ser economicamente viável. E outra, você realmente acha que os brasileiros estão satisfeitos com a educação e a saúde públicas? Com o transporte e a segurança públicos?!
O Funcionalismo Público no Brasil age de maneira corporativista e vergonhosa sim! Só olharmos a quantidade de alunos que saem das escolas todos os anos quase sem saber ler e escrever, a culpa não é dos professores? No setor privado - que sustenta o paÃs, gera emprego e paga o setor público - nós temos metas, cobrança. Vejamos no setor público, onde uma estabilidade e falta de avaliação não permitem que ninguém seja avaliado!
É chato mesmo Marcos, quando sou eu que trabalho na iniciativa privada que pago seu salário.
Você é uma mal educada Gabriela. Não sabe argumentar, só ofender.
Ah nao sabe mesmo do que se trata. Da pra perceber. Inteligencia ai passou longe. Eu xinguei? Deve ser um curto nos seus poucos neuronios que te fizeram ver o q nao existiu.
Você é raso, desprovido de embasamento. Tão medroso que defende seus algozes com unhas e dentes. Ou seja vc é a representacao caricata do pobre de direita.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pois é Gabriela. A maior parte dos brasileiros zela pelo emprego que é o meio pelo qual pagam as contas e sustentam as famÃlias. Mas no setor público vocês vivem numa ilha de privilégios. "Não pode ser assim no setor público" você diz, e no privado pode? Vocês estão acima da esmagadora maioria da população ou são especiais?!
Vc trabalha com medo de ser demitido. Caso bozo te colocasse na parede diria qq absurdo pra manter seu emprego. Nao da pra ser assim no servico publico. Voce tava em coma nos ultimos 3 anos? Pq parece viu!
Ôôô seu Tadeu, não creio que, ao menos na epiderme, vá haver alguém contrário ao seu blá. É fundamental haver mecanismos eficazes, decentes, justos e transparentes de funcionamento, avaliação e carreira. Mas, falando em justo, há algo do engomado Roberto Justus e seu ultraliberalismo (ustra-liberalismo?) autoritário nessa fala: não se pode deixar de lado as garantias ao servidor público para que possa cumprir sua função. Porque o pessoal do Iphan, mesmo produtivo, foi degolado pelo Bozo. Eaê?
Paciência mesmo, pois vocês são pessoas encostadas e ineficientes que se servem do dinheiro público, vão trabalhar!
Hahahahah, Gabriela, minha cara, há que se ter paciência.
Pois é Marcos concordo contigo mas como vc vê tem gente que nasceu pra ser escravo, como voce constata nos comentários ao seu post.
Ah sim, você quer que os outros te sirvam né?
"Querido", Mano? Te fecha, rapá, que com esse raciocÃnio rasteiro, não chega perto nem pra servir Coca-Cola. Eu, hein?
Garantias? Não devem existir garantias! Eu trabalho no setor privado e a garantia é ser competente. É ótimo fazer o que quiser sem poder ser demitido né querido?!
A maioria dos Servidores Públicos ganha pouco, em média dois salários mÃnimos! Entre os concursados, o impacto no PIB é causado pelos militares, juÃzes, promotores e fiscais. Em regra, além desses citados, também ganham bem os funcionários públicos em comissão, sem concurso, indicados por polÃticos. O documento da OCDE destaca os altos salários desses todos citados por mim.
Veja então os professores grevistas, os coitadinhos. Nem aula dão, nem trabalhar trabalham. Mas o salário cai todo mês!
Mexer nesse vespeiro é quase impossÃvel. A meritocracia é desconhecida nesse meio. Querem mesmo é o dinheiro fácil, sem qualquer cobrança. O Brasil deveria dar um basta nessa massa cara e inoperante. A esquerda quer justamente isso; estado inchado com milhares de funcionários inúteis.
Fui denunciado! Hoje, nem durmo. Tirando meu cochilo das 13:30.
Concurso? Gabriela, qualquer despreparado passa em concurso decoreba que cobra meia dúzia de questões multiplaescolha sobre legislação após fazer cursinho preparatório. Concurso não avalia capacidade de ninguém. Tente passar para um estágio de trainee de uma grande empresa pra você ver o que é mérito. Você gosta é de mordomia.
Vc certamente é concurseiro recalcado. Tentou passar e nao conseguiu foi? O cara passou num concurso! Claro q tem merito!
Temos de mudar isso!
Meu neto morrerá sem ver qualquer mudança no setor público do Brasil. Estão encastelados com seus privilégios, não aceitam abrir mão de nada, nem mesmo para os que sequer foram admitidos! Na verdade, pedem mais e mais e mais.
Isso tem de acabar!
Até mesmo aqueles que trabalham na iniciativa privada querem benefÃcios públicos. Eu ontem pensei em prestar um concurso, e já tô querendo mais e mais. A mãe da prima da minha tia tem uma doméstica na coleira, que quer mais e mais benefÃcios. Insuportáveis esse funcionários púbicos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Por um setor público mais moderno Voltar
Comente este texto