Mirian Goldenberg > Brasileiros morrendo de fome e os vermes se empanturram de frango com farofa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mirian, sempre me comove. Tenho um livro de textos publicados pela Veja, em seu aniversário de 25 anos (hoje a revista tem 53 anos) que não consegui doar até hoje, por causa de um texto de Betinho. Texto, infelizmente, ainda atual e triste falando sobre a fome em paÃs do porte do Brasil. Ver o descaso dos nossos governantes fere a todos nós e a memória de um grande brasileiro com Betinho.
Precisamos de mais Betinhos, Bianca, para voltarmos a ter esperança no Brasil
Parabéns pelo texto Mirian! Emocionante! Sem dúvida, a questão da fome é lastimável! E infelizmente, nosso governo não está preocupado em resolver...Mas, se cada um de nós fazer nossa parte podemos até amenizar tal problema!
Muito triste, mesmo. Precisamos de mais Betinhos para voltar a ter esperança no Brasil.
A antropóloga com a cabeça no subsolo. No Brasil, esse colosso, só passa fome quem é vag4 bund0.
Emocionante, realista e comovente o texto de Mirian Goldenberg. Betinho foi um Ãcone na luta contra a miséria e da fome, a favor do povo sofrido.
E continua nos ensinando a não desistir, apesar da violência e crueldade dos odiadores
Seu amigo ancião Guedes tem razão. Todo governo autoritário, odioso, manipulador e inescrupuloso um dia termina. E geralmente de forma muito trágica. Mas até esse dia chegar vamos pagar muito caro como sociedade. Betinho hoje seria vÃtima dos haters.
Triste, triste, triste, triste...
Lindo texto Mirian. Em tempos sombrios como o que estamos a viver, ler um texto como esse inspira e sobreleva a importância da solidariedade.
Tempos sombrios, tristes e trágicos, parece que os odiadores estão, cada vez mais, proliferando ao nosso redor.
A historinha do leão e o beija-flor, eu ouvir numa terapia de grupo e me encanto com seu simbolismo! Façamos nossa parte, independentemente que o mundo pegue fogo!
Parace simples, mas é tão difÃcil fazer a nossa parte. Precisamos ter muita força, coragem e mais Betinhos ao nosso lado.
Mirian , és grande! Tens muito para doar ! Consegues com muita meiguice, carinho e amor , expor tua sensibilidade , teu conteúdo, como ser humano , como gente que ama gente! Vivemos momentos de extrema repercussão odiosa, maléfica , que infelizmente, está nos deixando petrificados diante de tudo isso . Com bastante esforço, creio que venceremos essas muralhas . Abraço
Marcos, quem me salva do pânico e desespero é o meu melhor amigo Guedes. No ano que vem ele completa 100 anos. Ele acabou de me dizer: Eu tenho esperança que no fim do ano as coisas vão melhorar. Não tem como ficar pior do que está. Se ele tem tanta esperança e coragem, quem sou eu para desistir de lutar?
Prezada Mirian , mais uma vez , agradeço a vossa gentil resposta ao meu post , isto demonstra o quanto és educada, preparada e , sobretudo sensÃvel à queles mortais como nós , que te admiramos e respeitamos muito . Tuas colunas nos revigora sempre .
Marcos, em tempos de tanto ódio e violência, é muito importante saber que não estamos sozinhos no nosso sofrimento e impotência por não conseguirmos ser o beija-flor do Betinho, dos Betinhos
Estou fazendo minha parte!.. Isso devemos fazer nas proximas eleiçãoes para presidente, fazer nossa parte, votar contra o Bozo, ele é nosso enemigo, ele é o enemigo do Brasil, devemos? não, temos que tirar ele do planalto, dar a maior zurra eleitoral que alguem ja viu, para nunca mais ele voltar, vamos fazer nossa parte sim.
Cada um precisa fazer a sua parte
Mirian, belo texto, belo relato. É imensa a falta de personalidades como Betinho; há um vácuo de ideias e de pessoas no paÃs e uma cacofonia de "não ideias" e "personalidades" sem fim. Eu confesso que joguei a toalha. Nem como beija-flor consigo agir mais. Acabou. Acabei.
Bruno, está cada vez mais difÃcil ter esperança. Precisamos de mais Betinhos, ou precisamos ter a coragem de ser beija-flor. Mas está difÃcil demais.
Sabia que um dia o brasil iria parar a cadeia produtiva por conta da polÃticas públicas do governo federal, pois vive a precisar de cada mais receitas para fazer frente as despesas que só fazem aumentar a cada ano e o cenário economico foi perfeito pra mostrar a incompetencia dos ocupantes do palácio do planalto, visto que a carga tributária já nos limites insuportáveis para uma economia que não cresce e não gera emprego, levando seu povo a o pior momento histórico que vivemos.....
Triste, triste, triste, triste... cada vez mais triste
Prezada colunista, entendo tua angústia, mas tenha certeza de q amanhã será outro dia , portanto , não percas a esperança, teu entusiasmo , tua alegria . Precisamos de mulheres como vc .
Marcos, está cada vez mais difÃcil. Você nem pode imaginar como fiquei emocionada e é importante para mim ler a sua mensagem carinhosa.
Em prantos! Obrigada Oý pelo magnÃfico texto! Os irmãos Henfil fizeram parte de minha formação.
Que privilégio ter conhecido o Betinho, o Henfil e ter aprendido a não desistir de ser beija-flor, Maria Ines
Grande empatia pelo seu artigo e posicionamento. Acho que somos contemporâneos e, como tal, compartilhamos da mesma frustração geracional...achávamos que havÃamos alcançado um lugar historicamente muito legal, mas de repente nos demos conta de que ainda estamos no século 18 ou antes...vamo que vamo....
Verdade, Silverio, uma geração de muitos Betinhos que acreditavam que podiam mudar o mundo. E mudaram mesmo
Não sei porque nossos órgãos federais Congresso, Senado, STF, PGR, etc não fazem nada não se mexem, não dizem nada. Até quando temos de tolerar este 'vômito' na presidência???
Até quando?
As eleições irão nos tirar deste pesadelo !
Será?
Citei 2 versos da musica Apesar de Você, de Chico Buarque. E acrescentei 2 palavras: Diz tudo. Como no regime militar, foi censurada.
"Quando chegar o momento este meu sofrimento vou cobrar com juros, juro. (...) você vai pagar e é dobrado cada lágrima rolada nesse meu penar." (chico buarque, apesar de você). Diz tudo.
@mirian. Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora não espera acontecer. (G. Vandré, Prá não dizer que nao falei das flores).
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Obrigado, Mirian! Tenho todos os dias buscado notÃcias e opiniões que sigam alimentando minha ingênua esperança num certo acerto de contas deste agrupamento de pessoas chamado Brasil, com o danada da Civilização. Quando encontro textos como seu, indignados, porém, genuinamente direcionados a um propósito maior, a fagulha do pode dar certo permanece.
Como um beija-flor ou como uma formiguinha, temos que ter a coragem de fazer a nossa parte
Bolsonoro aposentou aos 34 anos, Moro levou até 100 mil de salário e auxÃlio moradia para viver em casa própria. No mundo BozoMoro, o dinheiro público é infinito e os privilégios insaciáveis. Para eles, os 115 milhões que vivem na pobreza que prestem concurso público! Eles sabem que o paÃs gasta 4/5 do que arrecada com funcionários e aposentados e querem 40% de aumento. Acorda Brasil!
Getúlio, querida, em vez de vc perder tempo com essas mentiras que só o gado acredita, é melhor Jair procurando outro emprego. Essa mamata de ficar espalhando mentiras pelo gabinete do ódio acaba em outubro.
E a vendedora da avon morta tinha 16 milhões em previdência
No Brasil o genocÃdio é institucionalizado e feito todos os dias, em nome da lei. Os sanguessugas da burocracia estatal levam 14% do PIB e ainda querem 40% de aumento. A única forma de acabar com a fome é colocando fim ao sequestrado do Tesouro Nacional e usar o dinheiro para cuidar do paÃs e da famÃlia! Liberta Brasil, ainda que tarde.
A fila do osso acho que tem a possibilidade de ser matéria paga, não que não tenham pessoas muitas necessitadas, mas existem meios de vender uma noticia montada como sendo espontânea ou real. O ser humano anda deteriorado, o que importa pra grande maioria são os cifrões $. precisamos ver as coisa com mais razão.
Marenildes gênio da raça, nos ensine a usar melhor a razão, então!
Felizmente ou infelizmente consegui me blindar do teor do vÃdeo, não sei o que foi feito ou dito; de que adianta tê-lo visto e continuar impotente diante da situação? A fome existe infelizmente, mas existem muito mais pessoas com saúde, dependendo de auxÃlios. Minha mãe que tem Alzheimer mora no interior baiano, precisa de uma pessoa para ajudar minha irmã e a dificuldade é grande em achar, mesmo 1 salário mÃnimo nacional sendo pouco, acho que é melhor que ficar esperando auxilio. A fila do o
Miriam Concordo plenamente com vossos adjetivos àqueles que tratam as pessoas que mais necessitam do Estado Brasileiro como seres absolutamente desnecessários, como Harari define em seus livros. Psicopatas como Bolsonaro e sua claque não podem continuar no poder.
Precisamos de mais Betinhos para ter esperança no Brasil
'Meu Brasil!! Que sonha com a volta do irmão do Henfil...' Mirian,esse é o mesmo Betinho que os militares expulsaram do próprio paÃs por ser perigoso?
É sim, a volta do irmão do Henfil
Construir um PaÃs justo é um processo árduo, demorado, doloroso... destruir é expresso... e esse governo nao é burro... está muito bem assessorado e bem pago com o único objetivo de atrasar esse processo... estamos há quatro anos discutindo imbecilidades... terra plana, eficiencia de vacinas, nazismo, racismo, armas, intolerancia religiosa... enquanto isso os que importam sofrem calados... os objetivos "deles" já foram atingidos!!
Uma tragédia sem fim...
A única forma de mudar esse e qualquer pais é através da polÃtica e de polÃticas econômicas. Veja, temer e bozó mudaram esse pais para pior através da polÃtica. Precisamos eleger alguém que mude para melhor, através de politicas econômicas distributivas que entreguem crescimento.
Temos que fazer a nossa parte, mesmo que pequena
Democraticamente falando; este ano temos eleições, que tal fazermos como o beija flor, fazer a nossa parte....
Fazer a nossa parte é o mais importante, mais do que nunca
Viva Betinho! Temos que seguir seu exemplo.
Viva viva viva! Precisamos de mais Betinhos para voltarmos a ter esperança no Brasil.
já passou da hora de viramos nosso olhos para as ruas, para embaixo das pontes, onde passam os carros tremulam as bandeiras brasileiras. E hora de cuidar dos brasileiros e não de bandeiras, militares, alto funcionalismo e mercado da petrobrás. Precisamos refundar uma nação, redesenhar o estado, rever os objetivos da economia dar o minimo de dignidade a este paÃs.
É de chorar a situação atual do nosso paÃs, eu me considero um beija flor, com pequenas doações, aqui, ali, estou fazendo minha parte, vida longa Dona Mirian.
É de chorar mesmo, tempos trágicos e tristes. Vamos fazer a nossa pequena parte, Edailson
Ainda bem Miriam, que pessoas como vc ainda têm voz na grande mÃdia corporativa. Se o Betinho sensibilizou o Brasil, vc aprendeu com ele tudo de bom que ele tinha. Parabéns pelo belo texto.
Fiquei emocionada com seu comentário, Geraldo. Está cada vez mais difÃcil ter esperança e sentir que posso fazer alguma diferença, como ele me ensinou
Se Jean-Luc Godard visse a imagem do frango com farofa, repetiria que "qualquer imagem cotidiana faz parte de um sistema". Enquanto a casta polÃtica brasileira responde pela mais atroz ruptura com a realidade, bolsonaros respondem pela estética do deboche com esta imagem da farofa, puro vilipêndio e menosprezo pela vida dos outros.
Deboche e crueldade com as mortes dos brasileiros e brasileiras. Até quando?
Quem quer que esses lixos permaneçam no poder são muito piores que eles.
Muito triste
Pessoas sádicas estâo no governo,zombam da morte dá fome,da miséria,das mortes . Betinho foi um exemplo mrsmo .
Precisamos de mais Betinhos no Brasil que façam a sua parte
Lindo texto. Bom para lembrar algo que as vezes esquecemos: que tipo de gente os partidarios do atual governo defendem.
Como tantos defendem e se identificam com psicopatas que debocham das mortes dos brasileiros? Não consigo entender.
Mirian, não desista.
Não desisto, Francisco, apesar da desesperança e impotência
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Brasileiros morrendo de fome e os vermes se empanturram de frango com farofa Voltar
Comente este texto