Opinião > Por que uma reforma no sistema de Justiça? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Talvez a melhor reforma no sistema de Justiça seja a educação do povo e politicas públicas que diminuam a desigualdade econômica e social. Não adianta reformar apenas o sistema de Justiça se outras reformas essenciais e mais importantes não ocorrerem. O diagnóstico já é conhecido há muito tempo e permanecerá atual se o conjunto da sociedade não enfrentar as causas determinantes do que acontece. Enfim, o sistema de Justiça não é algo solitário em relação à realidade que o circunda.

    Responda
  2. ricardo fernandes

    há vários problemas no sistema judiciário: dificuldade de acesso, porque vc tem de perder um dia para ser atendido pela defensoria ou prestar uma queixa no judiciário; valores irrisórios de condenação em danos morais, o que é vantajoso para o infrator recorrente; conciliadores que não apresentam proposta de conciliação; ausencia de punição para juizes que não seguem a jurisprudencia ou dão decisões extra petita; baixa produtividade dos juízes;possibilidade de ser juiz sem concurso; etc.

    Responda
  3. Dorgival Pedroso

    Reforma do judiiciário e nem comentou dos altos salários e penduricalhos dos juízes? A justiça é inacessível para aos mais necessitados e salários acima do teto é uma afronta aos milhões de necessitados que vivem abaixo da linha de pobreza. O judiciário de hoje é a odiosa burguesia do passado!

    Responda
  4. Paulo Rogério Sato

    Não entendi o fato de ser um artigo de opinião que denuncia a ausência de análise de dados, mencionando uma pesquisa feita por uma instituição, sem citar o nome ou a forma de acesso à pesquisa. Há diversos relatórios dos tribunais brasileiros que também fazem análises do sistema de justica, e nada disso foi comentado, seja para indicar os pontos de melhoria ou não. Outro problema é a acreditar que pesquisa e ciência com dados não estão sujeitos a vieses cognitivos políticos e culturais.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.