Marcus Melo > Reformafobia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gabriel Saraiva

    O Lula deve achar que o Brasil está bem do jeito que está.

    Responda
  2. Cassio Vicinal

    Não concordo. O partido dos trabalhadores nunca foi avesso a reformas, tanto que em seus governos elas aconteceram e foram apoiadas pelos mercados. Certos liberais talvez preferissem reformas mais contundentes, não aquelas feitas no médio e longo prazos, em duas ou três vezes e melhor amadurecidas. Mas isso é outro papo.

    Responda
  3. Adalberto Otaviano Luciano

    Demagogia. Jogo pra plateia. Eles varias vezes, recentemente, exaltaram ditaduras; inclusive a chinesa.

    Responda
  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Diante de uma catástrofe de fakenews vc quer que lula diga abertamente que vai fazer ou manter reformas. Agora? Estelionato eleitoral ? Diante da hecatombe eleitoral Bozo, estelionato? Não eh disso que se trata, né? Dilma não foi caçada nem cassada por estelionato. Eh que vcs queriam se aproveitar do momento para aplicar o golpe. Aí tudo eh válido.

    Responda
  5. Hernandez Piras Batista

    Puro equilibrismo. Enquanto reserva a Vice-Presidência a Alckmin e tenta recompor uma aliança com partes do Centrão, Lula faz acenos demagógicos à esquerda para que esta continue mobilizada contra potenciais adversários de centro-direita. Parte da esquerda tem ou finge ter a ilusão de que "agora vai", ou seja, que, agora, finalmente Lula parece disposto a adotar uma política econômica de esquerda. Vã ilusão: há muito tempo que o PT perdeu seu verniz de esquerda e foi resolutamente para o centro.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Caro Hernandez, saio do tópico, já que mandaste uma dúzia de respostas indelicadas às minhas manifestações sobre a crise na Ucrânia, me acusando de ser tendencioso e desinformado. Por favor procure a palestra "Why is Ukraine The West's Fault?" do professor John Mearsheimer, aquele que me acusaste de citar sem conhecer, sem ao menos teres verificado a obra dele antes de me acusar. Ninguém estuda nesse país, mas todo mundo tem opinião forte tirada da Internet...

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Cai na real. Mesmo manobrando no cipoal , lula tem que fazer da tripa o coração pra tirar fora o deleterio. O BR , com 57 mi de votos elegeu a catástrofe. Eh um país de centro direita. Vcs querem que ele use discurso de esquerda pra perder, né. ? Tem que negociar. E lula sabe.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Cai na real. Mesmo manobrando no cipoal , lula tem que fazer da tripa o coração pra tirar fora o deleterio. O BR , com 57 mi de votos elegeu a catástrofe. Eh um país de centro direita. Vcs querem que ele use discurso de esquerda pra perder, né. ? Tem que negociar. E lula sabe.

    4. Hernandez Piras Batista

      Adotou, inclusive, boa parte dos métodos políticos do Centrão. O PT hoje é um MDB com sotaque de esquerda.

  6. Alexandre Pereira

    Eça estava coberto de razão e creio que precisemos mesmo de reformas, mas é difícil concordar com um ministro da economia que bate apenas no andar de baixo, que joga dentro das quatro linhas ou com a volta do compadrio, do ocupa estatal. Tristes são nossas opções.

    Responda
  7. newton penna

    O articulista esqueceu de comentar por que a Espanha decidiu, corretamente, revogar a sua reforma trabalhista. No Brasil, em que as condições de trabalho são infinitamente inferiores às da Espanha, a anulação das medidas anti-trabalhador aprovadas após o Golpe de 2016 é medida de extrema urgência. Ou será que o articulista acha que a precarização das condições de vida do trabalhador brasileiro é o caminho correto para o desenvolvimento do país?!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      A Espanha foi obrigada pela UE a flexibilizar a reforma; mesmo recebendo 140 bilhões de euros, a votação foi apertada: 175/174. Pense.

  8. José Cardoso

    Pelo menos assim, de uma forma meio tatibitati, o Lula começa lentamente a revelar algo parecido com um plano de governo. Vamos aguardar (sentados por que senão cansa), algo mais sistemático que essas declarações no varejo. Pode plagiar o Ciro, não tem problema.

    Responda
  9. Berenice Gaspar de Gouveia

    O uníssono de que reformas são sempre positivas, omitindo que a maioria tenha sido de reversão ao passado, a uma realidade que já fracassou. Sempre retirar diretos, garantir privilégios. Falta defender a volta da escravidão, fim do sufrágio, sei lá que mais

    Responda
  10. SYLVIA DOS SANTOS

    Houve um flagrante estelionato eleitoral com Dilma e Bolsonaro. Honestidade e compromisso com o programa de governo apresentado é o mínimo que se espera de um candidato.

    Responda
  11. Landson Abercrombie

    O "analista" faz mais do mesmo(como todos os "analistas" neoliberais a serviço da Folha): cita um ou dois autores de renome para tentar dar "uma floreada" no já esgarçado papinho furado de que as "reformas sao necessárias". Os fatos, entretanto, são contundentes: os resultados das tais "reformas" se avolumam nas ruas das grandes cidades, em barracas improvisadas, enquanto os que ainda não submergiram na pobreza extrema lutam para pagar as contas cada vez mais altas.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Quem se recusa a realizar as reformas necessárias não é progressista, mas reacionário. Mas, enfim, os países, assim com as pessoas, são resultado de suas escolhas. Depois, vão colocar a culpa na FIESP, no satânico EUA, etc. É apenas o nauseante mais do mesmo, tão típico da América Latina.

  12. Bruno Martins da Costa Silva

    O discurso neoliberal é sempre igual (e absurdo). Retiram-se direitos que garantem o mínimo (aquele, defendido por Locke) para o exercício da cidadania, tudo em nome de se evitar a estagnação econômica (desenvolver sempre) mas isso não se resolve por causa da concentração de renda e do modelo tributário que encastela essa concentração. Resposta dos neoliberais: precisa mais reforma. Isso é uma vergonha. Reformas não geraram um emprego e mais reformas nada mudarão...

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Caro André, qualquer dogma é falho. Quem defende um modelo fechado de economia está errado, porque as circunstâncias devem ditar os remédios econômicos. O neoliberalismo do Hayek é uma farsa, basta lê a trilogia. Ele não entende os conceitos de regulação e coerção. Não é uma questão de tamanho do estado, mas de regulação. Estado não tem que ser mínimo, muito menos máximo, tem que ser discreto e eficiente. O neoliberalismo corrói as condições para democracia e ocasiona crises. Leia Hayek...

    2. José Roberto Franco Reis

      Tem gente precisando estudar história com esse negócio de reformas neoliberais maravilhosas, num mundo de intensificação da desigualdade e da concentração de renda ( não fosse a China, que tirou milhões da pobreza e miséria, poderíamos dizer que o mundo só piorou dos anos 1980 pra cá com o avanço do pensamento único neoliberal).

    3. André Silva de Oliveira

      Foi o "maldito" neoliberalismo que retirou o Reino Unido do caos econômico-social nos anos 1980. Até o Partido Trabalhista mudou o programa estatizante para se adaptar à nova realidade. Por aqui, nunca vimos nada igual e, com o nosso pensamento estatista-patrimonialista (considerando o que escrevem aqui nos comentários), ainda vai demorar bastante.

  13. Marcelo Magalhães

    As reformas visam acabar com a doméstica na Disney, com o filho do porteiro na universidade e para incentivar o pobre a poupar, para capitalizar a sua previdência. Com isso já se conseguiu colocar a metade da população em insegurança alimentar e 20 milhões com fome. XP, BTG etc anunciam como investir e faturar na crise. O autor tem razão, acabar com a festa dos endinheirados, interromper a privatização das melhores empresas por preço de bananas é crueldade com os anunciantes da folha.

    Responda
  14. Fatima Marinho

    Muito bom o Lula deixar claro o que ele pretende fazer, caso seja eleito. A destruição dos direitos trabalhistas, pela mal fadada reforma trabalhista, deve ser revertida. Foco na geração de emprego e fortalecimento dos direitos. Isso não é ser antireforma, é ser a favor do trabalho e do trabalhador. Por isso meu voto é Lula. Sem medo de ser feliz.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      André é contra direitos de quem trabalha, todos devem ser escravos na opinião dele.

    2. André Silva de Oliveira

      Lula vai retornar com o Imposto Sindical Obrigatório!? Ahahahahahahah.

    3. André Silva de Oliveira

      Quem se recusa a fazer as reformas necessárias não é progressista, mas reacionário. Ando meio farto dessa mentalidade estatista-patrimonialista que sobeja historicamente no Brasil.

    4. José Roberto Franco Reis

      O André Oliveira tá preocupado com a destruição econômica se o Lula ganhar a eleição. Também fico muito preocupado tendo em vista a maravilha de Brasil que temos atualmente consequência das reformas trabalhista, previdenciária e por aí vai. Quanto mais destruição mais essa turma do financismo abutre pede reformas!!!

    5. André Silva de Oliveira

      Também achei ótimo que tenha deixado claro, assim já sabemos a destruição econômica que nos aguarda. Com medo da felicidade destrutiva dos aloprados.

  15. Marcos Benassi

    Caro Marcus, semi-xará de máximo respeito, sei lá. Isso é que é comentário fecundo, hein? Mas as mensagens são tão díspares que só sobra mesmo a dúvida. Voltará o "Lula pai dos pobres"? É o que promete a reversão das reformas trabalhistas. Enquanto isso, as ações de conjugação com os políticos do "campo estático", quando não regressivo, apontam pra outro lado. Conseguirão governar sem fazer o acochambramento da "política-mercado-de-peixe"? Como avançar socialmente abraçado ao stablishment?

    Responda
  16. RODRIGO DORNELLES

    Quem disse que reformar é sempre bom?Temer e sua reforma trabalhista são prova do contrário.

    Responda
  17. André Silva de Oliveira

    Coluna sensacional. De fato, se Lula demolir os poucos avanços com as reformas, mimetizando o peronismo (que faz bem o mal e mal, o bem), estaremos no caminho seguro para o completo desastre. Reformas são necessárias no Brasil - quem terá coragem de fazê-las?

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Felício, eu me lembro que, para adquirir uma linha de telefone, o processo era soviético, ou seja, você se inscrevia e só recebia a linha 2 ou 3 anos depois. Quando FHC privatizou a estatal, todos passaram a ter telefone e, hoje, celular, que pode ser comprado até numa farmácia pela população de baixa renda. Há um caminho que pode colocar o Brasil no primeiro time de países e reformas que podem ser feitas neste sentido.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Desde o Collor, passando pelos fhcs, lulas, dilmas, temer e nosso porco, ôpa, mito, só se fala em reformas, reformas, privatizações e privatizações e mais reformas, reformas e reformas. São mais de 3 décadas de papo furado. Ainda bem que o prezado reconhece que são poucos os avanços para tanta conversa fiada em tanto tempo.

    3. André Silva de Oliveira

      os poucos avanços conseguidos com as reformas*

  18. RICARDO BATISTA

    Como já disseram : É preciso que algo mude para que tudo permaneça como está. Agora, pouco auspicioso é saber que tantos ainda apoiem esse governo ignóbil.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Gostei. Alusão a um dos melhores livros: O Leopardo.

  19. Robson Simões

    Complexo o texto. Prometo que vou ler amanhã; o outdoor de Rondonopolis e a dra. Cloroquina candidata senadora por São Paulo já me bastaram .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, que situação, hein, Robson? Foi apontar o dedo justamente para as duas notícias heméticas do dia... Eu fiquei de estômago virado...

    2. Geraldo da Silva

      O texto só não é complexo nas críticas ao futuro presidente LL. O colunista deve estar muito satisfeito com as "reformas" salvacionistas do Themmmer e do Coisa que ora ocupa o Pranarto. O ex-presidente não é contra as reformas e sim contra aquelas que a classe dominante quer impor goela abaixo dos trabalhadores. Estou certo que este meu comentário não vai ser publicado. Aposto 10x1 Isso. Acertei.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.