-
fabio aguiar w costa
Aqui os comentários são como as borboletas duram só 1 dia.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Acho que sempre teve uma porcentagem de gente ignorante, mas com 7 bilhões e internet, eh lógico que esse número teria que crescer assobrosamente. E aconteceu mesmo.
-
RODRIGO DORNELLES
O sucesso relativo de Monark e sua aparente relevância no (ou em certo) debate público são a prova cabal de que a sua premissa (de que tudo é válido na arena pública, porque as ideias idiotas são inofensivas e serão prontamente descartadas) é absurda. Fosse verdade, nunca nem teríamos sabido quem é Monark. Aí pode residir banalidade. Mas já nos foi ensinado, o mal também pode ser banal.
-
BRUNO JOSE FORTES
Bravo, Prata!
-
Claudio Huguet
E a sacada de Humberto Eco se torna, infelizmente, a cada dia, mais aplicável.
-
Evelyn Sá
SE eu tivesse talento para a escrita, seria esse texto-analise que escreveria..Esplendido.Conciso e muito "real".Bravo.Tb faço esses questionamentos no aconchego do lar. rsrrsrrsr.
-
Fernando Henrique S de Paula
Só por haver esse texto e esses comentários, ainda há solução...
-
ELISMAR MEIRA PEREIRA
Cirúrgico...
-
marcelo duarte
esta é tão só a história da ascenção e do triunfo dos trolls. alimentá-los deu nisto.
-
Fabiana Menezes
Aaaaaa Antônio, debater de verdade exige conhecimento e não as falas estomacais que são dominantes. Tá faltando um Podcast pra chamar de seu!
-
Marco Aurélio Mello
Concordo contigo.
-
-
Sonia Regina Setubal
A cultura é do jornalista de uma nota só. Não tem debate com o contraditório. Na economia por ex, o debate é entre neoliberais apenas. Pelo menos na internet temos o que escolher. E, tem mais, excelentes jornalistas que já foram da mídia corporativa, estão na internet. Os idiotas, esses, estão em todo lugar.
-
Fábio Piccinato
Cirúrgico! Crônica totalmente necessária.
-
Jefferson de Almeida Dutra
A resposta para sua crônica se chama junho de 2013, o pior mês da nossa história recente.
-
DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS
Parabéns , sua crônica de hoje merecia editorial , disse tudo
-
neli faria
Graças ao Fundão é que existe falta de educação. Um país existe para o bem estar de seu povo, o Brasil existe apenas para propiciar bem estar para seus políticos.Na hora de aumentar o seu bem estar, não existe político de esquerda ou direita, oposição ou situação: todos se unem para ficar no Poder. Para seus partidos: milhões, para a população: migalhas. Sob aplauso dos pseudos intelectuais.O Brasileiro deve aprender que político é para ser cobrado,jamais idolatrado.
-
neli faria
Mandei três comentários, três para a moderação... meu Deus ajude meu amado Santos a ser campeão do Paulistão, porque assim será fácil a minha felicidade.
-
neli faria
Uai e eu sabia da existência da Monark(bicicleta) como sabia da existência do Papai Noel: sonho! A Caloi sabia, porque o Pelé fazia uma propaganda,Pelé vai de bicicleta... Não sei andar de bicicleta,motocicleta sim! Até a semana passada nem sabia da existência.Esse pessoal deveria aprender português, história ...Mas, até se perdoa. Triste é um oficial do Exército,capitão, não saber nada disso. E ganhava para estudar!Como passou nas provas? Macumba?
-
Maria Lopes
Acho que vc foi injusto com as coelhinhas do Playboy. Eram inócuas, cumpriam sua funçao. Esse cre/tino e seus iguais sao nefastos. Por todas as razoes que vc tao bem descreve - e porque se tornam imediatamente candidatos a cargos e aí sao ainda piores (se fosse possível). O ex-bbb que fez a saudacao nazista ja esta saindo candidato. Aquilo foi um sinal aos cavernícolas. Um pais que desvaloriza cultura e educacao, nao pode dar em outra coisa. Eleger esse i/diota é a conclusão do processo.
-
Maria Helena Chagas
Realmente estamos dando palanque demais pra essa galera... mas as redes estão aí e seu Zuck e cia estão preocupados com outra coisa, não com democracia. O exemplo dessa semana foi esse episódio concorrendo com a votacão da pl do veneno. O que engajou mais?
-
J Junior
Onde erramos? Poderia voltar no tempo e dizer a data exata do erro maior...seria, no terrivel dia 15 de Setembro de 1889. Erramos (eu) ainda mais, em dar voz ou crédito (sim votei duas vezes nele), a um cara sem estudo, arrogante e admirador de grandes ditadores desde Hitler, Lenin até Kadafi ou Armadinejad...Errei ao dar crédito a um sujeito cujo os aplausos são direcionados aos reais fascistas/nazistas que passaram e trouxeram a desolação. E tudo por que? Migalhas e um monturo de mentiras!
-
Mauro Tadeu Almeida Moraes
Tudo continua como o grupo da Faria Lima quer. Nada de reflexões, apenas sigam a cenoura.
-
neli faria
Na hora de aumentar o Fundão não existe esquerda ou centrão: todos se uniram. O Brasil existe apenas para o bem estar de seus políticos( para aqueles que dão migalhas para o povo e para seus partidos milhões)e a cenoura é seguida por intelectuais...
-
neli faria
Fácil Jogar na Faria Lima, nos ricos...O problema é que o Brasil existe apenas para propiciar o bem estar para seus políticos.Na hora de aumentar o seu bem estar, não existe político de esquerda ou direita, oposição ou situação: todos se unem para ficar no Poder. Para seus partidos milhões, para a população migalhas...
-
-
jose carlos toledo junior
Eu não conhecia monark ou flow, mas o canal existe, é um sucesso, e deputados e presidenciaveis vão a debates e são entrevistados por semi iletrados. Grande problema. Esses aí ainda fazem debates. E os tantos outros canais de semi iletrados que só falam borracha? But, We're right, yeah We're free, yeah We'll fight, yeah You'll see.
-
Marcos Benassi
Pratinha, meu caro-metado Pratibândio: eu não entendi muito bem por que é que você ficou tão Pratônito nessa crônica, cuja qual cara-metade trata do fundão (assunto destas mal traçadas e tortas) e cuja qual bbbuuunda-metade trata do monareta: nóis viremo essa Herda mêmo, na qual João Gordo é alta cultura, mano, nem Fundão é. JG é disruptivo - xinga ele pra ver. JG é mais sincero que o Bozo. Mais bonito tomém. JG é uma luz do Baralho. JG é seiva que não fraqueja, mostra o Fal e mata - de susto.
-
Luiz Fregonesi
Algo me diz que ainda teremos que lidar por muito tempo com a infância tardia dos Monarks de ocasião. Tirem o microfone e os holofotes deles!
-
Gilberto Molina
Caloi a boca já morreu passou a ser levado ao pedal letra. O crime passou a monetizar.
-
-
fabio aguiar w costa
A turma da primeira fileira ama um epreendedor com milhões de seguidores.
-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
Estamos, faz tempo, falhando na educação do nosso "povo". Na ausência da internet as "discussões " ficavam restritas ás mesas de bar, a saída do culto ou da missa, tudo terminava onde começou, agora é diferente, o irracionalismo tomou corpo, na ausência de um projeto macro civilizatório, a insanidade está conectada com a ignorância e temperada pela prepotência, o revoltado virou figura fácil, á direita e "esquerda", onde vamos parar? Não sei!
-
JOAO BATISTA DA SILVA
Não sei qual a relevância de enojar os leitores com a lembrança de um sujeito que aspirava fio dental. Coisa que só pode fazer sentido na cabeça de Prata, tão primária e recheada de bobagens quanto a do tal Monark. Vocês se equivalem.
-
Leonardo Gama
O Brasil começou a sair dos trilhos no Superpop. O Ministério da Saúde adverte(?): glamourizar a boçalidade convicta faz mal à saúde.
-
Tomeh Sapienza
O erro? Simples. Para derrotar o PT a direita precisava dar voz àqueles que estavam no fundão. Precisava aumentar o contingente. O fundão, por sua vez, não era ouvido, pois suas "opiniões" prontas destoavam da ciência, da técnica, do estudo, mas, de repente, o fundão viu suas "opiniões" representadas pelo Bozo e concluíram: podemos sair das sombras. E estamos aqui...
-
Marcos Valério Rocha
Onde começou? Começou quando riamos dos quadros da escolinha do Professor Raimundo. Essa coisa de debochar do que achava-se a cultura como coisa de boçal ou nerd. Não que essa fosse a intenção de Chico Anísio. Ela sempre, ao final, procurava dar uma explicação, consequente, mas o que ficava era o desprezo pela educação.
-
Flavio Lima
o "achismo" não estaria fazendo tantas vítimas se a melhor análise fosse "veja como são bobinhos". a ciência, o jornalismo profissional, o político profissional etc. reinaram absolutos durante um bom tempo e, quando olhamos para o mundo em que vivemos, parece difícil deixar de lado a sensação de que foram apropriados por um projeto de sociedade onde 5% são beneficiados em detrimento de 95%. sendo que essa "sensação" é solo fértil para o anarquismo epistêmico que vivemos.
-
Ugo Maia Andrade
Crônica excelente e precisa. Vivemos sim a fundãocracia, onde idio tas e medío cres auto-deslumbrados (e, às vezes, semi alfabe tiz ados) são empoderados e arrastam multidões: viram instantaneamente faróis. Na política, vide weintraub, ernesto araújo, sergio camargo... ilustres desconhecidos, obviamente inaptos à função pública que exerceram/exercem, mas a ela pinçados apenas e exclusivamente por sua virulência nas redes sociais. Na fundãocracia, qualquer um (qualquer um MESMO!) pode chegar lá.
-
Vera Lúcia de Oliveira Jesus
Perfeito. Estamos assistindo à ditadura da ignorância sem fazer nada... Outubro vem aí! Hora de fazer alguma coisa para virar o disco.
-
Adriana Mara de Moura e Souza
Não, Antônio Prata. Você se enganou. O debate foi dominado pela turma da maconha de corredor. Aquela turma que cabulava aulas para fumar no DA. O nível de nossos jornalistas é uma miséria. Todos canhotos sedentos de verbas públicas!
-
neli faria
O Brasil existe apenas para propiciar o bem estar de seus políticos. Na hora de aumentar o fundão, a dita oposição(esquerda!) se uniu ao centrão...E os pseudos intelectuais(que não pensam!os que adoram o lula), aplaudem.
-
jose carlos toledo junior
Codinome feminino do pavão de condomínio.
-
Marcos Benassi
Como você , a tia velha inspetora de alunos, tem a ousadia de dizer que o Pratápio errou? Que seu Pratiscópio mira equivocadamente? Se cheiravam maconha no corredor, a culpa é sua, que não fez seu trabalho inspecionativo, ora! A indigência que exala desse blá canhestro bate, de longe, a miséria salarial que faz dos jornalistas devoradores de Rouanets. Ora, dona salMoura insossa, és divina e preciosa, estauta magestatica: Dona Betty Milan, deixa a salMoura lá no lugar da estauta do Brecheret!
-
bagdassar minassian
... menos, Adriana, menos. Em todas as turmas temos médicos, engenheiros, professores, comerciantes, trabalhadores braçais e demais atividades e todos os políticos atuais no poder ou na oposição. Reler o texto seria boa opção.
-
Alysson Barros
Uma mulher se prestar a essa baixeza é deplorável. Absolutamente asqueroso.
-
PAULO EDUARDO NUNES DE MOURA ROCHA
Acho que vc não entendeu nada do que leu !
-
Edailson Monteiro Rodrigues
Adrianinha se revelando uma nazi, nenhuma novidade, vindo de uma apoiadora do minto
-
-
Fabiano Moura
Erramos quando permitimos que fundão saia de lá. Talvez seja verdade que não podemos vencer os idiotas pois eles são muitos. Uma pena, ou não, já que merecemos a colheita permitindo, não que se plante, mas que se germine e cresça e ecloda o ovo da serprente.
-
Fabio K
Otimo texto. A escola so pode oferecer conhecimentos valiosos porque educacao vem de casa. Ha muito tempo que a familia nos paises ocidentais implodiu por razoes diversas, com isso temos geracoes de desorientados. Associe-se a isso que hoje em dia escola e so para quem tem tempo, vocacao, dinheiro e vontade. Tem que ter os quatro. Com isso temos geracoes de disfuncionais que tem a grosseria como expressao. Meu consolo e que isso nao e so no Brasil, isso se da em todos os paises ocidentais.
-
Fabio K
Sim, isso se da em todos os paises ocidentais, porem os paises tidos como desenvolvidos possuem um capital cultural muito maior que o nosso e isso os mantem na dianteira. O Brasil e o pais do futuro sendo que o futuro tem um passo mais rapido do que o nosso.
-
-
Fabio K
Otimo texto. A escola so pode oferecer conhecimentos valiosos porque educacao vem de casa. Ha muito tempo que a familia nos paises ocidentais implodiu por razoes diversas, com isso temos geracoes de desorientados. Associe-se a isso que hoje em dia escola e so para quem tem tempo, vocacao, dinheiro e vontade. Tem que ter os quatro. Com isso temos geracoes de disfuncionais que tem a grosseria como expressao. Meu consolo e que isso nao e so no Brasil, isso se da em todos os paises ocidentais.
-
WAGNER MARQUES
Grouxo Marx era melhor ...
-
Marcos Benassi
... do que o Monareta? Opa, se era! Principalmente no tocante a tudo isso que tá aí e que a gente chama de bigode.
-
-
RICARDO BATISTA
Tempos atrás vi, no YouTube, entrevista de uma renomada infectologista sobre a pandemia. Na seção de comentários uma mulher escreveu : "Tudo mentira, ainda bem que agora temos as redes sociais para nos informar". Já chamaram isso de o declínio da expertise e a ascensão do bullshit. Tá certo que não dá pra ignorar que uma parcela significativa da população sempre desconfiou da ciência. Mas é um mundo novo.
-
Marcos Benassi
Novinho em folha de urtiga, vide a tia velha acima...
-
-
J Guilherme Guimarães
é como dizia Nelson Rodrigues: "os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos." Parabéns, Prata! Mais uma vez, na mosca!
-
adenor Dias
Fndãcracia é boa...
-
Claudio Vieira
Seu patrão, dono desta Folha é um dos incentivadores desta malta ,vide O.Carvalho,J.Paschoal e Kataguri e outros quejandos, que gozam de amplo espaço neste jornal
-
Hernandez Piras Batista
Eu também nunca ouvira falar do tal Monark e ficaria feliz em continuar a viver nesta doce ignorância. Lamento que dois deputados federais tenham se permitido adular o sujeito. Um deles se deu muito mal. A outra se salvou por um triz (e uma ponta de discernimento). Que sirva de lição!
-
Leonardo Gama
Que Simone Tebet, Fabio? Foi a Tabata Amaral. E ela confrontou muito bem o sem noção do apresentador. Mas ficou isolada, não pode contar nem com o colega de parlamento.
-
Fabio K
Alias, acho injusto que muito embora a Simone Tebet tenha sido o unico ponto de luz naquele debate horripilante, ate agora nao vi ninguem elogiando seu desempenho. Naquele palco a bocalidade foi a grande vitoriosa e esta ate hoje monopolisando e mobilisando a opiniao publica. Me parece que o que torna o Monark popular nao e sua inteligencia ou grau de conhecimento, e sua capacidade de se comunicar com a massa de limitados. Ele e (era) o comunicador para quem precisa de audiencia naquela classe.
-
-
gabriel pitta
Cirúrgico, sem retoques. Parabéns! E abraços de um amigo do ensino fundamental (Escola Viva), mas que não fazia parte do fundão. Abs
-
Jurema Nordeste
Adorei a turma digna!
-
Jurema Nordeste
Como disse Millor Fernandes: Não se pode amplificar a voz do imbecil.
-
carlos campos
Eu to de boa , sempre preferi a Caloi!!!!!
-
maristela ramos
Pois é Me impressiona ver pessoas geniais discutindo boçais. Tivessem sido ignorados e não estaríamos nesse fossa aberta
-
Daisy Santos
Ainda tem deputado federal que defende o tal Monark. É a cultura da irrelevancia.
-
Daisy Santos
E ainda tem um deputado federal capaz de defender esse tal Monark! Triste Brasil 2022. E ainda pode piorar!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.