Painel do Leitor > Que arte brasileira você, leitor da Folha, consome? Do que sente falta? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Daniel Cabral

    Nossa música! Villa Lobos, Henrique Oswald, Radamés, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Tom, Vinícius, Toquinho, Chico, Elis, Caetano, Gil, Gal, Djavan, Tim Maia, Rita Lee, Ed Motta, Jorge Vercillo, Fat Family, Ivete Sangalo, Luciana Mello, Walmir Borges, Marcelo Jeneci, El Efecto, Flavia K. Nossa música sempre foi e continua sendo riquíssima!

    Responda
  2. Maria Alice Costalonga

    Músicas brasileiras no meu Spotify. Sinto falta de ir ao cinema! Não tenho coragem de ir ao cinema mesmo com a máscara! Tb não vou a restaurantes, nem a shows. Sinto falta disso tudo!

    Responda
  3. Fagner Torres de França

    Consumo a arte de sobreviver. Sinto falta de não precisar consumi-la.

    Responda
  4. Lais Faria

    Bem, estou escutando agora Toquinho - Acquarela Ao Vivo - A luz do solo (Barclay, 1985).

    Responda
  5. Fabio K

    A FSP segue fazendo um debate pobre. Eu nao sou artista nem conhecedor da materia mas acho que arte nao se consome. Arte se observa, se contempla, se aprecia e se desfruta. Alguem aqui ja consumiu Leonardo da Vinci? Eu nao, mas ja contemplei seus trabalhos e gostei muito, foi uma experiencia muito boa e ficou na minha memoria. A nao ser que eles estejam falando da Mc Culture, Mc Culture e que nem um Big Mac, a gente compra, a gente come e depois a gente cga. Isso e consumo.

    Responda
    1. Fabio K

      Flavio, deu para entender sim, mas acho que ai e industria de objetos de decoracao. La na materia eles usam a palavra certa: "que tipo de arte brasileira você aprecia?". Tambem existe o comercio de arte que, ate onde sei, e dominado pela Christie's e pela Sotheby's. Esse e um mercado de alto valor onde so participam magnatas e grandes investidores globais. Nos, meros brasileiros, nao temos acesso a esse nivel. Temos uma meia duzia, mas este artigo nao se dirige a eles.

    2. FLAVIO FARIA BELTRAO

      Creio que consumir esteja associado a acesso… de fato eh complicado entende esses temas. Indústria cultural, o que vem a ser isso: uma fábrica onde se produz quadros? Acho que temos uma noção do significado mas não conseguimos abstrair por não termos o hábito de “consumir” arte. Fui claro, deu pra entender?

  6. Neli de Faria

    Penso que falta maior divulgação para os compositores brasileiros eruditos. Padre José Maurício Nunes Garcia, Ernesto Nazareth, Guerra Peixe, Gilberto Mendes. Sem falar em Villa Lobo e Carlos Gomes. Antes, do lula, a Voz do Brasil começava com a protofonia de O Guarani, agora um batuque e nem é o do Alberto Nepomuceno! Em suma, preciosidades que são relegadas ao deus-dará .

    Responda
    1. Fabio K

      Neli, entendo voce e concordo. O problema e que as 6 miseras linhas que este forum oferece nao sao suficientes nem para comecar o debate. Nosso pais tem grandes valores artisticos sendo esquecidos em razao dos tempos em que vivemos e com a colaboracao da midia. Eles so divulgam o que vende que hoje em dia e Mac Culture, e isso que a maioria do nosso povo entende.

    2. Neli de Faria

      Acrescento que o Batuque poderia ser de Lorenzo Fernandez para iniciar a voz do Brasil! Rita: esqueci do Santoro, também me esqueci de Marlos Nobre. Tantas preciosidades na música erudita brasileira, pena que a mídia não divulga.

    3. RITA ROCHA FUKUHARA DE CARVALHO

      Acrescentaria na sua lista Claudio santoro!um genio musical.

    4. Neli de Faria

      A protofonia de O Guarani... morava em Cornélio Procópio na década de mil novecentos e sessenta, ouvia uma sinfonia de xingamentos da defunta mãe, então viva, quando: em Brasília dezenove horas...eu queria ouvir a musga.A casa era pequena e da cozinha até a sala onde ficava o rádio, dava uns 5 metros talvez menos: e todos os dias havia uma sinfonia: o que ozotro vai pensar da gente? Que o rádio é novo? E o pt tirou isso, mas, deixou o péssimo programa.

  7. Andreia de Barros Rodrigues

    A arte não cabe na terra plana. Precisamos resgatá-la!

    Responda
  8. ELIANA DE MESQUITA FERNANDES

    Com a distribuição de renda , consumo as artes pelas vitrinas. Cultura é para poucos. Para mim infelizmente é supérfluo.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Mas isso jamais ocorrerá, afinal, o Brasil existe apenas para o bem estar dos políticos! Para o povo migalhas para seus partidos milhões!

  9. Adriana Mara de Moura e Souza

    O ativismo político de esquerda para manter seus privilégios fez com que o brasileiro de bem tomasse ojeriza da classe artística nacional. Oportunistas e hipócritas!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.