Ciência > Saiba por que é importante aprender o teorema de Pitágoras, ao contrário do que disse Felipe Neto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O cara vem a público falar isso sobre o Teorema...Fim do mundo
É preciso saber que a simples aplicação do teorema ou outra operação matemática tem a capacidade de desenvolver o raciocÃnio do adolescente para ele criar habilidades para resolver os problemas pessoais e profissionais do futuro.
Eu que sou engenheiro e bacharel em matemática, e trabalhei como mecânico e eletricista, utilizei o teorema de Pitágoras muitas vezes. Se por um lado eu entendo o Felipe Neto, porque já fui forçado a estudar muitas coisas que eu nunca usei, mas acredito que precisamos entender o lado dos profissionais da educação, que não tem como saber qual carreira e interesse os educandos terão. A educação precisa de aprimoramento e está aberta a novas ideias, basta se envolver.
Além de ser fantoche, há crianças que são fantoches do fantoche...
Triste é saber que esse “zero à esquerda” possui seguidores e vou mais longe, conheço pais que acham normal o filho segui-lo.
Tbm até hj não precisei usar. E várias outras coisas como seno, cosseno, escala logaritmica e etc....
Alguém ai já jogou bilhar ou sinuca? Acho que o youtuber em questão já deve ter jogado, mas sua alienação é tão grande que sequer consegue entender. Lamentável.
Parece que muita gente nao entende qual o objetivo da educacao basica. O objetivo eh fornecer ferramentas basicas do conhecimento cientifico que propiciarao a futura especializacao profissional do individuo. Realmente nao se espera que um you tuber fique aplicando o Teorema de Pitagoras, mas se ele tivesse se interessado em seguir a carreira de engenheiro tenho certeza que teria sido muito util. Acho que ele so agiu como you tuber: polemizador.
O fato das coisas estarem presentes no cotidiano não dá a elas importância pra que todos as aprendam na escola. Precisávamos ter aprendido sobre doenças venéreas, genética, pandemias e epidemias; aprender lÃnguas pensando na pluralidade do mundo (nunca aprendemos adequadamente espanhol, embora sejamos rodeados de espânicos; nunca aprendemos libras porqeu nunca fomos inclusivos). Teorema de Pitágoras, para a vida comum tem relevância zero para quem não construir uma ponte. A maioria de nós.
Ainda que o teorema tenha muitas aplicações nenhuma delas foi utilizada pelo Felipe. O dilema seria ensinar apenas o que os alunos usarão ou ensinar o que é importante para a sociedade civilizada. A reportagem não respondeu a questão, ninguém tem dúvida que a matemática é importante, mas para algum aluno especÃfico pode não ser importante, e neste caso o correto seria flexibilizar o currÃculo.
Ele nunca deve ter necessitado traçar um terreno em esquadro. O primeiro traço é fácil. Você finca um prego no solo, mede a distância desejada, finca outro prego, estica um fio entre eles e pinta o solo embaixo do fio. Mas como ter certeza de que o segundo traço vai estar perpendicular ao primeiro? A solução é levar um fio com a medida do segundo lado, e partindo do primeiro prego, outro fio com a medida da diagonal, que se calcula adivinha como??
...por outro lado, a escola regular nunca me ensinou a plantar, nunca me ensinou a cultivar uma horta, a usar chás de maneira medicinal. Aprendi matriz, e nunca usei (aliás, não faço ideia pra que serve até hoje). O questionamento que precisa ser feito é da estrutura de educação como um todo. Importante aprender matemática, mas que matemática será importante para quais indivÃduos? Operações matemáticas, percentagem, decifrar gráficos... isso não foi ensinado. Educação financeira, nem se fale!
O curioso do texto é que ele parece que vai propor um olhar sobre o teorema de Pitágoras, que aprendi bem aprendido, embora matemática nunca tenha sido meu forte ou foco, na vida das pessoas, porque é exatamente isso a que o influenciador parece se referir. O texto aà fala que o teorema está presente na nossa vida nas construções civis, na construção de uma escada. Sou jornalista, nunca construà uma escada na vida. Do mesmo modo, nunca precisei saber as partes de uma flor ensinadas em botânica..
Felipe Neto, pra ser vagabundo não precisa aprender nada. O cara vive de falar besteira na Internet, nem nas aulas de português ele precisava ter ido.
O dilema enfrentado por ambos, tanto o autor quanto o influenciador, está no uso prático da teoria matemática. Vão dizer que a matemática vem da prática, nestes pontos... No entanto, isso fica muito a dever em sala de aula e nos livros. Normalmente, ensinam-se as fórmulas, antes mesmo de ensinar as aplicações. Quem aprende e entende uma aplicação, pode muito bem a qualquer momento deduzir uma fórmula. Quem decora uma fórmula, dificilmente se lembrará das aplicações. Vale para outras ciências.
Um negacionista da educação, guru de milhões. Fala como se tivesse conhecimento de algo, mas só "decora" umas poucas coisas. Escreve segundo a norma mais inculta. Vamos respeitar.
oh, os catedráticos detentores do supra sumo do conhecimento; importante mesmo é saber fritar um ovo
Bozominion detectado!
Saber o que foi o Tratado de Tordesilhas nunca teve utilidade para mim... No entanto, se eu demonstrasse numa entrevista de emprego que não o conhecia, seria certamente eliminado. Em inúmeras situações, somos avaliados pelo conjunto dos nossos conhecimentos gerais e não só aqueles especÃficos. Quem não sabe o que é o Teorema de Pitágoras, o Tratado de Tordesilhas e a função da hemoglobina, certamente é um inculto que não sabe sequer escrever.
Acho engraçado os comentarios, em uma sociedade que não lembra nem em quem votou na ultima eleição, como ficar usando os termos direita/esquerda, onde um minimo de pessoas entenderia o conceito. Que tal ambidestro?
Que tal Polidestros? Afinal, um pouco de polidez deixa tudo brilhando.
Um recadinho para a esquerda festiva: nao é pq felipe neto se arrependeu de ter apoiado o golpe, por ter sido lavajateiro e é critico do bolsojeguismo, passou a ser voz referencia...Ate pq nunca foi, nao é e nunca sera. A esquerda festiva é patetica. Quase no nivel da esquerda conservadora nos costumes. A que nao é esquerda, a turma boa...
Aproveitando o ensejo, o que seria o " Violino Cigano " do Einstein ?
O grande negócio deve ser tacar o ferrinho nas diagonais. Ao trabalho !
Otimo, mas porque não ensinar de forma mais pratica. Eu entendo o Felipe. O Escola e muito teorica e os alunos são todos na pratica. A escola esta ruim, pois o ensino não tem didtatica para ensinar.
A escola tem de ensinar a pensar. Sendo "prática" produz apenas robôs, eternamente servis e resignados. Fora da ciência, e matemática é uma delas, não haveria evolução. EstarÃamos vagando por aà ao invés de chegar a Marte, embora milhões permaneçam na ignorância sustentando podero$os.
Matematica nao é filosofia...É preciso conhecer a logica, a teoria. So conhece o resultado, a forma pratica, quem conhece a teoria. Senao vc passa pela escada e nao se questiona, so vê que é uma escada... E da� O mundo é regido por 16 teoremas e equaçoes...Explicam tudo...
Felipe Neto tem graves deficiências de cultura . Acompanha quem quer ou é até pior.
Basta um bom pedreiro que ele pode explicar ao senhor Felipe Neto uma das utilidades do teorema de Pitágoras. Mais um dos desserviços prestados por estas "celebridades".
Melhor exemplo de que não precisa aprender Pitágoras foi o garoto que ganhou U$ 1.000,00 em 2011 e comprou 100 Bitcoins na época. Ainda fez uma aposta comos paÃs. Se ficasse milionário não precisaria ir para a faculdade. Ou seja, o único modo de não usar Pitágoras é ser sortudo ou nascer rico. Fora isso, é bom usar a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa (a2+b2=h2).
Felipe Neto!!!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Saiba por que é importante aprender o teorema de Pitágoras, ao contrário do que disse Felipe Neto Voltar
Comente este texto