Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Silva

    Acho que faltou falar sobre a situação da pessoa que possui o dinheiro para comprar o imóvel . Neste caso não haverá financiamento, logo não se pagará "aluguel" ao banco. Qual seria o racional da decisão de manter o aluguel? Ganhar o excedente entre os juros do investimento do capital e o valor do aluguel? Neste caso surgem alguns problemas, como a possibilidade de perdas no investimento e a possível valorização do imóvel em valor superior ao capital investido.

    Responda
  2. Eduardo Jorge Andalaft

    Bem vc não comentou nada sobre o valor do aluguel mas efetuando cálculo vc se baseou na média histórica de 0,4%am porém este é o piso então neste cálculo frio vc não levou em consideração outras importantes variáveis, além disso eventualmente o valor do aluguel pode subir exponencialmente muito mais do que a prestação (vide variação igpm), além disso há o fator valor do m2 que se encontra em constante valorização...Bem o espaço aqui é curto mas este raciocínio financeiro ficou bem superficial.

    Responda
  3. Edgar Alves

    Este é um assunto polêmico entre os investidores. Na minha opinião vale muito a pena sim vc ter um imóvel próprio. Tem um valor implícito nele q não se mensura em valores como paz, segurança, conforto. No meu entender as desvantagens estão relacionadas a outros fatores como vizinhos problemáticos, divórcio, mudança no perfil do bairro, como barzinhos ou favelas. Mas ainda assim acredito que ter um imóvel próprio compensa. Tem que avaliar muito bem o local e a vizinhança.

    Responda
  4. Gabriel Mazzo Candido

    O "problema" (coloco entre aspas porque não é exatamente um problema, é uma perspectiva), é que o colunista pensa apenas em termos financeiros. Ter seu próprio apartamento –como mostra o argumento do amigo – possui um valor subjetivo, muito além do financeiro, é uma conquista pessoal. Pense em alguém que escalou inúmeros degraus até melhorar de vida e ter condições de adquirir um bom imóvel – para essa pessoa, a conquista pessoal é incalculável em termos monetários.

    Responda
  5. MARCEL WILLIAN SALES

    De fato! Mas se vc comprar e amortizar vc pega bem mais rápido, o imóvel valoriza e dependendo da região que comprou a valorização. Claro q isso depende se a pessoa consegue amortizar, senão consegue melhor alugar msm. Mas a uma boa escolha de imóvel com valorização é sempre melhor q o mercado financeiro (q pode ter perdas).

    Responda
  6. Galdino Formiga

    O assinante não consegue contra-argumentar. É sempre uma opinião equivocada.

    Responda
  7. Marco Aurélio Nadai Silvino

    Excelente matéria, única ressalva é que o valor do imóvel acompanha a inflação (em regra). Essa é uma discussão que poderia ter sido aprofundada .

    Responda
    1. Investidor Individual

      Oi Marco Aurélio, tudo bem? Falei sobre isso recentemente em outro artigo. Obrigado

  8. Ed P

    Perfeito!

    Responda
    1. Joao Cellos

      Perfeito nada. Esse colunista nunca considera a valorização (ou até mesmo uma rara desvalorização) que um imóvel poderá ter. Basta considerar uma série histórica para isso.