Djamila Ribeiro > Caso Lukaku revela racismo na imprensa com o clichê da força física Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Forçou a barra agora em amiga. Luta antirracista dando money. Explica os fundamentos então pelos quais você se rendeu a Prada e Johnny Walker, marcas sÃmbolos da ostentação, as quais só os brancos desfrutam.
A folha(minúsculo de propósito!) censurou três textos meus aqui e agora. Que cansativo!No mais, com as ressalvas efetuadas, meus cumprimentos pela coluna!
Willian falei que é cansativo, não menoscabei o jornal. Cancelar? Não! Sou assinante há mais de vinte e seis anos, os ch a t os passarão e eu continuarei. Vai para moderação e depois publica...
Vai ficar dando dinheiro pra quem te despreza?
Cancela a assinatura, ué
Ressalva dois...! Acompanho futebol desde a tenra infância. Lembro, ainda que vagamente, a comemoração pela primeira Copa. Barbosa! A vida inteira ouvi que Barbosa(Bigode e o Técnico Flávio Costa!), foram culpados pela derrota na Copa de cinquenta. Como se futebol fosse um espore individual. Acompanhava os programas esportivos nos rádios, canal cem,Jornais,aos domingo. E só fui ouvir que negro não era bom goleiro,agora nos anos dois mil. Antes ?Nunca! Apontavam que o Goleiro falhara e nada mais!
O injustiçado Barbosa foi Justiçado pelo Deus do Futebol na Copa de Catorze pela Alemanha. E a mÃdia e seus colegas jornalista que de vez em quando pegam alguém para Cristo!que massacrara Barbosa e a heroica seleção de Cinquenta durante sessenta e quatro anos, se calou num silêncio obsequioso nos sete da Alemanha.Amei , porque minha Pátria no Futebol se chama Santos a seleção da cbf não me representa.Viva Barbosa!
Essa tese que goleiro negro não era bom, deve ter sido invenção de alguém que não acompanhava futebol. Tanto que o Dia do Goleiro( 26 de abril!), é em homenagem ao Goleiro Manga. O dia do Goleiro não foi em homenagem a Gilmar, Laércio, Cláudio(goleiros do Santos!),ou a Félix goleiro campeão em 1970,mas, ao Manga. Manga jogara pelo Botafogo e jogou na Copa da Inglaterra.E não foi criticado pelas duas derrotas:Hungria e Portugal. ..igual a Pedro, chorei também...Viva Barbosa!
Parabéns e tenho umas ressalvas. Quem falou que Lukako não é bom não deve conhecer futebol.Descobri a existência dele(não acompanho o futebol europeu! Dá um trabalho acompanhar o Santos!), na Copa da Rússia: meu sobrinho neto Pedro,8 anos,disse: tia, acho que a seleção vai perder para a Bélgica.Tem Lukako e ...! No dia seguinte, a Bélgica eliminou a seleção da cbf(bem feito!) e O Pedro começou a chorar:(gargalhando por dentro,) para consolar, disse: você não falou que era melhor?
Luiz Paulo Santana, conheço o conceito, sim. Não vou comentar o "esdrúxulo" para não me igualar. Quem acredita em raça (pura) é nazista. Eles adoravam o conceito de raça. Minha cognição não enquadra as pessoas por este viés. Maus pensamentos levam a más ações. Freud, Lacan e a crÃtica do Josias de Souza ao dito racismo estrutural podem ajudar.
Desculpem, até gosto da autora, mas não perderei meu tempo lendo isso. O comentarista se limitou a comentar a qualidade de um jogador. Se fosse branco, o comentário seria mesmo - quem conhece o comentarista, que foi um grande jogador, sabe disso. Vi o jogo e ouvi o comentário. Racismo nesta situação é procurar chifre na cabeça de cavalo.
Endosso... igualmente a falácia de Goleiro negro, sendo que o dia vinte e seis de abril é o Dia do Goleiro e em homenagem a um goleiro (que não brilhou tanto), mas, negro: Manga!
Se ele fosse branco ,o comentário não seria feito .O cara é um dos maiores jogadores do mundo ,e não tem técnica , e só força ? . Acredito que o Edmundo falou sem ter consciência ,mas alguém precisa questionar .
Quanto às mulheres transmitindo futebol masculino, pra ser honesto não gosto nem um pouco. Elas forçam suas vozes querendo atingir o timbre normalmente dotado aos homens. Acho que cada qual em seu ramo de atuação; exemplo: já imaginou um hétero raiz transmitindo ou comentando esta indigência cultural chamado BBB22? Este tipo de competição só dá certo quando comentado por mulheres. O mesmo acontece com desfiles de modas e outros eventos. Não estou sendo misógino e sim realista.
Lukaku teve uma infância e adolescência muito difÃcil, imersas em pobreza e dificuldades de sobrevivência. Ele contou que percebeu como a mãe fazia "render" a garrafa de leite na geladeira: acrescentando água! Nem por isso virou alguém rançoso, de temperamento difÃcil. Pelo contrário, é bem humorado, reclaciona-se fácil com todos. Ou seja, revela grande inteligencia emocional. Mas apresenta-se ainda bem inteligente em outro viés: fala seis idiomas, incluindo o Português!
Por que negar o óbvio? Quem viu na última copa o jogo Brasil x Bélgia, viu Fernandinho (outro negro) tentando lutar ombro a ombro sem sucesso com Lukaku e este passando a bola para De Bruyne fazer o gol. A força fÃsica prevaleceu. Não há nenhum demérito nisso.
Muitos já foram os comentários que trouxeram vários exemplos que refutam a conclusão de Djamila para este caso especÃfico. Se os conceitos, se as lentes só permitem ver racismo, só veremos racismo. Wilson Gomes e Antônio Risério (recentemente censurado por esta Folha) me parecem vozes mais generosas e equilibradas na análise do racismo e de aspectos autoritários de projetos identitários. Que o debate continue!
Acho engraçadÃssimo os homens mÃnimos aqui esperneando ante a sagacidade e intelectualidade da comentarista...
Não aguenta uma semana de geladeira, apela!
O Edmundo expôs a opinião dele, sem racismo. Mania desse povo achar racismo em tudo. Lukaku não tem técnica, Pelé e Didi tinham de sobra. Obviamente tacismo existe, devemos combatê-lo, mas tem gente que vê pelo em ovo. Não desmereço as irmãs Williams mas a melhor tenista de todos os tempos é a Margaret Court, sinto lhe informar...
Estão enxergando pelo em ovo. Para que tá chato...
Djamila, como sempre, brilhante. E seu brilhantismo se prova pelos chiliques dos machistas/racistas, pseudo entendedores de futebol que se manifestam por aqui. Não entendem de futebol, nem de filosofia, nem de sociedade.
Se falar bobagem é sinal de brilhantismo, a senhora é o Einstein de saia.
Eu respeito a colunista como uma voz eloquente contra o racismo, que é uma chaga que tem que ser erradicada. Porém, o comentarista esportivo Edmundo acertou em cheio. Lukaku é um centro avante sem técnica, com muita força fÃsica. Careca foi um centroavante sem grande força fÃsica, mas com muita técnica. Romário, idem. Dadá Maravilha, um centroavante sem técnica e com tempo de bola. Oséas, do Palmeiras, sem técnica e com força fÃsica. É só futebol, gente.
Em psiquiatria chama-se delÃrio, quando uma pessoa vê tudo sob um único ponto de vista.
Nunca li uma besteira tão grande como essa senhora dizer que no Brasil não reconhecem a genialidade de atletas e se atem apenas à força fÃsica. Minha senhora, vai se informar antes de falar bobagem. Pelé era um ótimo atleta fisicamente, mas o que fez ele se destacar foi sua genialidade. Outros negros não tão fortes foram destaque apenas por ser em GÊNIOS do esporte, não por serem fortes. Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Guarrincha, Rivaldo, Romário, Neymar, Dener , todos negros e gênios.
Mas não a desclassifique. O racismo existe. É real. Pelé sofreu calado o racismo: teve de se comportar equilibrando-se numa tênue linha divisória. Sua genialidade fê-lo transcender a questão da raça. Mesmo assim, criticaram-no por casar-se com mulher branca. Assim como Hulk, Lukaku se beneficia de sua força fÃsica. Mas é óbvio que são também jogadores técnicos.
Não satisfeita em ter plagiado o exdruxulo conceito de lugar de fala, agora essa senhora vem falar sobre um tema que desconhece completamente, que é o futebol. Se entendesse alguma coisa, saberia que o Lukaku sim, usa muito de sua força fÃsica para jogar . Não é um grosso com a como o idio ta do Edmundo falou para agradar os Palmeirenses, mas a força fÃsica, sim, é aspecto fundamental do seu futebol. Assim como força fÃsica é o destaque do Cristiano Ronaldo, que é branco. Falou muita besteira.
Luis Paulo Santana, é óbvio que eu entendo o conceito de lugar de fala, quem não entende é você. Lugar de fala é basicamente uma falácia argumentativa ad hominem, já utilizada por autores como Bordieu e Foucault, e que essa senhora resolveu abrasileirar para criar uma narrativa excludente e sectaria sobre o grave problema do racismo estrutural do Brasil. Porém, se ela mesma respeitasse esse conceito, não teria a cara de pau de roubar o lugar de fala de ex jogadores de futebol sobre o tema.
Cansado. Racismo estrutural é aquela ideia de que todo mundo é racista mesmo que não saiba e até prova em contrário. Essa convicção não precisa de prova. Os partidarios da ideia têm muita convicção polÃtica, supostamente de moral superior. Mas no fundo são iguais aos que julgam sem prova. Não há mais limite para a leviandade intelectual e polÃtica e o cancelamento dos que pensam diferente. Só Freud, Lacan e outros psicanalistas resolvem isso. Por fim, que texto mal escrito!
Esdrúxulo pra você, que não entende o conceito. Ela pode até não ligar para futebol, mas entende e muito do racismo estrutural e da misoginia que assola a sociedade brasileira e, por que não dizer, mundial.
Perdoe me porém a análise é desprovida de fundamento. Desconhece grandes atletas negros que fizeram e fazem a diferença do futebol. Estamos vivendo uma certa histeria em tudo. Grandes jornalistas esportivos ja repudiaram esse tipo de análise. Lamento. Falou uma grande bobagem.
Há grandes atletas negros do futebol considerados grandes em todo o mundo por seu indiscutÃvel talento. Nem é preciso mencionar. E não é mesmo o caso de Lukaku, um atleta apenas rompedor e extremamente forte fisicamente, mas cujo trabalho não é reconhecido pelos experts como excepcional. E não é assim por ser negro, mas apenas porque lhe falta o talento de outros tão negros como ele. Pare de inventar conspirações descabidas.
Acompanhei o jogo. Não entendi a narração por esse ângulo. Vários times se valem desse expediente ( atacante forte e grande como pivô), e os comentários são quase idênticos ao que assisti. A questão do Barbosa reveste-se de racismo, realmente. Dida não foi suficiente. A senzala ainda tem alicerces fortes. Veja a votação do Bozo em 2018
Dedicar um espaço valioso como este para desenvolver tese de que houve racismo na manifestação do comentarista esportivo foi autêntica bola fora. Articulista tem preparo para tratar de assuntos relevantes que afligem população negra do paÃs em empregos formais, em subempregos nas ruas ou moradias precárias nas encostas dos morros.
mas que baita bobagem. é comum, no futebol, se referir a um jogador desprovido de técnica, seja ele branco ou negro, como um jogador de força. foi só isso.
Vejamos os jogos da Belgica na ultima copa? Lukaku estava voando tecnicamente. É inegavel que ele é um jogador tecnicamente muito bom; dizer o contrário ressaltando a força fisica é no minimo estranho. Quanto ao uso da força fisica, dentro da legalidade do jogo, isto é recurso e merito do jogador, não algo a contar contra ele, como se deixa a entender. No fundo, o comentário contra Lukaku é burro, faz crer que um boxeador não pode ao mesmo tempo ser forte e tecnicamente bom.
Djamila precisa ver que nossos maiores Ãdolos são negros; posso citar muitos como Machado de Assis, Pelé, Neymar, Michael Jordan, Michael Jackson, Obama. A lista é extensa e considero as mulheres negras as mais lindas e também inteligentes do mundo. Djamila, seja mais positiva e não veja racismo em todo lugar que você olha.
Complementando: quando Edmundo diz que o gigante belga não usa tanta técnica, por exemplo como o Neymar, mas associa sua espetacular condição fÃsica à sua inteligência fazendo muitos gols e servindo seus companheiros. Claro, que pelo seu tamanho e peso compatÃvel não tem a facilidade de locomoção e dribles de um VinÃcius Júnior, Messi ou Mbappe. Particularmente, sem ser misógino, não aprecio mulheres transmitindo ou comentando futebol e acho que elas forçam suas vozes para se igualar aos homens.
Djamila Ribeiro já provou que é uma excelente colunista de escritora, mas a meu ver peca pelo excesso em ver racismo contra os negros em quaisquer situações. Nesta caso é um absurdo imputar Edmundo como racista por ter comentado que Lukaku é um excelente jogador mas trabalha mais com o fÃsico que com habilidade; concordo em gênero, número e grau com o ex-jogador pois o gigante Lukaku, estrela por onde passa, sabe usar seu fÃsico avantajado para fazer atingir o maior objetivo que é o gol.
Prezado Márcio: Lukaku claro que também possui qualidades técnicas, mas usa sua inteligência e força para fazer gols iguais o feito contra o Palmeiras, em que mal tirou os pés do chão. E como todo número 9 sabe usar com maestria seu porte fÃsico e jogar de costas contra o gol adversário. ImpossÃvel com seu porte avantajado mostrar a mesma habilidade de jogadores mais leves como Neymar, Mbap, VinÃcius Jr. e até mesmo Pelé. Gostaria de vê-lo no meu Fluminense(sonho impossÃvel).
Reveja Osvaldo, ele é um excelente jogador tecnicamente; sua força fisica é um recurso a mais que a maioria dos jogadores não possuem.
Não concordo com o comentário de Edmundo, acho Lukaku um grande centroavante, também tecnicamente falando, mas é inegável que ele usa sua força fÃsica também com destaque em seu jogo. É inacreditavel que um comentário puramente esportivo seja questionado pela patrulha da polÃtica identitaria. Não houve qualquer menção a cor ou origem do centroavante, nem implicitamente, apenas um comentário sobre sua forma de jogar futebol.
Se eu tivesse lido este artigo na versão impressa da "Folha", amassaria o papel do jornal e jogaria no lixo.
Sou contra qualquer comentário pejorativo contra pessoas, seja por deficiência fÃsica, religião e raça. Mas não foi isso que aconteceu com referência ao Lukako. Existem muitos jogadores com mais vigor fÃsico do que técnica. Ronaldo fenômeno tinha as duas coisas e não podemos dizer que ele é branco. Exagero dizer que foi um comentário racista porque o jogador em questão é um homem negro.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A força fÃsica, a técnica e a firme disposição do time do Chelsea, que buscou o resultado positivo a maior parte do jogo, foram fundamentais para que os torcedores do time inglês possam dizer em alto e bom som: o Chelsea Tem mundial! Fato, e com um dos gols feito por Lukaku. Quanto a boa parte de jornalistas pachecos nacionais, vê-se, claramente, que não aprenderam nada com os 7 x 1 da Alemanha.
Que artigo bem escrito. Argumentos coerentes. Reparei, lendo os comentários, que para alguns não houve racismo. Curioso como o racismo e o preconceito podem se transmutar e assumir formas sutis, mas que causam grande estrago, tanto quanto quaisquer outras mais estridentes. O contexto ajuda a entender e reconhecer comportamentos preconceituosos. Seu artigo me ajudou a ver isso. Obrigado.
Menos Djamila, muito menos...! As coisas estão chegando a um ponto em que todo comentário que envolva uma pessoa negra, por inocente que seja, vira racismo!!!
Discordo da colunista. Como haveria tal clichê de força fÃsica atribuÃdo a jogadores negros, se a grande maioria dos jogadores brasileiros mais talentosos é negra? Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, etc, etc, etc? Pelo contrário, os jogadores europeus brancos sempre foram tidos como menos habilidosos. Coluna totalmente equivocada, infelizmente.
Edmundo como ex jogador, conhecedor do esporte que praticou, jamais diria que Pelé teria força bruta ao invés da técnica, até porque como mencionei acima jogou futebol, foi craque, o que lhe da base para muito bem distinguir as duas coisas. Acho tremenda forçação de barra das duas comentaristas em criar narrativas, ou sei lá o que !
O Palmeiras por não ter um centroavante com as caracterÃsticas do Lukatu , tem que apostar na velocidade e técnica de jogadores como Ronny e Dudu ( negros ) , isso não é racismo é futebol. Quando soube que o Edmundo iria processar a pessoa que o acusou de racismo estapafurdiamente achei exagero, pois tese tão absurda só poderia ser ignorada. Lendo esse artigo acho que ele tem a obrigação de processar a comentarista.
É inacreditável o ponto em que chegamos ! O futebol pode ser jogado de diversas formas, o Chelsea por exemplo aposta em um centroavante que tenha força suficiente para segurar os zagueiros do adversário, dividir bolas na frente e ganhar bolas pelo alto o que aliás foi decisivo pois o Lukaku aproveitando sua força e impulsão fez um gol....o comentarista que já foi jogador, falou o óbvio e agora é racista ! Ah faça me o favor !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Djamila Ribeiro > Caso Lukaku revela racismo na imprensa com o clichê da força física Voltar
Comente este texto