Blogs Frederico Vasconcelos > Resistência às varas de lavagem antecipou dilemas da Lava Jato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente matéria. Um retrospecto necessário para se conhecer os meandros das posições nas várias instâncias, as tentativas de especialização do Judiciário para o enfrentamento de crimes graves e complexos. Afinal, como a PF, o MP, a Receita Federal, o COAF e o Judiciário vão desbaratar as quadrilhas que cometem crimes financeiros, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção etc, se não tiverem treinamento especÃfico e atuação conjunta na parte investigativa dos inquéritos? O crime ganha!
Objetivamente a lava jato: ao entrar na seara polÃtica (condução coercitiva do Lula, sem que ele jamais tenha se recusado a depor), criação de fundo ou algo semelhante que viria a ser receptáculo dos valores eventualmente obtidos por meio de crimes (tornando-se pessoa jurÃdica de caráter financeiro) e enviando seu coordenador confesso para montar poder paralelo no governo do Bolsonaro (erro de cálculo crasso), a lava-jato perdeu identidade jurÃdica. Passou a ser simples projeto de poder.
A criação das varas especializadas de que trata esta matéria foi uma excrescência, estimulada por uma ala da justiça federal, à época, de nÃtida orientação justiceira. Uma vara na capital do estado julgava crimes ocorridos em qualquer lugar do território estadual. Lesão clara, direta e insofismável ao Código de Processo Penal, que estabelece regra de competência tendo por princÃpio o juÃzo federal do lugar do crime. Um ato administrativo revogou uma lei. Coisa banal para o espÃrito justiceiro .
Na foto do marreco rindo fica clara a intenção do jornal em promover o ex-consultor... Haja paciência.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Frederico Vasconcelos > Resistência às varas de lavagem antecipou dilemas da Lava Jato Voltar
Comente este texto