Ruy Castro > Puro nonsense Voltar
Comente este texto
Leia Mais
No futebol ocorre o contrário, se procurarmos escalações não encontraremos Abel Braga, Muricy Ramalho e vários outros ao tempo de jogador, eram conhecidos somente pelo prenome. Outros pelo sobrenome - Bonamigo, hoje Paulo Bonamigo. Já o Luxemburgo, parece-me que era conhecido apenas como Vanderlei.
Moro em Portugal, tenho formação em história e me interesso por Salazar. Conheço as mais recentes (e consideradas mais completas) biografias deste grande português: "Salazar: a dictator who refused to dye" (por Tom Gallagher). "Salazar: biografia polÃtica" (por Filipe Ribeiro de Menezes). Também li sobre o personagem em autorizados livros de história do paÃs. Todos relatam o fato de Salazar não ter sido informado de sua substituição. Mas essa do jornal, nunca vi falar.
A principal diferença entre o personagem do Woody e do Salazar é que este era casado com milhares de esposas, que ainda hoje choram sua falta: as viúvas do Salazar
Outra diferença: António de Oliveira Salazar é o mais influente português de sempre. Hoje é fácil tratá-lo como ditador e fascista. Sem ele, Portugal hoje seria talvez uma provÃncia autónoma de Espanha.
esse é o problema de ditador: é cercado de bajuladores.
Muito bom.
Aqui não precisa nada dessa complicação pra tapear o Bozo, ele acredita mesmo que governa e que dá tudo certo no governo dele. E nem percebe que eh anão , mesmo dentro de um palácio de tamanho real. Aliás, ele e os filhos tem a mesma percepção .
nem a imprensa o chama de presidente.
Termo suigeneres ," se acanalhava " , achei oportuno para alguns hj na atualidade ! Kkkk
Pois é, "Adeus Lenin". não é tão ficção! Bela história.
Todo ditador usa viseiras
Ruy Castro além de ótimo cronista também é um excelente pesquisador e comunicador. Muito obrigado pela sua crônica e por existir, neste paÃs onde a ignorância e estupidez dominam no governo federal.
Texto de gênio. Parabéns. Irretocável.
Trump deixava a TV ligada 24 horas na Casa Branca sintonizada no canal noticioso Fox News. Bolsonaro, se é que acompanha notÃcias, deve ouvir a rádio Jovem Pan, assistir ao Jornal da Record à noite e ler manchetes do Jornal da Cidade Online. Cada autocrata tem seu próprio "Diário de NotÃcias".
Ditadores, ditadoresÂ…
Lembra o filme Adeus, Lênin, em que os filhos de uma velha senhora escondem dela a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo no leste europeu.
Pois é, pelo jeito o roteirista alemão plagiou nossos patrÃcios.
Releitura de Hans Christian Andersen, A Roupa Nova do Rei, de 1837, ou também, o Nariz do Rei Mehendra, de Malba Tahan, 1935.
Puro Woody Allen.
Existia uma piada antiga sobre Salazar após a II Guerra, " Sabem porque Portugal não foi bombardeado? Ora, Salazar cobriu Portugal inteiro com um pano e escreveu por cima: Portugal mudou-se." Por aqui um tal Partido faz o mesmo, só que sem pano e com a ajuda da MÃdia aproveitando-se da Pandemia, eu diria: "Corrupção Nunca, mudamos para melhor e somos todos Inocentes."
Tinha também outra que dizia: Lá em cima general Craveiro, lá em baixo Oliveira Salazaire (sic).
Sim, lembro que havia uma cantiga que dizia: Portugal não entrou na guerra mas também não acovardou-se; cobriram a cidade (sic) com lona e escreveram por cima Portugal mudou-se.
Até as piadas do tio Barnabé além de sem graça são super nonsense. Portugal e Espanha eram governos totalitários de direita declaradamente fascistas como o Reich. Porque o Führer iria bombardear simpatizantes? Tio Barnabé era tão legal no sÃtioÂ… infelizmente radicalizou-seÂ…
Mudamos para melhor - que jornal le o senhor BarnabeÂ’ ?
Olha, Ruy, bem capaz de ser uma alternativa. Quando perder no primeiro turno, não seria de se estranhar o Bozo ter um ataque apoplético. Só que a gente tem métodos melhores hoje, né? Bota uns óculos de realidade virtual no Bozo lesadinho e vai enrolando: todo mundo que ele olha é visto com uma ak-47; Preto, trans, Ãndio, vira todo mundo sueco, loirinho e sorridente; implantam um daltonismo fake, fazendo com que todo vermelho vire verde e amarelo. Quando faltar energia, os óculos pingam Rivotril.
Una ideia é depois que o Bozo perder as eleições, montar um cercadinho com um painel do Planalto ao fundo para ele pensar que ainda está no poder. Ops, esqueci que não dá por que vai pra cadeia.
"Adeus, Lênin", com Daniel Brühl.
Ou o Show de Truman. Presidente alienado que levou o paÃs à asfixia, à pobreza e ao desprezo internacional? It rings a bell. Pelo menos nosso padecimento será um décimo daquele dos portugueses.
Pé-de-pato-mangalô-treis-veiz!
Que história sensacional. Achei mais pra GarcÃa Márquez que pra Woody Allen!
Que pira
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Puro nonsense Voltar
Comente este texto