UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Bolsonaro vai à guerra

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauro Lando

    Prezado Sr. Jânio de Freitas; tomo a liberdade de informá-lo sobre o ritual dos encontros de cúpula entre chefes de estado: cada um leva o seu intérprete; o qual pode, mas não obrigatoriamente, fazer também o "retorno", da língua de seu chefe de estado para a do outro. Ao observar vídeos desses encontros o Sr. verá sempre um intérprete atrás de cada um dos dois estadistas. Assim, o mal-entendido que o Sr. teme não se produziria pois o intérprete brasileiro terá a versão fidedigna do que foi dito

    Responda
  2. Nivaldo da Costa Pereira

    Como se escreve se pronuncia vergonha em russo?

    Responda
  3. Nivaldo da Costa Pereira

    Como se escreve se pronuncia vergonha em russo?

    Responda
  4. José Manoel Martins

    Ele pedira uma inscrição de tiroh ao alvo na KGB e aproveita para dizer que tem muitos comunistahs no Brasil que não irão votar nele

    Responda
  5. Ernesto Solis

    Essa viagem já antológica na história da comédia brasileira. Teremos uma semana onde novamente o brasileiro vai entender o que passar vergonha a nível global.

    Responda
  6. Ernesto Solis

    Sensacional, muito bom Janio escrevendo de bom humor, não resta outra:) a ida de Bolsonaro servira para testar a habilidade dos interpretes, de interpretar as nei ras nada além disso rs

    Responda
  7. CARLOS BECKER

    O Grande Miliciano dando mais um show de diplomacia e senso de oportunidade.

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    Que Guerra? vocês estão "louquinhos" pra que aconteça uma de verdade, pois vivem á anos das Guerras de mentirinhas em suas narrativas publicadas, notícias que servem para educar nosso Povo idiotalizado, never, a Mídia não ganha dinheiro pra isso. Vamos pro Carnaval?

    Responda
  9. Marcelo Luiz de Lima

    Desculpem a maldade,mas bem que o capetão podia ser convocado para a guerra,exímio atirador que é. Tanto faz o lado, tá.

    Responda
  10. Marconi Rodrigues Cerqueira

    Eu conheço estes tipos de pessoas, quando elas decidam algumas coisas, elas vão até o fim, não escutam ninguém, mesmo que o final dessa história o mundo do exproda.

    Responda
  11. Rondon De Castro

    O presidente brasileiro tem três objetivos na Rússia: Tirar selfies; pedir ajuda do Putin pra ganhar as eleições no Brasil; tentar provocar a 3ª Guerra Mundial, se nada der certo.

    Responda
  12. NEY HAMILTON MICHAUD

    O presidente-mito falará coisas geniais como exaltar as grandes invenções daquele país: a montanha russa, a roleta russa e a salada russa. Também destacará ao seu interlocutor que a Rússia tem grande prestígio no governo brasileiro. Ele mesmo, o mitológico presidente tinha um ministro da justiça carinhosamente apelidado de russo. Certamente fará uma espirituosa e divertida menção aos cossacos, para deleite dos anfitriões. A grande nação eslava se curvará ao Brasil. Selva! Como é selva em russo?

    Responda
    1. Robson Simões

      Valeu Ney !!! Ótimo texto, ri muito...

  13. Alberto Henrique

    Bolsonaro é viúva do Trump,vai à Rússia só pra fazer birrinhas ao Biden.

    Responda
  14. Miro Costa

    "De que cidade fica lá? Não sabem que cidade fica padre Cícero?" " Onde estão as mulheres de gre*o duro desse país?" Como se vê, é outro nível.

    Responda
  15. mario josé corrêa de paula

    Mais uma vez, por seus interesses pessoais, bolsonaro coloca o Brasil em risco. Como Biden não quer vê-lo nem pintado de ouro, busca outro para ser capacho. Com isso arrisca (com muita possibilidade) que o Brasil tenha maiores dificuldades no trato com os EUA e com a Comunidade Européia, incluindo na área de comércio. Assim, como pária internacional, nos joga ainda mais no colo da China. Tudo no interesse da pessoa dele, não do Brasil.

    Responda
  16. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Além de levar uma camisa da seleção brasileira de presente para o mandatário estrangeiro (que não vai entender do que se trata), o que Bolsonaro vai fazer lá?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Gastar o dinheiro dos contribuintes.

    2. Daniel Alvares

      Passear. A única coisa que ele faz

  17. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Além de levar uma camisa da seleção brasileira de presente para o mandatário estrangeiro (que não vai entender do que se trata), o que Bolsonaro vai fazer lá?

    Responda
  18. Jose Oscar Marques

    Bom texto, dos raros que aponta a hipocrisia americana nessa tal “invasão da Ucrânia”.

    Responda
  19. Mario Donizete Pelissaro

    Esta viagem já configura um grande erro de estrategia, no minimo. Tem tudo prá dar ruim. Vai virar mico e memes e nis envergonhar de novo.

    Responda
  20. jose carlos toledo junior

    Tirada sensacional a do interprete. Mas, janio e todos sabemos que Putin sabe muito bem que bozó é um tosco orgulhoso. O interprete e Putin estão preparados para não rirem na cara de bolacha do bozó.

    Responda
  21. José Cardoso

    Fragmentos de memória e de fantasia, tendo como mote uma viagem irrelevante.

    Responda
    1. Jenny Gonzales

      Quanto o gabinete do ódio te paga, bozominion?

  22. eli moura

    Enquanto isto a FAB não quer comprar o brasileiro KC390, mas quer dois 767 que pode voar para o continente Europeu sem parada. Qual a melda que estes militares estão planejando?

    Responda
  23. Francisco Barbosa

    Bolsonaro recebeu apoio ianque em sua eleição, mas suas paspalhices e a ascensão dos democratas fizeram o império abandoná-lo em prol do ex-juiz golpista e ex-ministro, Moro. A ida à Rússia é o grito dos afogados buscando outras vias, um capanga tentando mostrar força aos ex-chefes. Bolsonaro é uma fraude em todos os sentidos.

    Responda
    1. Davi Pessoa Ferraz

      O Brasil é membro associado da OTAN. Assim essa visita só teria sentido se bolsonaro fosse a Russia defender a posição da OTAN Mas bolsonaro e equipe nem sabem nada sobre isso.

  24. Davi Pessoa Ferraz

    Existem muitas diferenças entre você dizer a Putim que quer e falar com ele e ele aceitar e o Putin fazer um convite a bolsonaro e bolsonaro ir. Vai ser usado para alguma coisa.

    Responda
  25. João Carlos Silva

    Esse equino é capaz de fazer um acordo permitindo base de lançamento Russa em nosso território

    Responda
  26. João Carlos Silva

    Será que na Rússia tem frango com farofa ou pelo menos coxinha para que a sumidade presidencial faça sua papinha???

    Responda
  27. Oswaldo SAKANE

    Foi lá o gajo apertar o botão ?. kkkkkkkkkkkkkkk...

    Responda
  28. João Carlos Silva

    Bozo recebeu convite do Puuttinho para conhecer a Rússia. Me faz lembrar de um antigo filme: UM CONVIDADO TRAPALHÃO

    Responda
  29. flavio augusto orsi de camargo

    Não sabe nem destravar uma pistola o paspalho. Kkkkkkkk.

    Responda
  30. flavio augusto orsi de camargo

    Não sabe nem destravar uma pistola. Kkkkkkkk

    Responda
  31. Angelo Batista Goulart

    O convite é praxis nas relações internacionais , Afinal o capitão Jair Bolsonaro é presidente do Brasil , Pais relevante e muito importante ! Ou vocês esqueceram que o Governo Unipolar dos EUA também vetou o encontro do ex presidente Lula com o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad para as questões do programa nuclear ! Acontece que hoje no caso da crise da Ucrânia , O capitão Jair Bolsonaro abaixou tanto para o Império (EUA) que mostrou as nádegas pro mundo inteiro como um fantoche!

    Responda
  32. Geilson Silva

    Se Bolsonaro conseguir chegar, negociar um ou dois pequenos acordos comerciais, tirar fotos e voltar para casa sem ser meter em temas políticos que não nos interessam diretamente (os americanos sendo americanos com sua ânsia por expansão da área de influência - falta explicar que a Terra é redonda e finita - e os russos sendo russos, com sua obsessão, justificada ou não, do risco de serem dominados) terá sido o melhor momento de sua presidência.

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      O melhor momento da presidência ainda está por vir: a saída do Palácio do Planalto, ao fim deste ano, ou antes, caso tente algo na linha do ruivo americano, caso em que se espera que saia com adornos metálicos na mão.

    2. ANTONIO CZAS

      O melhor momento da presidência ainda está por vir: a saída do palácio do planalto, em 31.12.2022 ou antes, caso tente algo na linha do americano ruivo, caso em que se espera que saia com adornos metálicos na mão.

    3. Said Ahmed

      Concordo mais ou menos... pra mim o melhor momento foi ficar internado e sedado no hospital sem poder abrir a boca. Espero que as tripas do capitão bucho nos dê mais tréguas deste tipo.

  33. J J D Santos

    serã que ele vai ofe recer clo ro qui na

    Responda
  34. Jorge Severo

    O Bozo, gênio que é, certamente dará sábios conselhos ao Putin, se é que não vai ameaçá-lo de pesadas sanções caso ele invada a Ucrânia.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Kkkkkkkk. Melhor comentário e melhor comentário do comentário

    2. Said Ahmed

      Só não esqueça que ele tem um ás escondido na manga: um ''expert em logìstica'' que vai reposicionar o aparato russo próximo do Uruguai, ou do Ubequistão, ou seria Uganda?!

  35. adel eddine

    Se imaginarmos que jair foi eleito pela mesma frente digital usada por donald, a ida à russia busca apenas a recompra dessa arma para a reeleição. Com o apoio da inteligência midiatica do pais do oriente médio que hj a detém. Daí eduardo falar em bomba para destruir lula. Com o regozijo de toda elite e imprensa nacional. Nacional...

    Responda
  36. Said Ahmed

    Que Putin é avesso à democracia, não há dúvida. O que deixa a pulga atrás da orelha é essa afinidade entre ele e Trump (o partido republicano, por extensão), e agora o Bozo aparece para um cafezinho? Parece um movimento golpista internacional, Bozo carrega a mesma cartilha do Trump, que visa detonar o processo eleitoral. Não acredito em invasão russa, a presença de tropas russas perto da fronteira tem o objetivo de pressionar e dividir opiniões dos membros da NATO, coisa de Putin. Ucrânia não...

    Responda
    1. Said Ahmed

      ...é Georgia ou Chechênia onde ele pode passear de tanque e cuspir fogo por todo lado. Ou Biden é ingênuo ou estava usando a crise como anabolizante eleitoral. Por falar em OTAN: pacto ''defensivo''? Tenho lá minhas dúvidas quando penso na antiga Iugoslávia e Líbia, países que não atacaram nenhum país da OTAN, mas que foram atacados por ela, quando em ambos os casos havia a alternativa de formar uma colizão de países sem envolve-la. Os gringos mandam, a OTAN obedece. Putin usa isso para dividir.

  37. Maria Irene de Freitas

    Não haverá nenhuma relevância p o país nem p o milico sua visita à Rússia, ele simplesmente vai passear com uma comitiva que não tem nada a ver com algum acordo comercial. É balela. O Putin o convidou há meses, e talvez por cortesia e por se interessar em como uma população conseguiu colocar um indivíduo tão tosco para a presidência do Brasil. O convite foi aceito porque querem aproveitar os últimos momentos desse mandato desastroso e destruidor, nada mais que isso. Tanto que é uma viagem curta.

    Responda
  38. RICARDO BATISTA

    Obrigado pela aula de História. Mas esperada visita de Bolsonaro a Putin? Receio pelo que ele vai dizer? Desculpe, mas acho que ninguém tá nem aí. Se perguntar pra ele quem foi Dostoiévski, vai pensar que é o lateral que marcou Garrincha na Copa de 58.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Creio que o colunista estava sendo irônico.

    2. Robson Simões

      Exatamente Ricardo. Esperada por quem? O colunista...só pode ser. Eu , heim!? Quanto mais eu rezo mais "Jânio" me aparece.