Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo dos Reis Silveira

    Vc é muito ingênuo em afirmar q Chico está se apagando; é o.maior artista do século XX; tente refletir e se.instruir um pouco mais, sua afirmação está abaixo do ridículo!

    Responda
    1. carlos lensoni

      Antes de ser tão agressivo, leia o texto novamente! Reflita antes da agressão.

  2. Adriana Mara de Moura e Souza

    Isso é apenas o esperado e infalível efeito colateral da hipocrisia em que vivem esta patota! Feministas, ativistas, Osartista e demais estru-mes sociais!

    Responda
  3. Filipo Studzinski Perotto

    Cara, quanta arrogância nesse texto. Pior ainda é ler os comentários. Quer dizer agora que Chico devia ser obrigado a cantar a música, para satisfazer o azedume de vocês, pois não gostam do movimento feminista ou do movimento negro. Chico explicou muito bem. O fato de refletir sobre as letras e o contexto não tem nada a ver com ser patrulhado. Faça o favor...

    Responda
  4. PEDRO DE ALBUQUERQUE NETO

    São as contradições do ser humano. Chico Buarque apenas dá mostra de que é um mortal como qualquer um. Sua postura é risível, de espírito pequeno, ranzinza. É tomado pela autocensura. É uma forma de se sentir moralmente acima dos seus. Não cantar as duas canções, ok, é seu direito. Mas, o que ele está é censurando. O Partido da Causa Operária acertou no alvo. Que decepção!

    Responda
  5. fabio aguiar w costa

    Danuza Leão disse que se o sujeito chegasse em casa com a manteiga ela não se jogava nos seus braços loucos de amor...

    Responda
  6. Roberto Gomes

    Achei que esse assunto já estava enterrado, mas Alonso o desenterrou novamente. Se analisarmos com cuidado a obra de Noel Rosa,veremos passagens com bastante machismo, outras com preconceitos (*Quem dá mais*, fala de um judeu). Também canções de outros compositores. Se formos analisar a literatura do século 19, vários romances poderiam ser considerados machistas. Acho complicado um grupo decidir o que deve ser feito *para o bem da sociedade*. Mais moderação e razoabilidade fariam bem.

    Responda
  7. RODRIGO DORNELLES

    Estranho que, li a coluna toda e não fiquei sabendo se Chico está ou não lutando contra a balança. Nem fui informado se, apesar da idade, ele ainda desperta a atração das mulheres. Achei que Alonso gostasse de tratar da aparência física dos artistas sobre os quais escreve.

    Responda
  8. Alberto A Neto

    Do jeito que a coisa vai e se a moda pega, daqui a pouco Caetano Veloso repugnará "ESSE CARA" e Maria Betânia pedirá o perdão de Iemanjá após subir de joelhos as escadas da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O país, que já ia de mal a pior na economia, na política, no meio-ambiente e nos costumes, para não falar da catástrofe sanitária, agora também um festival de besteiras assolou a música popular brasileira. SEBÁ, o último exilado em Paris, diria: "MADALENA, VOCÊ NÃO QUER QUE EU VOLTE"!!!!!!!!

    Responda
  9. edilson borges

    agora ele canta caravanas, por exemplo, que é atual e lida com as questões atuais. melhor, né...

    Responda
  10. pedro coutinho

    Ele simplesmente não quer mais cantar, mas não consta que tenha proibido outros de gravarem, diferente do que fez Roberto Carlos. Então deixem o cara em paz.

    Responda
    1. RODRIGO DORNELLES

      Exatamente, Pedro. E garanto que essa gente xarope que tá querendo obrigar Chico a cantar nunca tinha ouvido a canção na voz dele.

  11. HENRIQUE FERREIRA PACINI

    Uma canção é uma produção cultural que reflete o contexto da época em que foi composta. A mesma coisa se dá com estátuas de escravistas situadas em locais de homenagem cívica ou com obras literárias que apresentam argumentos racistas. São registros históricos importantes, com os quais podemos acessar o que se passava no imaginário de seus contemporâneos. Entretanto, apesar dessa importância, é preciso considerar que tais produções, atualmente, podem reforçar estereótipos e manter desigualdades.

    Responda
    1. HENRIQUE FERREIRA PACINI

      Nesse sentido, a atitude de Chico Buarque é coerente com sua historia pessoal de defesa de uma sociedade mais justa. Precisamos nos desapegar desse passado machista e racista, por mais que muitas vezes ele nos apareça como um objeto de afeto.

  12. RODRIGO DORNELLES

    Essa onda pra obrigar Chico a cantar uma música que há muito ele já não cantava tá muito xarope. É a patrulha liberal?

    Responda
    1. RODRIGO DORNELLES

      Liberalismo à brasileira. Dos mesmos criadores do desgoverno liberal-conservador.