Marcia Castro > A boiada continua passando Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. E Mathias

    Artesanal como arte, mas no caso desse tipo de mineração, uma arte de dissimular. Nesse sentido, já temos varias atividades sendo desenvolvidas por empreendedores como uma "arte", um artesanato, um artificio que visa criar algo que vai gerar lucros, e talvez ser reconhecido pelos mercados como algo de valor, a ser patenteado, como marca. A Nike ainda emprega cooperativas de artesãos no Sudeste Asiático em confecções com trabalho semiescravo. O tênis Nike é artesanal também. E aceitamos isso...

    Responda
  2. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Sim, e continuará passando até que não sobre mais nada, porque nos exaurimos todos sob a verborragia do Canhestro e sua turba. Tristes Trópicos.

    Responda
  3. eli moura

    Artisanal mining é como é chamado o garimpo nos países de língua inglêsa. É o garimpo, é o sonho de mudar de vida que acaba em pesadelo para a maioria com muito poucos que se dão bem. Além das vidas, o meio ambiente é destruído, a indústria de mineracao e condenada pelo que não fez, a atividade de garimpo pode ser usada para lavar dinheiro feito com drogas, extrativismo ilegal.

    Responda
  4. José Cardoso

    '...não gera benefícios locais, que não respeita os povos da Amazônia' Como sempre aconteceu com a mineração do ouro. O ferro também produz degradação ambiental, como se vê nas barragens periclitantes em Minas, mas gera imensos benefícios a toda a população no consumo de aço. Já o ouro a rigor serve principalmente para se colocar num cofre. É uma bitcoin física, a relíquia bárbara segundo o Keynes..

    Responda
  5. Wil Prado

    Oportuna e estupenda análise, Marcia. A própria foto do seu artigo já mostra o que é, na verdade, o tal garimpo artesanal. Uma brecha para as milícias locais explorarem a pobre mão de obra do trabalhador enquanto o ouro rico - sem impostos - corre para o exterior. A boiada continua passado, mas a porteira será fechada em 2023.

    Responda
  6. Wil Prado

    "Garimpo orgânico". Arlindo, você resumiu tudo em duas palavras.

    Responda
  7. arlindo kamimura

    Proximo projeto: `Garimpo Organico`.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      kkkk... sensa

  8. Andrea Alves

    É impressionante como nosso país está nas mãos de pessoas ignorantes, egoístas e mesquinhas. Se não conseguirmos mudar isso em outubro, aí será o fim total!

    Responda
  9. Pierre Laville

    Para o Brasil, não tem muitos benefícios com a mineração artesanal ou ilegal (conceitos muitos similares). Não gera lucros tributários, exporta ilegalmente, pratica lavagem do dinheiro, corrompe as instituições, e causa enormes danos ambientais. Sem mencionar a exploração de trabalhadores sem sequer proteção social, mas que no final, representam um capital de votos dando apoio aos poderes econômicos locais.

    Responda
    1. Maria jose dos santos

      E o chefe dos meliciano atuando ..é a mesma pratica parece ate um protocolo de intenções contra a população indigina e para ganhar beneficios escusos .Temos nosso veneno para combater essa boiada .O voto.

  10. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Na verdade estamos vivendo uma epopeia dantesca, onde só temos o Purgatório e o Inferno. Todas as nossas instituições estão no “Purgatório”. Porventura podemos ver sem pecados a Agência Reguladora que autoriza a operarar no transporte aéreo a natimorta empresa ITA LINHAS AÉREAS? Podemos pensar quais os pecados da Agência Nacional de Saúde Complementar a tolerar as farsas do Plano de Saúde AMIL. E o INFERNO fica por conta das FAKES NEWS e outras práticas delituosas.

    Responda
  11. Maria jose dos santos

    Estou vendo que os órgãos de controlole nao conseguem parar essa boiada .Esse desgoverno veio para matar destruir tudo de bom que foi construido em anos anteriores .O IBAMA esta totalmente manipulado .E a melicia atuando na Amazônia..So nós com o poder do nosso voto vamos parar essa boiada..E importante em outubro todo mundo ir votat até no Lula...se essa terceira via nao vingar.

    Responda
  12. Andréia Chaieb

    Precisamos encontrar formas de disseminar a verdade entre o bando de manipulados que ignora a destruição diária do desgoverno Bolsonaro!

    Responda
    1. José Bueno

      Este é o grande desafio, Andreia! Como não somos convocados para quase nada, a pesar de assinar manifestos engavetados, não passo um dia sem informar pelo menos 3 pessoas de dentro das bolhas, arriscando amizades e laços familiares, sobre o desastre e a alternativa que temos no país. É atitude ingênua e pretensiosa, mas é tudo que sinto possa fazer.

    2. Maria jose dos santos

      Esse desgoverno veio para destruir nao para contruir ..

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.