Juca Kfouri > Gylmar dos Santos Neves, o colaboracionista da ditadura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Foram delatores sim Morel. Querem apagar a triste história ,Até o holocausto negam .
Quem quiser viver em uma ditadura que và para o Afeganistão ,lá nâo há supremo .
Essas mesmas torcidas que querem se passar como antiditadura hoje em dia, no passado aplaudiram o ditador Ernesto Geisel. Eu estava lá, eu vi.
Vou repetir o que já escrevi com uma adição: Eu, Raul, antibolsonarista convicto, quando tinha 14 anos vi as organizadas do Corinthians aplaudindo o ditador Geisel no ginásio do clube quando da inauguração da maquete do estádio que caberia 200 mil pessoas. O Juca sabe que isso aconteceu.
Imagino o que teria acontecido a quem discordasse do regime que seria imposto caso tivessem ganho essa guerra hehehe..... Viraram todos anjinhos vitimas da crueldade, identico aos anjinhos de Stalin......
era meu idolo também. é claro que tem o direito de ficar do lado que quer, mas vêr e calar sobre tortura e morte é outra coisa. Se aproveitar do submundo do porão para ganhar dinheiro, é outra ainda. e achar que se quer a pureza absoluta, é passar "pano" nas estrepolias feitas conscientemente: Enquanto tinha gente morrendo, tinha outro tipo de gente "esquentando" seus carros...Dá licença!
Wilson Simonal também junto com Gylmar dos Santos Neves era alcaguetes do regime militar do golpe de 1964. Mandaram muitos brasileiros para as prisões para serem torturados e massacrados pelo DOI CODi, a temida Scuderie Le Cocq e o Esquadrão da Morte. Tinham os distintivos da PIC e do SNI para perseguir integrantes do meio artÃstico e futebolÃstico através do Ato Institucional 5 de 1968.
Como é fácil falar de quem morreu! Simonal foi cancelado pela esquerda em vida. Fácul falar contra quem morreu e nem processo respondeu. Maningue menoscabo esquerda.
Pior cego é aquele que não quer ver o quanto a ditadura militar do golpe de 1964 prejudicou o paÃs levando a uma dÃvida externa absurda e a dependência do capital estrangeiro para se manter no poder ao mesmo tempo que acharcava a população civil instalando um clima de terror de Estado e pilhas de corpos em valas de cemitérios clandestinos.
Mentira. Nenhum dos dois foram delatores do regime militar. Comentário leviano e irresponsável. Que vergonha!
Pelos relatos, o Gilmar não torturou ninguém, apenas tinha relações comerciais com a polÃcia, ligadas a uma agência de automóveis. Mas se ficar provado sua participação em torturas concordo em execrá-lo. É uma ingenuidade do colunista achar que só porque o cara era seu Ãdolo no futebol, devia comungar de suas posições polÃticas.
Pode não ter tido a faca na mão, mas mandou arrancar o couro de muitos caboclos.
A seguir nesta busca de uma pureza que só os jornalistas têm, o Juca vai acabar sem espaço pra escrever e falar. Porque houve colaboracionismo mais perto do que ele imagina.
Agora é fácil acusar, Gilmar não está aqui para se defender. Por que esse ex deputado não fez a denúncia antes? Agora, usar o erro do filho para inferir que seria assim por ser filho de Gilmar é desonestidade intelectual. Juca, mais uma vez, é uma decepção.
Você está quase me convencendo de que não houve ditadura, de que não houve um serviço secreto que agiu cirurgicamente, inclusive com infiltrados em escolas, seminários e faculdades.
Uai sô. Você não acha que ele tinha o direito de estar do lado que gostaria de estar? Nem por isso deixou de ser um bravo e digno cidadão.
Lambe botas com sotaque mineiro. Shame on you!!!
Não se pode culpar o mensageiro quando a mensagem não agrada. A história mais dia menos sempre vem à tona. A imagem do Ãdolo espatifou diante da grave revelação! O problema do filho foi o gatilho! Parabéns ao jornalista pela coragem!
Corrigindo: mais dia, menos dia sempre vem à tona
A "anistia" imposta pelos militares para nos devolver a democracia "normalizou" muitos crimes que seriam abominados em qualquer democracia. O resultado dessa amnésia programada é que a barbárie voltou a governar o paÃs e o torturador e executor Ustra é o sÃmbolo maior desse governo!
Nunca soube de qualquer atitude ou palavra racista dada pelo Gylmar. também nunca soube de depoimento de qualquer colega de trabalho contra o Gylmar. Leio esta materia, que condena sem direito de defesa, com muita cautela. Como devem ser lidas as materias extra futebol do Juca.
James, concordo totalmente com você. O comentário abaixo, é intelectualmente desonesto. Ninguém apresentou documento nenhum.
O Juca apresenta fatos, evidências e documentos. O negacionismo virou moda no nosso tempo!
Que coisa! É apenas um depoimento, e tu já o julgas e condenas. Jogando gasolina no fogo. Lamentável!
Correto, Ênio. Esse artigo é de uma irresponsabilidade e de uma leviandade a toda prova. Juca foi intelectualmente desonesto.
O Zico era meu Ãdolo de infância, mas é um desastre polÃtico imperdoável, apesar de um exemplo ético. O Gylmar dos Santos Neves ao que parece é um desastre polÃtico, ético e moral.
A propósito, que mal há em ser comunista, socialista, liberal, social-democrata?!? Que gentinha...
Paulo Costa, vá se tratar. Qualquer posição que cobre responsabilidade polÃtica de nossos Ãdolos virou comunismo? A imprensa está aà para trazer essas questões a público mesmo. Ou vocês agora são os censores do regime?
Acusação sem provas, extemporânea, leviana e irresponsável. Gilmar não está aqui para se defender. Dá nojo essas acusações.
Admiro a Neli Faria pela sua cultura e sensibilidade, só não entendo essa sua defesa ao ''respeito à memória'' de quem não respeitou os direitos humanos. E a história, Neli, deve ser banida do currÃculo escolar?
Pois a mim me parece que a D. Neli ainda vai pedir vaga na clÃnica do Osmar Terraplana. O nosso querido comentarista Napoleão anda por lá.
Essa folha fica censurando comentários; dá vontade de migrar pra outro jornal, mas onde tem o Juca.
Sim, é um absurdo colocar um robô censurar comentário com base em palavras aleatórias.
Entendo e compartilho de sua tris te za, Juca.
Quando este Jesus da BÃlblia da Verdade falou o grande Gylmar estava vivo. Ninguém noticiou nada. Logicamente haveria resposta e pesada. Mas, o que intriga é ver o Jesus da Biblia da Verdade ter visto o Gylmar em diversas salas. será que ele também tinha acesso livre nestas salas? Intrigante a situaçaõ. Qualquer advogado de porta de xadrez enfiava o Dedoduro e seu arauto in gallera em menos de meia hora. A decadência é implacával seu Juca.
Essas pessoas ruins que noticiam evidências de crimes cometidos por Michael Jackson, Marcius Melhem, Cuca, que noticiam injúrias raciais e violência contra mulheres, enfim... Que gente impura, né mesmo, meu chapa...
Tristeza, hein, Juca? A gente perde heróis pra vida, pra birita, pra morte; mas é muito triste perdê-los pros Milicos e pra uma graninha. Infelizmente, acontece.
Por que não acusou o homem quando estava vivo? Pura covardia!
Sem dúvida, covardia e leviandade.
Se sou parente do Gilmar metia um processo no Juca por estar acusando de algo tão sério sem ter nenhuma prova, apenas o depoimento de um detento.
Concordo.
Que feio Juca, o Homem não tá aà pra se defender. Esta se baseando no depoimento de alguem que não tem nenhuma prova, está colocando toda a história do atleta exemplar no li-xo por conta das suas posições politicas e para lacrar num furo de reportagem. Vc não precisa disto Juca.
Chega de ser censurado pelos anti- Adenauer, os que têm cérebro deBozo, Mudo de página. Já encheu o saco.
Falou besteira, aguenta o tranco. Para de censurar valentão
É um caso tão ridÃculo, que seria próprio pra Pedro Pedreira e suas churumelas. Quem é Diogo/ Mais um dedo duro qualquer, tÃpico da lava jato. E o mais covarde de tudo é que o Grande Gylmar, o maior goleiro do mundo de todos os tempos não está aqui para se defender. Acusação torpe, sem fatos, sem mais nada. Diogo é o novo Jesus? Que vergonha. Diz que me diz na BÃblia dos Mentirosos, Só para seu governo votei em FHC 88, 94,98, Lula 2003, Lula 2006, Dllma e no fim no Haddad.,
Juca Kfouri, você mencionar o filho do Gylmar e seu delito, tudo bem. Mas fazer acusações a alguém que já morreu baseado em depoimentos de terceiros, é muita covardia. Prefiro você comentando futebol. Todas as vezes que você se mete com a polÃtica acaba extrapolando.
O Juca é o mesmo caso do Chico Buarque, nos respectivos metiês são competentes, mas quando se metem a falar de polÃtica são um desastre completo.
Pensei bem isto.
Juca, continue com sua aula de história. Estamos todos precisados.
É Juca, guardadas as proporções, hoje também há alguns "Gylmares" tanto em campo como nas direções de clubes de futebol comprometidos com o que acontece na saúde, na educação e na economia do nosso PaÃs. E pior, estão aplaudindo a carestia histórica que vivemos.
Sim ,além de jogadores que continuam apoiando o tosco do nosso des go ver no, mesmo após tantas bi za rri ces. Como FM e Neymar, só pra citar alguns.
Pegando a deixa , Bolsonaro que é o idolo dos bolssominions levou flores para um soldado comunista só para apertar a mão do Puttin O que vcs dizem sobre isso?
Juca, o seu artigo é muito bom! Continue sempre assim!
Por uma questão de coerência seria interessante que o sujeito que escreveu este texto citasse também os atletas simpatizantes das ditaduras comunistas de ontem e de hoje.
Acho que o senhor não entendeu. Simpatizar é uma coisa, colaborar é outra. Mas, se algum atleta brasileiro colaborou com esquemas repressivos de ditaduras estrangeiras, seria bom saber. O senhor conhece algum?
Quando houver uma ditadura comunista no Brasil ele retifica o texto, pode ter certeza. Enquanto isso tu pode tentar assinar um jornal de algum paÃs da ex República Soviética, talvez lá esse teu argumento faça algum sentido. No Brasil é um questionamento idiota, de quem com certeza, desconhece a história do paÃs em que vive.
Destinar o nome deste goleiro ao esquecimento e o melhor que se pode fazer agora. Não tragam o Cuca, um acusado de estupro coletivo. Melhor não ser campeão com este tipo de gente no time, não há o que comemorar.
Penso que é uma covardia falar de alguém que não pode se defender. Ademais, a Anistia : ampla , geral e irrestrita teria apagado o passado ou só apagou para um lado? Repiso-me , respeite a memória de que não está aqui para se defender, se fosse o caso.
Cristina: Robinho foi condenado! Ele, Robinho teve ampla defesa.E mesmo se não tivesse tido,foi condenado. Gylmar não! Não defendo Gylmar por ter sido jogador do Santos( e nunca foi meu Ãdolo;os meus Ãdolos no gol do Santos foram: Cláudio, Cejas,Rodolfo Rodrigues e Edinho!)Defendo porque ele já morreu, e o que tem hoje:a palavra de um contra a dele? Não! Mortos não se defendem. Em Direito Penal a morte extingue o feito. E vocês da esquerda querem condenar ,alguém, sem um processo?
Que comentário lamentável. Você passa pano para o Robinho também, só porque é Ãdolo do Santos?
FelÃcio: Silvério dos Reis? Não conheço a vida dele, apenas conheço a história. Gylmar está sendo acusado e não está aqui para se defender. Felipe absurda essa comparação. Hitler tem inúmeras provas contra ele. Se não tivesse se matado teria sido julgado... Por outras palavras, à mÃngua de saberem fundamentar contra essa acusação, apelam para o século dezessete e para outrem condenado perpetuamente. Repiso-me, quer fazer com Gylmar o mesmo que fizeram em vida com Simonal...
Concordo totalmente. Além de uma covardia é uma acusação leviana, irresponsável, sem provas. Lamentável esse artigo do Juca, moralmente desonesto.
É isso aà dona Neli. Joaquim Silvério dos Reis é um injustiçado. Está morto e não pode defender-se, né mesmo?
Cara Neli, uma observação: a anistia implementou a não punição por eventuais crimes. Ela não apaga passado algum de ninguém que viveu aquela época. O que foi feito não tem consequências penais; não se pode dizer o mesmo a dimensão ética ou moral.
Dona Neli, com esse raciocÃnio, não se pode sequer citar as atrocidades cometidas por gente como Hitler, por exemplo. É o fim do ensino de história?
Progressistas no Brasil? Leia-se fascistas.
''fora bolsonaro e leve junto o lula.Dois oportunistas que enganam apenas quem não pensa.'' Você votou no Collor-FMI ou no Lula? Anulou? No FHC-FMI ou no Lula? Anulou? ´´A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.``(Mauro Santayana, um prêmio à inteligência). Neli, não pertenço (por enquanto), e nunca pertenci a nenhum partido. Mas sempre votos nos mais progressistas.
Que tristeza! Que essas histórias terrÃveis venham a público e que os torturadores e criminosos que compactuavam com essa barbárie assumam seus crimes e sejam responsabilizados. Chega de passar pano e encobrir tanta covardia.
Juca Kfouri, quem “não cometeu erros de julgamento, que atire a primeira pedra”. Você deveria saber bem isso…
domingo que vem vamos ouvir o que Milton Neves vai dizer a respeito disso tudo... ele nutre cega devoção ao eterno Ãdolo santista e em seu portal "que fim levou" há centenas de textos dedicados à gglorificação do saudoso goleiro -alguns deles de sua autoria e de duvidosa veracidade, como a história do cofre do sogro. Não bastasse isso e a revés, nutre ódio visceral e incomensurável ao JK. Vai dar prá todos os gostos...
Pois é, Juca Kfouri, o arauto das esquerdas festivas ! Dexe a memória do Gylmar em paz. Ele não está mais entre nós para se defender. Seu artigo é uma covardia.
Os dias de fasc ismo no Brasil tem data pra acabar. Jan 2023, teremos a normalidade voltando ao paÃs. Chega de sandi ces e desse show de ho rror. Fora boz o .
Perfeito!
Pois é. Então vale o mesmo. Deixem a memória de Marighela em paz.
Falar hoje quando ele não está aqui para se defender? Os assassinos do soldado Mário Kozel Filho ficaram soltosÂ… ! Quem jogou a bomba no Consulado dos Eua,extirpando a perna de um inocente, deve estar por aÃ...Quem cancelou Wilson Simonal ? Detesto a Ditadura Militar (um atraso no Brasil) acabou com a Segurança Pública,Educação, ferrovias,deixou hiperinflação.Apedrejar quem não se pode defender? Nunca! Gylmar nunca foi meu goleiro preferido, mas, injustiça contra ele? Não!
Ditadura, qualquer ditadura, é sempre detestável. Com hiperinflação ou sem hiperinflação.
E o senhor me critica? Se seu partido, nas Indiretas, ensinou os eleitores: quando não gostar...repiso-me, nas eleições indiretas o partido não votou nem para maluf e nem para tancredo: e o senhor quer me criticar por ter no segundo turno de dezoito anulado? Aliás, anulei (em razão da propaganda do pt, no segundo turno:é casado? tem filhos?No primeiro: foi a última vez que votei para o partido ), kassab e Marta; anulei Maluf e Suplicy...
Quem anula voto não quer nenhum dos dois que passaram para o segundo turno. E aÃ, os colunistas silenciaram quando um oportunista comemorou em maio de vinte o surgimento do covid19, sob a falácia que defendia o sus, esquecendo o oportunista que ficara quinze anos no poder. Ou só o partido pode anular ou não votar como fez na Eleição indireta maluf e tancredo?
''fora bolsonaro e leve junto o lula.Dois oportunistas que enganam apenas quem não pensa.'' Você crê que quem anula voto pensa? Quem anula voto, indiretamente está votando nos donos do dinheiro grosso. Visto que eles JAMaIS (mesmo que o voto seja facultativo) deixarão de votarem nos representantes deles! Seja na presidência, Câmara e senado. Quem vota em branco (lava as mãos) eu até compreendo, mas nulo não!
Foi um Ãdolo do meu grande Santos. Que decepção. Nunca imaginei que seria cúmplice da ditadura militar.
Essa Comissão da Verdade foi o que realmente pesou na articulação do impeachment da Dilma Rousseff . Muita gente famosa envolvida com a tortura e assassinato de pessoas pela Ditadura, só o Geisel teve coragem de peitar os fanáticos e depois ela.
A ditadura militar foi pagina vergonhosa de nossa história, arrastando consigo pessoas que eram consideradas pelo cidadão comum como dotadas de caráter e decência. Torturar outros seres iguais a você, indefesos, é carimbar como verdadeira a teoria de Hobbes "O homem é lobo do homem" Canalhice igual eu desconheço .
É triste saber de uma coisa dessa, ainda mais sobre um Ãdolo. E triste também ler alguns comentários aqui. Valeu, Juca.
Parabéns pelo texto, Juca. É realmente triste quando descobrimos o humano (ou desumano) que há no Ãdolo. Contudo, realmente triste, é acompanhar alguns comentários de colegas do lado de cá, dos leitores. Não são a regra, mas incomodam. Mais uma vez, parabéns pelo texto.
Conexões politicas no esporte são a regra, infelizmente. Os "barra bravas" na Argentina, uma verdadeira milÃcia que opera dentro dos clubes de futebol com finalidades politicas que resultam nas candidaturas a governador da provÃncia de Buenos Aires, e também a presidente. O nome de Gylmar não deveria ser exposto isoladamente, mas numa lista com outros que, como ele, jogaram esse jogo sujo fora das quatro linhas.
Gilmar sempre foi correto. Agora o Juca faz apologia de cor rupto. Conta outra vez como Lula e a Odebrecht iam dar um estádio gratuito ao Corinthians, não fosse a Lava-jato. Dinheiro que falta em postos de saúde. Vc conta com graça, provavelmente seus valores permitem isso. Hipocrisia... indignação seletiva...afeee..
Informações do Kfouri tem viés ideológico. Adorador de corr uptos. Gilmar não está aqui para se defender, Juca, vc não se envergonha... Vá catar coquinhos na descida....
fora bolsonaro e leve junto o lula.Dois oportunistas que enganam apenas quem não pensa.
Nada a ver , mané! Comentário sem pé e nem cabeça. O cara era alcaguete do Dops e pronto. Esquece o Lula até a eleição dele no primeiro turno...
Quem ganhou o campeonato mundial de futebol não foi o Pelé, foi o Médici, ditador militar do golpe de 1964. O futebol sempre foi usado para propagar e angariar a simpatia do povo para encobrir os crimes bárbaros que o regime militar que se instaurou com a finalidade de ficar por pouco tempo, mas implantou um terrorismo de Estado durante vinte anos e quando saiu entregou o pais em condições mais precarias do que quando assumiu em 31 de Março de 1964.
O curioso é que a esposa do Gylmar e mãe do Marcelo, quando doente, foi tratada no Albert Einstein. Racismo é uma praga!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Delirando, Shecarlucho! Ou não viu nada do que aconteceu na vida de Lula, de torneiro mecânico a lider mundial.
Meias-verdades se transformam em mentiras. Lula não disse admirar Hitler e Khomeini em 1979 pelos atos praticados. Mas o disse em virtude da determinação de ambos em levar a cabo seus projetos de governo. A frase dele, no entanto, foi infeliz. Porém, o proprio Lula se tornou sinônimo de determinação nos últimos 45 anos de luta, persistencia e força, sem uso de violencia, o que é louvável.
seria a ludmila ? o admirador do baixinho de bigode teria sido o baixinho gordinho da coreia ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juca Kfouri > Gylmar dos Santos Neves, o colaboracionista da ditadura Voltar
Comente este texto