Elio Gaspari > Temer, vítima do teatro do "lava-jatismo" Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Mas, e aquele encontro furtivo com o corruptor, dono da JBS, no escuro da noite? Aquele em que foi dita a frase “precisa continuar isso” sobre corromper polÃticos para manter o status quo? Preservar bandidos grandes da justiça enquanto o lado de baixo, por vezes é levado a cometer crimes banais para poder se alimentar e são severamente punidos faz parte da mentalidade geral. O articulista deveria dedicar seu talento para denunciar as aberrações que são a polÃtica e a as leis desse paÃs.
sem ignorar ou desdenhar q a corrrupçao é um mal para o pais, os fatos pareceres e es petaculos escancarados d lava-jatismo impoem q se investigue a formaçao academica e os tais concursos que preparam, entronam e compoem a nata carissima d estrutura d estado brasileiro - tem muita mao d obra desqualificada nesse conteudo ai
arrematando ; ha uma industria de cursinhos preparatorios carissimos inclusive com 'medalhoes' dando aulas nessas biroscas para carreiras de estado - fora as indigentes faculdades de 'direito' e afins notoriamente tabajjaras
Todos sabemos que o golpista Temer não é um santo, mas o judiciário não é uma instituição pública com o objetivo de caçar quem não é santo. O judiciário é feito para fazer Justiça; isso se faz entre não-santos mesmo, mas com provas substanciais para fazer Justiça; não é para produzirmos 'heróis' que querem aparecer usando o nosso dinheiro. Tem muito juiz, promotor, procurador e delegado que deveria tentar uma boquinha em Hollywood...
Concordo plenamente, mas para uma boquinha em Hollywood, tem que ser ator ou atriz, para palhaço ainda não existe!
E os inocentes que morrem todos os dias devido a corrupção que reina nesse paÃs? Já fez essa conta Gaspari? Na caça aos corruptos podem ocorrer injustiças, assim como é injustiça com o povo continuar com a corrupção da forma que está. Faça as contas e me diga qual seria o menos a injusto. Não existe e nunca existirá sistema perfeito, mas no Brasil de hoje a injustiça só acontece para o lado mais fraco que é a grande maioria da população.
O juÃz Bretas e os promotores estavam mais preocupados em aparecer do que fazer um trabalho bem feito. Caso o ex-presidente Temer tenha usado da corrupção na carreira, a Lava Jato estava longe de investigar com seriedade.
PolÃticos corruptos são mesmo poderosos. As câmeras da TV Globo então estavam exibindo uma novela quando filmaram o ex-assessor e ex-Deputado Rodrigo Rocha Loures recebendo uma mala de propina do grupo J&F, destinada a Temer. O Coronel Lima é uma figura de ficção novelesca,não era ele que aparecia numa cadeira de rodas, fingindo estar muito doente para não ser preso e para causar comiseração. STF mudou as leis para anular condenações de Lula.
Desde o Descobrimento, nossa Justiça foi constituÃda para proteger poderosos e descer sua mão pesada sem dó em pobres! As prisões estão abarrotadas de quem não tem dinheiro para pagar advogados matreiros, muitos sem sequer culpa formada. Quando lhes é conveniente, esquerda e direita se unem e se protegem mutuamente. Mas, é claro, os sectários dos dois extremos juram que seus lÃderes é que são os injustiçados, os corruptos são sempre os outros. Basta ler os comentários aqui.
Para acabar como o abuso de poder e revolucionar a justiça, basta uma lei severa que puna com demissão os agentes da lei, autores da mal prática profissional. E, no caso de dolo, o gente deve ir para a prisão. O paÃs também não pode aceitar que um juiz condene o cidadão. Apenas um tribunal do júri, escolhido pela sociedade pode punir alguém. Assim, os justiceiros milicianos como os Bretas e Moros - que recebem salários imorais e todo tipo de privilégios-, não existirão.
A mala recheada com cédulas de 100 reais apreendidas de Loures com destino ao Sr. Temer não prova nada? Conversa entre Temer e um dos donos da JBS, em que sem dificuldade alguma ouve- se conversa suspeita, não significa nada? Realmente o Brasil tá mesmo sem rumo porque juÃzes vêm julgando com argumentos fáceis de que no processo não há relato dos contornos dos fatos. Tudo leva a crer que assessor e juiz não lêem inquérito nem denúncia.
O problema da lava jato é que virou Inquisição. Já não importava mais provas, bastava o raciocÃnio lógico do super juiz que já estava decidido. Virou espetáculo polÃtico, alimentada pela mÃdia que já não queria mais os trabalhadores no poder. E agora estamos vivendo o que restou disso tudo. Aonde n os levou.
Geddel Vieira Lima também foi vÃtima. Aquela sala de visitas cheia de dinheiro foi uma armação, assim como a mala do assessor do Temer. Todos inocentes e injustiçados como o Lula, o Sérgio Cabral, o Delúbio, o Renan, o Vaccari, o Palocci e o Pezão. Estarão todos de volta ano que vem, uma reparação que embora tardia, é justa e oportuna. Bem-vindos de volta, heróis.
Caro Colombo: como esquecer do Zé? O "Guerreiro do Povo Brasileiro", o consultor financeiro-empresarial que ganhava milhões até quando estava atrás das grades! Aquele que dizia que um telefonema dele para uma estatal era "O telefonema!". Hoje, na expectativa do retorno de sua quadril... ôps, seu partido ao poder, já declarou que não quer cargo algum... Prefere trabalhar nas sombras, longe dos holofotes, com toda a discrição. Traficar influência é muito visado...
Eremildo, o Idiota, não sabe qual motivação levou o assessor presidencial Rocha Loures visitar o operador financeiro dos irmãos Wesley, à noitinha nos Jardins. Eremildo não entende o porquê do assessor presidencial de Temer, à socapa, sair em disparada com uma mala preta nas mãos, abarrotada de maços de cédulas de R$ 100,00. Eremildo é um personagem em busca do próprio autor do milagre dos dinheiros multiplicados sob a égide de Temer e do Cartel do MDB. Dostoiévski explica. Élio, não.
O Sr tem meu respeito, apesar de algumas discordancias. Nunca esqueci da sua coluna "Ha golpe", salvo engano, no final de 2O15, alertando sobre o golpe travestido de impeachment. Ate ali, na midia eram poucas vozes a alertar. Inclusive na Folha
A operação Lava Jato foi a maior operação anticorrupção que o Brasil foi capaz de criar. Brilhante! O problema é que os corruptos e seus sequazes tiveram sua existência colocada em risco. A única alternativa foi destruÃ-la sem escrúpulos, com ajuda de ministros do STF e colocar seus agentes para difamá-la.
A LavaJato só combateu (leia-se perseguiu) a corrupção dos adversários polÃticos do Super-Juiz e de seus co-religionarios. Casos de corrupção de PSDB e DEM foram ignorados, "perdoados" ou "não vem ao caso". O quê houve com Aéécio, cuja irmã e primo chegaram a ser presos? O quê houve com Onix e seu caixadois? O que houve com ZéSerra e os cinquenta e dois milhões descobertos em paraÃso fiscal? O quê houve com os Panamá Papers?
Quando é pra defender o vampiro é uma medida, quando para falar do Lula, com muitos mais dias preso, cara de paisagem. Elio faz parte do sistema, basta ler a biografia que escreveu do Geisel.
Mas se é tudo fumaça, e a grana que recuperaram !??? Reconheça que a operação prestou serviços e que o detentor de sua simpatia polÃtica é culpado.
Qual dinheiro, os 62 bilhões pagos aos acionistas da Petrobras em 2021? O que foi utilizado paga comprar a preço de banana pedaços da Petrobras? O que foi pago ao Moro pelo trabalho, com todo desemprego que criou? O trilhão que não será pago de imposto pelas petroleiras em 10 anos? Tem gente que ainda acha que a Lava Jato recuperou algo, quando na verdade entregou trilhões.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
É nojenta, asquerosa, a forma como alguns jornalistas condenam a Lava-Jato e procuram inocentar os inocentáveis. Esse tipo de jornalismo não informa, deforma. Não serve ao PaÃs. Não leva a notÃcia verdadeira ao povo, e sim o seu sentimento pessoal. É lamentável que um Jornal como a FOLHA preste-se a isso. Sou assinante sem nenhuma vontade de renovar a assinatura, pois não sou nenhuma idiota que se deixa levar por esse papo que, na verdade, é uma tentativa de manipulação.
Ah, fraquejada! Como vc é ixperta! Kkk
Esqueceu os bilhões que foram recuperados ? Os diretores afastados por desvios comprovados no petrolão ? Desacreditar a Lavajato foi a reação dos que querem a volta do mecanismo de corrupção .
A volta da corrupção? Essa é a famosa "volta dos que não foram".
Esse artigo é uma vergonha! Querem manchar a honra e a dignidade de Sérgio Moro? Sejam francos, diretos. Não venham com rodeios,. Porém, não se esqueçam: a Lava-Jato prestou um excelente serviço ao PaÃs! Prestou, sim. Mas, a imprensa e os poderosos derrotaram a Lava-Jato. A única oportunidade de varrer a corrupção, a bandidagem que assalta os cofres públicos.
Exatamente.
Memória da história Gaspari. Não foi teatro não, foi na tv. Qual foi a tv? Quais foram as inúmeras outras vÃtimas da armação midiática judicial?
Memória da história recente do Brasil. Todos comentários a seguir são para reativar a memória, e deverão constar nos livros de história, para que as próximas gerações saibam quem foram os algozes do Brasil. Uma década perdida com golpe em 2016 e perseguições midiáticas.
Nesse caso, Michel "TemDeManterIssoAÃ" Temer, parece inocente.
Vai demorar muito a reconstrução do paÃs, e até lá, se tudo der certo, a Globo vai à falência, "vai morrer gorda" como bem profetizou Paulo Henrique Amorim. Todo mundo que "ferrou" Dilma, Lula e PT, se "ferrou" depois. Aécio, Moro, Globo etc. É a justiça divina... "eu já escuto os teus sinais". Eu enxergo.
Por isso que acredito que não é "tolice" minha esperar que um dia exista uma imprensa/jornalismo isento, decente, moral, responsável e imparcial, que não seja atrelado ao poder econômico ou o "touro de ouro". Se não for assim, melhor não existir imprensa/jornalismo, pois essa (que tem lado e é parcial como o ex-juiz marreco) destruiu o Brasil, a democracia e reputações.
Quando vão admitir que evitaram dar espaço a Haddad em 2018 em um possÃvel debate (mesmo que o Frankeinstein não quisesse participar), porque temiam um bom governo petista e acreditavam que seria mais fácil derrubar a coisa desgovernante que tirar novamente o PT.
Quando vão reconhecer/confessar publicamente que sabotaram o governo de Dilma? Quando vão admitir a cumplicidade ou conluio com Sérgio Moro e "uzerói" de Curitiba para quebra das empresas Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS em nome da prisão de Lula, entre outras perversidades?
Só gostaria de saber, quando vai ter um Jornal Nacional, onde teremos a MÃrian Leitão (capitaneando a edição), Willian Bonner, Sardenberg, Jabor, Catanhede, Camaroti, Merval, Jung etc, pedindo desculpas ao Brasil, por terem acabado com a nossa felicidade. Quando que essa empresa de comunicação (concessão pública) vai admitir que "ferrou" com o Brasil e com o povo?
Você estava na planilha da Odebrecht para terem acabado com sua felicidade?
Como é que é? Acabado com nossa felicidade?? Cadê a PF? Temos aà mais um crimi-noso da era lulopetista.
Ótimo artigo.
Eu não me lembro dele se manifestar no caso de Lula! Se existiu, se ele escreveu, poderia reprisar. O momento é muito oportuno. Assim ele não teria q escrever outra coluna para semana q vem. Ou então Gaspari poderia colocar ao final: este texto pode ser usado como jurisprudência para os casos e perseguições da república de Curitiba do ex-juiz. Mas também poderia dar o nome das empresas de comunicação e jornalistas q se beneficiaram com a espetacularização. As Globos e as Mirians Leitões etc.
Talvez porque o ex-ministro da fazenda do Temer não devolveu R$100 milhões confessando serem oriundos de propina, como fez o Palocci
Infelizmente o colunista não teve coragem de dizer com todas as letras o mesmo sobre o lavajatismo praticado com Lula! Dois pesos e duas medidas!
Não me lembro de ter lido uma coluna como esta sobre a prisão de Lula.
Nossa, o Gaspari descobriu a terceira via! Ufa! A turminha do touro de ouro, do patinho amarelo, as Mirians Leitões, seu filhote, Catanhedes, Mervais, Sardenbergs, Jungs, Globos respiram aliviadas. O Conde Drácula voltou. Vamos manter nosso empreguinho!
Temer deveria ter prisão perpétua pelo crime de lesa- pátria contra a democracia, por usurpar o poder de presidente da República através de um golpe parlamentar, onde ele negociou todos os ministérios e cargos com o congresso, para abrir caminho para a usurpar o poder!
Sem entrar no mérito, o dinheiro devolvido e recebido pelos cofres públicos era falso ?
Qual dinheiro, os 62 bilhões pagos aos acionistas da Petrobras em 2021? O que foi utilizado paga comprar a preço pedaços da Petrobras? O que foi pago ao Moro pelo trabalho, com todo desemprego que criou? O trilhão que não será pago de imposto pelas petroleiras em 10 anos? Tem gente que ainda acha que a Lava Jato recuperou algo, quando na verdade entregou trilhões.
Cristina, Cristina, pelo amor das minhas netinhas, um pouco de sabedoria e entendimento das coisas seria muito útil a você. Claro que a Neli se referia a toda a operação Lava Jato, a primeira e única a punir os poderosos da repúblico, e por isso foi tão atacada pelos mesmos.
Quanto dinheiro o Temer devolveu aos cofres públicos?
A matéria é boa, mas peca por esquecer a cena mais nefasta da desavergonhada Operação. A condução coercitiva e a detenção do nosso lÃder maior. O Supremo corrigiu a bandalheira. Mas quanto isso custou (econômica e politicamente) ao paÃs?
Os métodos que o Ministério Público emprega são escandalosos numa democracia. Inépcia , incompetência ou espetáculo? Mas até hoje fico com a pulga atrás da orelha com as imagens de um assessor de Temer correndo com uma mala na mão mostrada nos telejornais da Globo.
VÃtima? Do mundo que ele ajudou a construir.
Só Michel Temer foi vÃtima, Gaspari?
Essa discussão pouco evolui por causa da politização da questão e a infantilidade das discussões. A justiça não prova que ninguém é honesto ou corrupto, ela atua sobre casos concretos. Vide o Al Capone, todos sabiam quem era, mas a justiça não podia condenar sem um caso concreto. A Lava Jato fez o oposto, livre associação de suspeitas com atos concretos, sem as provas. Por isso estão anulando, não porque todos acusados são honestos e puros.
Rodrigo Mello, o caso da mala era o mais concretoz mas como ele foi baseado em uma operação controlada cheia de problemas, inclusive o perdão total para Joesley e Wesley, deu margem pra falar que foi armação. A investigação é muito preguiçosa, querem resultados imediatos.
Hermes, as provas tanto não existem que as novas varas nem aceitam receber os processos. Não adianta você falar que fulano enriqueceu ilicitamente se você não tiver provas de qual é o ilÃcito. O que a Lava Jato fazia era atribuir enriquecimento ao pagamento de propina de um contrato especÃfico, sem ter nenhuma prova que aquele contrato originou a propina.
E quem é puro? A necessidade de provas não protege apenas o polÃtico, mas também o cidadão comum. O lado mau da nossa justiça não é esse, mas os inúmeros possÃveis recursos que transitam eternamente e em geral prescrevem os processos dos polÃticos. O caso mais concreto contra o Temer, não seria esse, mas o caso da mala da JBS...porque a polÃcia interceptou o atravessador antes da mala chegar ao seu destino final? Porque não fez um trabalho de acompanhar o caminho daquele dinheiro?
Mas as provas existem! A Lava-Jato cometeu inúmeras infrações mas, como o próprio Elio já escreveu mais de uma vez, ela não inventou nenhuma prova!
Melhora separar o joio do trigo. Pelo que sei, muita gente não só confessou como devolveu o dinheiro depositado na SuÃça. Houve muito teatro e erro, mas houve acertos também.
Pois é, eles condenam a lava jato como se os polÃticos fossem santo e todos nós sabemos que não são. Os escândalos como o Mensalão e o Petrolão foram mentiras, foram fake news, foram inventadas? Querem transformar corruptos em santo, em gente correta, um anjo, porque o juiz foi parcial, porque a lava jato errou e os cri/mes que muitos deles cometeu? Esquece? deixa pra lá? deixa prescrever? Então o cri/me compensa? A Impunidade tem que prevalecer? É isso?
Hélio Gaspsro está devendo artigos com esta veemência a respeito da prisão absurda do Maior lÃder da polÃtica brasileira, que teve sua prisão aprovada pela imprensa golpista, sua candidatura negada. Hoje, desfeita a farsa da Lava Jaro, os jornais continuam apoiando o maior beflador de todos os tempos, Sérgio Moro. A imprensa vai continuar procurando a inexistente e inviável terceira via? Viva Lula, viva o PT
Mano, não existe almoço grátis. Não sei porque certos jornalistas gostam de defender polÃticos. Será que ele lembra da mala de dinheiro que o assessor do Temer carregava? Se a lava jato errou que se corrija os erros, porém, não dá pra tirar de qualquer cidadão as responsabilidades dos seus atos, seja ele quem for. Então nessa lógica, Sérgio Cabral, Pesão, Geddel, são inocentes? PolÃticos não são intocáveis e não estão a cima da lei.
A Justiça brasileira é a maior emissora do mundo de atestados de honestidade! O que aconteceu com o assessor do Temer? Está em liberdade e, certamente, não será condenado. Enquanto isso, as prisões estão lotadas de pobres sem acesso a bons advogados. PolÃticos devem ser cobrados e não endeusados; não é porque foram absolvidos é que são honestos. No entanto, milhões, à direita e à esquerda, acham que o polÃtico de sua predileção é imaculado, enquanto todos os outros são corruptos!
No meio o Teatro. E nós lÃamos nas folhas, estadãos,redes globos suas manchetes, suas crônicas e cronistas aplaudindo a peça. Sem falar da platéia verde-amarela, embevecida e babando ódio.
Muitos no inicio acusam sem provas, apenas por antipatia, oposição ou viés polÃtico-partidario. É o momento da retratação.
Claro que o Moro usou o seu emprego público na justiça em proveito próprio, oportunista! Agora achar que todos são inocentes é coisa para tolos e oportunistas também, sim teve malas de dinheiro, milhões devolvidos e milhões não devolvidos. Processos anulados por má condução, por tempo decorrido ou por mudança de cenário não inocenta ninguém.
Resumindo: o juiz de instância superior colocou em suspeita a capacidade técnica e a idoneidade do tal juiz Marcelo Bretas. Esse perÃodo da história jurÃdica brasileira assemelha-se ao perÃodo do terror na França pós revolucionária: prisões, julgamentos e execuções sumárias, baseadas em "indÃcios" e convicções. Por lá, nessa época, os algozes acabaram também perdendo suas cabeças....
Lembra muito tb o Macartismo dos anos 50 nos EUA, onde todo mundo era espionado por suspeita de comunismo. Até Carlitos foi levado ao banco dos réus.
Bravo!
Dez dias na cadeia dá coluninha de tio Elio pra temer. E se for 1 ano e meio, em virtude das mesmas perversidades? Só chamando o Jânio, não é mesmo?
Benjamin, com sua permissão, eu assino embaixo. A corridinha filmada defronte a Pizzaria Camelo na Rua Pamplona não existiu, nem a devolução posterior, por parte do corredor, da maleta com R$450 mil que depois foi complementada até os R$500 mil originais; fica o visto pelo não visto. Falemos da reforma ampla e total da casa da filha Luciana, administrada full time pelo fiel Coronel Lima? Ora, Elio! JK
Se está falando das operações que envolveram o ex presidente Lula, ele já escreveu pelo menos três colunas sobre isso. A lava jato é decerto o maior absurdo da conturbada história jurÃdica brasileira.
E os farsantes procuradores e ex juiz continuam impunes.
Acho que o nosso problema, hoje, é o seguinte: séculos de truculência, arrogância e impunidade levaram as "pessoas sérias" a elegerem a justiça ao nÃvel de religião e os juÃzes ao status de deuses. Tudo em nome da democracia e dos bons costumes. Daà a religião/justiça e os juÃzes/deuses pensam que podem tudo e cometem, impunemente, abusos, constrangimentos e tudo o mais que conhecemos. Ia me esquecendo dos delegados/querubins.,
Gaspari, na condição de advogado, sempre fui contra as arbitrariedades da República de Curitiba, a condescendência dos órgãos de investigação do MP quanto a figuras como Januário Paludo (aquele da mesadinha do Dario Messer....), mas seu texto, em que pese bem escrito, produz uma impressão de que o Temer é um santo, ainda que o juiz tenha reconhecido a inépcia da denúncia nesse caso. Já se esqueceu do Rocha Loures na corridinha em SP com a maleta de R$ 500.000,00? Que passada de pano.......
E o Porto de Santos, que o Temer dominou ( ou ainda domina ) e onde se praticou no mÃnimo tráfico de influência?
A garantia do cumprimento dos deveres funcionais dos juÃzes é uma competência do CNJ, que é presidido pelo topetudo lavajatista, beijador de pés, matador de bolas no peito e que senta no processo de juiz de garantias. Até setembro esse farsante nada fará.
Muitos (eu inclusive) davam com certo que o Temer não ficaria em liberdade por muito tempo após a presidência. Aparentemente se safou, assim como o Collor antes dele, e o Aécio. O Lula amargou um tempo em cana, mas que lhe rendeu dividendos eleitorais pelo que se vê. Foi um bom investimento. A cereja do bolo será o Cabral, quando se candidatar em 2026.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Temer, vítima do teatro do "lava-jatismo" Voltar
Comente este texto