Blogs Ciência Fundamental > Como os seres vivos foram criados? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Todos os seres vivos compartilham um código que traduz a informação contida no material genético - no DNA e no RNA - para viabilizar a produção dos aminoácidos que vão dar origem às proteínas - e, em última instância, à vida. LUCA não faz referência a um exemplar específico, mas a um tipo de organismo unicelular que evoluiu por milhões de anos.

    Responda
  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    LUCA é o "parente" mais distante de todos os seres que hoje existem na Terra. O Último Ancestral Comum Universal vem de um conceito que aparecia já na teoria da evolução de Darwin. Quando a Terra se formou, há cerca de 4,6 bilhões, de anos não havia vida - ela apareceu alguns milhões de anos depois, na água. LUCA não foi a primeira forma de vida que surgiu no planeta, mas aquela a partir da qual se desenvolveram todos os organismos.

    Responda
  3. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    O que propriamente acontece no exato momento em que um elemento químico inorgânico qualquer, como um carbono do CO2 ou um hidrogênio da H2O, passa a fazer parte de um composto orgânico, vivo, consciente?

    Responda
  4. Roberto A Alves

    Sempre que reflito sobre isso surgem as questões: como nasceram as leis que regem a natureza e o universo? São por acaso? Que acaso é esse que propiciou que existam leis de tantas naturezas que a inteligência humana vai pouco a pouco descobrindo? Existe algo que possibilita que leis de tantas naturezas rejam o universo, a vida, e sejamos, os humanos, capazes de irmos identificando-as? Que acaso é esse? Lei da evolução: como assim pôde o acaso criar essas possibilidades?

    Responda
  5. Davilson Antonio

    Como esses penteques são emocionais. Não conseguem racionalizar nada. Logo partem para a ignorância pura e simples. Eu também já fui um encoleirado como eles e custei a perceber que a ignorância é intolerante e não aceita o contra-argumento. Continuem e ler esse livro infaliloide escrito por não se sabe quem nem onde e menos ainda com que intenção. fico com a Ciência.

    Responda
    1. welington soares

      Você é o intolerante aqui. Só destilou preconceito e não trouxe um argumento sequer. Estamos apenas debatendo, ninguém está querendo impor nada. Pessoas do seu tipo é que são intolerantes e começam a escrever só adjetivando quem pensa diferente porque estamos aqui com argumentos pensantes, sem dogmas e sem citar livro algum. Você é que está inventando coisas para denegrir que não se manifesta como ateu.

  6. Fabio K

    Este debate nao cabe nas 6 linhas que a FSP oferece. Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? A materia ou a consciencia? Eu sou humanista, acho que a materia nasceu primeiro e dela viemos nos, humanos. Nos somos a consciencia. Viemos do po e ao po retornaremos. Assim como todo o universo.

    Responda
    1. Fabio K

      Ortega, obrigado por sua atencao. Eu sou um cidadao comum que teve a oportunidade de viver intensamente uma longa vida. Eu procuro me basear nas evidencias que colhi e observei ao longo dessa longa vida. Eu acredito que o tempo em que vivemos surgiu no bigbang e um dia tudo vai se apagar. Nao sei se existe alguma forma de consciencia alem da nossa pedra, mas acho que provavelmente jamais saberemos. Nosso corpo e limitado e jamais suportaria as pressoes das forcas cosmicas.

    2. José Miguel Ortega

      Ah só falei do ovo pq sou biólogo e o texto fala de origem das coisas, mas pela física a matéria aparece quando há choque com os bósons de Higgs, vc está certo que ela aparece antes. Mas a questão pra vc é se tudo sempre existiu, se a consciência existirá se tudo recomeçar com outro bigbang, pense nisso, se ela re-existir, ou se existir consciência em outros planetas, ela de certa forma não tem origem, sempre existiu e sempre existirá, mas como vc acertou, aparece depois da matéria

    3. Fabio K

      Ortega, existe muitas razoes pelas quais o Brasil e do jeito que e. Eu sou humanista e voce e humorista. Nao...nao e a mesma coisas.

    4. José Miguel Ortega

      Uai foi o ovo, até mosca tem ovo, peixe tem ovo, os dinossauros têm ovo, de onde descendem as aves. Foi o ovo uai.

  7. José Miguel Ortega

    Que pena que um texto que fala da origem dos seres ao longo da história da evolução foque em "como foram criados". O Gênesis quer falar que nenhum deles, nem os oceanos, e nem a luz, "sempre existiram". A ciência concorda que houve um tempo onde o homem não existia, antes disso, um tempo em que os animais na terra não existiam, antes disso as plantas sobre a terra não existiam. E antes disso não havia oceanos e antes disso nem a luz existia. Gênesis ao contrário. Criação é um modelo apenas.

    Responda
  8. ANTONIO CARNEIRO DE SOUSA

    01 km a mais de aproximação com o sol e tudo pegaria fogo; 01 km a menos e tudo viraria gelo! Animais e vegetais de várias espécies dão equilíbrio ao meio ambiente e garantem a alimentação da humanidade! É claro que há um criador inteligente por trás de tudo isso! Só os loucos ("sábios") negam a realidade da criação. Explosão nunca criou nada, a não ser caos e destruição!

    Responda
    1. Roberto Costa

      Falso! Desconhecimento total da ciência. Mera pregação religiosa travestida como "comentário".

    2. Paulo Silva

      Ô antoninho, Allahu Akbar prá ti. E bummmmm...

    3. joão moreira

      Deus é pai!!! o resto é mãe!

    4. José Cardoso

      '01 km a mais de aproximação com o sol e tudo pegaria fogo' A órbita da terra é elíptica, e os pontos de maior ou menor aproximação tem muito mais de 1 km...

  9. jose celso righi righi

    Como surgiram as leis naturais para que a vida possa existir?

    Responda
    1. José Miguel Ortega

      O mais intrigante é que esse universo não vai ser o último, o campo de Higgis é muito instável. Vai ter outro talvez via novo big bang. Mas a pergunta é, sempre houveram universos? Quando Moisés subiu a montanha pra pegar sinal de internet, com um iPad e um Android por garantia, e baixou da nuvem as boas práticas, perguntou o dome do influencer que disse que era Javé sem vogais, que quer dizer sempre existiu, existe e sempre existirá. A questão da ciência é se outros universos sempre existiram.

  10. PHILIPO RAMOS COUTINHO

    design inteligente é uma pseudo ciência. Não entra dentro do método cientifico. Você o método é JOGO SUJO mesmo pega um pouquinho aqui um pouquinho ali e deduz que existe um monstro espaguete voador. Sem observação do método, com formulação de hipóteses tendenciosa pois A navalha de Occam para os caminhos mais simples é desrespeitado, sem realização do experimento e com rejeição da hipótese formulada.

    Responda
    1. welington soares

      O design inteligente tem bases cosmológica, teleológica e moral. Se você acha "jogo sujo', o que entendo ser uma forma de apelação da sua parte, o naturalismo também o é, porque tem tantos furos que lhe arrisco dizer que é mais difícil ser ateu. A verdade hoje, inclusive da mais moderna teoria do Big Bang, é que tudo teve um início. O ateu acha que o nada começou tudo, o teísta diz que Deus começou tudo. Trocando em miúdos, ao fim e ao cabo essa é a questão.

  11. Miro Costa

    "O Universo prescinde de um criador, bastam leis naturais bem ajustadas..." Eu também não sou capaz de advogar pela existência de um criador. Mas nunca vi uma explicação convincente a respeito das leis naturais perfeitamente ajustadas. Por que elas existem? Desde quando? Como tiveram origem? Visam ou não um fim teleológico?

    Responda
    1. Fabio K

      Miro, acabei de descobrir porque voce "nunca vi uma explicação convincente a respeito das leis naturais perfeitamente ajustadas". Isso e porque mesmo que voce a veja voce nao a aceita. Dica: nao ha nada perfeito e imutavel. O que existe sao forcas e elementos que interagem e se transformam. As ultimas evidencias cosmologicas indicam que o universo vai, num futuro muito longincuo, simplemente apagar. Pense nisso.

    2. welington soares

      O Sr Miro tem razão: o ateísmo não precisa ser hostil ao teísmo, como observamos aqui com pessoas destilando preconceito. Ademais, não já uma prova científica sequer da macro evolução. E as leis naturais e os experimentos científicos? Bem, eles dizem que o Universo teve um start. Então, se o teísta fica inventando crença, o que a ciência diz sobre o start? Que o nada criou isso tudo que nos rodeia, aleatoriamente? Isso também é crença, porque não há nenhuma prova disso, nem por inferencia.

    3. Miro Costa

      Sr. Fabio, discordo de si: as leis naturais são, sim, perfeitas e imutáveis. É lógico que o mundo físico interage, mas isso só reforça a perfeição do universo. Gosto de Baruch Espinosa justamente pelo elogio que faz dessa perfeição.

    4. Miro Costa

      Sr. Ramos, entre na conversa com educação, por gentileza. Acredite, a maioria das pessoas aqui são educadas e até mesmo scholars. Não diria ser meu caso, mas tenho eu diria uma formação muito além da média. Ainda assim, tenho muito poucas certezas. Já fui até crente, virei agnóstico. Cada vez fico mais desejoso que saciado. Já o senhor tem certezas. Parabéns.

    5. Leonardo Abreu

      Isso nada mais é que São Tomás de Aquino, brilhante escritor, mas falacioso como todo religioso. Arguir que tudo precisa ter uma origem e por isso Deus existe é bizarro, pois nessa mesma linha de raciocínio: Que criou Deus, ou seja não resolve o problema, apenas cria uma pergunta ainda mais difícil de responder.

    6. Fabio K

      Miro, eu sou uma pessoa comum que gosta de pesquizar e observar. As leis naturais nao estao perfeitamente ajustadas, elas interagem e se transformam. Voce ja ouviu falar em Charles Darwin e a teoria da evolucao? E uma leitura longa e arida mas ensina muito. Fora isso te recomendo a pesquisar cosmologia no youtube. Tem muita coisa interessante. Aproveite.

    7. PHILIPO RAMOS COUTINHO

      As leis naturais, são constatação de observação através de métodos científicos. se quer uma explicação convincente basta rever os experimentos e você sera completamente esclarecido. Se você não aceitar a explicação é mau-caratismo da sua parte.

  12. Roberto Carneiro

    A ciência não propõe verdades absolutas, mas a melhor resposta que tem no momento a certas perguntas, amparada por métodos e modelos de raciocínio que geram conclusões lógicas. A religião não prova nada e vive de verdades supostamente absolutas que se baseiam na autoridade e nenhuma evidência real. A “religiosidade” é própria dos seres humanos mas deve ser uma experiência individual, ou de pequenos grupos, e não ser imposta como explicação para natureza. Cada coisa no seu lugar.

    Responda
    1. welington soares

      Prezado Roberto, possivelmente você desconhece o design inteligente, que é a proposta que faz oposição ao naturalismo porque ele parte de evidências também científicas para propor que o naturalismo requer, contrário senso, mais esforço para crer do que o design inteligente, que ao final credita a Deus a origem do Universo e da vida.

  13. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    nah, isso aí é papo mágico tornado complexo o suficiente pra enganar tro uxa secular.. certeza que foi um senhor barbudo e branco no ceu, que nos criou à sua própria imagem e semelhança, em um dia apenas

    Responda
  14. José Cardoso

    As perguntas simples das crianças são bem difíceis de responder... uma dificuldade é que todos os seres vivos que observamos são gerados por outros, ou seja: o sistema parece fechado. É como a química antes da descoberta da radioatividade. As substâncias podiam ser produzidas a partir dos elementos, mas esses não podiam ser transformados em outros. A produção de seres vivos, mesmo que bem simples, é ainda uma fronteira da ciência.

    Responda
    1. welington soares

      Sim, você tem razão na questão da radioatividade, mas que é cabalmente demonstrada de forma empírica, ao contrário da macro evolução, que não tem uma prova sequer. As descobertas dos fósseis, ao contrário do que deveria se esperar, sempre apresenta espécies milenares completas, sem ancestralidade. Não se espera provar a existência de um Deus criador por a+ b = c. Mas quer se mostrar que o naturalismo, tal como o design inteligente, depende de algum tipo de crença em fatos não provados empiricame

  15. welington soares

    A teoria da relatividade, provou, diferentemente do que a ciência dizia até então, que o Universo é finito, ou seja, teve um início. O próprio Einstein reconheceu depois isso e ele próprio declarou que "não estava gostando dos resultados de sua equação", porque imaginava também que o Universo era infinito. A entropia de todo e qualquer sistema tende a um máximo, ou seja, não haveria nada hoje se o Universo fosse infinito. Então, a ciência tem apontado para um design inteligente e não o contrário

    Responda
    1. José Miguel Ortega

      O cara que disse design inteligente deu uma rateada, pois falava de lógica nas coisas, um vírus logicamente se espalha mais quanto menos matar, e não é inteligente, só usa de lógica, que até a água descendo por um sistema de canos vai sair por um dos canos, por lógica, não inteligência. Mas já foi demonstrado que um sistema recebendo energia externa tem que gastar essa energia, e a vida é o processo mais efetivo pra isso. Ela acaba com tudo, vide nosso querido planeta.

    2. welington soares

      Caro Rodrigo. E de onde surgiu a massa concentrada original? A questão da infinitude é também temporal e essa era uma condição importante para o naturalismo Hoje está provado que o Universo teve um start.

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Há aí uma confusão de conceitos: a infinitude se refere à extensão e não à permanência. O Big Bang, por outro lado, não diz que o universo foi criado a partir do 'nada', que imporia a existência de uma força criadora que você pode chamar de deus. Havia uma massa extremamente concentrada que passou a se expandir, isso é bem diferente. Enfim, o design inteligente é mais elaborado do que os textos escritos na Idade do Bronze, mas ainda é discurso religioso

    4. welington soares

      O que eu disse são fatos: a teoria da relatividade e a entropia mostram de forma inequívoca que o Universo é finito. O próprio Big Bang, teoria mais aceita pelo naturalismo para a origem do Universo, afirma que o Universo teve um início do nada. Você não trouxe informação, apenas julgou como falsa minha afirmação e o fez com claro preconceito em relação à crença. Traga informações relevantes e inteligentes para o debate, sem destilar preconceito.

    5. Roberto Costa

      Falso! O comentário é apenas pregação religiosa disfarçada.

  16. welington soares

    A probabilidade de um ser vivo, o mais simples possível, surgir aleatoriamente, é semelhante se uma pessoa de olhos vedados ser colocada no deserto do Saara e pegar um grão de areia especificamente marcado, por 3 vezes seguidas. Essa probabilidade é virtualmente zero. Ou seja, se a crença em um Deus criador é mito, o naturalismo não passa de uma crença em milhares de acontecimentos nunca provados cientificamente. Não passa também de um mito.

    Responda
    1. José Miguel Ortega

      A gente ensina errado evolução mesmo, qq coisa viva, quando aparece, é uma porcaria. Agora, acho que todo mundo concorda que seleção natural facilmente melhora essa porcaria né? Eu tive uma agenda, criaram um trem chamado Newton na Apple, não vendeu nada, mas já tinha os ícones de um smartphone, era uma porcaria, mas depois puseram wi-fi nele, e o Steve Jobs anexou o pacote de dados. Da primeira porcaria que imitou uma agenda ao iPhone, seleção natural!

    2. welington soares

      Certo professor Roberto. Nesse caso, ensine aqui para nós que desconhecemos, como a química prebiótica atesta a possibilidade de surgimento de vida fora do mecanismo celular de codificação e produção de proteínas.

    3. Roberto Costa

      Equivocado! O autor do comentário desconhece os mecanismos graduais da química pré-biótica e faz pregação religiosa.

  17. José Bernardo

    *O universo prescinde de um criador*: afirmação tão ingênua e pretensiosa quanto a visão criacionista da Bíblia, tomada em sentido literal. Não sei se o autor conhece a anedota: um grande cientista, cético, foi presenteado por colegas com um modelo altamente sofisticado do sistema solar. Admirado com a beleza do modelo, ele perguntou quem o construíra; os colegas responderam: ninguém, ele se autoconstruiu. O final da história é fácil de se presumir...

    Responda
    1. Paul Muadib

      Bernardo, justamente observando o universo é que está claro que não teve um criador.

    2. José Bernardo

      Finalmente, não entendo porque é tão difícil conciliar a ideia de que haja um criador e um propósito para um cosmo cujas leis e processos podem perfeitamente ser como a ciência já identificou, com a evolução aí incluída...

    3. José Bernardo

      Faria bem a cientistas que têm a mesma visão do autor um pouco de modéstia e humildade para admitir que o máximo que a ciência pode fazer, por enquanto, é explicar o *como*, os processos das coisas; o * porquê* ainda lhe escapa por completo, embora deva saber que não há efeito sem causa...

  18. welington soares

    O articulista não diz a verdade quando afirma que a ciência tem nos mostrado que a criação do Universo é um mito. Ao contrário, é preciso ter muita fé para afirmar que "leis naturais" criaram e mantêm o Universo. Em outras palavras: acreditar que o nada, criou tudo o que está em nossa volta, aleatoriamente. A teoria da evolução é mais furada que tábua de pirulito e não há nenhuma evidência científica da existência da macro evolução, somente da micro.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Cientistas não afirmam que o universo veio do "nada" mas sim que veio da expansão de uma matéria primordial. Quem prega que tudo veio do nada são os religiosos, da maneira que um deus (seja qual for a religião) veio do nada e do nada criou o universo.

    2. Roberto Costa

      Falso! Apenas pregação religiosa disfarçada de "opinião"

  19. J J D Santos

    como a terra é plana, todos eles ja estavam criados do outro lado e ninguem sabia. Fizeram um buraco e assim quem estava do outro lado poude passar para este lado. E assim foi copiada a primeira biblia. kkkk

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.