Elio Gaspari > Se Otan é para conter expansão russa, falta combinar com o resto do mundo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jahy Carvalho

    Esse é um conflito que todos brigam e ninguém têm razão.

    Responda
  2. Geilson Silva

    O tempo todo essa estória de invasão russa me lembra o filme 'wag the dog' (mera coincidência) com o sensacional Dustin Hoffman no papel principal: guerra fabricada para aliviar que deu ruim na política ..

    Responda
  3. Luiz Alberto Brettas

    Não tem lado bom nessa história (ou "estória", quando contada pelos meios de comunicação de um lado ou de outro)... Pensemos como reagiriam os EUA se tivessem mísseis russos instalados no México ou em outros países próximos... Já teriam invadido o México na hora... Afinal, até agora, eles foram os únicos que lançaram bombas atómicas sobre população civil indefesa... Não merecem crédito algum. A OTAN é, só, uma organização que deseja a perpetuação do poderio norte-americano na EUROPA e no mais...

    Responda
  4. jose vanzo

    O que se discute hoje é o tratado que a Russia assinou com a Ucrânia para devolução do arsenal nuclear que ela tinha. Ela cumpriu o acordo devolveu o arsenal e a Russia respeitaria sua auto determinação nacional,28 depois a Russia rompe unilateralmente o tratado. Se não existisse a OTAN a Russia já teria avassalado a Ucrânia.A Russia tem uma economia do tamanho do Brasil.

    Responda
  5. elcio matos

    Em 62 ocorreu o mesmo, só que inverso. A Rússia armou Cuba com mísseis nucleares num momento em que os EUA patrocinavam ataques mercenários na ilha. Se naquela época Kennedy não aceitou a situação, por que agora os russos devem aceitar seu antigo aliado ser dominado pela OTAN com a provavel instalações dos mesmos mísseis em suas fronteiras?

    Responda
    1. elcio matos

      Marcelo, talvez o povo ucraniano, intrisicamente ligado à Rússia, prefira a paz e viver ao lado daqueles que sempre estiveram ao lado deles por séculos, mesmo durante os momentos desastrosos do comunismo. Agora, você precisa perguntar ao Zelenski, um mister Bean que virou presidente e com sérias acusações de corrupção, o que ele deseja para si e não para o povo ucraniano.

    2. Marcelo Moraes Victor

      Esqueceste de perguntar o que querem os ucranianos? Defender Putin? Credo, vai morar na Rússia

  6. wilson kfouri

    Qualquer governo americano,seja democrático ou republicano, deve obediência à interesses escusos. Qualquer coisa é melhor que o Trump mas o Biden nesse imbróglio da Ucrânia está se esforçando para se comparar ao ex-presidente. Se os democratas não tomarem providências urgentes para mudança de rumo o psicopata do Trump voltará ao poder. A única esperança seria a prisão do Trump por crimes financeiros ou políticos pois sua volta seria um retrocesso desastroso para os EUA e para humanidade.

    Responda
    1. Fabio K

      Concordo plenamente, alias eu nao sei qual e o maior perigo para o "ocidente", se e Putin na Ucrania ou se Trump nos US.

    2. wilson kfouri

      Errata : democrata..

  7. Bruno Martins da Costa Silva

    Perfeita coluna... quem trata como expansão russa a reação desses à possibilidade de a Otan ter uma base em Odessa ou Kiev, não tem conhecimento ou é desonesto intelectualmente. A OTAN, formada para conter o avanço militar comunista, hoje se expande para beneficiar a indústria armamentista americana e prejudicar a concorrência. O preço dessa palhaçada é a aproximação da Rússia com a China, o que é ruim para todo mundo.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Marcelo, Não discuto a motivação dos países da cortina de ferro, até porque as relações deles com a Rússia são muito diferentes umas das outras. Ademais, ninguém aqui é contra as democracias. Ocorre que a Rússia tentou entrar na OTAN e na UE, foi recusada e viu a OTAN avançar. A reação é esperada. Ao insistir nisso os USA empurram a Rússia para China e colocam em risco todas as democracias do planeta.

    2. elcio matos

      Claro, Marcelo, os EUA sempre defendem a democracia, a mesma democracia da Arábia Saudita, que somente há alguns anos permitiu que mulheres pudessem dirigir; as mesmas democracias que eles plantaram aqui na América Latina nos anos 60 com generais democráticos como Somoza, Pinochet, Strossner.

    3. Marcelo Moraes Victor

      vocês defendendo Putin, a Ucrânia democrática e outros da cortina de ferrro quiseram entrar na otan de medo dos russos. A otan não invade ninguém, nós somos a democracia, esqueceram? Que Putin mata jornalistas, e opositores, esqueceram? Escolham seu lado, mas lá vocês não criticariam o status quo, pensem bem

  8. laudgilson fernandes

    Russos e América Latina. Isso já gerou golpes e ditaduras no quintal dos EUA Agora a China também querendo o seu quinhão vai sobrar para nós, que pagaremos este pato.

    Responda
  9. angelim pilati

    Onde há guerra os EUA estão, foi assim na Coreia, Vietnã, Iraque, Afeganistão, Síria e outras mais na maioria deixou “terras arrasada” e se retirou derrotada. Agora é Ucrânia, eles os EUA tem que ter guerra para vender suas armas

    Responda
  10. Fabio K

    Mais um detalhe: quando a media global menciona "West" "Ocidente", eles se referem aos paises desenvolvidos. O resto nao e "west", Brasil incluido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, que precisão dolorosa! Haha!

  11. Marcelo Barbosa

    Objetivos da OTAN hoje é manter uma zona de influencia americana na Europa como um todo e vender armamentos militares a esses países. Elio Gasperi eh irônico e gosto quando ele fiz que "faltou combinar isso com o resto do mundo" até porque esse resto sempre fui desprezado pelos EUA ou "território garantido" como é o caso da América Latina.

    Responda
    1. Fabio K

      E exatamente isso so que a FSP nao me deixou comentar porque usei palavras erradas. Putin tem preocupacoes legitimas. O US esta vendendo seguranca na Europa como um mafioso. Exige que paises europeus gastem 2% do PIB em "seguranca" ou seja, paguem ao Pentagono e industrias agregadas. A Inglaterra adora isso porque ela pode fazer o que bem entende sob o rotulo OTAN, ate estacionar misseis nucleares na costa da Escocia.

  12. Fabio K

    Basta que se de nome aos bois que a FSP impede. Assim nao ha debate.

    Responda
  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Depois da união de Rússia e China é bom colocar todas as barbas de molho

    Responda
  14. Marco Aurélio Mello

    Expansão russa? Quem pretende instalar mísseis na Ucrânia é a Otan, e não a Rússia. Ou seja, a pretensa expansão é da Otan, capitaneada pelos EUA. A Rússia, naturalmente, se sente ameaçada com armas norte-americanas à sua porta. Acaso o colunista acredita que os EUA aceitariam que a Rússia, porventura, instalasse bases militares no México? Basta lembrar-se da crise dos mísseis em Cuba, em 1962, quando a então URSS intentou instalar mísseis naquele país.

    Responda
  15. Renato Vieira

    A indústria armamentista precisa de mais uma guerra. Precisam esquentar dinheiro do narcotráfico, corrupção e outras sujeiras mais. Vejam os bilhões de dólares que os americanos deixaram em equipamentos de guerra no Afeganistão e os afegãos tão tocando fogo em tudo. Agora também a indústria dos fake news tá deitando e rolando. Vamos encontrar só a verdade através dos correspondestes de guerra por meio da midia alternativa.

    Responda
  16. Marco Aurélio Mello

    Expansão russa? Quem pretende instalar mísseis na Ucrânia é a Otan, e não a Rússia. Ou seja, a pretensa expansão é da Otan, capitaneada pelos EUA. A Rússia, naturalmente, se sente ameaçada com armas norte-americanas à sua porta. Acaso o colunista acredita que os EUA aceitariam que a Rússia, porventura, instalasse bases militares no México? Basta lembrar-se da crise dos mísseis em Cuba, em 1962, quando a então URSS intentou instalar mísseis naquele país.

    Responda
  17. André Silva de Oliveira

    O colunista não notou que, depois da queda do Muro de Berlim e colapso do comunismo soviético, surgiram os regimes autocráticos que ameaçam o Ocidente!? Recomendo ao sonolento que leia pelo menos The Rise of Illiberal Democracy de Fareed Zakaria, disponível no Google e publicado no longínquo ano de 1997. Leia, colunista, você precisa.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Elcio Matos, Zakaria é cientista político e o artigo dele foi pioneiro, gerando uma avalanche de trabalhos em Ciência Política sobre os regimes híbridos, incluindo o livro Como as democracias morrem, já publicado no Brasil pela Zahar, de Levitsky e Ziblatt. Informe-se melhor, você também precisa, meu caro.

    2. elcio matos

      Nossa, e esse Fareed Zakaria é alguma assumidade no assunto? É o senhor da verdade? Não sei quem é, mas com certeza deve ser algum historiador, como o Gaspari também o é. E outra, tirando o ditador de Belarus que está ao lado de Putin, os outros regimes a lá Bozo que você chama de autocráticos estão mais próximos da extrema-direita americana, isso sim.

  18. Alberto Henrique

    EUA e Otan querem essa guerra entre Ucrânia e Rússia,à Ucrânia que se cuide.

    Responda
  19. Aleksandra Zakartchouk

    Bastante oportuna a reflexão do colunista. Mais do que nunca, a opinião pública começa finalmente a enxergar a verdadeira intenção da Otan nos tempos atuais.

    Responda
  20. Moezio Martins dos Santos

    E essa OTAN foi criada para exclusivamente isso, mas hoje querem também conter a China. Os EUA desrespeitam a ONU e fazem o que querem e nenhum desses países dessa OTAM fazerem nada, ficam com o rabo entre as pernas. Recentemente no governo Trump tentaram invadir a Venezuela e não invadiram porque os Russos vieram para Venezuela. Essa invasão o mundo sabe que seria para roubarem o petróleo venezuelano como no Iraque e em outros países. Os EUA são um país mercenário, tudo pra eles.

    Responda
  21. Edmundo Júnior

    A expansão russa nunca deu certo. Vão tentar quantas vezes?

    Responda
    1. Aleksandra Zakartchouk

      Pelo seu comentário, dá para perceber que você desconhece a história da Rússia.

  22. Roberto Jorge Chaves Araujo

    A. Gramsci analisou que as causas dos conflitos internacionais estão dentro dos próprios estados e não na ação desses estados no plano internacional. Essas "apenas" podem expressar esses conflitos. Nessa questão dos EUA, etc e Rússia, está um, n. b., um e não o crescimento econômico da Rússia, fundamentalmente. J. Biden está querendo deter o crescimento econômico russo. Não conseguirá.

    Responda
    1. Felipe José

      Se o Putin fosse assim tão popular na Russia ele não precisaria perseguir, prender e matar adversários políticos, por exemplo. Tem medo de ser apeado do poder. A desculpa das sanções econômicas são utilizadas por autocratas para mascarar a incompetência deles como gestores públicos. É assim na Rússia, em Cuba, na Venezuela, na Coreia do Norte, etc. O nacionalismo tem um apelo muito grande em qualquer lugar do mundo e Putin utiliza isso com maestria.

    2. Clovis da Silva Leitão

      Na verdade, o crescimento econômico russo é inexistente ou pífio, exatamente igual ao nosso. Em tempo assim, governos autoritários tendem a desviar a atenção de seus governados para uma questão externa, muitas vezes propositadamente criada, que justifiquem uma união ante inimigos externos. Vide Venezuela ( esquerda), Turquia (direita) e o nosso Brasil varonil. Vale lembrar que os Brics, criação de quinze ou vinte anos atrás, só tem o I de Ãndia e C de China. Os demais são apenas letras.

    3. Aleksandra Zakartchouk

      Felipe Jose, diferente do que você afirma, a popularidade de Putin está em alta na Rússia - ele é visto como um líder patriótico e corajoso que defende seu povo. E mesmo com as infinitas sanções econômicas impostas pelo Ocidente, o país vem crescendo e fechando acordos com outros blocos econômicos. Quanto mais o Ocidente hostilizar a Rússia, mais fomentará a união de novos super blocos geopolíticos (Rússia, China, BRICs, Oriente Médio e América Latina).

    4. Felipe José

      Que crescimento econômico da Rússia? Um dos objetivos de Putin ao realizar manobras militares em países vizinhos é desviar o foco dos problemas econômicos russos, que o atual governo é incapaz de contornar. Com o crescente descontentamento dos russos com o desempenho do governo, resta à Putin apelar ao nacionalismo.

  23. José Cardoso

    A Otan pode ser considerada uma espécie de extensão da tríplice entente do início do século 20. Só que hoje há 2 grandes 'impérios centrais' a Rússia e a China. O resto do mundo está sob a hegemonia anglo-americana.

    Responda
    1. José Cardoso

      Isso não é um problema. Fazíamos também muitos negócios com Alemanha, Ãustria e Turquia no início do século 20. Aliás o comércio entre Inglaterra e Alemanha era muito intenso, assim com EUA e China hoje. A hegemonia hoje está no poder militar de última instância, na moeda dominante e na língua. Seria quase um Estado mundial se não fosse por esses 2 'impérios centrais'.

    2. Marcelo Barbosa

      Não se esqueça do "novo terceiro mundo" que está sob hegemonia anglo-americana que decidiu "de repente" fazer negócios com a China e a Rússia contra os seus interesses, nós somos um grande exemplo, descobriram petróleo o pré-sal e o governo brasileiro virou um inferno porque a Petrobrás não quis entregar tudo de bandeja aos americanos. Consequência nós vemos até hoje no dia-a-dia.

  24. Miguel Magalhaes

    OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte. Parece que os russos não mudaram de endereço e continuam ameaçando os vizinhos, como fazem há décadas (sugiro entrevistar gente dos países bálticos, Romenia, Ucrania antes de defenderem o Kremlin) . O resto do mundo continua onde sempre esteve e, portanto, não está incluído no Atlântico Norte. A premissa do artigo do respeitado autor é falsa e tomar carona no conto atribuído ao Garrincha não colou.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Com o fim da União soviética,os EUA e Otan decidiram cercar à Rússia e achavam que Putin ficaria quieto. Não estou defendendo Putin,mas esse confronto militar entre Ucrânia e Rússia,só interessa aos EUA e Otan. À Ucrânia que se cuide.

  25. João Batista de Junior

    Penso que a combinação do que fazer e objetivos cabe a quem entrar na OTAN.

    Responda
  26. Miguel Magalhaes

    OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte. Parece que os russos não mudaram de endereço e continuam ameaçando os vizinhos, como fazem há décadas (sugiro entrevistar gente dos países bálticos, Romenia, Ucrania antes de defenderem o Kremlin) . O resto do mundo continua onde sempre esteve e, portanto, não está incluído no Atlântico Norte. A premissa do artigo do respeitado autor é falsa e tomar carona no conto atribuído ao Garrincha não colou.

    Responda
  27. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Não deixa de ser uma paródia do que Garrincha indagou de Vicente Feola.

    Responda
  28. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Não deixa de ser uma paródia do que Garrincha indagou de Vicente Feola.

    Responda
  29. J R

    Na realidade Garrincha estava certo, tem de acertar com os russos! Não fizeram e a confusão está instalada! Sobre o discurso do primeiro ministro da Inglaterra: a OTAN não se opõem à Rússia, então serve para quê?

    Responda
  30. Adriana Mara de Moura e Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcos Benassi

      Agora conta da mamã: é direitista, ocultista, formalista?

    2. Anna Rodrigues

      Quanto preconceito em um só comentário. Que mocinha mais deselegante.

    3. Tadeu Roberto Corbi

      E pensar que quando este sujeito/a começou a postar aqui, se apresentou como médico/a e evangélico/a. Mas, no FB, aparece apenas como dono/a de um "boteco" falido. Ou será identidade roubada?

    4. elcio matos

      Curioso que você chama o jornalista de esquerdista (algo que ele não é) como se ser de esquerda fosse uma perversidade. Esse é o problema da maioria dos apoiadores do inominável e a inclusão na política dessa gente feita a base de Fakenews. Tivessem estudado um pouquinho os livros de história para compreenderem ideologias de esquerda e direita não ficariam bitolados nessa ideia tacanha de que todo crítico do Bozo é necessariamente esquerdista ou comunista.

    5. Alberto Henrique

      Não sendo Bolsonarista já está ótimo.

    6. Marco Aurélio Mello

      Pelo seu comentário, é fácil deduzir que apertou 17 em 2018 e, por conseguinte, contribuiu para esse pesadelo por que passa o país. Fazer referência à idade de qualquer pessoa de forma pejorativa é de uma baixeza imensurável.

    7. Mauro CG

      Qualquer um pode discordar do EG. Agora chamar o mesmo de raso e limitado demonstra exatamente essas "qualidades" para si mesma, além de indicar um profundo desconhecimento dos fatos vivenciados pelo Gaspari. Seria melhor se estudasse um pouco mais sobre a história brasileira e seus personagens; evitaria bobageira rasa e limitada..

    8. Clovis da Silva Leitão

      Seu comentário é tão raso quanto inútil.

    9. Ney Fernando

      Desculpe, mas dizer "esperar o que de um cidadão desta idade?", além de inaplicável no caso do Elio Gaspari, revela preconceito contra os idosos. Esse mesmo preconceito se volta contra a pessoa com o passar dos anos, se ela continar viva depois de certa idade.

  31. Marco Aurélio Mello

    Expansão russa? Quem pretende instalar mísseis na Ucrânia é a Otan, e não a Rússia. Ou seja, a pretensa expansão é da Otan, capitaneada pelos EUA. A Rússia, naturalmente, se sente ameaçada com armas norte-americanas à sua porta. Acaso o colunista acredita que os EUA aceitariam que a Rússia, porventura, instalasse bases militares no México? Basta lembrar-se da crise dos mísseis em Cuba, em 1962, quando a então URSS intentou instalar mísseis naquele país.

    Responda
  32. Marcos Benassi

    Sêo Elio, Hastings por Hastings, não só tá faltando esse do Churchill, como também o Coronel, braço direito do Hercule Poirot. Na verdade, falta mesmo é o detetive, que dê conta de interpretar os desígnios que passam na cabeça desse povo doido. Também seria útil à beça nas investigações contra o Bozo e suas adoradas Bozolettes, que tanto pintaram o sete (peles) na nossa cacunda: do jeito que anda a PF, não seria má uma consultoria.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah! Hj)

    2. Adriana Mara de Moura e Souza

      Falou o inteligentinho de DA!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.