Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    Dr Dráuzio se esqueceu de mencionar a Homeopatia, a qual ainda requer comprovação de benefícios em estudos de qualidade reconhecida. Quanto aos profissionais médicos (mas não somente para eles, mas também para nossos engenheiros, enfermeiros e administradores entre outros), ainda precisamos de um Relatório Flexner e da implementação avaliações seriadas para que separemos os profissionais dos que se aproveitam do pensamento mágico.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Tenho pensado nisso, caro amigo. Para além das ervas naturais, também nos suplementos de vitaminas e minerais em geral, prescritos e vendidos como uma forma de suplementar a alimentação, o que não deixa de ser verdadeiro. No entanto, nem sempre precisamos deles, e sim de alimentação saudável, comida de verdade (vegetais e carnes, neste último caso para quem é onívoro).

    Responda
  3. Rives Passos

    Mais uma vez o Dr. Drauzio Varela demonstra lucidez e compromisso com a saúde do povo brasileiro. Essa tragédia por qual passamos fez emergir o quão enganoso pode ser paradigmas existentes no inconsciente do povo brasileiro (paradigmas esses amoldados ao longo do tempo por uma sociedade que nega educação e segrega grande parte do povo). A figura da atividade sacerdotal do médico, do padre e do pastor. Como bem escreveu o colunista há espertalhões e pessoas mal formadas também nessas profissões..

    Responda
    1. Rives Passos

      ...Só não sei dizer em qual categoria profissional os maus profissionais causam mais danos a população. Parabéns aos bons profissionais de saúde, como o Dr. Gonzalo Vecina, Dra. Margareth Dalcolmo, Dr. Nicolelis e milhares de profissionais anônimos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais. Pessoal do Samu, bombeiros, policiais...servidores administrativos, enfim todos aqueles atuaram e atuam para salvar vidas, honrando suas profissões com ...

  4. Marcelo Moraes Victor

    Parabéns Drauzio! És uma farol nas trevas reinantes. A formação médica está rasa no país, o médico médio não sabe avaliar literatura e segue a manada guiado por laboratórios ou pior ainda, ideologias políticas inacreditáveis, medievais, e nosso criminoso CFM apoia as insanidades contra vacinas ou drogas inúteis. Milhares morreram por iatrogenia, e os médicos responsáveis não serão punidos, sequer acham que erraram! Não há luz fora da boa ciência, só loucura, ideologia, ignorância. Triste

    Responda
  5. edneia machado

    Dr. Drauzio. Tenho um respeito profundo por você. Mas me incomodou o fato de não ser abordado que mesmo a enfermeira tomou as 50 ervas. Não vou me estender. Apesar desta observação, muito obrigado pelo seu trabalho .

    Responda
  6. José Cardoso

    É um subproduto da visão romântica da oposição da natureza à civilização. Só porque há alguns efeitos colaterais negativos da tecnologia como micro plásticos nos oceanos, destruição de corais, aquecimento global, desertificação, além de obesidade e diabetes resultantes do consumo de alimentos ultraprocessados, e sedentarismo por menos necessidade de esforço físico, isso não quer dizer que um 'retorno à natureza' seja uma alternativa séria.

    Responda
  7. Claudio Belodi

    Caro, médicos e cientistas que seguem políticos não são confiáveis. São estúpidos e pagés.

    Responda
  8. EDUARDO TALANS

    Então a Homeopatia se encaixa no mesmo pensamento ?

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Querido Eduardo, há centenas de artigos provando que a homeopatia em si não tem nenhum efeito comprovável. Mas o efeito placebo existe, é alto, e os homeopatas em geral são excelentes cuidadores. Acho que eles funcionam, não as gotinhas, acho não, tenho certeza pq é isso que o método científico sério provou em centenas de testes. Ela falhou em todos feitos no padrão usual de comprovação da verdade, os ensaios clínicos randomizamos, contra placebo

  9. Gaya Becker

    A lucidez do Dr. Dráuzio merece todos os aplausos. Pena que ele é único. Se tivessem mais dez iguais a ele poderia ser criada uma força tarefa que tivesse poder, voz e vez para mudar as aberrações que acontecem na área da saúde no Brasil.

    Responda
  10. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Parabéns pelo texto! Claro que existem crimes também na medicina dita tradicional, mas não se pode jogar a água suja com criança fora. Como cego, já recusei, quando um amigo trouxe uma água milagrosa da França prá consertar meus olhos. Estou fora!

    Responda
  11. alfredo milton Almeida

    Gostaria de entender essa escandalosa tolerância oficial com a oferta na mídia de rádio e TV de inúmeros produtos naturais (sic), com descontos de até 70%, pagamento em 12 meses, compre um e leve dois, ganhe presentes adicionais suspeitíssimos. Por que ninguém se levanta contra esse comércio inescrupuloso que penaliza o povo incauto com preços abusivos. Aqui no Rio temos uma estação de rádio que divulga essas barbaridades na programação diária de todos os seus comunicadores. Até quando ?!!!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Super Rádio Tupi! Um escândalo!

  12. Roberto Gomes

    A Folha de São Paulo, tão defensora da ciência, publica colunas sobre a influência de minerais na saúde, florais, Feng Sui e astrologia.

    Responda
  13. Nelson Franco Jobim

    Dê uma olhada nas propagandas que aparecem em jornais como O Globo, de empresa para a qual o Sr. trabalha. Está cheia de promessas de curas milagrosas que se confundem com notícias.

    Responda
    1. vevelungo vevelungo

      Flavia, tenha o habito de rolar a tela do seu PC ou de seu celular pra baixo, vc verá propaganda de remedio contra impotencia, para emagrecer, contra queda de cabelos, zumbido no ouvido etc. Tudo descaradamente panacéia sob a mensagem "conteudo patrocinado ". Vc acha isto correto? Ainda mais para nós assinantes.

    2. Nelson Franco Jobim

      Veja você mesma

    3. flavia fonseca

      Poderia citar uma?

  14. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    A questão é: a Justiça conseguirá disciplinar esse quadro nefasto que está no CFM?

    Responda
  15. Lourival Costa

    As vezes o problema é também o acesso a tratamentos públicos subsidiados pelo Estado, SUS. Em algumas regiões o SUS funciona muito bem, em outras nem tanto. Assim, fica mais fácil escutar um enganado com diploma e pagar uma consulta do que procurar um profissional responsável mas que demora muito para ser atendido. Terapia psicológica, psiquiatras e médicos que dominam a reserva de mercado das receita controladas custam muito caro, logo recorrem a milagreiros. É um problema de bem estar social.

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Verdade Lourival, estamos desamparados e o que sobra são igrejas evangélicas e charlatães para preencher a falta do Estado em diversas áreas.

  16. Rosemary Oliveira

    Aplaudindo de pé seu texto, Dr. Drauzio! Muito obrigada!

    Responda
  17. Rosemary Oliveira

    Aplaudindo de pé seu Dr. Drauzio! Muito obrigada!

    Responda
  18. joelson ciacci

    Isso mesmo !

    Responda
  19. Carla C Oliveira

    Corretíssimo, Dr. Drauzio.

    Responda