Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS BECKER

    Pois é... parece que bolsonaro, o estúpido, não conseguiu resolveu isso daí.

    Responda
  2. Marcos de Toledo Benassi

    É, Vêtêfê, bagúio lôko, mano. Tem impacto até ninóis, aqui numa quebrada do globo, porque estamos na ciranda internacionalóide, inevitavelmente: exportamos commodities, importamo-las; os desequilíbrios decorrentes dessa zona acabam por doer também aqui. Por um lado é bom, né? A Ucrânia exporta grãos, os Agro brazucas vão ganhar com uma restrição de safra; por outro lado, com combustíveis mais caros, talvez insumos agrícolas idem, o custo sobe. Os pobrinhos são quem se lasca mais...

    Responda
  3. Roger Z Moire

    Essa guerra não existe, foi inventada pelo biden, o lento, para desviar a opinião americana dos problemas internos e da baixa popularidade do seu governo.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Hahahahaha, ótema!

  4. Alberto Henrique

    Eua e Otan estão cercando à Rússia e achavam que Putin ficaria quieto,sobrou pra Ucrânia. À Ucrânia que se cuide os EUA quer essa guerra.

    Responda
    1. Jesse G

      Como sempre, militares ociosos e políticos com ambições maiores que suas habilidades, mariionetes do poder e do dinheiro, perturbando a vida do cidadão comum.

  5. NACIB HETTI

    A única alegria está na indústria mundial de armas. Não precisa nem da guerra, bastam as ameaças.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Quem especula, fica feliz. Volatilidade, caro Nacib, é delicioso pra quem aposta. Alguéns vão ganhar uma quantidade indescritível de dinheiro com papelório...

  6. João Praes

    Esta crise com a Rússia mostra a falta de estratégia de política externa dos EUA e, de modo geral, a divisão da sociedade americana, mudando radicalmente, em um curto período de tempo, a sua postura de isolamento externo para uma de maior integração. Sem contar, a atabalhoada saída do Afeganistão. A gerontocracia política dos EUA é divida entre velhos políticos, com as cabeças da guerra fria, e Velhos empresários sem escrúpulos. Sei não, mas o Putin está jogando com esta fraqueza americana.

    Responda
    1. João Praes

      Em princípio, este conflito é o típico caso em que, ao mesmo tempo, todos tem e não têm razão. Na guerra fria havia um conflito ideológico e de visões de mundo, de ditadura política e econômica contra liberdade política e econômica. E agora, será que os EUA têm, depois de Trump e do episódio do Capitólio e das últimas eleições, moral para continuar se dizendo defensor da democracia. Bem, quanto aos empresários, de modo geral, o que os incomoda é a ditadura econômica estatal.

  7. Jorge Severo

    A Adriana acredita no Papai Noel, no Coelhinho, na Cegonha...

    Responda
    1. Ricardo Botto

      ...na Cloroquina e Invermectina.

  8. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Podemos supor que o abandono da energia nuclear pela Alemanha cobra agora o seu preço?

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      É, Mauro, a dependência do gás estrangeiro pode ser uma decorrência, sem dúvida. Eu não tenho conhecimento, mas acho um ótimo chute. Mesmo com imensas quantidades de instalações fotovoltaicas - tanto residenciais como em "fazendas" - a taxa de insolação é baixa, e os limites da conversão, ainda muito grandes. Não sei sobre eólicas, há muuuito tempo não piso na alemanha, mas em portugal e espanha, mais recentemente, vi muitos sites. A grande coisa será a fusão a frio, mas até lá....

    2. Bento Brito Teixeira

      ???!

  9. Adriana Mara de Moura e Souza

    Vinícius, sua matéria é mais torcida pela guerra, para atingir Bolsonaro e as brincadeiras de seu entorno, do que uma análise. Já que fala em economia, poderia aproveitar e discorrer sobre a boas novas da economia brasileira!? Ficou sabendo da valorização do real , da balança comercial e do superávit?? Claro que sim! Mas, não pode postar. É proibido dar boas notícias no consórcio de imprensa, né?

    Responda
    1. José Antônio

      Do ministro-ultra-neoliberal-mor: ´´Se o dólar chegar a 5 reais, é porque fizemos besteiras.``

    2. Alberto Henrique

      Bolsonaro,o encantador de idiotas.

    3. Fernando R

      Deve ter tido aumento no Carluxovoucher no ano de eleição, aí a militante paga acha que a situação econômica melhorou pra todo mundo

    4. Marcelo Ribeiro

      Tem gente que vive no mundo da lua.

    5. Claudio Cunha

      Tá na hora do seu Rivotril.

    6. Gustavo Tognoli

      Notícias estas que são "boas" ao custo de aumento da dívida pública, que pressiona a inflação e consequentemente os juros oficias. Ou seja, noticias que só são boas para o rico que tem dinheiro guardado. Por que o pobre continua desempregado e esperando na fila para conseguir um pedaço de osso. Triste demais...

    7. Andre Fort

      Uau, na sua terra palana agora só falta o brasil decolar hein?

  10. Jose Walter Da Mota Matos

    A tragédia em Petrópolis causando dor e o presidente no leste europeu em viagem inútil e dispendiosa, já havia feito isso em Santa Catarina, quando os pobres morriam nas enchentes. Só registrando....

    Responda
  11. Marcos Antônio

    Os tambores da guerra já começaram a rufar. É uma boa hora para comprar ações das empresas bélicas ?

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Segundo os economistas o efeito multiplicador da guerra é aproximadamente três. Para cada soldado no front são mais três trabalhando na logística.

  12. E Mathias

    Guerra é business! Tem "empreendedores" na guerra espalhados pelo mundo, aguardando essa oportunidade. Se é com a Russia, um "big player", maior o risco, maior o retorno. A Ucrânia é o Afeganistão da vez. Já houve recentemente outros pra bombardear com novos "produtos de guerra", como o Kuwait, a Líbia e a Síria. Os mercados irão "precificar" as perdas e ganhos dessa nova guerra. Haverá a "correção de preços" dos ativos. Vida que segue, para infelicidade (desta vez) dos ucranianos.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Só tem um fator de risco . Até que ponto essa guerra ficará sobre controle há princípio na Ucrânia e se transbordar no leste da Europa e tendo uma contra reação não se alastrar por toda a Europa. E numa reação em cadeia não ser global . Russia já movimentos mísseis nucleares na kaliningrado e alguns dizem tem até na Crimeia. E segundo o shougui ministro da defesa 95 por cento de todo o arsenal nuclear está ativo e pronto para uso os EUA também movimentam os seus. 4 b2 na Alemanha. E ai

  13. RICARDO BATISTA

    Bem ou mal, Putin fez a Rússia great again. Com a expansão da OTAN, a Ucrânia ficou no meio dos dois cachorrões. E sua população não é homogênea. Aqui, Bolsonaro faz o Brasil small again. Vou começar a poupar mais dinheiro.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      O quê tem a haver com população homogênea. Russos e ucrânianos são eslavos. Como muitos povos houve invavasões e querras entre vizinhos.Jã os EUA que estão a mais de dez mil quilômetros de distância estão querendo aliciar o vizinho da Russia a aderir a uma aliança militar inimiga. Biden não sabe quem é o Putin. A Russia já escorraçou Napoleão e Hither. O império Americano está em decadência: vão querer tocar fogo no circo?

  14. rubens gonçalves

    Vinicius. Os donos do dinheiro vão e ficar mais ricos com essa guerra. E o tesouro americano. Veja a valorização do dólar frente as outras moedas. Sem contar o apoio das grandes cadeias das mídias americanas e dos senhores empresários de armamentos. E do Joe. Todo mundo vai sair ganhando . Menos a Europa e a Ucrânia que vai ter que pagar pelas toneladas de armamento enviado por Washington.

    Responda