Luiz Felipe Pondé > Monark comete o equívoco do jovem liberal em seu podcast Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carolina Figueiredo

    Gostei bastante.

    Responda
  2. José Cardoso

    Ainda está no youtube um vídeo antigo em que o Bolsonaro diz num debate onde também estava a Jandira Fegali: eu sou a favor da tortura. Continuou no congresso e atualmente é presidente. Ou seja, o fato de um partido ser proibido ou não, não impede a ascensão de defensores de sua ideologia. Até acho que se ele fosse membro do partido da direita militarista (PDM), isso teria dificultado, mais que facilitado sua chegada à presidência.

    Responda
  3. Fernando R

    Eu acho que gente como essas celebridades de YouTube vieram "desfetichizar" o velho liberalismo. Com simplicidade (que os elitistas querem rotular de ignorância), fazem a pergunta correta: "se a liberdade de expressão é inviolável, por que proibir um partido nazista?". Aí os "inteligentinhos" se desdobram pra justificar o injustificável sobre a liberdade de expressão pra defender as ideias obsoletas dos séculos XXVII e XVIII.

    Responda
  4. Fernando Mota

    Excelente texto, abordou de forma madura o assunto.

    Responda
  5. João A Silva

    Só assisti uma entrevista no Flow que foi justamente com o Pondé. Lembro qdo o Monark disse nunca ter ouvido falar do Paulo Francis. Ok, a grande maioria da garotada de hoje tbm não deve saber, mas certamente o que conhece dos grandes jornalistas, escritores e filósofos do mundo deve se resumir a conceitos distorcidos e simplistas. Me lembrei então de uma das geniais sacadas do Nelson Rodrigues; "Ele tem um raciocínio tão profundo que se uma formiguinha atravessá-lo vai molhar até as canelas".

    Responda
  6. lenise de souza ferreira

    Pelos comentários ao texto do Pondé, percebe- se a falta de entendimento e conhecimentos dos comentaristas ao tema principal abordado pelo chamado “Monark”: nazismo e o seu consequente holocausto , que são impensáveis nos dias hodiernos ( uma leitura rápida em qualquer livro sobre a Segunda Grande Guerra poderia ajudá-los). Parabéns ao Pondé que toca nas feridas de forma profunda , em muitos .

    Responda
  7. Luci Dann

    MONARK , VC perdeu a noção de limites ,vc não sabe o que é nazismo holocausto sou neta de judeus sei do estrago que vc fez - acho que so existe uma raça que é a raça humana ,acredito na ciencia ,o projeto genoma mostra que temos 99,99% de DNA/CROMOSSOMAS iguais não vou entrar em qustões de crenças,religiões , equivocos biblicos confusões históricas

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    Monark, Tabata e Ponde tem a mesma razão de ser, propagam a ideologia de direita. Para isto existe uma estrutura organizada e financiada, que utiliza a grande mídia, sites, facebook, youtube e religiões. Este ataque ideologico levou ao golpe e a Bolsonaro, com a perda de direitos do povo e privatizações lucrativas, e é nisto que se encontra a convergência dos 3 citados. Vale ler o ótimo estudo universitário, Nova direita, Bolsonarismo e o fascismo, na internet.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, Tabata votou a favor das privatizações e retiradas de direitos trabalhistas, entre outras coisas, é no liberalismo de direita que os 3 se encontram.

    2. Fernando de Oliveira Pinto Filho

      Tabata?

  9. Márcio Queiroz

    Ponde, sempre tenho críticas às suas colunas, mas hoje vc se sai muito bem. Concordo contigo pelo menos 95%. No mais, muito bom o texto

    Responda
  10. eli moura

    Quer dizer que o tal monark, no auge de seu sucesso liberal defende o nazismo que tentou formatar a opinião a cultura e até a raça. Confuso. A mocinha deputada tava usando seu tempo dialogando sobre temas inúteis, de forma elegante, enquanto a cidade que representa teve mais de vinte pessoas soterradas por moradias de riscos. Pra ela, pelo jeito, serve também o e daí? Junta tudo, claro o colunista também, e apertem a descarga.

    Responda
  11. Andre Pessoa

    Interessante.. veja: o q entendi e concordo bastante no artigo são os 3 pontos q Pondé se alicerça: sucesso só aos mais de 40 (haha adorei), a novidade das redes sociais e o clima "clube da luta". E olhaii.. a grande parte dos comentários segue o modelo "clube da luta" a risca! Somos mesmo brasileiros deselegantes, despreparados para debates de idéias e emocionalmente frágeis.

    Responda
  12. Celso Augusto Coccaro Filho

    Então, o jovem é “liberal”. Ele sabe disso? Ou melhor, ele sabe o que é isso?

    Responda
  13. ANDRE FONSECA

    Não seria "parabéns à Tábata" com crase? Ou estou enganado?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Aquiles e André, parabéns pela discussão, a melhor dentre os comentários. Mas creio que seria mesmo "à Tábata", pois a figura em questão pode não ser nossa familiar ou amiga, mas lhe cabe um artigo antes do nome porque trata-se de uma figura notória, não uma desconhecida qualquer.

    2. ANDRE FONSECA

      Excelente, Aquiles. Muito obrigado.

    3. Aquiles Campagnaro

      Fiquei em dúvida, seria comum um erro como esse vindo de escritor e normal notórios? Estudei. O acento grave indica a fusão de vogal e preposição logo em "parabéns a Tabata" haveria crase, mas, veja bem, o uso de artigo precedendo nome próprio é facultativo e para demonstrar familiaridade; ex. "A Maria morreu"; ou " Maria morreu". No primeiro caso a Maria era minha conhecida, no segundo, provavelmente, não. O uso de artigo e crase são opcionais frente a nomes próprios nesses casos.

  14. Edilson Spalaor

    Em resumo: monark falou essa atrocidade porque é jovem e burro , e por isso foi escurraçado do canal do YouTube que ele mesmo criou. Enquanto isso, Sérgio Camargo , que já passou dos 50 de idade , chama um jovem negro e pobre, morto a pauladas, de vagabundo, e continua intacto, sendo pago com dinheiro público.

    Responda
    1. Deborah Barbosa

      Com negros, mulheres e LGBTs tá liberada a esculhambação. Pegue o post do Eduardo bolsonaro sobre mulheres, do Camargo sobre o congolês assassinado ou qualquer das demonizações sobre lgbts proferidas diariamente por pastores fundamentalistas e troque por "judeus" e voilà, veja o que acontece. Judeus estão mais do que certos em reagir. Mas é triste pensar que outros grupos fragilizados não têm a mesma força nem atraem a mesma indignação.

  15. Miro Costa

    Pondé, um pensador inteligente do conservadorismo clássico, neste texto nada mais faz que fugir do assunto, daquilo que realmente importa ao tema, que é a liberdade política. Talvez tema ser cancelado? Lembro-o de que na própria Alemanha existe, desde 2013, um partido chamado Alternative für Deutschland (AfD), declaradamente de ultradireita e que muitos identificam como neonazista. Repetindo: isso é na Alemanha. Já aqui, o só cogitar dessa ideia é crime. Por quê?

    Responda
  16. Eliane Morosini

    Excelente visão do que levou esse rapazinho a falar tanta besteira! Muito bom!

    Responda
  17. Luiz Fernando

    Senhor Pondé, o senhor não sabe o que significa o pensamento liberal. Não tem a mínima idéia do que escreve. Uma lástima!

    Responda
    1. Max Morel

      Só o Luiz sabe. Tem cada um na rede.

    2. Miro Costa

      Ele sabe, pois é leitor, por exemplo, de Roger Scruton, sem contar Isaiah Berlin, que ele menciona. Aqui, porém, ele decepciona ao abordar o assunto da liberdade política morrendo de medo de escorregar e ser cancelado.

  18. Valdir Teixeira da Silva

    A única coisa que os liberais brasileiros sabem é falar mal do estado. "O estado prejudica, o estado não deixa, o estado é ineficiente" e outras bobagens, sempre no âmbito da economia. É só uma massa de jovens manipulada pelos donos do dinheiro do país, sem senso crítico e ignorantes, iguais a esse tal de Monark.

    Responda
    1. Miro Costa

      Não é verdade. O próprio Pondé, um conservador (todo conservador é de direita) já mostrou aqui em vários textos que ser de direita não é apenas isso. Aqui, porém, ele apenas foge do assunto, claramente tentando equilibrar-se entre ficar calado e, falando, perder o espaço. O tema da liberdade política foi simplesmente escanteado.

  19. Hercilio Silva

    Boa coluna. Apenas quero reiterar que não existem liberais no Brasil. Há apenas bem nascidos ou as vezes mal nascidos que os seguem, todos na crença que liberdade é só para o mercado, e a desigualdade é natural e deve ser respeitada, até Deus é citado pra justificar. A parte das redes sociais é perfeita. É essa a estética. A propósito, nunca tinha ouvido falar desse podcast, de Olavo de Carvalho, e Monark pra mim era bicicleta.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Boa, Hercílio. Aqui os liberais criticam o Estado, mas são loucos para nele tomar posse e dele se aparelhar privadamente. "L'État c'est moi".

    2. Vilarino Escobar da Costa

      Perfeito o seu comentário. Os textos do Sr. Pondé muitas vezes são confusos e com certos viés que desconstrói a imparcialidade , mas tudo bem , ele não tem que ser imparcial !

  20. Bruno Martins da Costa Silva

    Realmente precisamos falar mais sobre liberalismo, e a primeira coisa a ser coversada é a diferença entre liberalismo político e neoliberalismo (oligarquismo iliberal). Essa molecada que se diz liberal é composta de neoliberais (pessoal que quer oligarquias e capitalismo desregulado), anarcocapitalistas, reacionários de toda ordem e gente que simplesmente não sabe coisa alguma. Parte da falta de conversa sobre liberalismo no Brasil é a falta de liberais - eis o não-lugar da Tabata...

    Responda
  21. Fernando Esposito

    Exatamente. O comentario mais lucido nessa distopia instagramica. Ponde acertou de novo. Parabens.

    Responda
  22. adenor Dias

    Eu aconselho ao Monark, que se be-ber não fale! Bê-bad-os e crianças são os seres humanos mais sincero do mundo.

    Responda
  23. Erika Dias

    Monark não sabe o que é o liberalismo, liberdade e o que ele cometeu não foi um equívoco. Não minimize. Tabata não foi glorificada porque além de sentar com fascistinh* ainda tira foto e posta. Essa onda de extrema imbecilidade que tomou conta do Brasil vinda de uma direita conservadora que quer ser extrema dá nisso. Um racist*/machist*/playboy contratado como comentarista/radialista/influencer ou qualquer coisa do tipo, falando o que não deve, o que não sabe para um público que ñ pensa e ñ lê.

    Responda
  24. Neber Fava

    Parabéns Pondé , finalmente acertou, já pode aposentar!

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Concordo ! Até que um dia acertou !

  25. rubens gonçalves

    Ponde? pois é. so discordo dele em todos os pontos. quem defende ideologias totalitarias nao e democrata. e quem diz amem rezou missa.

    Responda
  26. Ivan Bastos

    Parabéns deputada Tabata pelas defesas firmes e oportunas. O jornalista Reinaldo Azevedo, neste episódio, lamentavelmente não citou a posição civilizada da Tabata. Lamentável.

    Responda
    1. Fabio K

      Nem o Reinaldo e nem ninguem mais. Estavam todos preocupadissimos em justificar Kim e Monark. Nossa midia tem muito a explicar...

  27. José Augusto Bernabé

    Abaixo o Marketing! Abaixo a Ditadura das Redes, não as sociais, as da Mídia. Esse tal de "Monark" (que não é a minha primeira Bike, lá pelos 65 anos atrás) deveria simplesmente ter chamado a Ivete para entoar um Coro, talvez, pelo menos ela não teve necessidade de pedir "desculpas".

    Responda
  28. BRUNO JOSE FORTES

    Bom ponto em relação à conduta da dep. Tábata no debate. No entanto, o articulista força a barra ao tentar justificar o grotesco comentário do apresentador por 'ingenuidade' dele. É caráter, Sr. Pondé, característica inexistente entre a maioria esmagadora dos 'liberais' tupiniquins.

    Responda
  29. Felipe Macedo

    raça mais desgracenta q apareceu na última década foi o tal do pobre liberaloide de direita. Um dos grupos culpados pela destruição do país e a eleição do governo genocida

    Responda
  30. eduardo silva

    Sim,parabéns ao discernimento da deputada Tabata, simples e raro!!!

    Responda
  31. Luciano Otavio de Araujo Carneiro

    Pondé, obrigado por existir !!!!

    Responda
  32. Fabio K

    Finalmente eu vejo um colunista elogiar a senadora Tabata Amaral. Como disse em texto anterior, ela foi o unico ponto de luz naquele debate de im be cis e no entanto a im be cili dade e que mobilizou e monopolizou a opiniao publica. E muito importante mostrar o merito das pessoas quando elas o tem. Da proxima vez que eu encontrar o nome da senadora na cedula meu voto sera dela.

    Responda
  33. Roberto Marcos Gomes de Onófrio

    Caro Pondé, esse jovens liberais são crias do seu discurso. Não vamos esquecer suas lives em defesa do Olavo, seus vídeos em apoio ao liberalismo irracional. Felizmente essa juventude, inculta, desescolarizada, ignorante, está mostrando a sua face e está recebendo o que realmente merecem, o ódio e a lacração que as fizeram chegar onde estão. Rogo pelo dia em que os velhos liberais, como você, sigam o mesmo caminho.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Monark, Tabata e Ponde tem a mesma origem, não é um evento espontâneo mas uma ataque ideológico. Envolve uma estrutura organizada e financiada, que utiliza sites, facebook, lava jato, religiões, mídia. Este ataque levou ao golpe e a Bolsonaro, com a perda de direitos e privatizações lucrativas. Vale ler o ótimo estudo, Nova direita o Bolsonarismo e o fascismo, na internet.

  34. Renato Almeida

    Excelente texto, que resume muito bem o momento em que vivemos. E concordo com a defesa da Tabata, realmente um oásis nesse deserto de medíocres

    Responda
  35. Paulo Azevedo

    Pondé, já muitas e muitas pessoas com mais de 40 anos deslumbradas com um pouco de sucesso. Acho que a idade ajuda sim, mas neste tempos atuais não há mais solução, pensar exige tempo e trabalho, coisa que ninguém tem ou quer dispender.

    Responda
  36. thais castro

    Que bom Pondé que você reconheceu a elegância da forma e do conteúdo do que disse a Tabata neste infeliz debate. Uma flor num pântano de arrogância e desinformação

    Responda
  37. Anna Rodrigues

    Se contraria na tentativa de passar pano. Ele não fez aquilo por ser jovem e ter menos de 40 anos, tanto que a Tábáta Amaral é jovem, famosa é estava lá defendendo elegantemente a razão. Ela é criticada porque incomoda demais.

    Responda
  38. márcia corrêa

    Perfeito, Ponde! Frisando tua fala:... "Às redes só interessa xingar, linchar e mostrar falsos repertórios." E antes ainda, falas dos argumentos aos textos ou vídeos, "pobres e agressivos". Seguidamente acompanho e tb comento, e só posso concordar! Só divirjo que "para os jovens de esquerda seja mais fácil". Eu acho é que está difícil para a Direita (brasileira e mundial) encontrar bons argumentos em sua defesa na atual conjuntura. Aí, de fato, só está restando desqualificar ou mentir, trágico!

    Responda
  39. wilson kfouri

    "Para os jovens de esquerda a vida é fácil. Conceitos claros se mesclam a fatos históricos sólidos: desigualdade social, escravidão, racismo, e outros, dão a esses jovens a possibilidade de circular com facilidade em temas políticos e sociais." Num país que um miliciano psicopata genocida de extrema-direita teve 57 milhões de votos normalizando a barbárie não é tão fácil ser jovem de esquerda....

    Responda
  40. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Concordo com o Pondé. Ganhar dinheiro virou sinônimo de sabedoria e uma coisa não tem nenhuma relação com a outra.

    Responda
  41. jose fernandes de lima junior

    É apenas mais um facistinha ignorante.

    Responda
  42. Roberto Gomes

    Pondé excelente!

    Responda
  43. Antonio Ferreira de Castilho

    A turba das redes sociais ainda estão a usar fraldas e emporcalham estas a cada hora. Ler e estudar, não querem.

    Responda
  44. RICARDO BATISTA

    Texto primoroso! Uns tempos atrás vi no, YouTube, entrevista de uma renomada infectologista sobre a pandemia. Na seção de comentários uma mulher escreveu : "Tudo mentira, ainda bem que agora temos as redes sociais para nos informar". Enfim, o declínio da expertise e a ascensão do bullshit. Vamos ter que conviver com isso.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.