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  1. José Cardoso

    Por falar em energia, a média dos reservatórios do sudeste já passou dos 50%, sendo que o maior deles, Furnas, já passou dos 70%. Em outras regiões, os gigantes Tucuruí e Sobradinho estão daí para cima. Estamos apenas no meio do verão e as chuvas continuam fortes, Que tal desligar a térmicas de reforço e acabar com a bandeira vermelha da conta de luz?

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  2. Beckenbauer Simas

    Toda exportação de grãos brasileiros é também exportação de nossa água,da fertilidade de nosso solo, da nossa mão de obra barata, de nossa tecnologia agrícola. O Brasil tem que mudar o seu modelo econômico. Somos agroexportadores há séculos.

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  3. Marcos Benassi

    Seu Cândido, conquanto não discorde em termos gerais de sua análise, tenho que apontar meu dedinho para estupidez liberal: não dá para ter a mínima expectativa de um "mercado" que obstruiu o desenvolvimento de, por exemplo, carros elétricos, durante décadas, em prol da indústria do petróleo. Outra: Governos pretéritos massacraram a indústria petrolífera nascente, da qual o Lobato era um defensor e investidor convicto - mais uma nódoa no currículo dos hidiotas que o cancelam. Em suma: nosfú.

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    1. Jean Michel

      Acho que entendi, Marcos - malvadões ao redor de uma mesa, no estilo Poderoso Chefão, manipulando a humanidade. Leitura rasa e fantasiosa do mundo real (mas, claro, nada tão sedutor quanto teoria da conspiração). Claro que interesses existem, que as pessoas brigam por eles e que existem várias mesas dessas. Mas volto ao maior obstáculo da indústria: os obstáculos da engenharia, não os malvadões. Há muitas décadas tem mais dinheiro e poder nas inovações do que nas indústrias maduras.

    2. Marcos Benassi

      Há movimentos de três décadas atrás, meu caro, que não estão no seu radar.

    3. Jean Michel

      Leitura equivocada: o insucesso dos carros elétricos até agora não evidencia “estupidez liberal” - livre mercado nada tem a ver com a escolha ecologicamente mais interessante. O mercado está funcionando: está vencendo a alternativa que, neste momento, é viável, escalável, que atende a demanda. Hoje está claro que os maiores obstáculos para os carros elétricos são de engenharia (ninguém sabe se serão viáveis e em qual escala) e não de um mau funcionamento do livre mercado.

  4. Udo Fritzke Jr

    Excelente artigo . Escladecer o impacto econômico da destruição ambiental é o único caminho para revertê-la.

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