Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. E Mathias

    Meditação. Higiene do sono. Bons hábitos alimentares. Praticas de atividades físicas (dizer não ao sedentarismo). Na hora de dormir, tudo isso conta. Os diagnósticos de "Tinitus" (zumbidos) tem feito a alegria (mórbida) de medicos e terapeutas inescrupulosos que cobram valores extorsivos para "curar" pacientes desesperados. Não é uma "cura" que se deveria oferecer, mas um novo estilo de vida, compatível com as necessidades do corpo. Vivo com isso faz alguns anos. Me adaptei e estou bem!

    Responda
    1. Paulo Emmerich

      Trabalho em Vitória, na Emmerich Odontologia. Em sua região deve haver profissional desta área. Vale a tentativa. Abraço

    2. Paulo Emmerich

      Olá, E Mathias...prazer. 30 a 40% da população aperta ou range apertando os dentes fortemente ao dormir por 2 a 3 segundos centenas de vezes. 35 a 120kg de força cada apertamento. Isto se chama bruxismo. Ansiedade e qualidade do sono estão no radar. De tanto apertar, pode diminuir a altura da mordida e próximo ao ouvido, comprimir em graus variados, gerando sintomas como dor, labirintite, zumbido e outros. Sou Odontólogo especialista em DTM e Dor orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares.

  2. HARRY RUTZEN JUNIOR

    Finalmente, um artigo útil da FSP.

    Responda
  3. Guilherme Magalhães de Carvalho

    Prezado Luciano, em zumbido unilateral, nós otorrinolaringologistas, necessariamente temos de descartar a possibilidade de patologia retrococlear, que é a que nos deixa mais preocupados por conta de sua anatomia delicada e da vizinhança de estruturas nobres. Todos os portadores dessa afecção deveriam ser, no mínimo, investigados com otoscopia, audiometria e perfil metabólico completo, em conjunto com avaliação por exame de imagem. Afinal o zumbido pode ser até uma obstrução por cerume. Abraços

    Responda
    1. E Mathias

      Segui essa receita, doutor. E nada! Falta humildade na classe médica pra dizer "ainda não sabemos o que fazer". Existem outras "medicinas" além da tradicional. Vocês estão dispostos a aceitar isso?

  4. Paulo Emmerich

    Pode haver ruído referido na região auricular decorrente de compressão exercida pela cabeça da mandíbula em pessoas com parafunçao que gere diminuição da dimensão vertical da face em oclusão (boca fechada com dentes em mordida habitual). A Área anterior do ouvido corresponde à porterior da ATM e o ramo aurículo temporal do nervo mandibular( V ), presente entre a cabeça mandibular e anterior ao ouvido deve ser considerado no diagnóstico. Bom ouvir um CD perito em oclusão e DTM.

    Responda
    1. E Mathias

      Traduzindo em português, o que significa isso, doutor? E a qual area da medicina o doutor se refere ao oferecer esse diagnostico?

  5. MARCELO SA DA SILVA

    Excelente artigo. Obrigado e parabéns!

    Responda