-
Caiodê Cardoso
Um bom texto conservador
-
Valter Junior
Tá sendo irônico de novo?
-
Marcos Benassi
Hahaha, agora tem que perguntar! É, caro Valter, não dá pra ficar fazendo brincadeirinha e achar que um público qualificado deixa passar.
-
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Ei Joel Pinheiro. Excelente texto. Depois quero comentar com a calma q ele merece. Mas um toque: as micaretas de junho de 2013, q arrastou jovens incautos para as ruas em uma onda gigante e q nos trouxeram para este caos e ressaca sem fim, revelou Cataguires, o Coiso Desgovernante e demais, têm tudo à ver com o q você escreveu. Sem falar da avalanche de influenciadores digitais, verdadeiros pastores cibernéticos. Q o diga Felipe Neto, que pelo menos hoje faz um mea culpa. Ele sabe o mau q fez!
-
Fernando R
Esse aí viu um espelho no caso do Monark e desandou a escrever artigos risiveis. Como se fosse a internet que ia acabar com a liberdade das pessoas. Sai da internet e resolva seu problema. O medo do colunista não é perder a liberdade de expressão, é ser cancelado como o outro e perder a vida fácil.
-
Hercilio Silva
A ilusão é acha que há ampla liberdade promovida por grandes corporações que vivem de lucro. Elas incentivam o que dá lucro. Seja o nazismo seja o Obama. E o sujeito conduzido por algoritmos se acha livre. Pior é se achar anti sistema adotando bandeiras que o sistema tinha antes do século XX. Não demora a surgir um movimento pela volta da escravidão, anti vacina já surgiu.
-
José Cardoso
Para mim o balanço é muito positivo. O fato de que quase tudo é lixo é amplamente compensado pelo 1% que vale a pena. É só pensar na Wikipedia, ou nos sites de venda de produtos, viagens e serviços bancários.
-
Vince Gom
A internet foi tomada por bandidos organizados. É preciso regulação. Na civilização, em todo lugar tem regras, não existe liberdade irrestrita. Terra sem lei só interessa a bandidos. Mesmo porque, se bandidos tiverem liberdade irrestrita, tomam o poder de vez e nos tiram toda a liberdade.
-
Hildebrando dos Anjos
Engraçado te ver falar em liberdade. Outro dia vc estava sugerindo uma comissão de notáveis para mediar o que poderíamos ou não ler.
-
Leo Coelho
Era ironia, né, tio!
-
-
Rodrigo Ribeiro
A internet informa, mas não forma ninguém. A ideologia, peça hoje central na precária formação das pessoas, dá o tom a qualquer assunto. Por exemplo: discute-se o papel da tecnologia, mas não se discute o próprio capitalismo, que influenciará de modo decisivo qualquer tecnologia. Por quê? Por pura ideologia: "não há nada de errado com o neoliberalismo"; " o que é bom, Stallin"; toda esta papagaiada alienante. Raiva vende muito e muito facilmente.
-
José Augusto Bernabé
Fico com as opiniões do Professor Milton Santos e seu Aluno Fernando Henrique Cardoso quando na década de 90 afirmaram que essa tal de "Globalização", na qual está incluso seu Tema de hoje, ia ser uma Viagem Intergaláctica a um Mundo desconhecido e sem volta.
-
Marcos Benassi
Joel, meu caro, nos anos 8O já havia sido identificado e nomeado o fenômeno do "Flaming", a interação "flamejante", agressiva, entre pessoas. E isso, na Usenet, a rede de mensagens que precedeu a internet gráfica; no IRC, bisavô do Telegram, idem. O problema não são as redes e ferramentas, são as pessoas: é mais fácil desumanizar o outro quando se não o vê, quando incorpóreo. Quem, no final dos 9O, era utópico, era de fato bobo, inexperiente ou queria vender seu peixe.
-
Leo Coelho
Às vezes me pego imaginando as IA's em um possível salto quântico, na verve de dominar o ecossistema, e percebendo que foram criadas por humanos, a se perguntarem: Fomos realmente criados por isso? Como uma espécie tão primitiva e reptiliana foi capaz de tal façanha?
-
Richard Lins
Exatamente, são as pessoas. A maior quantidade de dados não é nada se as pessoas não sabem o quê estão procurando. Ademais, é preciso senso crítico para avaliar as informações e ver quais são as realmente importantes. Fica difícil também quando jornais importantes perdem tempo com fofocas, em busca de likes.
-
-
Alberto A Neto
As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel.(Umberto Eco na Universidade de Turim em 2015). A República das Milícias é emblemática das hordas vesanas catapultadas nas redes sociais. Eco faria 90; 6ª feira. Os imbecis são senhores do poder; eleitos!
-
E Mathias
A ideia de "ágora global" já tem em si um germe do conflito a ser instaurado. A ágora é o lugar por excelência dos conflitos na pólis grega, lugar do nascimento dessa ideia, a qual mais conheceu tiranos do que democratas. A ideia da "completa liberdade que levaria à colaboração universal", se foi vinculada a uma ágora, já estava equivocada. O espaço público é o espaço dos conflitos. O "pesadelo" talvez seja maior pelo marketing das expectativas de liberdade que foram criadas.
-
Marcos Benassi
A expectativa frustrada, caro Mathias, não é a da Liberdade marquetada, que sempre existiu por definição e de raiz, na arquitetura da internet. O que se marquetou era a civilidade na colaboração Universal. Era gritante, nos primórdios, a diferença da qualidade das interações na Usenet, rede de interação geral, com as interações ocorridas na Bitnet, rede científica. Ambas abertas, a primeira era muitíssimo mais ampla, tal como os interesses humanos gerais. Mas, proporcionalmente, era notável.
-
-
Robson Simões
Excelente texto!!! Leitura obrigatória para os " moderadores" de comentários da Folha e para os donos do jornal.
-
Marcos Benassi
Prezado Robson, por "moderadores" você quer dizer dos interlocutores de opiniões contrárias ou de fato dos moderadores humanos, funcionários da folha?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.