Mônica Bergamo > Alesp votará projeto de lei que proíbe abordagem negacionista do Holocausto nas escolas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nenhuma ideologia justifica barbáries, torturas e campos de concentração. Contudo, esquecer que o capitalismo também promoveu e promove fome, sofrimentos com guerras , golpes de estados e intervenções em nome da "livre iniciativa" é ser muito tapada, não é advogada JanaÃna?
Tapada ela não é. Parece mais falsificação e má-fé. Afinal, o que faz com que se associe diretamente comunismo aos crimes do stalinismo e não se associe capitalismo a todos os crimes coloniais e depois do imperialismo inglês e estadunidense?
já aproveita e inclui no projeto o HOLOCAUSTO PALESTINO.
Isso é censura, totalmente inconstitucional. A palavra é livre, não existem "frases malditas" que não podem ser formadas. Parece coisa de criança, que atribui poderes mágicos às palavras. O que se crê não se cria.
ainda bem q falta menos de um ano pra gente aturar essa ridÃcula delirante da Janaina.
Na emenda constará também os crimes que aconteceram em decorrência do golpe que a sra J.P. ajudou a promover?
Tenho certeza, que todas as noites a deputada JanaÃna Pascoal verifica se não têm um comunista sob sua cama. Têm fetiche com esse assunto. Não é possÃvel!!
Vão criminalizar o bolsonarismo também?
Pergunta interessante. O raciocÃnio teria que ser o seguinte: abstraÃdos os crimes (milÃcias, enaltecimento da tortura, racismo, etc, etc), o que sobraria do bolsonarismo?
630 mil vidas já configura um jhenocÃdio, não? Os estudantes precisam saber disso, doutora JanaÃna. (perdoem o ataque à ortografia, só assim pra passar)
Na medida em que o bolsonarismo incorrer em crime (racismo, propagação de patógenos, sabotagem da vacina, etc.), sim. É tão óbvio e trivial quanto falar em criminalizar...o crime.
Gostaria de saber se irão proibir tb a abordagem negacionista da ditadura brasileira do Partido Militar. Já q a extrema direita está usando a questão "nazismo" para ganhar os votos dos Judeus vamos ver se aceitam trocar o termo "movimento" pela real e cruel ditadura que foi... A criação de um Museu da ditadura brasileira é fundamental, para jamais esquecermos o papel nefasto dos militares brasileiros (aqui no sul seguem fazendo lavagem cerebral no cpor, negando à ditadura!).
Aproveite doutora e peça para incluir também os crimes praticados pelo capitalismo ao longo da história, como nas duas grandes guerras mundiais (motivadas por desejos imperialistas) e os quatrocentos anos de tráfico humano e carnificina contra africanos para enriquecer colônias no continente americano, entre outros. Os estudantes precisam saber disso (apesar de eu desconfiar que eles já sabem, sobretudo se forem afrodescendentes).
Para a deputada, os genocÃdios produzidos pelo capitalismo devem ser varridos para o esquecimento. Ela deseja, por exemplo, que possamos continuar vendo tranquilamente a cavalaria americana atirando nos Ãndios em filmes de faroeste. A deputada desconhece que não se pode olhar crimes contra a humanidade por ótica ideológica, como frequentemente ela faz. O crime que deforma a alma humana, que destrói a vida, que retira o direito de existência tem que ser combatido e por todos.
Penso que qualquer pessoa, com o mÃnimo de cultura, conhece o terrÃvel perÃodo da Humanidade. O Legislador pensa que uma Lei é panaceia para todos os males. Veja a Constituição Nacional: trinta e três anos e pelo que lá consta não existiria mais pobreza no Brasil. Pela redução do número de deputados estaduais, distritais, federais,senador e de vereadores. Democracia não se faz com inflação de polÃticos.
Só lembrando que o comunismo matou cem milhões e o capitalismo matou o resto. Na Ãfrica então, foi uma carnificina. Aliás, até hoje eles acham que "custo da mão-de-obra" deve variar conforme a oferta e a procura, da mesma forma que o preço do boi. Os filhos do trabalhador que morram de desnutrição. Da mesma forma que chamam de privados os recursos naturais que foram dados de graça a todos pelo Criador.
Uma "pequena" parcela dessa pilha de cadáveres perpetrada pelo capitalismo tombou em Stalingrado (sem que as ditas potências ocidentais movesse uma palha), nas Coréias e no Vietnã . Em Minas, dizemos que nem sempre a mão direita deve dizer à esquerda o que fez...
Vamos por ordem genocida e pelos resultados dos regimes? Serão aulas interessantes.
Fidel, Stálin, Mao, Hitler, Pol Pot.. são farinha do mesmo saco!!
A JanaÃna poderia fazer um projeto só seu, onde incluÃsse os crimes cometidos pelos demais regimes polÃticos, ou está considerando que o capitalismo é isento de pecados??? Jogar outros componentes nessa sopa é tirar o foco.
Ela é deputado estadual e para um projeto ou lei que insira um Tipo Penal, a competência é da Câmara dos Deputados ,senado ,Congresso Nacional.
Não, mas creio que acobertamos o lado esquerdo por tempo demais.
Pois é. Será que ninguém enxerga que a escravidão africana foi um dos pilares do proto-capitalismo: mão de obra custo zero? Ou que o neo-colonialismo asiático e africano tinha objetivos puramente mercantis ? Ou então que as ditaduras implantadas na America Central serviam apenas para engrossar o poderio de empresas americanas, como a United Fruits Company. Realmente o Capitalismo não tem sangue nenhum nas mãos (ironia)
Sugiro também que façam uma abordagem crÃtica aos crimes cometidos e/ou ignorados pelo Cristianismo como a Inquisição, Cruzadas, complacência com o massacre dos povos amerÃndios e com a escravidão africana, entre outros.
Nem sempre teve, minha cara. Massacre de povos amerÃndios são quase uma excrescência em livros de História. Não se fala em profundidade do holocausto perpetrado pela Alemanha na NamÃbia e pelo rei Leopoldo no Congo belga, muito menos do holocausto armênio. O estudo de História no chamado ocidente (conceito geograficamente inválido) sempre foi eurocentrista.
Sempre teve, meu caro .
Faltou as aulas de história camarada?
Vamos fale sobre as bombas que Israel joga contra os palestinos, que muitas das vezes atinge escolas e hospitais
E a Palestina (bem como o povo palestino) existe para essas pessoas? Quando se fala em holocausto judeu todo mundo se ruboriza. A reação não é a mesma quando se trata do sofrimento e infortúnio de outros povos ao longo da história. Quer um exemplo? Pouca gente sabe que existiu um genocÃdio na Armênia, no inÃcio do século XX.
E sabre o dinheiro q os palestinos recebem do Irã para fustigar Israel!
Sempre a JanaÃna! Como não tem coragem de defender os parceiros da extrema direita fica mudando de foco. Simplesmente ridÃcula.
sob o aspecto da parcialidade e seletividade. crime é crime e não tem lado camarada.
A proposta está errada sob qual aspecto camarada?
Diversionismo. Tiram o foco do problema: miséria, economia parada. O holocausto é tema para a Europa. Nosso massacre foi de Ãndios, foi de negros. É do brasileiro que mora na favela, na periferia.
E por que não deverÃamos conhecer os demais também? Por que nos limitar somente à história do Brasil? Por que não abordar o lado esquerdo da coisa?
Isso não deve ser objeto de lei. Deveria haver portaria do MEC, ou no caso, da Secretaria Estadual de Educação. Pelo visto as nobres cleptoexcelências querem mostrar serviço em ano eleitoral.
Ótimo! A história tem seus métodos e é sempre revisitada, como o fazem todas as ciências. As câmaras legislativas deveriam se preocupar em valorizar os professores e apoiar as instituições de pesquisa, e largar mão de interferir em conteúdo de aulas.
Boa!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Alesp votará projeto de lei que proíbe abordagem negacionista do Holocausto nas escolas Voltar
Comente este texto