Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aparecida Alves

    2 escrupulosos .

    Responda
  2. eli moura

    tão comparando pessoas ou ideologias? Stalin fez o que fez para se manter no poder, primeiro se aliou aos bolsheviques, depois os perseguiu, depois mandou executar quem perseguia os bolsheviques. Hitler era diferente, era uma raça superior que tinha que esmagar as outras. A ideologia nazista é um dos pontos mais baixo da história humana, nada a ver com o comunismo. Infelizmente Lenin morrreu rapidamente, alias uma das primeiras medidas de Lenin foi abolir a pena de morte, para todos.

    Responda
  3. Shemarlison Junior

    Por que Stálin mandou prender e torturar centenas de médicos judeus?

    Responda
  4. Celso Augusto Coccaro Filho

    Com o comunismo totalitário stalinista, perderíamos a liberdade, mas a perda da vida dependia de alguma conduta. No nazismo, também se perdia a liberdade, mas a perda da vida dependia da conduta, sempre, e em alguns casos a dispensava, bastava a essência, sem redenção. Por isso crianças judias foram eliminadas, e não destinadas à reeducação nacional-socialista. Não havia salvação. Não vejo dificuldade alguma em entender, a não ser que algum desejo íntimo o impeça.

    Responda
  5. Edson Miranda

    Pergunte para o Soljenitsin quem é o pior na visão dele. " As autojustificativas de Macbeth eram débeis - e sua consciência o devorava. Sim, até Iago tb era um cordeirinho. A imaginação e a força espiritual dos malfeitores de Shakespeare detinham-se no limiar de uma dúzia de cadáveres. Pq eles não tinham ideologia".

    Responda
  6. Helano Timbó

    Mais uma polêmica vazia. Ambos foram regimes sanguinários em que milhões pereceram.

    Responda
  7. Serafim Rodrigues

    O ponto principal vc não disse: estão dizendo que o regime totalitário destrói a democracia. Esse é o ponto. Ficar enfeitando o bolo e dando motivos, pouco interessa e sim se destruiu a democracia. O que estou vendo é a mudança de discurso. Enquanto era contra o alemão, tudo bem se contra, mas agora contra a Rússia, ôpa!

    Responda