-
REINALDO CATALDI
Realmente uma arapuca de turista... desisti de retornar há anos... INFELIZMENTE !!!
-
julio c s barbosa
onde não há sacanagem ?
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
arrisco afirmar que em casas de sacanagem e termas : ali tudo é muito bem organizado e funciona que é uma beleza
-
-
marco martins
Nossa!!! Esse colunista têm zero consideração por quem vai comer mortadela no mercadão ? Agora que sei disso, nunca mais vou lá !!!
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Aquele sanduíche é uma estupidez. E também o pastel de bacalhau pingando óleo.
-
-
Marcos Benassi
Pô, que tristeza, Marcão... Eu, que gosto de comida, de cozinha, tenho um respeitável "espírito de gordo", embora nem esteja, não conheci o mercadão. Adoro os mercados municipais, já tentei até ir para Belém só por conta do mercado, que parece ser um delicioso delírio. E não conheci o mercadão de Sampa, morando em Campinas... O tal sanduba de mortadela me parece incomível, mas vá lá, deve haver quem goste. Mas a expectativa de encontrar a miríade possível de produtos, pelo visto, já era. Flopei.
-
Luis Gomes
Marcão, hoje você pegou leve demais. O problema não são os gatunos, estes sempre existiram, o problema é o poder público que como Pôncio Pilatos, lava as mãos diante da gatunicidade, palavra inventada diante dos fatos, geral. O Brasil está se transformando na casa da mãe Joana e o baixo clero reina na paz de Deus.
-
Marcos Benassi
Amém, irmão Luiz Carlos! Hahahahah!
-
-
Sergio Moraes
Eu nunca entendi a necessidade de um pão com 300 gramas de mortadela. Também nunca apreciei um pastel de bacalhau com preço de substância ilícita. Também nunca entendi como tantas pessoas se submetem a isso...
-
REINALDO CATALDI
oportunidade de registrar uma selfie e enviar para os incautos... burrice turística ou ostentação de classe média ???!!!
-
-
Maria Lopes
Há anos fui lá comprar peixe, tinham me dito que haveria peixes muito frescos e de boa qualidade. Comprei. Quando cheguei em casa tinham colocado um peixe inferior e mais barato no pacote. Na época pensei ter havido engano, agora vejo que foi golpe mesmo. Nunca mais comprei nada lá.
-
marcos barbosa
É uma pena ,mas é assim mesmo já fui nesse lugar e digo esses golpes são verdade .Quer frutas mais baratas vão na feira do cagesp lá tem mais barato ,mas cuidado pq lá tem trombadinha mais que banana e laranja juntos
-
JOSE BOTER
Não é só aí em são paulo não. Aqui no Rio, esses mercados municipais é do mesmo jeito. Tudo caro. Preços proibitivos. Nâo sei quem compra. Parece shopping center de luxo. De popular não tem nada. É totalmente elitizado.
-
Marcos Benassi
Só conheci a Cobal, de algumas visitas décadas atrás, e me diverti à beça...
-
-
Jose Walter Da Mota Matos
Não interessa a motivação, se tem fraude em qualquer comércio, deve ser apurada e os responsáveis punidos de forma exemplar. O Mercadão inteiro é atingido se um comerciante está sendo desonesto. Isso é tão básico, que não deveria nem ser discutido.
-
neli faria
Morei na rua Santa Rosa, em sessenta e oito até setenta e dois, como não gostava do pedaço, dificilmente,vou ao Mercado. E mesmo para comprar verduras e legumes, comprava na rua da Cantareira.
-
OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA
Aliás, estou impressionado com a quantidade de arapucas turísticas que vivenciei nas últimas viagens. Piorou com a pandemia. Estão querendo recuperar as perdas, penalizando o turista.
-
OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA
Penso que o colunista é o que a de melhor na Folha de SP. Revelador, direto, objetivo e excelente contestador.
-
julio alves
Concordo: Mercadão é um engodo.
-
Pedro Luis
O pior aqui é o colunista, fazendo relação entre a concessão e a malandragem de alguns comerciantes. Fica difícil acreditar em qualquer coisa que escreva! Cadê o ombudsman da Folha!!
-
Marcos Benassi
Uai, mas é o contrário, Pedro Luiz... Você deu mais atenção à Parede.
-
-
Rui S Souza
É melhor comer esse sanduíche no bar Estadão.
-
Rodrigo Ricoy Dias
O do estadão mais famoso é de pernil (e de fato é bem melhor)
-
-
MARIO TAKAHIRO NISHIDA
Além disso, aquele churrasco turco com um copinho de suco, na esquina com av. São João é uma delícia, mas já foram analisadas há muito tempo, e costataram que a maioria deles estão contaminadas com bactérias.
-
Roberto Maximiano da Cunha
Não é churrasco turco o nome desse sanduíche que vendem em diversos lugares do centro. É churrasco grego.
-
-
MARCIO OLIVEIRA
O Mercadão é mal servido de serviços e lojistas desde muito antes de 2021, insinuar que isto aconteceu agora com a "privatização" seria leviano, no minimo. Teremos que esperar algum tempo antes de tirar conclusões, mas em se tratando de Brasil pode sim ficar bem pior do que está. Mas torço pelo melhor, a conferir.
-
Antonio Pimentel Pereira
Sou a favor de mercados publicos com gestão do governo, privatizado não, aí vira shoping, o governo tem que bancar a iniciativa dos pequenos, feiras livres, rodoviárias, enfim, tudo que é para servir o povo, mas o governo sempre vai na contra mão, gasta recursos em outras fontes, as das elites e deixam e fica inventando privatização nesses espaços, não dá certo. Para que serve governo?
-
Antonio Pimentel Pereira
É assim mesmo que acontece
-
Antonio Pimentel Pereira
É assim mesmo que acontece
-
Marcos Antônio
Serve para a desgovernança. Colocar os queridinhos e queridinhos, afilhados políticos, amantes, filhos, filhas e outros parentes e amigos, partidários, cabos eleitorais. Tudo isto distribuídos em cargos e funções de chefia, assessoramento, comissionados e temporários. Toda esta turma no lugar de concursados.
-
-
Luiz Roberto Rocha Teixeira
Como todo lugar tem gente honesta, e pilantras. Os honestos já estão pagando o pato. Com as últimas reportagens, o público já está se afastando e boicotando, vai falir.
-
RODRIGO SILVA
Marcos, em geral concordo com você, mas não desta vez. Conheço mercados pelo mundo. Nyc, Madrid, Londres, Lisboa, Porto, Roma. Em nenhum deles há a indigência que vemos no Mercadão. Apaixonado por comida não piso lá há anos, talvez década. Lugar horrível, de qualidade ruim e preço exorbitante. Se a iniciativa privada conseguir mudar isso será ótimo.
-
Lourival Costa
Mortadela é o troço que mais se parece com algo comestível. É também conhecida como podre delícia. É uma bomba de efeito devastador. O melhor acompanhante da mortadela é a fome.
-
Marcos Antônio
Verdade. Em alguns locais do Rio de Janeiro, chamam o lanche de rua e de pequenos comerciantes de podrão. São baratos e satisfazem a fome.
-
-
Giampiero Di Giuseppe
Fui no mercadão duas vezes desde que moro no Brasil. A primeira como gringo em 2002 e já naquela época achei os preços mais alto da média e a qualidade não compensava. A segunda foi após da reforma, já me sentindo mais brasileiro e menos gringo. A experiência foi ainda pior, o mezanino e os ambientes internos muitos sujos. Os redores ainda piores. Não entendo porque brasileiro fica impressionado pela beleza dos centros históricos do exterior mas não cuida do centro histórico da própria cidade
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Triste constatação, pois em qualquer parte do mundo, o mercado central é uma atração turística e mostra a essência de uma cidade. Ou faça uma limpeza geral, não apenas na forma literal, mas no quesito da cassação das licenças dos comerciantes desonestos e antiéticos, ou vamos perder uma atração da cidade e consequentemente de turistas.
-
JOAO LUIZ S VENDRUSCOLO
300g de mortadela; Eca!
-
Alberto A Neto
70% das lojas em Napoli estão subsumidas à Camorra. Não seria de estranhar que o PCC tenha incursionado os meandros do Mercado que um dia já foi culinariamente glamouroso. A pauliceia fica cada vez mais com a cara camorrista mediterrânea.
-
elizeu santos lemes
Só uma correção. Não é mercadão central. O termo correto, é lixão central, é uma imundice no geral, entorno, banheiros, etc.
-
MARIO TAKAHIRO NISHIDA
Só um cego que não percebe esse tipo de mortadela! Prefira escolher Marba ou Ceratti, o resto é xing ling.
-
Marina Gutierrez
Mario Takahiro Nishida: porque você termina sua frase com as palavras"xing ling"? Na minha opinião você esta sendo preconceituoso contra os chineses, implicando que a mortadela ruim é produto da China, o que nao é verdade.
-
-
Andre Tavares
A realidade é inexorável! Aqui colhemos o que plantamos como sociedade. A falta de respeito e empatia é uma doença de norte a sul.
-
CARLOS TARDIVO
Um espaço clássico, jóia arquitetônica que poderia ser uma referência turística em Sampa , acabaram com tudo como sempre ocorre no Brasil. A última vez em que lá fui, caí no golpe das frutas, não podia andar tamanha a quantidade e a agressividade de gente de abordando nos corredores. É uma pena!
-
CARLOS TARDIVO
Um espaço clássico, jóia arquitetônica que poderia ser uma referência turística em Sampa virou pega trouxa, acabaram com tudo como sempre ocorre no Brasil. A última vez em que lá fui, caí no golpe das frutas, não podia andar tamanha a quantidade e a agressividade de gente de abordando nos corredores. Roubada!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Depois não sabem porque um país tão vasto e com tantas belezas naturais atrai menos turistas do que países muito menores e menos aquinhoados pela natureza.
-
-
Jochen Schmidt
mais um golpe só se começar falar do azeite vou perder meu sossego
-
José Valter Cipolla Aristides
Não sou de São Paulo e nem conheço o "mercadão", mas você falou num produto que me aflige muito só de pensar em adulteração de marcas clássicas de óleo de oliva.
-
-
Antonio Carlos Pereira Britto
Pena do Mercadão, sempre que ia a Sampa bati o ponto lá no Municipal, embora não assíduo ao Sanduichão de Mortadela, me deleitava com os vários quitutes e as frutas de todos os tipos. Os comerciantes destas fantásticas coisas e as dinastias por eles lá iniciada. Com passar das duas décadas notei que muitas dessas coisas estão agora perdidas no meu passado. Tem razão em sentir-se assim tão mal, muitas coisas fantásticas do Mercadão só vivem agora nas nossas lembranças. Valeu a recordação.
-
João Paulo Maciejezack
Interessante, ninguém fala da imundície e da violência que reinam no entorno. O "Mercadão" uma das jóias arquitetônicas e orgulho da nossa capital, afundou na areia movediça que está engolindo o Brasil.
-
Luiz Ferreira
Frequento o mercadão há anos. Banheiros sujos, comerciantes empurrando coisas a preços absurdos, espaços sem manutenção. Nada do que estão apontando agora é novo. Não concordo sobre o mezanino ter descaracterizado o mercado. Os problemas não são de agora, mas como em tudo que é público era empurrado para baixo do tapete. Tomara que a privatização melhore o espaço. Sobre o texto, inconclusivo como dito em outro cometário.
-
Fabio K
Materia inconclusiva. No inicio diz que as praticas de ma fe ja vinham de longa data. Depois diz que a nova concessionaria esta se valendo disso para acusar os infratores e remove-los por outros que paguem aluguel mais caro e acrescenta que ninguem sabe no que isso vai dar. Se levar-mos em consideracao que toda transformacao tem potencial positivo, cabe a imprensa verificar o transcorrer dessa transformacao em vez que relatar desorientacao. E para isso que a midia honesta server.
-
Fabio K
Jonathas, eu leio o jornal exatamente para olhar e perceber o mundo a minha volta. So que este jornal, que deveria investigar as transformacoes que me rodeiam, so me oferece uma materia igual a tantas outras sem me trazer nenhum elemento concreto. Toda transformacao em curso tem o potencial de ser positiva, a nao ser que ela seja perdida. Precisamos tomar cuidado para que a estabilidade nao nos traga o comodismo.
-
Fabio K
Ainda mais! Tem Europeu que vem ao Brasil para visitar favela! Adoram enfiar o nariz naquela miseria.
-
Fabio K
Armadilha de turista? Toda cidade europeia tem isso e no entando brasileiro visita e volta "maravilhado". Quem nao se lembra do glamour que o red light district de Amsterdam costumava ter e de ter ouvido gente se dizendo esperta por ter ido aos cafes? Nosso povo nao vai a Europa para visitar o El Prado, eles vao para frequentar os inferninhos londrinos.
-
Jônathas Arruda
Mas não é uma matéria. Há dezenas de matérias, internet afora, sobre o escândalo das frutas superfaturadas. Aqui, temos tão somente um artigo de opinião. E o autor deixa claro: há mais dúvidas que respostas, caro leitor. E aliás, nem toda a transformação possui potencial positivo. Vislumbre o mundo à sua volta.
-
-
PAULA FARIA
Foi uma das coisas que reparei na reportagem da FSP sobre o golpe do sanduíche. Como é que alguém se dispõe a degustar, como se fosse iguaria turística, um pão com 300 gramas de mortadela?
-
Eloisa Giancoli Tironi
Este sanduíche de mortadela é realmente uma abominação. Só de olhar a foto me dá náuseas. E o pessoal que o come, se considera grande entendor de gastronomia. Existem outros lugares que servem gogoroba. No domingo tem fila para almoçar. Vou parar por aqui, senão apanho.
-
Antonio Carlos Orselli
E o pior é haver gente, que além de consumir o monstrengo do Mercadão ainda se dispõe a engolir, prazerosamente, o bolsonaro, que é muito mais indigesto.
-
-
VITOR LUIS AIDAR SANTOS
Acertou na mosca...
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.