Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    autoridade municipal Paes sabe que as milicias sao autoridades estaduais logo o nego cio deve voltar a quem de fato gerencia a cidade ; chicago perde feio pro Rio no quesito crime - imaginem a cena : milicianos batendo na porta da prefeitura pra cobrar taxa mensal de segurança e acesso a serviços como internet via pix pra nao ter calote!

    Responda
  2. Paulo Luizona Castagnao

    É preciso um governo que tenha coragem de enfrentar as milícias. É aquela velha história, sabem quem são os milicianos, mas preferem pactuar para não se "incomodarem" . Outra coisa é uma limpeza na polícia Militar, além de prender os políticos responsáveis que comandam.

    Responda
  3. Wilson Junior

    Não precisam trabalhar onde o parente foi assassinado, podem fazer como outros concessionários, aluga.

    Responda
  4. Jurema Nordeste

    até Gilmar Mendes vê que tem coisa'' .(Imaginem as 'otoridades' locais).

    Responda
  5. luiz jose almeida fayad

    A música de Pedro Luis cantada por Roberta Sá em 2005, retrata uma situação que não mudou para melhor, ao contrário. "Mas tá um trem doido, êta confusão /Parece natural andar na contramão Tão vendendo ingresso/ pra ver nego morrer no osso

    Responda
  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O modo miliciano de ser é mais um legado do Rio para a brasilidade. Parece que todos já esquecemos que um dia a malandragem foi decantada em prosa e verso por todos a ponto de quase se constituir na nossa identidade brasileira, e deixamos nos levar pelo canto da sereia. No Rio quem se opunha ao protagonismo dos bicheiros na vida social, responsáveis que eram pela maior de suas festas, o carnaval? Agora é a vez das milícias, mais subreptícia e por isso perigosa.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      Pobi Cidade Maravilhosa...

  7. Paulo Azevedo

    Saudades do Brizola, saudades do PT, saudades de um Brasil pré-64, país que caminha sempre para o abismo cada vez mais fundo. É muito triste ver que as pessoas recuperaram o direito ao voto e não dão valor, elegem Crivela, Paes, Wilson, Bolsonaro, Lira, Pacheco, e tantas tralhas mais.

    Responda
  8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Com ele ou sem ele! O carioca parece que normalizou a relação com as milícias, elas já fazem parte de todo o ecossistema, como foi durante muito tempo com os bicheiros. Mas não se iludam, não é só no Rio, ou já se esqueceram do controle do PCC sobre os perueiros em SP, que depois evoluiu para as cooperativas de transporte coletivo?

    Responda
  9. CARLOS BECKER

    Enquanto o Grande Miliciano estiver instalado no Planalto, o Rio de Janeiro afundará mais e mais com suas polícias e milícias associadas.

    Responda
    1. luiz jose almeida fayad

      Era melhor a dupla Lula na Presidência e Cabral no governo,né?

    2. luiz jose almeida fayad

      Era melhor a dupla Lula na Presidência e Cabral no governo,né?

  10. livia borba

    Excelente, Marcos! Cozinha Bruta deixa várias pulgas atrás da orelha. Adoro essa coluna!

    Responda
  11. Bianca Moreira

    No Rio, tudo dominado pela milícia. A família correria um risco enorme ficando próxima a esses criminosos. Sem contar a dor de estar, diariamente, no local que Moise foi cruelmente assassinado.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O carioca parece que normalizou a relação com as milícias, elas já fazem parte de todo o ecossistema, como foi durante muito tempo com os bicheiros. Mas não se iludam, não é só no Rio, ou já se esqueceram do controle do PCC sobre os perueiros em SP, que depois evoluiu para as cooperativas de transporte coletivo?

  12. José Bernardo

    Preciso e inteligente como sempre, toca em pontos nevrálgicos da questão.

    Responda
  13. Guilherme da Rosa

    Excelente Marcos como sempre. Tocar um negócio não é bilhete premiado sobretudo para o povo pobre. Abração

    Responda
    1. Guilherme da Rosa

      Óbvio que não por falta de capacidade, mas da própria estrutura que reduz chances desse povo imenso no Brasil de conseguir crédito, concedido a ricos e em parte para classe média. Só para deixar claro.

  14. LENY MANZATTI RODRIGUES

    A notícia do...presente...de Eduardo Paes à família de Moïse foi realmente perturbadora. Que essa família fique bem e bem longe das...boas intenções...do prefeito do Rio.

    Responda
  15. carlos campos

    Infelizmente o Rio está todo dominado. Hoje em sua coluna , Sakamoto , outra fera da Folha , diz que os líderes das facções que dominam o Rio , deram recado ao STF : Aqui vocês não mandam e ponto final. Como reverter isso é o problema , pq além do Rio , outras cidades de outros estados ,estão importando o modus operandi carioca . Qdo vierem as eleições e o país mudar de mãos , como reagiram estes dominadores? Aceitaram ou irão pro confronto? É aí que mora o perigo!!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O carioca parece que normalizou a relação com as milícias, elas já fazem parte de todo o ecossistema, como foi durante muito tempo com os bicheiros. Mas não se iludam, não é só no Rio, ou já se esqueceram do controle do PCC sobre os perueiros em SP, que depois evoluiu para as cooperativas de transporte coletivo? Eles são mais discretos e tem modus operandi diverso. A conivência e o conluio de agentes do estado e da sociedade em geral permitem a disseminação do modo miliciano de ser.

  16. RICARDO BATISTA

    Certamente dá pra se achar uma maneira melhor de ajudar essa família. E podiam produzir um documentário : Pequenas Empresas, Grandes Tragédias. O que eu já vi de gente que desperdiçou uma baita indenização trabalhista num empreendimento malfadado! E ainda ficou com dívidas. Realmente é necessário muito cuidado.

    Responda
  17. filipe moura lima

    Que mundo! Essas milícias...

    Responda