Juliano Spyer > Por que evangélicos bolsonaristas estão inquietos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O atual presidente soa falso até como evangélico. Os evangélicos autênticos, de raiz, que defendem os princÃpios cristãos não o defendem. Essa história de que evangélico não vota na esquerda é conversa. Ele vota de acordo com seus princÃpios.
O que me espanta é o silêncio de religiosos anti fascistas diante do que vimos nos últimos anos. A eleição se aproxima, vai precisar tomar posição, e posições violentas e anti cristãs do bolsonarismo serão contestadas. Haverá disputa dentro das igrejas, e as lideranças ligadas demais ao presidente, estarão na fila do beira mão do proximo presidente.
Esse Bozo é uma fraude. Quem não te conhece que te compre...
Creio que quando você se refere a "cristãos" nesse texto, você está querendo dizer "evangélicos" ou "protestantes", porque foram só os seguidores desse ramo cristão que foram mencionados. Lembre-se que "cristãos" incluem, também, católicos e espÃritas. Mas o pior mesmo é essa frase "comportamento cristão impecável". Desde quando apoiar a violência (falas a favor do porte de armas; "fazer arminha" com as mãos), não prestar solidariedade à s famÃlias das mais de 600 mil vÃtimas é "ser cristão"?
"sua atide com relação aos cristãos foi impecável" Desde quando festejar assassinatos e torturas é algo cristão? Desde quando fechar os olhos para trágico de cocaÃna em avião de comitiva presidencial é algo cristão?
Jesus Cristo era de esquerda, muito antes da ideia de esquerda existir. Só ler e compreender seus ensinamentos. Pura compaixão pelo próximo, defesa das minorias, crÃtica ferrenha aos "conservadores" de seu tempo, os falsos profetas.
Eu sou cristão e votarei na esquerda esse ano.
Sou Católica e Deus me deu inteligência para estudar o Livro Sagrado em Mateus vinte e dois vinte e um.
Muitas "igrejas" e "lideres" evangélicos simplesmente não são cristãos. Se há algo a quem servem, certamente não é a Cristo, ou a Deus. Não se.pode servir a dois senhores ao mesmo tempo Se, com certeza, não servem a Deus, a quem servem????
Parece um clichê cediço em se tratando de igrejas evangélicas, mas essa tal igreja Lagoinha, da famÃlia Valadão, é simplesmente um negócio, uma franquia. Eles enriqueceram nesse ramo.
Um polÃtico que, ao ser questionado, informa que "usou a verba de gabinete para 'comer gente'"; que entende haver quem mereça e não mereça ser estuprado; que afirma que a ditadura matou pouco; que faz chacota com a tortura e a dor alheia; que coloca filho contra mãe por interesse eleitoral; que considera a esquerda digna de ir "para a ponta da areia" e defende a supressão fÃsica de adversários. Dizer que esse polÃtico, ao falar para evangélicos, não é oportunista... cegueira ou desinformação?
Parece piada dizer que o coiso foi impecável com os cristãos. Primeiro, Deus Acima de Todos é um lema usado por Hitler durante o nazismo. Usar o nome de Deus é uma coisa, agir conforme seus ensinamentos é outra história. As ações do coiso não converge em nada com o cristianismo. Ou propagar o ódio, o uso de armas, o obscurantismo, a morte de determinadas classes são pautas cristã? O coiso é bom só p/ pastores, que querem isenção fiscal.
Preceito fundamental do cristianismo que abraça todas as religiões ditas Cristãs :” ama o teu próximo como a ti mesmo “ . E o próximo não é aquele que agrada. São todos os seres humanos que conosco dividem a experiência dessa nossa existência .Amar é se colocar no lugar do outro e mesmo que não goste, perdoe porque o perdão é o amor sublimado, elevado a enésima potência. Quem odeia e espalha ódio nunca poderá se declarar cristão.
Deus nao é nada. Nao existe. O deus Jeová, dentre muitos, foi criação de sacerdotes ascéticos. Enquanto abstração é mantido por teologos, padres e pastores que buscam dominar as pessoas. Comandar mentes e corações!
O lema nazista era Deutschland über Alles (Alemanha acima de tudo) e o exército tinha o emblema Gott mit uns (Deus está conosco).
"Cristão não vota na esquerda" é uma abominação semântica. Pura abobrinha. Qualquer cristão é capaz de receber aprender o que significa ser de esquerda e se identificar com o desejo de uma sociedade mais igualitária, um preceito muito mais próximo do cristianismo do que o "cada um por si" do capitalismo.
Os teólogos podem formular qualquer afirmação ideológica de direita ou de esquerda que quiserem. Basta selecionar certo trecho da BÃblia que farao isso.
Leonardo, acho que o articulista ainda nao chegou na parabola da multiplicacao dos paes. Never mind...um dia ele chega la.
Quais cristãos? Aqueles que idolatram o senhor das armas, da tortura e da perseguição de minorias? Matheus 24, 23-25
ditadura gay? Meu caro, os gays são mortos e agredidos apenas por serem gays. Aliás, tenho por mim que quem é agride gay é um enrustido e não é homem(ou mulher!) suficiente para assumir a homossexualidade.
Fico imaginando o misto de pavor e delÃcia com que você se imagina sendo torturado num DOI-CODI gay
o que o Quico tem a ver com o Queco ?
o
E a primeira vez que vejo alguem dizer que Sergio Moro e defensor da ditadura gay. Poderia elaborar por favor? Voce acha que os gays teriam numero e apoio suficiente para nos impor uma ditadura gay?
Nos dias de hoje os evangelhicos se alinhariam a Caiaphas. Que vergonha.
Sua atitude em relação aos cristãos foi impecável? Em qual parte da Biblia diz que Jesus pregava segurando um rifle? Sera que ele guardou o tresoitao dele em lugar seguro antes de dizer: "que venham a mim as criancinhas". Qual era o ponto de vista de Jesus em relacao as prostitutas (Maria Madalena)? Porque foi que Jesus expulsou os vendilhoes do templo? Acho que este colunista precisa de um reality check.
Fabio K. sugiro que leia sobre Maria Madalena. Pode começar pela Wikipédia.
Impecável? Defendendo armas, menosprezando mortes de covid e a dor dos outros, sem um pingo de compaixão e empatia. Que cristão é esse? Ah, mas estamos falando de projetos de poder de fariseus, não é? Não de religião. Aà sim, o ser mitológico é Impecável ao fortalecer o nosso talibã: bÃblia, bala (de fuzil, como ele prega) e boi!
Os "evangélicos" seguem o projeto de poder de seus bispos. A influência polÃtica de fato conquistada, no entanto, mostra-nos que de cristianismo essa conquista não tem nada. Em campanha, acusam o PT de "esconder a Dilma", enquanto escondem Jesus Cristo e orgulham-se de mostrar armas!
É um oportunista. Em sua vida pessoal o ogro nunca foi e nunca será um cristão: três casamentos; culto à s armas; incentivo à violência e ao ódio social ; desprezo pelas vÃtimas da covid; normalização das mentiras; roubo de dinheiro publico; desprezo pelos direitos humanos...em fim, um horror.
Lula Presidente 2022. Vai censurar, Folha "morista" ?
O cristianismo pressupõe o perdão e o amor ao próximo. Bolsonaro promove seu desgoverno movido pelo ódio e um notório sentimento de vingança e revanchismo, com uma absurda ênfase ao individualismo. A folha continua dando espaço ao absurdo. Até quando folha?
tecnicamente, o termo correto a ser utilizado não é "conservador", mas sim "reacionários". as pessoas que defendem estas pautas são reacionárias. se fossem conservadoras, dialogariam com mudanças e esclarecimentos necessários para conservar o que há de bom nas coisas.
Não adianta tentar fazer colar o bordão "cristão não vota na esquerda". Vota, sim. Não deveriam votar em Bolsonaro, que fere toda a doutrina cristã com seus palavrões, defesa da violência, desrespeito pela vida alheia e pregação da mentira. Entristece-me, como evangélica, ver pastores midiáticos mais preocupados com seus bolsos do que com suas ovelhas e a legÃtima pregação do evangelho. Onde Jesus entra nisso tudo?
Jesus era de esquerda.
Grande e lúcido comentário, Emerson. Este sim deveria ser destacado pelo colunista da "Folha". E não aquela baboseira braganiana, repetindo clichês, como um papagaio de recados.
Não tem nada de "estratégia visionária" nem "atitude impecável" em relação aos cristãos no bolsonarismo macabro. O que tem é a exploração de uma fé fundada no ódio pelos governantes e na esperança de sua derrocada ( base do "cristianismo primitivo", como definido por Erich Fromm). Estando agora o bolsonarismo num governo que despreza os pobres e as diferenças, esse ódio se voltará contra ele e a esperança de sua derrota elegerá Lula, que atua no plano da fé e da esperança na derrota dos ricos.
Acredito, que a BÃblia Sagrada ( Palavra de Deus ), não têm religião. Ela compõem-se em 09 grupos. O Antigo Testamento com 05 grupos e 39 livros e o Novo Testamento com 04 grupos com 27 livros , além de 07 apócrifos.
Esses para quem o dÃzimo é o fundamento da religião não são pastores de verdade. São mercadores travestidos de pastores; e que, sem o menor pudor, invocam em vão o nome do Senhor. Merecem, de Jesus, as mesmas chicotadas dos vendilhões do Templo.
Ainda receberão, com certeza.
VÃdeos Fake que circulam na internet, dizem que Lula tem pacto com o demônio. Pelo que eu sei, Lula não nunca fez pacto com Bolsonaro.
Sou evangélico e voto Lula .Não obedeço aos pastores gananciosos ,unicamente ao Bom Pastor que deu a vida pelas ovelhas .
O povo evangélico não precisa ficar 40 anos no deserto bolosnarista para enxergar que o presidente não que levá-los para a terra prometida, mas mantê-los no deserto da desinformação e da falta de projeto para o povo pobre.
Um povo que acredita que Bolsonaro foi enviado por Deus para salvar o Brasil não tem a menor capacidade de raciocÃnio. Vai morrer sustentando os malafaias da vida e votando no "mito" para não desagradar a Deus e aos pastores ca-na-lhas.
É por essa reportagem e outras asneiras, que concluo que a religião é o "capim" do povo, principalmente do evangélico reaça, racista, homofóbico, xenofóbico, etc...eleitor do bolsonaro.
O crente dizimista é aquele trabalhador que vive de salário, biscates, diarista, trabalha por conta própria e tá sempre na mingua. Parece que pra esse caiu a ficha quando vê o pastor no púlpito arrecadando grana, viajando de jatinho, financiando polÃticos e frequentando altas rodas em BrasÃlia. Pra esse pastor a salvação é o bolso cheio de grana. Esses pastores não cobram desse governo uma polÃtica de crescimento e geração de empregos e renda. Eles fizeram com o governo o pacto do toma lá dá cá.
A maioria dos pastores é pobre e trabalha como assalariado durante a semana. Você fala do alto dos seus preconceitos. Vai na quebrada, na favela. A igreja é um estado de bem estar social informal, conforme matéria nesta Folha.
.... O governo atende as reivindicações desses pastores, que dizem que é a igreja, com a condição dos mesmos não cobrarem ações do governo que levem ao desenvolvimento com inclusão. Até o desenvolvimento pode ser mas "com inclusão" não. kkkk.
Meu primo, evangélico, que nos deixou aos 29 anos, em maio de 2021, vitimado pela COVID19, achava o minto picareta, desumano e cruel! Só para constar!
Cassiana, seu primo era um homem inteligente e bem informado. Pena que nos deixou tao cedo. Outro dia eu estava me perguntando porque e que so morrem as pessoas boas. Pra mim e um misterio.
Antropologo? O ca..lho Este camarada é da milicia digital pro bozo
Acontece que ele é antropólogo sim. E não trabalha para milÃcia digital nenhuma. Você é que não consegue diferir análise (o que o autor fez) de opinião (o que vc tem e faria bem em guardar para si).
"valores da famÃlia tradicional" é ter filhos com três mulheres diferentes ? é dizer que ter "filha mulher" foi uma "derrapada" na vida . ? poupe-me ! Na minha famÃlia os conceitos são bem diferentes disso . . Eu tenho filha e filho, ambos nascidos da mesma mulher, minha esposa há mais de 30 anos .
"mito é o messias do cristão conservador" . Eu já li muita coisa descabida na FSP, mas isso foi demais para ser digerido . Desde quando um cristão conservador pode apoiar alguém que tem filhos com três mulheres diferentes ? . isso é um absurdo ! Cristão de verdade deveria ter votado no professor Haddad casado há mais de 30 anos com a mesma mulher
Muito interessante constatar que os cristãos conservadores tenham escolhido um zoófilo confesso (vide CQC) para defender os "valores da famÃlia tradicional brasileira". Mas, pensando melhor, a hipocrisia sempre foi um dos valores mais arraigados da tradicional famÃlia brasileira.
cristão não vota em genocida .
Infelizmente a seita do Neopentecostalismo (nascido e inspirado por grupos dos EUA que prega a Teologia da prosperidade, Barganha com Deus etc) fez a junção diabólica com o Neoliberalismo econômico radical (ganância financeira, a troca da cidadania pelo consumismo, ter em vez de ser, meritocracia, coaching etc) e que agora estão tomando conta do poder estatal. Se continuarmos assim em breve viveremos uma teocracia. Tempos difÃceis.
Parece até que os lÃderes religiosos leram Althusser. Além da igreja já ser um aparelho ideológico por si só, eles miram os aparelhos ideológicos polÃtico (parlamento), jurÃdico (STF) e midiático (TV's).
Se Jesus Cristo está vendo parte desses Pastores Evangélicos sedentos de Poder e Grana ele deve estar uma fera. Um tal de Pastor Bezerra colocou os três filhos como Deputado Federal, Estadual e Vereador e diz que a verba pública passa pelo pastor?? Ou se põe um fim nisso ou ficaremos pior o Haiti depois do terremoto.
Curioso o autor considerar os acenos da esquerda aos evangélicos, oportunismo, e a atitude desse troglodita, "impecável para os cristãos". Um miliciano violento, lobista de armas e instigador de ódio, pelo visto, não é considerado oportunista.
Não é curioso. É uma constatação. Em se tratando do evangélico padrão, qualquer pessoa que seja de esquerda está errada, por definição. Na cabeça deles só existem opções à direita. Por isso os acenos de Lula soam falsos. Compreende?
O apoio evangélico a Bolsonaro só deixa evidente a ideologia religiosa, em destaque com Malafaia. A acusação aos católicos de igreja constantina, era só cortina de fumaça para uma pregação de teoria religiosa. Querem dominar o Sinédrio (Congresso), se valendo do apoio e do tesouro de César (presidente).
O autor parece confundir o interesse dos evangélicos com os dos pastores midiáticos, que se esbaldaram na farra fiscal para as igrejas. Leitura polÃtica bem rasa.
Concordo. Me decepcionei com essa "análise". Esperava mais de alguém que se intitula conhecedor do mainstream protestante. Insinuar que Lula e Bolsonaro disputarão o voto do "evangélico pobre" é desconhecer totalmente o que ocorre dentro das igrejas.
Porque estão aguardando um pouco e saltar para a margem.Esse pessoal não conhece os ensinamentos deixados por Cristo em Mateus 22:21: dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Ou seja, não se mistura o profano com o Divino. Pelo fim da imunidade tributária para religiões e seitas: Deus, sendo Deus, não precisa de dinheiro do povo brasileiro e se precisar não é deus. (Quero colunas de religião Afro! Católica! budista! Muçulmana! Judaica...)
Esqueci-me de uma coluna Ateia, afinal, para muita gente deus não existe e é fruto de nossa imaginação, o Amigo InvisÃvel!. Meu Amigo InvisÃvel sempre me inspira...Viva São Padre Pio!
Neli, a ideia é boa, falta a Folha implantar. Uma coluna rotativa, cada semana um representante de uma determinada religião. Quanto à questão tributária, Deus não parece tão poderoso assim, quando precisa correr atrás de milhões todos os dias para manter um bom esquema de publicidade e comunicação. Não passa de um negócio que tem jeito de pirâmide financeira.
O que falta aos evangélicos e parte dos católicos, espÃritas e outros mais, é escola com muita leitura. Seus lÃderes temem que seus seguidores estudem, pois assim garantem a manutenção do rebanho. Essa cegueira rende muita grana a tais lideranças que usam o nome de Jesus, esquecendo que Jesus foi torturado e morto por defender os pobres. Sem valorização dos professores e a retomada do hábito de leitura, as massas serão sempre massas de manobra e o Brasil sempre subdesenvolvido.
E desde quando evangélicos sabem ler? Se soubessem entenderiam o que está na BÃblia e não sairiam por ai idolatrando seus lÃderes. Quando sai uma notÃcia contrária a Valdemiro Santiago, Edir Macedo e Silas Malafaia eles surgem com essa: "Estão atacando um ungido do Senhor".
Sim e não. Sempre que leio esse tipo de insinuação, me lembro que boa parte dos ministros e especialistas do atual governo são todos pessoas com, no mÃnimo, curso superior. Se "leitura" fosse garantia de sabedoria, bastaria obrigar todos a andar com um livro debaixo do braço desde que o primeiro dia de alfabetizado. Concluindo, um dos maiores escândalos do mundo empresarial - a falência da Parmalat - foi praticada por especialistas de renome, todos graduados nas melhores universidades européias.
muitos desses religiosos, ou todos, estão interessado na imunidade tributária.
Ótima análise!
Artigo infeliz na colocação das palavras.. Cristãos não se resumem a evangélicos.. Pode ter sido "impecável" aos interesses de determinados caciques evangélicos.. Daà a generalizar aos cristãos? Faça-me o favor!
Os evangélicos (e também os católicos, os espÃritas, etc.) vão ter que comer o pão que o diabo amassou e penar muito até entenderem que na polÃtica não há milagres. Qualquer religião (em qualquer paÃs e em qualquer época) só presta para condicionar os fiéis ao pensamento fantasioso, criando exércitos colossais de combatentes do pensamento crÃtico, um duelo trágico e assimétrico. Pois religião se resume a isso: fantasias e dogmas. Impedem a visão cristalina da realidade e melam o debate sério.
Perfeito... escrevi ai em cima e a censura folheana barrou: quero colunas: religião Afro, Católica , budista, Muçulmana Judaica... e esqueci o principal: quero coluna Ateia!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > Por que evangélicos bolsonaristas estão inquietos? Voltar
Comente este texto