Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Amorim

    Então alunos da ECA estão lutando pela volta? Finalmente caiu a ficha que o modelo "finge que ensina, finjo que aprendo", que existe em parte nas públicas desde 1970, não é bom? Todo ano tem paralisação de professores em véspera de feriado, apoiada pelos alunos... sindicatos de professores lutaram pra manter escolas fechadas e professores universitários deram declarações absurdas sobre o risco de voltar aulas (70 mil crianças mortas???). É isso, nem professor tá nem aí pra educação por aqui.

    Responda
  2. Carlos Amorim

    Do jeito que o texto coloca, parece que os administradores querem aulas remotas e os professores lutam pelo presencial. Mas então por que as públicas não voltam? A real é que tem muito professor achando ótimo. Uma vergonha

    Responda
  3. Felipe Araújo Braga

    Finalmente um texto adequado, o "ensino remoto" acabou com a minha saúde mental.

    Responda
  4. alexandre tarnopolsky

    Por Gabriel Tarnopolsky Não percebo como hipócrita e cruel o ensino à distância. A pressão mental, o cansaço físico do dia a dia é algo a se lembrar presencialmente. É bom sair cedo, chegar apressado em sala para saber que o prof não estará? São boas as semanas de prova típocas do ensino presencial, em que o aluno simplesmente esquece aquilo que foi decorado para passar um prof “carrasco”? Sei lá, tem coisas que não dão saudade nenhuma, para nenhum aluno, do ensino presencial.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Não sei em qual mundo você vive. O ensino presencial não é perfeito, mas é ensino, ao contrário do desensino remoto. Eu lutei pra passar na USP, quero ir para as festas, as reuniões, os congressos, a biblioteca. Você realmente acha que a concentração e o aprendizado com o professor ali em sala explicando, os alunos perguntando, debatendo e anotando, é igual cada um enfiado o dia inteiro em frente ao computador dentro do quarto? Acorda! "Ensino" remoto é desgastante!

  5. Gustavo Souza Machado

    O mais importante é o fato categórico de que ensino remoto não funciona. Até é conveniente oferecer um ou outra matéria opcional remotamente, mas oferecer a maior parte de matérias obrigatórias remotamente impede um aprendizado adequado.

    Responda
  6. Maria Lopes

    O Mackenzie amamenta as mensalidades todo semestre. Não voltou ao presencial - mesmo com alunos vacinados e professores idem. Imaginem quanto economizaram estes dois anos! Escandaloso. Mas o des-ministro da educação, um pastor incompetentemente e sabujo, é de lá. Ele beneficia descaradamente e impunemente - alô Congrrsso, parabéns, não esqueceremos - as entidades privadas. O país está anestesiado. Todos carneiros, aplaudindo os lobos.

    Responda
  7. Gildázio Garcia

    Voltamos com aulas presenciais no Ensino Básico, das redes privada e municipal, em fevereiro de 2021 na cidade de Ipatinga-MG. Tivemos que voltar ao remoto entre meados de março até 20 de maio. A partir daí foi presencial até 17 de dezembro. Mas as minhas filhas, uma na UFJF (Direito) e a outra na UFES (Veterinária) continuam no remoto, que só iniciou em setembro de 2021.

    Responda
  8. Nelson Goulart

    Realmente é hipocrisia achar que os professores e os alunos estão em casa fazendo isolamento. Isso vale para as faculdades públicas e privadas.

    Responda
  9. Maria Gutierrez

    Texto importantíssimo! A impressão que dá é que vão destruir de vez o ensino superior e deixar tudo nas mãos das uni-esquinas com ensino e relações de trabalho precarizadas. Volta às aulas presenciais já! Os alunos estão vacinados, estão esperando o quê???

    Responda