Opinião > Cuba existe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vos falta uma imprensa livre para opor verdades estatais, estatÃsticas estatais, eleições livres, etc. Pior, o comunismo ressuscitou a realeza, Castro, depois seu irmãoÂ… Coreia do Norte, outra maravilha : Ping-Pong filho de Pong Ping, eternamente. E o nosso mito aqui faria o mesmo, se pudesse, à direita do espectro, mas igual na ideia de ser um Rei. Veja Chernobyl, aquilo são vocês funcionando, prefiro nossos defeitos e o voto, não para eleger, mas para retirar do poder quem nele se encastela.
Ok, parabéns por tudo de bom que a revolução produziu para seu povo. Mas não consigo entender por quê insistir em ditadura de partido único e falta de liberdade de imprensa. Não confiam na solidez do conhecimento e no civismo de seu povo em fazer boas escolhas? O que de fato temem com uma abertura polÃtica? No fundo até sei: a perda das benesses da nomenklatura.
Um contraste que percebi quando visitei a Ilha: o Brasil é um paÃs rico que não oferece dignidade para sua população, enquanto Cuba é um paÃs pobre que proporciona condições dignas de vida para seu povo.
Duma coisa pelo menos estamos certos: Cuba não se enquadra mais entre os paÃses latino americanos considerados e tratados como quintal ou jardim, por muitos polÃticos e lideranças norte americanas.
Os norte americanos querem ter liberdade para se intrometerem na vida dos cubanos, como já faziam à vontade na época do ditador Batista, cuidando só dos seus interesses. Mas os norte americanos negam a liberdade dos cubanos de conviverem com o resto do mundo, nem mesmo para mostrarem os avanços que conquistaram no campo educacional, da saúde e cientÃfico, cuidando de seus interesses. O que nos é permitido saber de verdade sobre Cuba?
Como avaliar um pequeno paÃs há 60 anos brutalmente sitiado fisicamente, economicamente e socialmente, isolado do resto do mundo?
Porque não se sujeitaram ao Revalida? Se foram formados por uma das melhores universidade do mundo, a de Havana, que sentido faria isso? O importante é que atuaram nos mais longÃnquos rincões do nosso pais e salvaram milhares de brasileiros necessitados. Desde já, aguardamos sua volta em 2023.
Aqui no Brasil tem fila do osso .E tem pessoas com medo do comunismo .O D i otice
Por que nenhum (salvo prova ao contrário) médico cubano passou no Revalida?
Amarildo. Se assim fosse, passariam no Revalida. Quanto aos diplomas comprados, cabe ao governo a fiscalização. Concordo que há muito abuso.
Celso. Você tem toda razão. Exame de ordem como na OAB deveria ser obrigatório em medicina. Eliminaria escolas de medicina de fundo de quintal.
Gostaria de ver os formandos brasileiros fazendo essa prova, daria mais segurança aos pacientes !
A qualidade deles ë indiscutÃvel .Diferentemente de quem compra diplomas aqui.
Tenho criticado este jornal por não ser democrático por não puplicar qualquer comentário que afete seus interesses senso lato. Eu tenho pedido um respostas que nunca chegam. Meus comentários não possuem palavrões, nem ideias fora de limites de uma impresa livre. Portanto é um jornal que não respeitao leitor, o assinante nem a liberdade de expressão.
o mesmo sucede comigo .
Nossos leitores são carentes de matérias honestas sobre Cuba, os grandes jornais brasileiros raramente publicam notÃcias que contrariem as diretrizes do imperialismo norte americano. Parabéns a Cuba pelos êxitos a despeito dos ataques ao seu povo e sua soberania, muitos brasileiros tem saudades do atendimento humanitário e competente dos seus médicos.
Excelente artigo, incisivo e correto na denúncia da desonestidade editorial constante sobre Cuba. A Ilhja existe, sim, para grande parte do mundo - a que luta contra a ditadura do capital e do impérialismo -, como referência do sociedade valente e consciente
Existem duas: uma para os truristas (divertida, maravilhosa) outra para os cubanos, como no Brasil colônia havia a casa grande e a senzala...
Já visitei, sim, no finalzinho do governo de Fidel Castro. Estive em Havana, Paradero, e etc. Para turista foi uma ótima viagem, mas para morar em Cuba realmente é impensável...
Já visitou Cuba?
Por que a Folha não dá ao cônsul do Haiti o mesmo espaço que ao cubano? Para um paÃs como o nosso, com uma grande população afro-descendente, é a ilha do caribe de história mais significativa. É possÃvel que o movimento abolicionista europeu do século 19 que pouco a pouco aboliu a escravidão nas Américas, tenha recebido um impulso decisivo com a revolução haitiana.
Hein?
A China vai acabar com isso.
DEVE PERGUNTAR PARA OS CUBANOS. INFELIZMENTE, UM PAÃS QUE TEM OS MESMOS GOVERNANTES E O MESMO POVO FAMÉ-LICO Hà SESSENTA E TRÊS DEVE TER UMA RESPOSTA.
Refute os argumentos dele! Aliás, qual outro paÃs no mundo sofre um bloqueio sistemático como o imposto pelo EUA há 60 anos?
Alguém duvida que esse cônsul vive bebendo heineken nos bares de SP?
É proibido?
De fato, Cuba é mesmo um paraÃso. Razão por que toda a fina flor de nossa esquerda intelectual aspira morar lá. Só que não. Tudo começou com Gabriel GarcÃa Marquez. Amigo do peito de Fidel, de quem ganhou até uma mansão para ficar mais confortável na ilha, declinou, no entanto, de se mudar para lá. O motivo? "Aqui eu não tenho tudo o que preciso."
Visitou a tal mansão? Mostre onde no artigo o autor diz que Cuba é um paraÃso? Limitou-se a mostrar seus feitos e se queixar de que a seus supostos defeitos são realçados mas tolerado sem dezenas de paÃses que são até aliados desses crÃticos enquanto em Cuba são alvos de bloqueios e ameaças de invasão. Você tem tudo o que precisa? Deve pertencer ao 1% que controla mais de 50% da riqueza nacional.
Guantanamo existe?
Prezado Alonso. Foi ironia da minha parte. Obviamente, como a quase totalidade da humanidade, discordo do bloqueio perpetrado pelo império.
Guantanamo não pertence a Cuba e sim aos Estados Unidos . Não leu não , né?
Cuba precisa se democratizar, permitir partidos polÃticos e eleições. Precisa, também, de imprensa livre que não desempenhe papel de diário oficial. Por outro lado, os EUA precisam desativar o 'campo de concentração de Guantánamo', cujas mazelas têm sido retratadas abundantemente por filmes e séries nos mais diversos streamings. Ah, antes que eu me esqueça, é bom lembrar que, para os EUA, paÃs bom é aquele que serve de quintal aos norte-americanos, independentemente do regime polÃtico!
O principal é o fim do inominável bloqueio. Deve ser medo de que sem ele Cuba prospere e se torne um mal exemplo mundial.
Certo, Eurico. E tu, conheces Cuba?
Vc conhece Cuba uma sobrinha morou lá sete anos lá educação e saúde e 100%
Considerando as notÃcias referentes à s manifestações recentes em Cuba, realmente, "é um exemplo de tudo o que é ruim, de ausência de democracia e de direitos humanos". Se vosso governo é tão bom porque precisa tanto que os EUA parem com o bloqueio. Não sois competentes para progredirem sem os imperialistas?
Sr. Benassi - Não parece que os EUA tem tanta influência assim, pois o Brasil fez investimentos pesadÃssÃmos no Porto de Mariel. e não houve retaliação.
Se bloqueio econômico fosse irrelevante porque as ameaças de sanções econômicas contra a Rússia surtiriam algum efeito? E olha que não há termo de comparação entre esses paÃses pois a Rússia é um gigante e Cuba uma pequena ilha com apenas 9 milhões de habitantes.
O senhor embaix. deu ótimos esclareci sobre Cuba, Claudio. Verdade é que Cuba nao é um paraÃso, mas o maior probl. dos cubanos, é que como todo mundo, sonham com luxo, muito luxo! Se acreditassem que em muitos paÃses onde os ricos nadam no luxo os pobres sao carentes de tudo isso que o embaixador citou sem exagero, seriam felizes. Mas falta a liberdade de expressao. Quando estou lá tento explicar p.eles que eu posso ter um bom carro, mas nao tenho sequer uma habilitaçao, mas eles nao acreditam.
Se bloqueio econômico fosse irrelevante porque a ameaça de sanções econômicas contra a Rússia teria algum impacto? E olha que estou me referindo a um paÃs de proporções incomparáveis a pequena ilha que é Cuba, com apenas 10 milhões de habitantes.
Belóide, tem só um detalhe, comodamente esquecido: os EUA enrrrrabam qualquer um que comerciar com Cuba - obviamente excetuando os grandões, dos quais ele depende e/ou têm medo. Você vive sem o Carrefour matador de preto, mas não sem supermercado algum. É esse o ponto.
Perdoe-me, embaixador, mas entre o seu testemunho protocolar e o do milhão de cubanos que de lá fugiram nos últimos trinta anos eu ficarei do lado do povo da vida real. Até porque sem imprensa livre e completa liberdade de expressão nenhuma explicação oficial do regime cubano terá valor e credibilidade.
O menc. pelo embaixador corresp. 100% à realidade em Cuba, Francy. Só que ele "esqueceu" de dizer o que falta em Cuba - e democra que permita o povo eleger o governo a cada 4 anos. Quem pode foge, porque além de democracia, sonha com luxo, carro, conhecer o mundo. Nao sabem que andar de carro já se tornou mau-gosto; é uma contribuiçao para predaçao do meio ambiente. Enfim,só conhecem a vida dos turistas de paÃses ricos, nao sabem como é a vida dos pobres em paÃs em paÃses pobres.
Tamo juntos.
Só as contrárias, é claro! Você contesta as afirmações dele quanto à situação de saúde, educação, etc? Ninguém no mundo refuta isso. O gigante Brasil precisou se socorrer de médicos formados na pequena ilha para dar alguma assistência a milhões de excluÃdos. Pense nisso!
Ôôô seu Pedro, cada um puxa a sardinha pro seu cada qual, é jogo jogado, e tudo bem. Mas essa Cuba tão linda que o senhor desenhou para nós, se bobear, parece com o paÃs no qual moram o Bozo e seus Sinistros - e que não é o Brasil. O mundo sabe de detenções indevidas e eticéteras; e é verdade que ignora solenemente um monte de injustiças com Cuba, bem como um monte de méritos ali existentes. Elas por elas, fake por fake, se acabar o embargo, ceis soltam todos da cana? Porque aà mora o busÃlis.
Marcos, é verdade é concordo com você, sinda que considere desproporcionais as crÃticas em vista daquilo que o próprio mencionou, o que não pode em Cuba é tolerado em muitos amigos, e bota amigo nisso, como a Arábia Saudita, por exemplo. Mas no Brasil democrata temos milhares de jovens presos sem julgamento por morar na perifa e portar um baseado. Mas tudo bem, quem vai se indignar com uma picuinha dessas?
Senhor, Pedro Monzón, obrigado pelas informações.
Informações ou informações enganosas.
Faço unÃssono, mas há senões.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Cuba existe? Voltar
Comente este texto