Hélio Schwartsman > Hitler é pior do que Stálin Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Noção de que Hélio e pessoal de direita tem de comunismo é a mesma que é propagada no mundo pela CIA: , disseminada há muito tempo como ideologia nota mil:.Maior arma utilizada pelo capitalismo na guerra que trava com socialismo
Cuidado, 007 pode estar espionando você, impedindo de se divertir no Gullag.
Esse hélio , por vezes, mostra comportamento inacreditável, para um jornalista da fsp. Hitler x stalin, nazismo x comunismo. O q tem o u a ver com as alças? Hitler concebeu e instalou o nazismo na Alemanha que durou só até o fim da guerra. Stalin não inventou o comunismo, e durou de 24 a 53 quando morreu doente. Nazismo extinguia raças. Comunismo eh uma teoria econômica , e evoluiu para a China de hoje. O nazismo hoje existe na cabeça do Bozo e seus arruaceiros.
nenhum trecho de sua pensata é claro ou razoavel ou inteligivel; expoe sua total igno rancia em historia e dificuldade em contextualizar o que helio aborda em referencia a declaraçoes recentes de 'intelectuais' como Monark e Kataguiri e a extrema direita que ameaça a nossa democracia
Ambos criminosos , praticaram atrocidades absurdas e condenáveis devido ideologias que tolhem a liberdade de expressão , de escolha do de ir e vir . Milhões de vidas foram ceifadas, para implantar ideias totalitárias, com a esfarrapada desculpa que trariam melhorias para sua população , como fossem transformar com a falsa premissa de criar o céu na terra . Tudo balela ! Vidas humanas ceifadas por pura enganação ideológica !
Digamos que foram as duas piores invenções do século passado: Nazismo e Comunismo!!! Em tempo: Stalin institui campos de trabalhos forçados e desumanos, onde milhões de pes- sos foram mortas! Crueldade é a palavra mais leve! Vivas a República Democrática!!!
Eles praticaram horrores no passado. Alguns ainda estão praticando. Li, hoje, que no Brasil existe um racismo estrutural que quer ver as pessoas negras na favela ou na cadeia. Parece que há também quem queira vê-los mortos. Leio com muita esperança os artigos do Preto Zezé.
Camarada, escolha melhor suas leituras.
Parabéns. São suas as palavras "regimes comunistas eliminaram inimigos por percebê-los como contra revolucionários". Então os mili tares brasileiros são heróis, mesmo, pois eliminaram os ini mi gos da Pátria,.
Também acho. Stalin pertence à linha dos chefes que matam sem hesitar, principalmente para manter e expandir seu poder. Mas supostamente você tem chance de escapar se for colaborativo, ou pelo menos se disfarçar na multidão. Já o holocausto foi como um ritual de sacrifÃcio humano para alguma divindade primitiva. É como Cortez x Montezuma.
Essa afirmação foi um dos momentos mais tristes do missivista.
Então por que criticam quando os policiais entram nas favelas e ao serem atacados contra atacam e matam os band didos? Se temos dois tipos de morte, um bom e ruim, limpar as favelas é bom ou ruim?
Concordo que regimes comunistas eliminam seus opositores por considerá-los contrarrevolucionários. Porém tenho dúvidas se eles pudessem pensar e agir de maneira diferente viveriam no "paraÃso" comunista. Minha avó materna, primos e tios foram jogados nos gulags na Sibéria por 10 anos. A intenção não era integrar ao comunismo; o filme Retratos de Uma Guerra no Netflix retrata as condições.
Ambos foram maus , mas Hitler foi pior. Imagine se como Roosevelt , Hitler tivesse a bomba? Num canetada Roosevelt evaporou uns trezentos mil. Stalin , mesmo tendo não usou. Hitler , suspeito, teria então fornos altamente produtivos, já pensou?
Ambos foram mais. Mas Hitler foi pior.
Não entendi a parte que fala da raça de uma pessoa. Sugere que fazemos partes de raças distintas, mas somos todos de uma mesma espécie - a humana. Podemos fazer partes de diferentes grupos étnicos, mas continuamos humanos.
Capitalismo mata muito mais!
Vá viver na Coreia do Norte. Porque usas dos bens produzidos pelos capitalistas?
Hitler foi pior que Hitler. Conhecemos ainda pouco do pensamento nazista. Muito além de considerar os não arianos como raças inferiores, o nazismo tinha intenção de eliminar toda a cultura ocidental, judaico-cristã. A existência, fartamente documentada, de um misticismo nazista, principalmente fomentado por Himmler propunha a criação de uma religião germânica, baseada em mitos teutônicos, com adoração do seu lÃder como o messias máximo. Tinham oração: "Führer, mein Führer, von Gott mir gegeben"
Stálin foi pior do que Hitler e Mao foi pior que os dois juntos. Tiveram muito mais tempo e por isso mataram milhões de russos e chineses (de fome principalmente).
Se o nazismo, o comunismo e o conservadorismo não deu certo até agora, que tal experimentar o anarquismo! Um mundo sem posse e sem governo!
Inter. artigo; mas, o que é pior: um reg que mata 100 milhões, com princÃpios inclusivos (menos essencialista), ou um reg que mata 18 milhões, com princÃpios supremacistas (mais essencialista)? Este último tem expansão autolimitante tendo em vista a imensa maioria de considerados inferiores e não arianos. O segundo regime totalitário tem mais adesionismo, pois é mais adaptável à s realidades nacionais, inclusive ao antissemitismo ou xenofobia, como foi nos pogroms russos e com os refuseniks.
O problema de excesso de informação talvez seja não saber o que fazer com ela. Pela lógica esboçada ou pelo esboço da lógica, quem dizimar comunidades indigenas ou de quilombolas faria pouco mal. A quantidade de mortos é relevante evidentemente, seja por que método for, negacionismo de epidemia, programas econômicos desastrosos, etc.O que o articulista propoem é que na identificação de genero ou de etnia, não tem como escapar.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O raciocÃnio está correto. Neste aspecto racial, o nazismo foi pior. Em números absolutos de vÃtimas, o comunismo ganha disparado. Quando ainda no paÃs dos petralhas, Azevedo se deu ao trabalho de publicar aqui na FSP uma contabilidade aproximada dos milhões assassinados pelos dois regimes polÃticos. Hoje em dia, após virar casaca, talvez não o faria novamente.
lembrei aqui do Brasil, o candidato menos pior...desumanos, demasiados desumanos, mas humanos...
O meu sobrenome do meio, o "de Toledo", que só aparece aqui quando faço login diretamente pelo jornal, é de "cristão novo", de judeu convertido ao catolicismo. Que se expatriou buscando um ambiente mais arejado pra tocar a vida. Se, ao invés de espanhol do século XIX, meu antepassado fosse alemão no século 2O, teria ido parar no forno, sem piedade. A Inquisição e assemelhadas, buscavam a pureza da fé, a ontogênese de um cristão; o nazismo, buscou a pureza da raça, filogenética - não há redenção.
Caro Hélio, a desumanização do outro é um ponto central naquilo que os sócio-cognitivistas chamaram de "desengajamento moral", o processo de desvinculação pessoal do conjunto de normas que regem a inter-relação entre as pessoas em uma dada sociedade/grupo num certo momento histórico. É aquilo que permite ao chefe de um campo de concentração ser um bom pai e botar a cabeça no travesseiro de noite: todo mundo ali preso, é sub-humano. Até seu aspecto horrorÃfico o indica. Não parecem cadáveres?
A Banalidade do Mal, H. Arendt.
Parabéns Hélio . Sintético , elucidativo e honesto.
Nazismo é vÃrus de destruição, de ontem, de hoje e de sempre. Comunismo foi crença de destruição, matou, mas ficou no ontem. O comunismo de hoje, não é mais o do passado. O comunismo de ontem foi uma etapa já vencida pela evolução social e polÃtica. O Nazismo não, tem a mesma cara de sempre.
Seria interessante ver o prezado Hélio trazer uma comparação entre os regimes militares que mataram e torturaram no Brasil, na Argentina e no Chile. Quem foi pior: Medici, Videla ou Pinochet? E como justificar esse argumento, diante das famÃlias das vitimas em cada paÃs? Polêmico.
Stalin era a degeneração de um regime. O nazismo e o fascismo eram o próprio projeto, não era acaso nem decadência. Bolsonarismo são seus discÃpulos locais.
Perfeito.
Olha a censura sem sentido, liberem o comentário, não é ofensivo nem desrespeitoso, apenas levanta questões que precisamos discutir !
O foco na racialização das relações sociais caminha no campo do irracionalismo, gera múltiplos ódios, não é cientÃfico, somos todos humanos, tira a responsabilidade do capital como gerador de pobreza e marginalização social, resgata o corporativismo e a segregação, fragmenta e penaliza pobres que não se mobilizam por critérios étnicos, porém, são chamados a pagar uma dÃvida que não contrairam !
MagnÃfico
Que tal o capitalismo então? Desde suas origens, mercantilistas, colonialistas, imperialistas, neo-colonialistas, liberais, neo-liberais, produziram horrores, ditaduras, genocÃdios, desigualdade, fome, miséria, mortalidade infantil, indiferença, guerras, em nome de uma acumulação de capital por poucos e pela manutenção de privilégios. Se vamos contabilizar horror, o capitalismo selvagem tem lugar nesse pódio. O pior nesse caso é que não há apenas um nome a quem culpar.
Ótimo comentário! O nazi fascismo a despeito do corporativismo e irracionalismo era e é a expressão autoritária, repressiva e segregacionista do próprio capitalismo, a base da economia nesse regime sempre foi a economia de mercado, o estado dando suporte a exploração do trabalho e garantindo a propriedade privada dos donos do capital, a grande burguesia aderiu ao fascismo, patrocinou Hitler para destruir o... comunismo!
Engraçado, falar de horror! No entendimento não há o que discutir qual msis nefasto . Os dois devem ser abolidos até de se comentar.
O que causa mortes em massa é a briga entre os que tem o poder e os que querem toma-lo. Nem vale a pena comentar a ideologia nazista de tão errada que é, um ramal do fascismo. O comunismo puro eu acho difÃcil de engolir, ainda que as premissas de justiça social, melhor distribuição de riquezas e oportunidades ainda encantam muita gente. É inviável pensar que se pode nivelar a ponto que todos tenham a mesma quantia de riqueza. Desigualdade é inevitável, sempre existiu e sempre existirá, assim...
... como doenças e crimes, entre outras coisas perenes. O problema está na intensidade e no impacto da desigualde. O Brasil é campeão em desigualdade social e muito pouco de faz para enfrenta-la com seriedade, e no conjunto da obra o próprio paÃs é prejudicado e não vai para a frente. É muito diferente da Suécia onde também existe desigualdade social, mas que não causa nenhum dano pois quase todos vivem bem. Não se enfrenta essa questão grave com meritocracia mas com polÃticas de estado.
Um exercÃcio retórico fútil comparar dois horrores e tentar apontar o pior. Ambos ultrapassaram com folga o limite de qualquer classificação moral ou diferenciação. Tristes exemplos do quão baixo a humanidade pode descer e um precioso aviso para evitarmos chegar a esse ponto novamente.
É SaÃd, todas as vezes que tentamos moldar o mundo para além da livre relação comercial geramos horrores. Há dez mil anos o free trade tem sido a base da prosperidade e da paz, apesar de todos os contratempos. Mas há quem prefira transferir a livre iniciativa para uma autoridade central, tirânica, que nunca fica satisfeita e cresce descontroladamente, levando ao texto do prezado colunista, que ora discutimos. Fazer o que?
Perfeito Alexandre, o Schwartsman ultimamente tem se esmerado em textos por vezes desconexos e agora fútil como este. Não tem como comparar tamanhas aberrações.
Para repetirmos a dose não vamos precisar de nazismo ou comunismo, basta que o capitalismo continue piorando e recuse qualquer tratamento que certamente chegaremos lá. Quanto mais desigualdade, mais é necessário reprimir, e quanto mais repressão maior a tentação dos autoritários em acabar com a democracia e instalar um regime semelhante aos anteriores. Trump e Bozo não me deixam mentir.
Concordo que ambas as ideologias mataram e que o nazismo é bem pior. Porém, não esqueça de citar os genocidas do mundo capitalista. Os lÃderes do mundo capitalista não foram e não são "anjinhos", promovem fome, miséria e guerras por pura ganância. Nesse jogo, podemos apenas escolher o menos pior.
Se a questão é o número de mortos o articulista claudicou ao não incluir na sua avaliação o liberalismo. No último século apenas os USA mataram mais de 100 milhões em sua luta pela implementação forçada dos seus ideais combinada com a eliminação dos que não compactuam com as mesmas.
Isso é que é sair do ponto levantado.
Este e um debate muito extenso que requer muito mais do que 6 linhas. O problema e que nossa imprensa esta pautando isso de uma maneira de bi loi de que da oportunidade para pessoas simplistas e limitadas a exporem toda a "dimencao" do seu limite. Nao vou aqui tentar provar que nariz de porco nao e tomada e nem tromba de elefante seja conta gotas.
"A democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as demais". Isso posto, pra haver honestidade intelectual, é preciso separar a ideologia do que os homens no poder fazem dela. Só assim é possÃvel entender a diferença essencial das premissas dessas ideologias.
Comunismo e nazismo são regimes totalitários. Mas não é uma exclusividade deles os genocÃdios, as perseguição de adversários e dissidentes, as mortes em massa causadas por fome, guerra e doenças. Por muitos séculos que antecederam o século XX os judeus foram perseguidos por quase toda a europa. Czares russos promoviam limpeza étnica e genocÃdios de outras etnias, como ocorreu com o povo circassiano. Ãndios americanos foram dizimados por espanhois e americanos. Turcos promoveram uma realocação...
Corrigindo: ''...desastrosa que resultou em genocÃdio de armênios''
...desastrosa que resultou em genocÃdio. Hutus causaram o genocÃdio de Tutsis em Ruanda. A Inquisição também foi um tipo de genocÃdio crônico, a conta gotas. Antes da segunda guerra, americanos também foram responsáveis por muitos massacres, direta ou indiretamente. E continuam fomentando guerras pelo mundo afora que provocam mortes em enormes quantidades, paÃses latinos sofreram muito entre as décadas de 70 e 90. Tudo isso tem a ver com poder, e entre poderosos não há inocentes.
Algumas perguntas que deixam dúvida: a maior população carcerária do mundo está em qual paÃs mesmo? O comunismo matou milhões? Mas aqueles que lutaram para derrotar o nazismo estão incluÃdos nesses números? Os senhores da necropolÃtica agora falam em nome da humanidade?
Provavelmente no paÃs para onde metade do mundo que ir. Mas pode ser coincidência, devem estar perdidos.
Isso é que que é uma tremenda passada de pano! O desprezo pela vida é o mesmo, nesse ponto são idênticos.
Precisamente! Leandro Nardoch poderia aprender um pouco mais
Comunismo e Nazismo criaram grupos de pessoas como causa dos males da nação e ambos mataram milhões por causa da ideologia. Nazismo na Alemanha, Comunismo em vários paÃses, que além da chacina , muita miséria.
Tremenda ignorância do autor. O comunismo, como ideologia, não prega o extermÃnio de ninguém, e sim a justiça social. O nazismo, como doutrina, prega a raça pura e o extermÃnio de quem dela não faz parte. O autor se baseou no emprego dessas doutrinas em determinados paÃses para compará-las. Seus argumentos são superficiais, frágeis e desonestos.
Mas a China e a antiga União Soviética mataram milhões pela fome, e outros milhares por ser opositores no século 20. Você nega isso? Certamente o nazismo como doutrina não se compara, e merece ser rechaçado.
Trouxe justiça para 100 milhões de pessoas. Descansem em paz.
Maria Beatriz, voce e uma das poucas luzes resplandecendo nesse debate obscurantista. Nossa midia esta pautando esse tema de uma maneira tao im be cil que torna evidente a sua ma fe e participacao na desinformacao do nosso povo. Nossa gente e simplista e limitada em grande parte porque a midia induz a esse estado e reforca a desorientacao cultural do nosso povo.
A ignorância, José, ou má fé é que nazismo e comunismo, assim como o capitalismo, são construções teóricas, são ideologias. Há que se comparar a partir de seus postulados, e não a partir de homens que os puseram em prática em determinados paÃses. É isso. O autor foi leviano, desonesto ou ignorante.
Doutrinada.
Não entendi. É fato que Stálin (comunismo) matou milhões e que Hitler (nazismo) matou milhões e o articulista tentou identificar a motivação de cada um para os assassinatos. Onde está a ignorância?
Hannah Arendt confundiu comunismo com o estalinismo ao discutir o totalitarismo. O colunista repete o erro.
Discutir isso só interessa aos nazistas. Espero ansioso pelo dia em que não daremos mais holofotes para as narrativas toscas e cortinas de fumaça do bolsonazismo...
Em 1932/1933 Stálin e Molotov impuseram aos ucranianos um confisco de alimentos. Registra a história que entre 6 e 9 milhões da população do pais perderam a vida por inanição. Mao Tze tung no inÃcio dos anos 60 estabeleceu a politica do grande salto para frente. Com isto levou à quebra de safra e cerca de 70 milhões de chineses tiveram o mesmo triste fim .Regimes ditatoriais são todos ruins, não importam o que os motiva. São sempre anti humanos.
O nazismo se caracteriza pela suposta existência de uma etnia superior, baseada em patéticas métricas fenotÃpicas. A solução polÃtica dada foi eliminação de etnias inferiores. Imagine o tamanho do genocÃdio que iria acontecer se Hitler tivesse ganho a guerra. GenocÃdio ou escravização de Judeus, negros e de qualquer um que não passasse no teste fenotÃpico. O comunismo não passa de um regime totalitário que resolve eliminar inimigos polÃticos; igual a qualquer outro regime absolutista.
Toledo, voce falou tudo. Pena que teu comentario esteja "enterrado" na coluna e os poucos que te lerem vao continuar sem entender nada. O nazi fascismo tem uma conta tragica e discriminou nao apenas judeus e negros. Tambem discriminou e matou ciganos, portadores de deficiencia, homosexuais, criminosos comuns e tendo a oportunidade, tambem nos discriminaria e destruiria ja que somos latinos sul americanos e portanto inferiores. Ao passo que o Marxismo e utopico e inclusivo.
Achei preciso, Jose. Eu so trocaria "fenotipicas" por "genotipicas", pq acho que caberia melhor..
Concordo com o autor. O nazismo de fato foi (e ainda é?) uma doutrina que partia de princÃpios de "supremacia racial ariana", não admitindo a existência das chamadas "raças inferiores", pregando sua simples eliminação. Se tivessem tido tempo e meios, também teriam exterminado sistematicamente negros, Ãndios, aborÃgenes e toda sorte de povo que considerassem inferiores. Comunismo nunca foi sequer próximo a isso, mesmo na torta visão Stalinista. Tanto que Stalin lutou com os EUA, contra o nazismo.
Não se deve esquecer que o comunismo só surgiu por causa da miséria que viviam os russos, na época dos seus czares opressores do povo, mesma coisa na china, seria bom se o brasil tivesse virado uma república comunista, seriamos uma potencia hoje em dia, como a rússia e a china...não esse paÃs miserável que somos.
De maneira nenhuma. Nosso pais e rico populado e gerenciado por pessoas pobres e a natureza dessa pobreza nao tem nada a ver com ideologia e sim com a total ausencia de ideologia, ausencia de principios para fundamentar politicas de desenvolvimento. Tem muito mais a ver com nosso fundamento cultural e processo civilizatorio. Basta dizer que nosso pais e uma baderna tao grande que jamais suportariamos os rigores e disciplina que essas ideologias nos exigiriam.
Rsss...comunismo tem que ser comparado com o capitalismo, não com nazismo, só simpatizantes de bolsonaro, é querem fazer essa comparação, mas não se deve esquecer que o capitalismo tb matou muita gente, com suas ditaduras financiadas pelo eua, e pior, matou millhões de fome, com sua tosca divisão de riquezas...
Tosca divisao de riquezas? A Uniao Sovietica se desintegrou porque o Marxismo nao funciona tao bem quanto o Capitalismo. Apesar de suas deficiencias o capitalismo, existindo dentro de um mercado livre, ainda e a melhor maneira de produzir e gerenciar riqueza, ja nos disse Schumpeter. O caso e que, as vezes, e bem mais facil ser pobre, porque ai nao precisa levantar cedo, nao precisa ir para a escola, nao e preciso se esforcar para alcancar metas e resultados e por ai vai...
Comentário perfeito! Seguindo o raciocÃnio dos minions, deverÃamos comparar o capitalismo com o latrocÃnio ou com a selvageria pré-humana. É o que eles aparentam de fato ser: selvagens pré-humanos.
Para usar uma gÃria antiga, falou e disse, bicho. É estranho mas também é fato que a monstruosidade tem nÃveis. Existem os monstros standard e os monstros golden plus.
Vamos observar que matanças não são propriedades exclusivas stalinismo. A Europa presenciou matanças na guerra civil espanhola e nos anos que se seguiram. Na penÃnsula balcanica, presenciamos matanças. Os hutus não eram comunistas, mas massacraram tutsies. Nas ditaduras de direita espalhadas pela América do Sul nos anos 60 houve matanças e não apenas de polÃticos mas também de Ãndios, um verdadeiro massacre.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Hitler é pior do que Stálin Voltar
Comente este texto