-
Edson Jardim
...ah, que saudade de minha querida mãe. Viúva, praticamente sem recursos financeiros, soube criar a família, e nos tornar pessoas do bem e lembra-la, sempre, como heroína! Deus, certamente, a acolheu em seu reino!
-
Filipo Studzinski Perotto
A cultura do "machinho" nacional, gera tragédias diárias. Violência inaceitável. Quantas crianças ficando sem mãe, porque o "machinho" se acha dono da mulher. é triste demais. Pensei também no caso dessa semana do homem negro, morto com 3 tiros porque era negro, assassinado por um militar branco que "o viu como suspeito". Deixou a filha de 6 anos orfã, na véspera do seu primeiro dia de escola. Eu tenho uma filha de 6 anos, e entendo a dor infinita que isso representa.
-
Fatima Marinho
A morte de Antonieli é mais uma entre as 400 mortes de mulheres por semana por crime de ódio. Matou a mulher e o feto, e foi rezar porque ele presa a Deus e eh contrato aborto:.
-
Barbara Maidel
De onde tirou que mais de 20 mil mulheres são mortas por crimes de ódio todos os anos no Brasil? Da sua imaginação (''vou o chutar um número alto qualquer para parecer bem chocante'') ou de dados mentirosos divulgados por gente de má-fé e que você nem se deu ao trabalho de checar antes de sair espalhando fake news?
-
-
Luigi Bravio
A lei do feminicídio é injusta. Por que é mais gravoso quando o homem mata a mulher do que quando uma mulher mata o homem? Ambos os crimes deveriam ser igualmente punidos. Admitir o contrário é dar mais valor à vida da mulher que do homem, o que não resiste a uma análise superficial. É inadmissível que uma mulher que mata o marido e esquarteja o corpo para escondê-lo receba pena menor que um homem que proceda da mesma forma.
-
Filipo Studzinski Perotto
Luigi, pobre homem ameaçado pelas mulheres... Essa geração de machinhos não vai mudar nunca.
-
Fatima Marinho
Mais mulheres morrem na mão de homens que o contrário. Seu comentário quer fazer parecer que o risco é o mesmo, Falso. São assinadas por homens 4 mil mulheres por ano no país.
-
-
Cristiane Foschetti Dias
Excelente texto. É preciso insistir e forçar uma reflexão a respeito da violência do homem cis-hetero às mulheres cis, trans e às travestis. Por mais que descrevam Djamila como "militante" (como se isso fosse ruim!), assassinatos como esse estão nas estatísticas. Não dá pra negar. E pessoas, tirem a viseira, pois a Terra não gira em torno de suas opiniões, de seus amigos, seus vizinhos e umbigos. Não é porque a brutalidade não perpassa suas vidas que ela inexiste. Mais informação e empatia!
-
Elzira Eunice da costa
" país de homens que sufocam vitimas" ?? MENTIRA ! .... não são os homens que sufocam vitimas !! Foi ESSE homem que sufocou de maneira covarde a vitima ! DJAMILA como sempre tenta transferir aos homens em geral os crimes cometidos por indivíduos em particular ! Sua militância é profissional, irresponsável, panfletária e mentirosa !
-
ANDRE BICUDO LARRUBIA
A violência contra mulher foi banalizada e muita gente não compreende como algo que faz infelizmente parte do cotidiano. Sensibilizar sobre o tema e trazê-lo para mais perto do público é um desafio. Talvez tabular as informações de feminicídio por cidade e trazer proporção de morte por mil ajude a aproximar o tema do público em geral e dos responsáveis por políticas públicas.
-
Adriana Mara de Moura e Souza
Isso não existe como método. Qualquer brasileiro sabe disso ao não presenciar isso no dia a dia. A esquerda exagera nas suas pautas e só consegue aumentar a antipatia do cidadão comum contra eles.
-
Filipo Studzinski Perotto
é, tanta antipatia que Lula tem 50% das intenções de voto. Não sei quem é o "qualquer brasileiro" de quem fala o Adriano. Eu vejo nas estatisticas um massacre: quantos "machinhos" matam amante/esposa/companheira, às vezes filhos e filhas, por que a mulher quer se separar, ou porque não agentam os cornos.... Se você quer falar sério Adriano, vai olhar as estatisticas primeiros, senão, vai pro blog do monark ou do adriles....
-
Fatima Marinho
Outro nome falso de mulher, tenham coragem homens mostrem sua verdadeira identidade. Esse país é um dos que mais mata mulher por ódio, maior parte dos assassinatos ocorre em casa. Qualquer brasileira sabe que é verdade, as mulheres vítimas da violência de gênero se contam aos milhões.
-
-
Marcos Valério Rocha
As paixões são uma forma de dominação e o prazer se origina desse jogo muitas vezes cruel, em que a pessoa pensa ter o domínio e direito absoluto da outra pessoa, como nas relações de classe. Coisa muito difícil de superar, haverá de ter maior formação das consciências, a educação é fundamental. As ostentações de riqueza, pressupõe esse jogo de dominação fálica, para reproduzir o prazer, no mesmo sentido do lucro advindo das disputas das empresas nos mercados.
-
Paloma Fonseca
Achei bastante interessante a iniciativa da Marta Suplicy, Djamila. Gostei de saber que você participou, acho que foi um encontro inaudito, nunca tinha acontecido algo parecido, no sentido de propostas para uma agenda política voltada às mulheres, a ser incorporada aos programas de candidatos. Gostei muito dos pontos consolidados. É preciso avançar nessa pauta no Brasil, inclusive racial. Muito bom!
-
Marcos Valério Rocha
(cont.) O empresário capitalista, mesmo feminino, reproduz esse estado como forma, também de dominação de classe, nas relações interpessoais, são as leis do coração que se misturam com os delírios da presunção que Hegel analisa na Fenomenologia. As paixões são uma forma de dominação e o prazer se origina desse jogo muitas vezes cruel, em que a pessoa pensa ter o domínio e direito absoluto da outra pessoa, como nas relações de classe. Coisa muito difícil de superar, haverá de ter maior forma
-
Marcos Valério Rocha
O problema é mais complexo, e é mundial, esse problema de violência e assédio à mulher, aqui no Brasil a violência é mais gritante. O processo produtivo capitalista é todo fincado no domínio fálico do homem, inclusive o processo de reprodução das formas de poder e prazer. A arqueologia histórica remonta a Era Vitoriana. O empresário capitalista, mesmo feminino, reproduz esse estado como forma, também de dominação de classe, nas relações interpessoais, são as leis do coração que se misturam com o
-
Paloma Fonseca
Além do assassinato, é também chocante o fato de o assassino ter ido à igreja rezar, como se nada de grave tivesse acontecido. Ou seja, é uma pessoa fria, para a qual tenho pouca esperança de reabilitação (ele poderá fazer o mesmo, caso se se sinta contrariado de alguma forma). Além da pena aplicável, é interessante beneficiar os órfãos, aqueles que perderam a mãe em circunstância aviltante e precisarão de amparo afetivo e material para dar continuidade à vida, até que atinjam a maioridade.
-
Luiz Mangea
Acho que a autora não pode generalizar. Sou homem e não me encaixo nesse estereótipo de homem patriarcal. Pelo contrário, luto contra isso todos os dias em sala de aula. Empoderando as mulheres dos seus direitos.
-
Filipo Studzinski Perotto
Não tem nada a ver, cara, eu sou homem, feminista, e o fato de você não fazer não significa que não existe um fenomeno sistematico, que se revela nas estatisticas e na mentalidade que pode ser lida aqui nesse pântano dos comentarios. Os "machinhos" indignados, e os "ultraconservadores" que acham que toda essa violência cotidiana acontece igualmente para todo mundo, e que seria "invenção da esquerda". para esses proto-olavistas, jà os imagino filiados ao partido do monark....
-
Elzira Eunice da costa
Isso é muito claro! Mas veja, Djamila é uma militante profissional que ganha muito com todo esse radicalismo e generalizações !
-
Fabiano Oliveira
A sociedade é patriarcal. Infelizmente, em algum momento iremos reproduzir.
-
-
luiz jose almeida fayad
os homens não aceitam...
-
luiz jose almeida fayad
Correção - onde se lê o homem corrija para os homens.
-
luiz jose almeida fayad
È preocupante o aumento do feminicídio no nosso país. Você tem razão Djamila, em fazer esta constatação e reclamar por políticas públicas para diminuir esta tendência . A raiz do problema é o machismo. Como resolver? Através da educação se ensina os meninos a respeitar as meninas. Tornar as leis mais rigorosas , não vai resolver , porque se o homem não aceita a separação , que é um dos principais motivos dos feminicídios , também não vão se amedrontar com o aumento da pena pelo crime.
-
Barbara Maidel
O crime contra Antonieli é abjeto, não só ela foi morta cruelmente, como familiares (inclusive uma criança de 3 anos!) tiveram a vida destroçada. Mas a autora do texto falha, mais uma vez, ao nos apresentar recortes que ignoram o todo: o Brasil não despreza só a vida das mulheres. Mais de 90% das vítimas de homicídios no país são homens. O Brasil despreza vidas, ponto.
-
Fatima Marinho
Tem diferença importante do assassinato de homem e mulheres. Quem mata os homens são outros homens, quem mata as mulheres são sempre homens. As mulheres morrem dentro de casa os homens morrem nas ruas. Mulheres são assinadas porque são mulheres, homens são assassinados por outras razões.
-
-
Maria Antonia Di Felippo
É necessário leis mais rigorosas, para os monstros que matam mulheres. Por formação sou contra a pena de morte, mas estou repensando para os casos hediondos de feminicídio.
-
Jorge Alves
Continuando: sobre a reunião de mulheres que Djamila cita. Será que representam mesmo a mulher pobre e sofrida, que é morta pelo companheiro, que não tem condições financeiras para se manter, um emprego e educação adequadas, tendo que depender de homens.
-
Jorge Alves
Continuando: sobre a reunião de mulheres que Djamila cita. Será que representam mesmo a mulher pobre e sofrida, que é morta pelo companheiro, que não tem condições financeiras para se manter, um emprego e educação adequadas, tendo que depender de homens.
-
Jorge Alves
Gozado que a Reforma da Previdência, em 2019, precarizando o futuro de todas pessoas, com aumento da idade para mulheres se aposentarem, diminuição no valor das pensões, fim da aposentadoria por tempo de contribuição, entre outras consequências nefastas, teve o voto e apoio de diversas representantes femininas no Congresso, incluindo a deputada Tabata do Amaral. A reunião que Djamila cita, na qual a Carmem Lúcia saiu como um cometa logo que chegou e soube que falariam sobre aborto,
-
Renata Bernardes Proença
É impressionante e alarmante a tragédia do feminicídio no Brasil. Na mesma semana em que Antonieli grávida foi morta pelo amante, saíram outras notícias de grávidas que tb foram assassinadas pelos seus maridos e amantes...
-
Said Ahmed
Lutar contra tradições erradas e inveteradas é uma tarefa árdua mas necessária. Sou contra a pena capital por princípio, mas sou favorável à prisão perpétua sem direito a qualquer progressão de regime para assassinos de qualquer natureza (feminicidas, infanticidas, parricidas, homicidas, etc.). É o crime mais grave que existe e jamais deveria ficar impune.
-
Laudgilson Fernandes
Uma tragédia anunciada a cada segundo. Que se tenha leis mais duras contra o feminicídio. Crime este imprescritível e sem diminuição de pena. Delegacia de mulheres em cada município, com lugares apropriados para a proteção das mesmas.
-
J J D Santos
A bolha Evan gelica começa a desmoronar. Homens cruéis se escondem atrás de religiões
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.