Hélio Schwartsman > As crenças em que não cremos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Um paÃs que elege um Bolsonaro contesta a teoria desse cientista
ao contrario, reforça!
Eis aqui um boa explicação para os que fingem acreditar que o PT é dos trabalhadores e não das empreiteiras e dos banqueiros. Que é PT e não PEB. Namastê!
seus comentarios monotematicos agridem os fatos; reportagem d pagina inteira d fsp em 2016 dissecou doaçoes legais d cnpjs dsde governo fhc1 até dilma2; setores mercan til, industrial, financeiro e agro contemplaram qase tds s partidos com enfase na base aliada (entao pmdb) em tds s mandatos; o pt só recebeu mais doaçoes no lula2; dados revelam q ‘empreiteiras’ (leia-se burguesias) sempre regam qum detem o poder cont.
Interessante essa análise. Mas, há situações que não entendemos direito. Por exemplo, um terraplanista usa celular, gps, internet, movimenta dinheiro por aplicativo, atividades que são viabilizadas pelos satélites em órbita do planeta, colocados e controlados pela lei da gravitação, mas crê na planicidade da Terra, que é incompatÃvel com a lei de gravitação. Ou seja, o terraplanista é um antigravitacionista parcial. É um farsante convicto, mas não louco a ponto de pular de um precipÃcio.
A antivacina tem propriedades antigravitacionais , te levam para o andar de cima.
Bravo!KKK. Namastê!
Hahahahah. .. comentário brilhante!!
Hahahahah, excelente! É por isso, então, que dizem que vira ET? Deve ser tecnologia dos deuses astronautas! Hahaha!
Excelente artigo. Atiçou meu gosto por mais uma taça de cerveja. Ser veja!
Creio que a nova iniciativa de Bolsonaristas Terraplanistas (ou seria o contrário??) será pedir uma PEC que revogue a Lei da Gravidade?. Argumento? Liberdade de ir e vir...de qualquer forma.
Hahahahah ostra ótema!
Creio que a distinção de Mercier entre crenças reflexivas e crenças intuitivas precisa ser melhor discutida. Mach não acreditava na teoria atômica. Em seu Ciência da Mecânica ele diz que Galileu tinha certas "experiências instintivas" em sua mente antes dos experimentos com planos inclinados; porém a representação dos fatos deve passar por uma formulação conceptual, daà a intuição não se distingue da reflexão.
Outro exemplo é a fé. A maioria das pessoas das vizinhanças crê em Deus e na religião cristã. Mas daà a dar tudo o que tem aos pobres e virar um São Francisco, confiante no 'investimento' para a vida eterna...
Hélio. Pena que os psicólogos de academia parecem não atentos as novas patologias psÃquicas(neuroses, psicoses, psico-sociopatias, borderlines)em aumento na sociedade capitalista, doente.Elas germinam nos cultos fervorosos-histéricos,histeria polÃtica massa-07setembro,suicÃdios em massa,teoristas.Sintomas: negação da realidade-fatos, descontrole de paixões,alucinações e delÃrios,certeza absoluta,recusa das evidências (cientÃficas), etc.
Pra mim esse fenômeno vai além da questão de crença reflexiva. Não há dúvidas que certas atitudes de polÃticos causaram a morte de dezenas de milhares (chutando por baixo), o que não é algo que não afeta as pessoas, mas a reação unânime foi equivalente à dos que acreditam no pizzagate: twittaço, coluninha indignada, comentários raivosos na internet, mas ninguém moveu um dedo pra parar o descalabro que matava milhares diariamente.
Por isso no Brasil nunca houve democracia, estado de direito, movimentos pela igualdade racial, ou uma edição da semana de 1922. Refletimos bem e concluÃmos: nada disso vale a pena. Viva a republica das milÃcias (que começou lá atrás, no massacre de Canudos, pelos milicianos que na época estavam no poder) !
É, Hélio, o bagúio tá mai-que-lôko: tá ôco, tipo a cachola de quem crê na influência positiva do Bozo na paz mundial. Que, a propósito, deveria ser reformulada, uma vez que cresceram as tensões. É só comer mais um cogumelo e dar a volta pela direita: o clima lá piorou porque o Bozo foi embora. É barato, não custa senão o dÃzimo e as horas nas missas da IURD, para crer que o Edir é um injustiçado. Antes que falem, menciono o Lula e o PT impolutos; mas crê-los iguais ao Bozo, custa: custa um paÃs.
Não são iguais. De jeito nenhum. Mas ambos deletérios. Quanto ao paÃs, há muito acabou.
Lembrei de quando um professor contou de quando o Orson Welles narrou, no rádio, a fictÃcia invasão de marcianos na Terra. Houve relatos de gente que se suicidou. Quando alguém questionou se o americano foi processado, o lente respondeu : Ora, alguém que escuta uma história dessa no rádio, e sai correndo pra se jogar de uma ponte, é porque já merece mesmo.
Ôôô, Ricardo, safanagem: o Welles era bom na coisa. Dureza é acreditar no Bozo e ir fazer acampamento com a Sara winter, ou botar uma fé de que o Lira está sentado nos impedimentos por conta de ser levado patriotismo e espÃrito democrático. Ai, pode pular da Ponte da Amizade: serve tanto como sÃmbolo da insânia quanto de amizade com o capeta.
Tem tanta gente que poderia acreditar no antigravitacionismo... Fariam mal apenas a si mesmos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > As crenças em que não cremos Voltar
Comente este texto